sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

PORTUGUESA: Com elenco experiente e técnico pé-quente, por que não o título?“Uma equipe do tamanho da Portuguesa, mas que há um tempo não vence, sente falta de títulos", disse Guedes
São Paulo, SP, 14 (AFI) – É hora de sonhar alto. Depois de boas campanhas nas últimas duas edições do Campeonato Paulista (5.º lugar em 2009 e 6.º em 2010), a Portuguesa começa 2011 pensando em brigar pelo título estadual, o que não acontece desde 1998. Na ocasião, a Lusa chegou à semifinal e foi eliminada pelo Corinthians, graças a um pênalti polêmico marcado pelo árbitro argentino Javier Castrilli.


Confira!
» GUIA DO PAULISTÃO: Confira no FI o ESPECIAL dos 20 clubes da elite


“Uma equipe do tamanho da Portuguesa, mas que há um tempo não vence, sente falta de títulos. Então é preciso pensar alto, mas sempre buscando um passo por vez”, afirmou o técnico Sérgio Guedes, que assumiu o time no final do ano passado e coleciona bons números – sete vitórias, um empate e duas derrotas.

Para realizar o sonho de disputar o título, a Portuguesa descartou o chamado “pacotão de reforços” fez contratações pontuais. Guedes pediu um goleiro experiente e veio Juninho, que, aos 29 anos, coleciona passagens por Atlético-MG, Cruzeiro e Seleção Brasileira sub-23.

Romano e Acleisson foram emprestados ao Avaí e abriram espaço para as chegadas do lateral Marcelo Cordeiro (ex-Botafogo) e do volante Ferdinando, que estava no Grêmio. “Chego com o intuito de ajudar”, disse Cordeiro, que também já jogou pelo Inter.

Para fechar os reforços, a Portuguesa precisava de um canhoto que fosse o complemento ideal para Héverton. Achou Ivo, ex-Palmeiras e Ponte Preta. “Estou bastante confiante e feliz por ter acertado com a Portuguesa. Muitos jogadores gostariam de estar aqui”, disse o meia.

Esses reforços, somados a Paulo Sérgio, Domingos, Héverton, Marco Antonio e Dodô, dão a Sérgio Guedes o otimismo de brigar pelas primeiras posições no Estadual. “Uma boa campanha, além de mostrar que você está no caminho certo, dá mais confiança e empolgação para todos”, disse o treinador, com a sabedoria de quem já foi vice-campeão paulista pela Ponte Preta.

PAPA TÍTULOS: Dodô
Campeão paulista pelo São Paulo, campeão carioca pelo Botafogo, Dodô tem experiência em grandes competições. Foi vice-campeão da Libertadores pelo Fluminense, em 2008, e jogou na Seleção Brasileira. Com cinco títulos na bagagem, o artilheiro dos gols bonitos é quem dá as cartas no Canindé.


O CARA: Marco Antonio
Dodô pode fazer golaços, Héverton sempre faz bons campeonatos, mas a Portuguesa não funciona se a peça “Marco Antonio” não estiver inspirada. Cobrador de escanteios, faltas e pênaltis, o jogador revelado pelo São Paulo é o capitão do time e funciona como maestro. Quer ser campeã? Deixe o Marco jogar.

COTAÇÃO FI: Briga pela semifinal
A Portuguesa tem time para ficar entre os oito primeiros com sobras. Fez boas campanhas nos últimos campeonatos e tem tudo para dar liga em 2011. Mas lutar por título talvez não seja a melhor previsão. No Canindé, chegar até a semifinal e dar um passo além de 2009 e 2010, o que pode ser suficiente por enquanto.

REFORÇOS

Juninho (goleiro, Paraná), Marcelo Cordeiro (lateral esquerdo, Botafogo), Ferdinando (volante, Grêmio) e Ivo (meia, Ponte Preta).

FICHA TÉCNICA:

Nome do clube: Associação Portuguesa de Desportos
Fundação: 14/08/1920
Estádio: Canindé (capacidade para 21.004 pessoas)
Presidente: Manuel da Lupa
Último título paulista: 1973
Posição no Paulista-2010: 6º colocado
Time-base: Juninho; Paulo Sérgio, Maurício, Domingos e Marcelo Cordeiro; Ademir Sopa, Ferdinando, Marco Antonio e Ivo; Héverton e Dodô. Técnico: Sérgio Guedes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário