segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Após ser demitido, Antônio Lopes faz desabafo, agradece o Avaí e discorda de demissãoO treinador escreveu uma carta falando sobre esses assuntosFlorianópolis, SC, 20 (AFI) - Após ser demitido na tarde desta segunda-feira, o ex-técnico do Avaí Antônio Lopes, divulgou uma carta onde fez um desabafo, discordando da atitude da direção do clube. Apesar do desabafo, o treinador agradeceu pela oportunidade e elogiou o presidente, João Nilson Zunino, e o investido do clube, Luiz Alberto.


Confira!
» BOMBA! Em queda livre, time do Brasileirão demite ex-técnico do Timão


Depois do recesso da Copa do Mundo, o time catarinense chegou a estar na terceiro colocação, mas o treinador não aguentou a sequência de dez jogos sem vitórias, que deixaram a equipe como primeiro fora da zona de rebaixamento, quatro pontos a frente do Atlético-MG, que tem 21 pontos. Quem vai dirigir o Avaí nesta quinta-feira, às 21 horas, contra o Vitória, vai ser Edson Neguinho, de forma interina.

Leia na íntegra a carta divulgada por Antônio Lopes:

"Hoje, dia 20/9 , fui comunicado de que estava demitido do comando técnico do Avai.

Vou fazer um desabafo que talvez nem seja correto neste momento, mas é meu sentimento. Até para defender a classe dos treinadores acho importante dizer o que vou dizer neste momento. Se critica muito quando o treinador deixa um clube e vai para outro por uma proposta melhor de trabalho. Será que é correto ? Devo dizer que durante o período em que trabalhei no Avai tive duas propostas de trabalho concretas. Não quis sair pois acreditava no projeto do clube. E agora fui demitido, mas vida que segue ...
Quando aqui cheguei o time estava distante dois pontos da zona de rebaixamento. A preocupação era muito grande com esta situação e hoje estou saindo deixando a equipe a quatro pontos desta zona.Então conseguimos nos afastar um pouco mais desta incômoda posição e tivemos ainda uma classificação histórica e inédita para a fase internacional de uma competição sulamericana, eliminando a fantástica equipe do Santos, fato este que ninguém esperava e nem acreditava.

Logicamente que se criou uma expectativa exagerada pois tivemos atuações exaltadas por todo o país, vencendo equipes como São Paulo, Santos, Palmeiras e Corinthians, entre outras. Mas apesar da euforia exagerada de algumas pessoas do clube, sempre mantive o discurso de que o objetivo era sair da zona de rebaixamento. Sabia que a realidade era essa , pois o nosso clube tem a folha mais barata dos 20 clubes da série A (segundo pesquisa recente de um órgão da imprensa).Tenho muito tempo de experiência e sei que o elenco pesa bastante nesse campeonato tão longo e equilibrado. Daí começamos a perder peças importantíssimas por vários jogos como Roberto, Caio, Vandinho, Davi, Válber, Robinho e tivemos uma queda na competição.

Mas agora este pessoal está todo voltando, inclusive o Roberto ( que já deve atuar no próximo domingo ) e tenho certeza que iríamos crescer novamente no campeonato. O planejamento está todo sendo bem feito e recuperamos atletas como o Marcelinho que muitos no clube já não acreditavam mais .

Gostaria de exaltar as figuras do Presidente Zunino e do Luiz Alberto, investidor do clube, que são pessoas corretíssimas. Agradecer ao grupo de jogadores e a comissão técnica que sempre se dedicaram muito sob meu comando. O ambiente de trabalho no clube é maravilhoso. Muito obrigado também ao torcedor avaiano, que me dedicou um carinho especial e que em todos os momentos difíceis sempre me apoiou bastante .

Abraços

Antonio Lopes"
Série C: Zé Teodoro cai após desclassificação do Fortaleza na primeira fasePresidente também avisou que não participará das próximas eleições do clubeFortaleza, CE, 20 (AFI) - Após o empate deste domingo contra o Águia-PA e a conseqüente eliminação na Série C do brasileiro, o presidente do Fortaleza, Renan Vieira, anunciou na tarde desta segunda a demissão do técnico Zé Teodoro. A decisão já estava tomada pela diretoria, o encontro desta segunda-feira serviu somente para a formalização do anúncio.


Confira!
» Série C: Imprensa de Pernambuco destaca o Salgueiro em suas manchetes


O time do Fortaleza teve uma passagem sem muito sucesso nessa fase de classificação do campeonato. Com apenas duas vitórias em 10 partidas, o time não atingiu a pontuação necessária para se classificar.

Na reunião, o atual presidente também falou que não se candidatará a próxima eleição do clube, que ocorrerá em dezembro, e assim acredita que terminou seu processo de trabalho dentro do clube cearense.

Críticas
Ao final da partida decisiva deste domingo, que culminou com a desclassificação do Fortaleza na primeira fase do campeonato, o técnico Zé Teodoro fez duras críticas a diretoria e relembrou o fato de o time do Fortaleza terminou invicta sua participação no torneio.

“Alguns reforços nós não tivemos condições de trazer e outros deixamos desviar no meio do caminho”, afirmou o técnico. “Perdemos para nós mesmos. Mas deixamos a competição de forma invicta. Isso é alguma coisa”, disse Zé Teodoro.
Com passagens em Flamengo e Real, Sávio é dispensado do AvaíJogador pouco atuou neste ano, no Brasileirão começou atuando contra o VascoFlorianópolis, SC, 20 (AFI ) - Após anunciar a dispensa do técnico Antônio Lopes do comando técnico, a diretoria do Avaí anunciou nesta segunda-feira a dispensa do atacante Sávio. Por não estar rendendo o esperado, de forma, amigável, o clube e o matador chegaram a um acordo.


Confira!
» Série C: Técnico cai após desclassificação na primeira fase


A confirmação foi dada pelo dirigente do clube Moisés Candido. Segundo ele, a diretoria não gostou dos resultados, já que o jogador contratado como grande reforço do Leão, não correspondeu dentro de campo o esperado.

"O resultado não foi o ideal, por isso, a diretoria está negociando, sua saída. Estamos acertando de forma amigável sua saída. Ele tem pouco a receber, só os direitos até o final do ano", comentou Moisés, `Rádio Guarujá, de Florianópolis.

Fora de forma, o atacante chegou no clube e ficou muito tempo treinando para conseguir entrar em campo. Na Copa do Brasil fez algumas partidas boas, mas devido as suas várias lesões não conseguiu ter uma boa sequência de jogos. Uma das poucas vezes que saiu jogando no Brasileiro foi contra o Vasco, mas não ajudou muito a equipe.

Ewerthon será operado e só deve voltar no ano que vemNo último final de semana o Palmeiras perdeu para o São Paulo por 2 a 0
São Paulo, SP, 20 (AFI) - Após a derrota no clássico contra o São Paulo, o Palmeiras teve mais uma notícia ruim nesta segunda-feira. O temor pela lesão do atacante Ewerthon, que deixou o jogo de domingo ainda no primeiro tempo, com dores no joelho esquerdo, se confirmou com a necessidade de cirurgia. Ele terá de ser operado e só deve voltar a jogar em 2011.


Confira!
» Ex-atacante do Flamengo e Real Madrid é dispensado em time do Brasileirão!


Segundo o medico Otávio Vilhena, que analisou o exame de ressonância magnética realizado pelo jogador, é difícil afirmar se ele tem condições de se recuperar até o fim do Campeonato Brasileiro. "Existe uma chance de o Ewerthon voltar a jogar neste ano, mas vamos aguardar a cirurgia para depois dar uma definição sobre quando ele poderá voltar a jogar", explicou Vilhena.

Ewerthon começou o clássico no Pacaembu como titular, mas sentiu a lesão ainda antes do intervalo e teve que ser substituído por Tinga. O jogador vinha formando a dupla de ataque titular com Kléber, que não atuou no domingo por suspensão. Agora, Tadeu deve ser o escolhido para compor o setor. Luan e Dinei também concorrem à vaga.

Enquanto o técnico Luiz Felipe Scolari terá que avaliar os possíveis substitutos de Ewerthon para o jogo desta quarta, contra o Prudente, fora de casa, dois jogadores podem voltar de lesão: o meia Lincoln e o meia Rivaldo, que treinaram nesta segunda. O goleiro Marcos, porém, segue como dúvida. Valdivia e Tinga estão suspensos.
Sindicato Nacional dos Treinadores Esportivos promove curso para técnicos de futebolAlém de curso para técnico de futebol de campo, vai ter também para treinadores de futsal
Técnico Elias TeixeiraSão Paulo, SP, 20 (AFI) - O Sindicato Nacional dos Treinadores Esportivos (SINDNATE) irá promover, com início no dia 18 de setembro, com duração de três meses, um Curso para Treinadores de Futebol, que vai ser realizado no AESCALADA, Escola de Esportes, na Rua Banco das Palmas, número 160, em Santana, São Paulo. O curso será todos os sábados, das 9 horas da manhã, até às 13 horas e será dirigido pelo técnico de futebol Elias Teixeira, que teve passagens por Matonense, Alagoas, União Suzano e Centenário do Paraná.

Diversos assuntos serão abordados durante esse período de três meses de curso: Coach no Esporte, Direito e Deveres do Treinador Esportivo, Fisiologia do Exercício, Primeiros Socorros, Comunicação para Treinadores, Periodização, Regras de Arbitragem do Futebol, Esquema Tático, Trabalho de Conclusão, Psicologia Esportiva, Marketing Esportiva, Qualidade de vida e Administração.

Os interessados deverão solicitar a ficha de inscrição pelo site (www.spcenter.com.br) e reservar sua vaga. O valor do curso é de R$700,00, com duração de três meses. Mas ATENÇÃO: Se você é TREINADOR DE ESPORTE, e não é graduado em Educação Física, comprove que trabalhou pelo menos três anos antes da Lei nº. 9.696 de 01/09/1998 e poderá solicitar seu registro como provisionado. Caso você tenha dúvidas, você pode ter mais informações pelo site da entidade ou pelo telefone (11) 2283-5096 ou 9298-9006, falar com Elias Teixeira.

Técnico Futsal
Além de um Curso para técnico de Futebol, O Sindicato Nacional dos Treinadores Esportivos (SINDNATE), também irá promover um Curso para Treinadores de Futsal, nos dias 25 e 26 de setembro, sábado e domingo respectivamente, que vai ser realizado no AESCALADA, Escola de Esportes, na Rua Banco das Palmas, número 160, em Santana, São Paulo. No sábado será realizado das 14 horas às 18 horas. Já no domingo, vai começar às 9 horas e vai até às 18 horas. O Professor Flávio Seijo nagamine (KAZU), vai ser o responsável pelo curso.

Diversos assuntos serão abordados durante os dois dias: Fundamentos do Futsal (Passe, Finalização e Domínio de Bola), Situações Táticas (Contra Ataque, Marcação, Movimentação com bola e sem bola), Raciocínio e posicionamento em quadra, Exercícios Técnicos de Passe, Finalização e Domínio para todas as categorias; Estruturação de Sistema Tático de Ataque e Estruturação de Sistema de Ataque com “Goleiro Linha”.

Os interessados deverão solicitar a ficha de inscrição pelo site (www.spcenter.com.br) e reservar sua vaga. O valor do curso é de R$200,00, com duração de 20 horas teóricas e práticas. Todos os inscritos no curso receberão um Certificado e Apostila. Caso você tenha dúvidas, você pode ter mais informações pelo site da entidade ou pelo telefone (11) 2283-5096 ou 9298-9006, falar com Elias Teixeira, coordenador.

Currículo Flávio
KAZU responsável pelo curso é atual técnico da equipe principal de futsal da ABB/BRASCOLA/CNA/SANTO ANDRÉ. Além disso o professor Flávio já passou pela Clínicas de Futsal no Japão em 2009, preparados das equipes Universitárias de Medicina da USP, Preparador Físico da Seleção Brasileira SUB 20 (2000 a 2002), Preparados Físico da Seleção Paulista (1997 a 2007), Campeão Sul Americana SUB 20 e Clubes 2001, Campeão do Mundialito da Itália, Tetra Campeão Metropolitano, Bi Campeão Estadual e Taça São Paulo.
Ipatinga confirma interino e terá apenas um desfalque nessa rodadaA torcida pediu, a imprensa pediu, os jogadores corresponderam em campo e o presidente do Ipatinga Itair Machado atendeuIpatinga, MG, 20 (AFI) – A torcida pediu, a imprensa pediu, os jogadores corresponderam em campo e o presidente do Ipatinga Itair Machado atendeu. Gerson Evaristo de Paula é o novo treinador do Tigre. Após a vitória contra o São Caetano, por 4 a 1, Itair se reuniu com Evaristo e o efetivou como treinador do Ipatinga e Pepe de Castro que vinha sendo auxiliar de preparação física assumiu como preparador físico do Tigre.


Confira!
» Série B: Intensa briga pelo G4 e duelos paulistas agitam a terça-feira


O jogo contra o São Caetano foi o décimo de Evaristo no comando do Tigre e o último como interino. Em 10 partidas, Gerson coleciona seis vitórias e somente quatro derrotas. Evaristo iniciou a carreira no futebol ainda jovem. Como jogador, Evaristo foi formado nas divisões de base do Cruzeiro e atuou por dois anos no profissional do time de Belo Horizonte, passou por CRB - AL, Linense - SP, entre outros. Uma grave lesão no joelho fez com que parasse de jogar aos 28 anos e logo em seguida iniciou a carreira de treinador.

“Sempre que o time precisou de mim eu trabalhei com dedicação e segurança. Agradeço ao presidente pela oportunidade de poder trabalhar como treinador do Ipatinga e vamos lutar para tirar o time da zona do rebaixamento”, disse ao site oficial do Ipatinga.

Sobre o jogo
A única baixa para o confronto é o lateral-esquerdo Marinho Donizete, que levou o terceiro cartão amarelo contra o São Caetano. Por outro lado, o zagueiro Max retorna de suspensão e fica à disposição de Gerson Evaristo. O comandante deverá colocar Chiquinho em seu lugar.

O Ipatinga deverá entrar com: Douglas; Márcio Gabriel, Thiago Mathias, Max e Chiquinho; Max Carrasco, Leanderson, Rodrigo Antônio e Jajá; Alessandro e Preto.
BOMBA! Rio Branco pode sair da Federação Paulista de Futebolo jogo do último domingo pode ter sido o de despedida do clube de campeonatos promovidos pela FPFAmericana, SP, 20 (AFI) - Com duas derrotas em dois derbis disputados neste ano e amargando as últimas colocações no Paulistão e Copa Paulista, o Rio Branco não tem o que comemorar em 2010, ou melhor, só a lamentar em um ano a ser esquecido.


Confira!
» Velho conhecido: Red Bull estreia na segunda fase da Copa Paulista contra o Comercial


Se isso não bastasse, o jogo do último domingo pode ter sido o de despedida do clube de campeonatos promovidos pela FPF (Federação Paulista de Futebol), caso o Conselho Deliberativo faça opção por um licenciamento do time nos próximos anos.

O diretor de futebol, Carlinhos Folha, acredita que até a próxima semana o Rio Branco tenha uma definição em relação negociação do departamento de futebol com a empresa Exsports, interessada numa parceria ou compra dos direitos federativos.

“Acredito que na semana que vem ocorra um desfecho sobre isso”, argumentou.

Liberado
O elenco será liberado até que se ocorra uma definição em relação o futebol, para que depois o clube possa iniciar planejamento visando a Série A2. Nessa temporada o fator extra-campo ganhou espaço, até porque o clube quase não jogou em seu estádio, de 16 jogos que estavam previstos para Americana, apenas cinco, todos pela Copa Paulista, foram disputados no estádio Décio Vitta. A possibilidade de o estádio ser utilizado por dois clubes no ano que vem deverá ganhar enfoque especial nos próximos dias.

O presidente Roberto Zacarias também entende que o futuro do futebol será decidido nos nessa semana e espera que continue, até mesmo por haver um interessado, no entanto, o Rio Branco, no momento, não tem em mãos nenhuma proposta concreta, apenas uma carta de intenções.
São Caetano confirma Toninho Cecílio como novo técnicoTreinador chega para tentar recuperar Azulão na competiçãoSão Caetano do Sul, SP, 20 (AFI) - No início da noite desta segunda-feira, como já havia adiantado o Portal Futebol Interior, o São Caetano confirmou Toninho Cecílio como novo treinador da equipe para a sequência da Série B do Campeonato Brasileiro, onde o novo comandante tentará recolocar a equipe na briga pela elite da competição.


Confira!
» Série B: Intensa briga pelo G4 e duelos paulistas agitam a terça-feira


Toninho Cecílio acertou até o final do Campeonato Paulista. Betinho, que jogou com Toninho no Palmeiras e que já vinha trabalhando com Toninho, será o auxiliar-técnico. Valmir Cruz deverá ser o preparador físico, mas somente discutirá seu contrato nesta terça-feira.

"O São Caetano é um time que reúne as melhores condições de trabalho no Estado de São paulo. O time tem um grupo qualificado e o nosso objetivo é um projeto de continuidade na Série B e uma participação de destaque no Campeonato Paulista. Pelos jogadores que tem, o São Caetano merece uma posição melhor na Série B que a colocação atual", comentou Toninho Cecílio com exclusividade ao Portal Futebol Interior.

O São Caetano está em décimo lugar na Série B, com 31 pontos ganhos, seis a menos que o que estão no G-4 que ascenderão à Série A em 2011. A equipe começou bem a competição, mas nos últimos jogos começou a desandar a ir mal nas mãos do limitado técnico Sérgio Guedes, demitido neste sábado após a vergonhosa derrota para o lanterna Ipatinga por 4 a 1.
Susto! Barcelona confirma Messi fora dos próximos dois jogosBarça esclareceu que os exames realizados no astro argentino descartaram qualquer fratura no tornozeloCampinas, SP, 20 (AFI) - O Barcelona confirmou nesta segunda-feira que o argentino Lionel Messi vai desfalcar a equipe por pelo menos dois jogos por conta de uma lesão nos ligamentos no tornozelo direito, sofrida durante a vitória da equipe catalã por 2 a 1 sobre o Atlético de Madrid, no domingo, em partida do Campeonato Espanhol.


Confira!
» Seleção da Série C vem com herois de classificação e técnico milagreiro


Nesta segunda-feira, o Barcelona esclareceu que os exames realizados no astro argentino descartaram qualquer fratura no tornozelo, como esperado. Com a previsão do departamento médico, Messi ficará fora dos jogos contra Sporting Gijon, na quarta-feira, e Athletic Bilbao, três dias depois, ambos pelo Campeonato Espanhol.

"A ressonância magnética realizada por Messi confirmou que o jogador sofreu uma entorse nos ligamentos laterais interno e externo do tornozelo direito e que também não existem lesões associadas ao osso. O argentino é baixa nas duas próximas partidas", afirma o Barcelona, em nota oficial.

A expectativa no Barcelona é de que Messi retorne ao time na partida contra o Rubin Kazan, pela Liga dos Campeões da Europa, no dia 29 de setembro. Eleito melhor jogador do mundo de 2009, o argentino, de 23 anos, teve um bom início de temporada, com sete gols em seis partidas. "Depois destas duas partidas sua disponibilidade para estar de novo às ordens do treinador estará condicionada à evolução da lesão", explicou o Barcelona.

Messi se contundiu em um lance com Tomas Ujfalusi nos acréscimos do segundo tempo da partida de domingo. Após a jogada, o argentino deixou a partida em uma marca e o defensor checo do Atlético de Madrid pediu desculpas pela entrada.

Complicou! Renê é pego em exame antidopingO goleiro foi suspenso preventivamente por 28 dias
Salvador, BA, 20 (AFI) – Um dos principais responsáveis pelo crescimento de produção do Bahia nas últimas rodadas, o goleiro Renê (foto) ganhou uma grande dor de cabeça para a sequência da temporada. Ele foi pego em um exame antidoping, por usar substanciais ilegais, e acabou sendo suspenso preventivamente por 28 dias.


Confira!
» Jogadores de seleção são acusados por orgia com 14 prostitutas e um travesti


O jogador estava tomando a um tempo remédios para controlar a pressão, que contém a substância ilegal Furosemida. Ela foi encontrada no exame de urina realizado por Renê após a partida contra a Portuguesa, válida pela 17ª rodada. Na ocasião, o Tricolor baiano venceu por 4 a 2 no Estádio Canindé.

Segundo o vice-presidente do Departamento Médico baiano, Marcos Lopes, o goleiro estava tomando remédios em sua casa e errou, pois deveria ter avisado os dirigentes. No entanto, todos fizeram questão de ressaltar a importância de Renê e garantir a sua permanência no clube.

“Conversamos com o Renê antes da partida contra a Ponte Preta, e a princípio ele nos disse que não havia tomado nenhuma substância proibida. Porém, insistimos para ele se recordar, e ele lembrou que tomava remédios para controle de pressão há muitos anos. Em nosso departamento não existe nenhum remédio com essa substância. Foi um erro do jogador e ele teria que nos informar que tomava remédios em casa”, afirmou o dirigente.

Com Renê suspenso, quem assume a camisa 1 do Bahia nos próximos jogos é Fernando. Ele já teve uma boa atuação na vitória contra a Ponte Preta, por 2 a 1, no Estádio Moisés Lucarelli, no último sábado. O resultado levou o Tricolor à liderança do Brasileirão.
O blog rbrito aproveita que o técnico Paulo César Gusmão perdeu sua invencibilidade no Campeonato Brasileiro para retomar o ranking dos “professores” dos 20 clubes da Série A. Apesar da derrota no Vasco - 1 a 0 para o Internacional -, PC, que já dirigiu o Ceará, se manteve na vice-liderança do ranking. Mas, se compararmos com a edição do dia 27 de agosto, o ranking teve muitas modificações, como mostra o blog rbrito nesta segunda-feira.

Mais no blog rbrito:
Confira como estava o ranking anterior dos técnicos do Brasileirão!

A liderança não está mais com Muricy Ramalho. Assim como seu Fluminense caiu de produção, o Homem do Tri despencou da primeira para a terceira posição. Quem está no topo é o técnico do Cruzeiro, Cuca. O treinador tem aproveitamento de 66,6%, com nove vitórias, cinco empates e apenas duas derrotas. Se Cuca fosse um clube, ele estaria na vice-liderança, uma vez que o aproveitamento do Corinthians, novo líder, é de 66,7%.

Mas o aproveitamento de Adilson Batista, comandante do Timão, é um pouco abaixo do clube. O treinador, que subiu cinco posições, aparece no quinto lugar com aproveitamento de 56,8%. Ele é um dos casos que dirigiram mais de um time no Brasileirão 2010 e tiveram seus números agrupados. Ricardo Silva, que saiu e voltou para o Vitória, teve todos seus jogos contabilizados e ocupa o modesto 14º lugar.

Elevador!
Além de Cuca e Adílson Batista, Renato Gaúcho foi muito bem no Grêmio e também ganhou algumas posições. Com aproveitamento de 56,6%, o treinador tricolor deixou a 15ª colocação para ocupar o sexto lugar. Sérgio Baresi, do São Paulo, foi outro que pegou o elevador. Ele saiu da lanterna e, agora, está no 11º lugar.

O Ceará, que já cansou de trocar de treinador, é o único, até agora, que conta com um técnico invicto. Dimas Filgueiras está como interino no Vovô, mesmo assim soma uma vitória e dois empates, aproveitamento de 55,5%.

