sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

O medalha de ouro no snowmobile Heath Frisby conversa com a ESPN Brasil

Leia Mais

Novata ameaça novamente supremacia do SuperPipe
Duplamente Shaun White nos Winter X Games 15
Winter X Games 15 - A caminho de Aspen
Speed & Style: uma combinação alucinante
X Games Snocross na palma da mão
Heath Frisby leva o Snowmobile Best Trick
Real Snow: o melhor do snowboard nos Winter X Games
Regressiva para os Winter X Games 2011
Scotty Lago sofre acidente e pode ficar fora dos Winter X Games


Os Winter X Games caminham para a sua décima quinta edição (27 – 30 de janeiro em Aspen, Colorado), e com a chegada do evento cresce ainda mais o interesse pelas provas envolvendo os snowmobiles. Por isso, para nos aproximarmos deste "primo gelado" do Moto X, conversamos com Heath Frisby, medalha de ouro no Best Trick na edição passada. O norte-americano de 26 anos falou com exclusividade à ESPN Brasil sobre sua maior conquista, a evolução do esporte e os planos para este ano.

ESPN - Frisby, por gentileza, você poderia se apresentar?

Frisby - Meu nome é Heath Frisby, de Midletown, Idaho, e salto com snowmobiles.

ESPN - Como os snowmobiles entraram na sua vida?

Frisby - Meu pai disputava corridas de snowmobile quando eu era mais jovem, e costumava acompanhá-lo nas provas. Além disso, minha família sempre fazia viagens para andar de snowmobiles.

ESPN - Você está envolvido com a cena do freestyle snowmobile há muito tempo, poderia comentar o crescimento da modalidade nos últimos anos, a evolução das manobras etc?

Frisby - Ser parte do esporte é minha vida. Comecei a competir em 1999, e a evolução alcançou um estágio que sequer poderia imaginar. Existem grandes pilotos competindo, o que me impulsiona para deixar minha marca no esporte, que tanto amo e me define como atleta.


Heath Frisby executando um hartattack nos Winter X 12. Crédito:Pondella/Shazamm/ESPN ImagesESPN - Agora falando um pouco sobre os aspectos técnicos, quais modificações você faz em seu snowmobile para o Freestyle?

Frisby - Bem, piloto um Skidoo modelo 600 XP RS, equipado com um “kit de fábrica”. Também troco o guidão e modifico o assento.

ESPN - Você também pilota motos, assim, como você compara dinamicamente motos e snowmobiles? Diferenças nos saltos, como se comportam no ar...

Frisby - Existem muitas semelhanças, creio que a maior diferença seja o tamanho do snowmobile e as rampas. A maioria dos shows de FMX que participei tinha rampas bem mais suaves. As motos saltam rampas com 45 graus de inclinação, já os snowmobiles com 49 graus.

ESPN - Na edição passada dos Winter X Games você apareceu com um backflip tsunami indy, que lhe rendeu o ouro no Best Trick. Fale sobre aquele momento...

Frisby - Trabalhei e treinei minha vida inteira para vencer os X Games, desde criança meu sonho era uma medalha. Nunca imaginei, realmente, que venceria o evento, então aquele dia foi incrível. Nós atletas nos sacrificamos muito para alcançarmos nossos objetivos. Há muito estresse, por isso a emoção vem à tona quando uma conquista acontece. É um sentimento inigualável.

ESPN - Um dos aspectos mais impressionantes do freestyle snowmobile é ver os atletas rotacionando seus corpos sobre os snowmobiles durante manobras como o friby air, aliás, criado por você. Recentemente acompanhamos o surgimento do parsby e do volt? Em sua opinião, o que veremos em breve?

Frisby - Honestamente, não faço idéia. Aliás, é justamente isso que adoro em nosso esporte. Num segundo as pessoas falam que o backflip com um snowmobile é impossível, no outro você assiste Joe Parsons mandar um backflip body fresby air. Então, quem pode prever? Sei que adoro acompanhar os pilotos mostrando novas manobras todos os anos.

ESPN - A propósito, você está trabalhando em algo novo para revelar em Aspen?

Frisby - Isso é segredo, pense apenas numa combinação, e DAS GRANDES...


- E quais são seus planos para este ano?

Frisby - Estou trabalhando duro para o Freestyle e para o Best Trick. O Best trick é a minha paixão, a minha prova preferida. Sinto que posso vencer, e essa sempre foi minha motivação.

ESPN - Frisby, muito obrigado pela entrevista. Se você quiser deixar uma mensagem para seus fãs ou algo parecido, o espaço é seu.

Frisby - Siga sempre seus sonhos, não importa o que os outros digam ou façam. Faça o que você acreditar, isso define “você” como “você”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário