sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Português: Sensação do ano passado, Braga estreia com o pé direitoEm plena sexta-feira 13, Braga venceu Portimonense, por 3 a 1, na abertura do PortuguêsCampinas, SP, 13 (AFI) - Com cobertura total do Portal Futebol Interior, o Campeonato Português começou nesta sexta-feira 13, com apenas um jogo e show de jogadores brasileiros. O Braga, vice-campeão no ano passado, estreou com o pé direito ao bater o Portimonense, por 3 a 1, em casa.

O time do goleiro Felipe, ex-Corinthians e que estreou nesta sexta, teve todos os seus três gols marcados por jogadores brasileiros. Matheus, aos 28 minutos da primeira etapa, abriu o placar. Aos 45, Paulo César fez 2 a 0. O Portimonense diminuiu com Jumisse na segunda etapa. Mas a reação parou por ai. No final, aos 40 minutos, Leandro Salino fechou o marcador.

Continua...
A rodada segue no sábado com mais três jogos. O Porto, que teve uma seuqência de quatro títulos quebrados na temporada passada, estreia diante do Naval, fora de casa. Já o atual campeão Benfica só entrará em campo no domingo.

Sem poder contar com o brasileiro Ramires e o argentino Di Maria, negociados, o Benfica busca seu primeiro bicampeonato desde as temporadas 183/84. A rodada inaugural do Campeonato Português será encerrada na segunda-feira com Olhanense, de Lulinha, e Vitória de Guimarães.

Regulamento:
No sistema de pontos corridos, após as 30 rodadas, com jogos de ida e volta, o clube que somar mais pontos será declarado campeão. Além do título, o campeão assegura uma vaga na Liga dos Campeões. O vice irá disputar a fase preliminar da competição.

Os clubes que terminarem na terceira, quarta e quinta colocações asseguram vagas na Liga Europa. Já os dois piores colocados serão rebaixados à segunda divisão.

Confira os jogos da 1ª rodada do Português:

Sexta-feira
Braga 3 x 1 Portimonense

Sábado
12h
Marítimo x Vitória de Setúbal

15h15
Naval x Porto

17h15
Paços Ferreira x Sporting

Domingo
12h
Rio Ave x Nacional da Madeira

13h
Beira-Mar x União Leiria

16h15
Benfica x Academica

Segunda-feira
16h15
Olhanense x Vitória de Guimarães
Grêmio 0 x 2 Goiás - Na estreia de Renato Gaúcho, Grêmio é eliminado na SulamericanaMesmo estreiando novo técnico, o time gaúcho vê o Esmeraldino se classificar para as oitavas-de-finalPorto Alegre, RS, 12 (AFI) - Na estreia de Renato Gaúcho, no comando técnico do Grêmio, o time gaúcho mesmo jogando em casa, no Estádio Olímpico, na noite desta quinta-feira, acabou perdendo por 2 a 0, para o Goiás. Como o primeiro jogo, em Goiânia terminou empatado em 1 a 1, a vitória deu a classificação para o time Esmeraldino à segunda fase da Copa Sulamericana.


Confira!
» Meia campeão da Libertadores dispara contra ex-treinador da Argentina


Agora, o Goiás aguarda o vencedor do duelo entre Peñarol, do Uruguai, e o ganhador da eliminatória disputada por Universidad Cesar Vallejo, do Peru, e Barcelona, do Equador.

Visitante na frente
Mesmo jogando fora de casa, o Goiás começou melhor, e aos oito minutos, abriu o placar. Depois de cruzamento na pequena área, o volante Amaral cabeceou forte, sem chances para o goleiro Marcelo Grohe do Grêmio.

O time gaúcho respondeu, aos 16 minutos. O atacante Jonas recebeu belo passe na grande área de Maylson, e girou batendo, a bola saiu fraca, ficando fácil para o goleiro Harlei.

A partida caiu de rendimento, e só voltou ter uma boa chance, aos 29 minutos. Após cruzamento a zaga do Grêmio conseguiu afastar, mas no rebote o atacante Éverton Santos pegou de primeira, a bola passou raspando o travessão.

Quase o Goiás fez o segundo gol, após uma falha da zaga do Grêmio, aos 37 minutos. A bola foi lançada para o ataque, o zagueiro Neuton do time gaúcho, não viu o goleiro Marcelo Grohe saindo, e de cabeça tentou recuar, mas a bola passou do goleiro, e bateu na trave e saiu para escanteio.

O time Esmeraldino continuava no atacante, e perdeu duas chances seguidas de marcar o segundo. A primeira foi aos 44 minutos, após lançamento, o goleiro do Grêmio saiu mal, e a bola sobrou para Bernardo, que sem goleiro chutou, mas o zagueiro Rafael Marques de peito conseguiu tirar a bola para a linha de fundo.

A outra chance foi aos 45 minutos. Depois do cruzamento de escanteio, a bola sobrou na segunda trave para o zagueiro Rafael Tolói, que arriscou de primeira, o chute saiu forte, e a bola tocou pela rede do lado de fora.

Pressão gremista
Na volta para o segundo tempo, o Grêmio teve quatro boas chances em cinco minutos. Logo no primeiro minutos, o meia Souza cobrou escanteio, a bola sobrou para Jonas que bateu, e o goleiro Harlei fez a defesa.

No minuto seguinte, depois do lançamento, o meia Maylson dominou a bola, e mesmo sem ângulo acabou batendo cruzado, a bola passou perto da trave do goleiro Esmeraldino, que só acompanhou.

Dois minutos mais tarde, o atacante Jonas recebeu de Fábio Santos, e girou para cima da marcação e bateu forte, mas a bola bateu na zaga, e ficou fácil para o goleiro Harlei fazer a defesa.

Aos cinco minutos, depois de bela troca de passes de Jonas e Souza, o atacante só rolou para Maylson, que novamente sem ângulo tentou o chute cruzado, indo direto para a linha de fundo.

Depois da pressão, o jogo caiu um pouco, mãos o Grêmio continuou no ataque e, aos 19 minutos, teve outra chance. O meia Souza recebeu na entrada da área, driblou a marcação, e bateu forte, a bola desviou na zaga e passou perto da trave, indo para escanteio.

Não valeu
O time gaúcho até conseguiu chegar ao empate, aos 30 minutos, depois que Jonas cruzou para André Lima de cabeça marcar, mas o juiz Paulo César de Oliveira, junto com o auxiliar anulou o gol, alegando impedimento.

Depois de tanta pressão no segundo tempo, por parte do Grêmio, o Goiás teve sua primeira chance, aos 42 minutos. Rafael Tolói cobrou falta forte, mas o goleiro Marcelo bem colocado fez a defesa.

Matou
Aos 45 minutos, o Goiás fez o segundo e sacramentou a classificação para a próxima fase. O atacante Éverton Santos recebeu na grande área e bateu cruzado, sem chances para o goleiro Marcelo Grohe.

FICHA TÉCNICA

Grêmio 0 x 2 Goiás

Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Paulo César de Oliveira (BRA)
Auxiliares: Ednilson Corona e Emerson de Carvalho (BRA)
Cartões amarelos: Rafael Moura e Wendel Santos (Goiás); Edilson, Neuton e Willian Magrão (Grêmio)
Gols: Amaral, aos 8’/1T, e Éverton Santos, aos 45'/2T (Goiás);

Grêmio
Marcelo Grohe; Edilson, Rafael Marques, Neuton e Fábio Santos; Willian Magrão, Ferdinando, Maylson (Hugo), Douglas (André Lima) e Souza (Roberson); Jonas.
Técnico: Renato Gaúcho

Goiás
Harlei; Wendel Santos, Rafael Tolói, Ernando e Junior (Marcão); Jonílson, Amaral, Wellington Monteiro e Bernardo (Rithely); Everton Santos e Rafael Moura.
Técnico: Emerson Leão
Goleiro do Santos deixa o gramado do Pacaembu de ambulância com traumatismo cranianoJogador se chocou com um atacante do AvaíSantos, SP, 12 (AFI) - A torcida do Santos sofreu um susto na noite desta quinta-feira, durante a partida contra o Avaí, pela primeira fase da Copa Sulamericana. Depois se chocar com um atacante do Avaí, o goleiro santista Rafael saiu do Pacaembu de ambulância.


Confira!
» Renato Gaúcho admite que terá muito trabalho para recuperar Grêmio


" O Rafael teve um traumatismo craniano depois de se chocar com o atacante do Avaí, ficou um pouco tonto, sentiu dormência no braço e teve que sair. Ele está um pouco confuso, mas ele sabe quem ele é e quem eu sou. Vamos fazer alguns exames para termos uma posição melhor da lesão", afirmou o médico do Santos, Dr. Rodrigo Zogaib.

Rafael não costua levar muitas sorte em divididas. Em 2008, teve sua perna fratura em uma trombada com o zagueiro Domingos. O jogador deve ser desfalque do Santos na partida contra o Vitória, no próximo domingo, no Barradão, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro
Santos 1 x 3 Avaí - Leão venceu a primeira na Sulamericana e ainda quebrou tabu históricoOs dois times voltam a se encontrar na próxima quarta-feira, às 21h50, no Estádio da Ressacada, em FlorianópolisSão Paulo, SP, 12 (AFI) - Mesmo jogando fora de casa, no Estádio do Pacaembu, na noite desta quinta-feira, pela partida de ida da Primeira Fase da Copa Sulamericana, o Avaí venceu por 3 a 1 o Santos, e deu um bom passou para a classificação para as oitavas-de-final, do campeonato. De quebra o Leão quebrou tabu histórico, ao vencer pela primeira vez na história dos dois clubes o Peixe.


Confira!
» Grêmio 0 x 2 Goiás - Na estreia de Renato Gaúcho, Grêmio é eliminado na Sulamericana


Os dois times voltam a se encontrar na próxima quarta-feira, às 21h50, no Estádio da Ressacada, em Florianópolis. Para avançar, o Santos precisa vencer por três gols de diferença, ou qualquer vitória para cima de 4 a 2, com um gol de vantagem, já que gol fora de casa vale mais. Enquanto o Avaí joga por um empate e pela derrota de até 2 a 0, para enfrentar ou Universidad San Martin, do Peru, ou Emelec, do Equador.

Visitante na frente
A primeiro tempo começou movimentado, e o Santos logo no primeiro minuto teve uma boa chance. Depois do cruzamento do meia Madson, a atacante Marcel subiu sozinho e cabeceou, mas o goleiro Zé Carlos fez a defesa.

O Avaí não se intimidou, e respondeu aos seis minutos. O atacante Robinho recebeu bom passe na esquerda e chutou cruzado de fora da área, o goleiro Rafael espalmou e no rebote ficou com ela.

Marquinho do Santos recebeu passe na direita e recebeu a falta. Na cobrança de falta, aos nove minutos, Madson cobrou falta direta, mas o goleiro Zé Carlos bem colocado conseguiu espalmar a bola para escanteio.

Mesmo jogando fora de casa, o Avaí abriu o placar, aos 16 minutos. Patric fez bola jogada pela direita, e cruzou para a área, depois de um bate e rebate a bola sobrou para o volante Rudnei, que só empurrou para o fundo das redes.

Pressão santista
Após o gol, o Santos foi para cima, e aos 23 minutos quase empatou. O atacante Zé Eduardo rolou para Madson que bateu forte, a bola desviou na zaga e saiu pela linha de fundo.

Aos 28 minutos, o Peixe continuou pressionando. Madson cruzou para a área, o atacante Marcel cabeceou forte, mas o goleiro Zé Carlos se esticou todo, e no canto esquerdo fez uma grande defesa, espalmando para escanteio.

O Santos partia para cima, e aos 36 minutos, Marcel perdeu mais uma chance. O atacante recebeu passe de Wesley, dominou e bateu forte, a bola passou perto do ângulo esquerdo, do goleiro Zé Carlos que só acompanhou com os olhos.

A última chance do primeiro tempo, aconteceu aos 44 minutos. Madson recebeu cruzamento na grande área, e bateu de primeira, com a perna de direita que não é a boa, a bola passou muito perto do gol de Zé Carlos.

Voltou melhor
O Avaí voltou melhor para o segundo tempo, e logo aos dois minutos, teve uma boa chance. O atacante Vandinho entrou livre na área, chutou na saída de Rafael e o goleiro do Santos fechou bem o ângulo para evitar o gol.

Aos nove minutos, o time catarinense perdeu outra chance. Em jogada ensaiada de falta, a bola foi rolada para o chute de Vandinho, passando muito perto da trave esquerda do gol, do goleiro Rafael.

De tanto pressionar na segunda etapa, o Avaí chegou ao segundo gol, aos 18 minutos. O atacante Vandinho foi lançado, ganhou de Durval na corrida, e ficou de frente para o gol, e na saída do goleiro Felipe, só tocou por cobertura, fazendo um belo gol.

Reação?
Depois do gol o Santos partiu para cima tentando reagir, e aos 24 minutos, diminuiu o resultado. Neymar avançou com a bola, abriu espaço e toou na direita para Zé Eduardo, que invadiu a área e bateu forte no ângulo esquerdo de Zé Carlos, que nada pôde fazer parar evitar o gol.

A reação de nada adiantou, pois aos 30 minutos, o Avaí chegou ao terceiro gol. Caio recebeu passe nas costas da defesa, que parou pedindo impedimento, que não houve, o jogador invadiu a área, e só rolou para Vandinho que sem goleiro, só rolou para o fundo das redes.

O último lance de perigo, foi para o lado do Avaí, aos 38 minutos. Depois do cruzamento, a bola foi finalizada dentro da pequena área por Robinho, mas o goleiro Felipe se esticou todo, e quase dentro gol fez um grande defesa.

FICHA TÉCNICA

Santos 1 x 3 Avaí

Local: Estádio Paulo Machado de Carvalho (Pacaembu), em São Paulo-SP
Árbitro: Ricardo Marques-BRA
Auxiliares: Santiago Marcia-BRA e Dibert Pedrosa-BRA
Cartões amarelos: Davi, Eltinho, Marcos e Rafael (Avaí); Edu Dracena (Santos);
Gols: Rudnei, aos 16’/1T, e Vandinho, aos 18’/2T e aos 30’/2T (Avaí); Zé Eduardo, aos 24’/2T (Santos)

Santos
Rafael (Felipe); Pará, Edu Dracena, Durval e Léo (Neymar); Arouca, Wesley e Marquinhos; Zé Eduardo, Madson (Paulo Henrique Ganso) e Marcel.
Técnico: Dorival Júnior

Avaí
Zé Carlos; Patric, Rafael, Emerson e Eltinho; Marcinho Guerreiro, Rudnei (Bruno), Davi (Marcos) e Caio; Robinho e Vandinho (Sávio).
Técnico: Antônio Lopes