Papelão!
Mas nem tudo são flores no ranking dos técnicos. Vanderlei Luxemburgo faz um papelão no Atlético-MG. Parece que diretoria e treinador querem um rebaixamento no currículo. O ex-técnico top do Brasil está na penúltima colocação com aproveitamento ridículo de 30,4%. Luxa só perde para Marcelo Rospide que, em três jogos, perdeu todos no Grêmio Prudente.

Outro veterano de Brasileirão, Antônio Lopes teve uma queda vertiginosa no Avaí. O treinador desceu do oitavo para o 17º lugar com 35,4%. Um pouco acima, na 15ª colocação, está o Homem do Penta. Luiz Felipe Scolari, do Palmeiras, ainda não se encontrou e, com apenas três vitórias, oito empates e quatro derrotas, tem 37,7% de aproveitamento.

Substituições!
Na edição anterior dos técnicos, o Brasileirão contava com Antônio Carlos no Prudente, Toninho Cecílio no Vitória, Mário Sérgio no Ceará, Rogério Lourenço no Flamengo e Emerson Leão no Goiás. Estes comandantes foram substituídos por Marcelo Rospide, Ricardo Silva, Dimas Filgueiras, Paulo Silas e Jorginho, respectivamente.

Está contente com seu técnico? Opine no blog rbrito ou via www.twitter.com/rbrito1984

Confira o ranking dos técnicos no Brasileirão 2010:

1 - Cuca (Cruzeiro)
9 vitórias, 5 empates e 2 derrotas - 66,6%

2 - Paulo César Gusmão (Vasco)
10 vitórias e 11 empates e 1 derrota - 62,1%

3 - Muricy Ramalho (Fluminense)
12 vitórias, 6 empates e 5 derrotas - 60,9%

4 - Celso Roth (Internacional)
10 vitórias, 5 empates e 5 derrotas - 58,3%

5 - Adilson Batista (Corinthians)
8 vitórias, 5 empates e 4 derrotas - 56,8%

6 - Renato Gaúcho (Grêmio)
5 vitórias, 2 empates e 3 derrotas - 56,6%

7 - Paulo Cezar Carpegiani (Atlético-PR)
9 vitórias, 3 empates e 6 derrotas - 55,5%

8 - Dimas Filgueiras (Ceará)
1 vitória e 2 empates - 55,5%

9 - Joel Santana (Botafogo)
10 vitórias, 8 empates e 5 derrotas - 55,1%

10 - Dorival Junior (Santos)
10 vitórias, 5 empates e 7 derrotas - 53%

11 - Sérgio Baresi (São Paulo)
4 vitórias, 3 empates e 3 derrotas - 50%

12 - Jorginho (Goiás)
2 vitórias, 2 empates e 2 derrotas - 44,4%

13 - Vágner Mancini (Guarani)
7 vitórias, 9 empates e 7 derrotas - 43,5%

14 - Ricardo Silva (Vitória)
4 vitórias, 7 empates e 5 derrotas - 39,5%

15 - Luiz Felipe Scolari (Palmeiras)
3 vitórias, 8 empates e 4 derrotas - 37,7%

16 - Renê Simões (Atlético-GO)
3 vitórias, 3 empates e 5 derrotas - 36,3%

17 - Antônio Lopes (Avaí)
4 vitórias, 5 empates e 7 derrotas - 35,4%

18 - Silas (Flamengo)
3 vitórias, 9 empates e 7 derrotas - 31,5%

19 - Vanderlei Luxemburgo (Atlético-MG)
6 vitórias, 3 empates e 14 derrotas - 30,4%

20 - Marcelo Rospide (Prudente)
3 derrotas - 0%
Apenas Dimas Filgueiras ainda está invicto no BrasileirãoTécnico do Ceará soma uma vitória e dois empates na Série ACampinas, SP, 20 (AFI) – Após 10 vitórias e 11 empates a frente de Ceará e Vasco, enfim, o técnico Paulo César Gusmão perdeu sua invencibilidade no Campeonato Brasileiro. A derrota aconteceu no Beira-Rio diante do Internacional (1 a 0) no último domingo.


Confira!
» Grande Área dá início a Super Promoção! Confira TODAS as novidades!


Neste período, o pupilo de Vanderlei Luxemburgo deixou o Ceará na vice-liderança e tirou o Vasco da zona de rebaixamento. O treinador ostenta aproveitamento de 62,1%. Mas ainda resta um treinador invicto na Série A.

Se PC chora a primeira derrota, Dimas Filgueiras festeja a retomada do Ceará. O treinador, que ainda é interino e substitui Mário Sérgio, contabiliza uma vitória e dois empates no Brasileirão.

Apenas ele ainda não perdeu. Dimas ostenta aproveitamento de 55,5%. Ele é o técnico com oitavo melhor aproveitamento da Série A. Bem diferente de Marcelo Rospide, hoje no Grêmio Prudente.

Veja mais...
O ranking COMPLETO de aproveitamento dos técnicos no Brasileirão!

O técnico da nova geração, que já passou pelo Grêmio, perdeu todos os três jogos que disputou e, assim como o time do interior, ocupa a lanterna no ranking de aproveitamento dos técnicos com 0%.
Timão desbanca Flu e coloca mão na taça. Veja as chances de título!Corinthians possui, hoje, 44.1% de chances de ser campeão brasileiro de 2010Campinas, SP, 20 (AFI) – Bastou uma semana e duas rodadas para os matemáticos tirarem a taça das mãos do Fluminense e entregarem ao Corinthians. Segundo o site Chancedegol.com.br, o Timão possui, hoje, 44.1% de chances de ser campeão brasileiro de 2010. Na segunda-feira passada, o time alvinegro tinha 14,7%.


Confira!
» Quatro clubes seguem com pé na Libertadores 2011. Confira as chances!
» Matemáticos fecham caixão de dois, e Bugre e Avaí rondam degola. Veja as chances!


Em compensação, o Fluminense despencou nas cotações, após a derrota para o Corinthians (2 x 1) e o empate com o Flamengo (3 x 3). O Tricolor, agora, possui 25,7% de chances de conquistar o título perante os 51,7% de sete dias atrás.

Na sequência, com bem menos chances, aparecem Cruzeiro, com 11,6%, e Santos, com 11,2%. O Botafogo, a exemplo do Flu, também teve uma queda considerável. Ao lado do Internacional, tem 3,6% de chances. Na semana passada, o Alvinegro era o terceiro, com 13,2%.

Os demais clubes devem, no máximo, sonhar com Libertadores ou Sul-Americana. Na luta pelo título, o Atlético-PR soma 0,08% de possibilidades. Em seguida aparecem São Paulo (0,07%), Grêmio (0,06%), Vasco (0,02%) e Flamengo (0,01%).

Vitória, Palmeiras, Avaí, Ceará, Guarani, Atlético-MG, Atlético-GO, Goiás e Grêmio Prudente possuem menos de 0,01%.
Matemáticos colocam América-RN e Ipatinga na Série C. Veja as chances!O Náutico começa a entrar como um dos candidatos ao rebaixamentoCampinas, SP, 20 (AFI) – Quando o momento não é bom, nem mesmo uma vitória afasta o temido fantasma do rebaixamento. Segundo os matemáticos do site Chance de Gol, o América-RN deixou a lanterna, mas segue como o maior candidato ao rebaixamento, seguido de perto pelo Ipatinga. Restam ainda duas vagas.


Confira!
» Figueira perto da elite, Sport pega o elevador e Macaca fica logo atrás. Veja as chances!


O Mecão fez o dever de casa e saltou para o penúltimo lugar, mas segue muito perto da Série C, com 97,8% de chances em ser rebaixado. Na lanterna, o Tricolor do Vale do Aço também precisa se reabilitar urgente, já que suas chances no momento são de 81,2%.

Mesmo vindo de seis vitórias seguidas e podendo quebrar um recorde na Série B, o Vila Nova-GO ainda é um dos candidatos ao rebaixamento. Fora da zona da degola, o time goiano tem até o momento 52,5%, seguido de perto pelo Brasiliense, que ainda não venceu fora de casa na competição, com 48,1%.

Outros times também precisam abrir o olho com o rebaixamento para a terceira divisão do Campeonato Brasileiro. Na zona de degola estão Santo André e Bragantino, mas se dependerem dos matemáticos permanecerão na Série B, pois estão com 15,1 e 38,6% de chances.

Confira as chances de rebaixamento

América RN 97.8 %
Ipatinga 81.2 %
Vila Nova GO 52.5 %
Brasiliense 48.1 %
Bragantino 38.6 %
ICASA 21.6 %
ASA 20.9 %
Santo André 15.1 %
Náutico 11.5 %
Quatro clubes seguem com pé na Libertadores 2011. Confira as chances!Fluminense, Corinthians, Cruzeiro e Botafogo ainda aparecem em situação bastante confortável, apesar do crescimento do Atlético-PRCampinas, SP, 20 (AFI) – Se na luta pelo título houve uma virada, a briga por vaga à Libertadores 2011 parece estar decidida. Fluminense, Corinthians, Cruzeiro e Botafogo ainda aparecem em situação bastante confortável, apesar do crescimento do Atlético-PR.


Confira!
» Timão desbanca Flu e coloca mão na taça. Veja as chances de título!
» Matemáticos fecham caixão de dois, e Bugre e Avaí rondam degola. Veja as chances!


Mais próximo da luta pelo título, o Timão encabeça a corrida. Segundo o site Chancedegol.com.br, o time do Parque São Jorge possui 98,3% de chances de se garantir no torneio continental. O Tricolor das Laranjeiras teve uma ligeira queda e possui 95,6%.

Em seguida vem o Cruzeiro, que também vive um momento de ascensão. O clube mineiro tem 89% de chances de ficar entre os quatro primeiros. O Botafogo foi quem mais caiu, após perder para o Goiás (4 x 1) e empatar com a Raposa (2 x 2). De 87,6%, os cariocas caíram para 70,1%.

Outros três clubes ainda alimentam esperanças de abocanhar uma vaga, decorrente de alguma queda de um dos quatro. O Atlético-PR, com 13,2%, é quem mais se candidata. São Paulo (10,2%) e Grêmio (10,1%) também ainda não jogaram a toalha.

Com chances bem menores, estão Flamengo (5%), Vasco (4,6%) e Vitória (2,2%). Para Palmeiras (0,6%), Avaí (0,6%), Ceará (0,4%), Guarani (0,3%), Atlético-MG (0,02%) e Atlético-GO (0,01%), Libertadores é um sonho distante. Já Goiás e Grêmio Prudente somam menos de 0,01%.
BOMBA! América-RN perto de contratar meia VélberO jogador estava defendendo o Remo na Série D, mas acabou sendo eliminadoNatal, RN, 20 (AFI) – Animado com a vitória sobre o Icasa no último sábado, o América-RN começa a sonhar em deixar a zona de rebaixamento e por isso a diretoria está em busca de reforços. Quem pode desembarcar a qualquer momento no Machadão para a sequência do Campeonato Brasileiro da Série B é o experiente meia Vélber.


Confira!
» Complicou! Goleiro de time da Série B é pego em exame antidoping


O jogador estava defendendo o Remo na Série D e quando o time foi eliminado precocemente, ele já foi procurado pela diretoria do Mecão para iniciar as conversas. Uma contra-proposta já foi feita e o empresário do meia deve responder ainda nesta segunda-feira para fechar o negócio.

Nesta temporada, Válber foi contratado pelo clube paraense ainda no primeiro semestre e marcou 11 gols. Em seu currículo, o meia acumula passagens por grandes clubes do futebol brasileiro como São Paulo, Ponte Preta, Paraná, Paysandu e Fortaleza.

Se alguns estão chegando, outros podem sair. Quem não deve continuar defendendo o América-RN nesta Série B é o lateral-esquerdo Airton, que criticou a diretoria cobrando um acerto financeiro e ameaçou não viajar para Belo Horizonte. Uma reunião deverá ser realizada nesta segunda-feira para definir o seu futuro.

Enquanto isso...
A diretoria segue trabalhando em busca de reforços, enquanto elenco e comissão técnica vão em busca da segunda vitória seguida nesta Série B. Nesta terça-feira, o América-RN terá pela frente o América-MG, às 21h50, na Arena do Jacaré, pela 23ª rodada.

Contente com a primeira vitória em seu primeiro jogo no comando do clube potiguar, o técnico Dado Cavalcanti relacionou o goleiro Tutti e o volante Everton, recém-contratados para a sequência da Série B. Podendo ter seu contrato rescindido nesta segunda-feira, Airton não foi sequer relacionado e será substituído por Douglas Silva.

“Estou muito feliz. Começamos nossa caminhada com vitória e já saímos da lanterna. Mas ainda falta muito. Nosso próximo objetivo é deixar a zona de rebaixamento”, contou o comandante ao site Grande Área.

O Mecão deverá entrar em campo com a seguinte formação: Rodolpho (Tutti); Cafu, Edson Rocha, Adalberto e X; Elielton, Carlos Alberto (Éverton), Juca e Ésley; Reinaldo e Cristiano Alagoano.
Segundona: Internacional 3 x 1 Paulínia - Leão vence e assume a liderança do grupo 13Paulínia é o terceiro colocado com 6 pontos ganhosLimeira, SP, 20, (AFI) - Jogando no estádio Major José Levy Sobrinho, o Limeirão, em Limeira, o Paulínia conheceu a segunda derrota na terceira fase da Segundona paulista. Foi também a segunda para a Internacional, que fez 3 a 1 na manhã deste domingo com gols marcados por Russi, duas vezes e Diego para a Internacional, enquanto Bruno Ré diminuiu para o Paulínia.


Confira!
» Seleção do Brasileirão chega composta por líderes e heróis do Choque-Rei


Mas com o resultado negativo o Paulínia saiu do grupo de equipes que passam de fase. O Dinão permaneceu com seis pontos, porem, caiu para a terceuira colocação do Grupo 13. Na próxima quarta-feira, dia 22, no estádio Alexandre Camacho, em Mogi Guaçu, enfrenta o Guaçuano pela penúltima rodada da terceira fase da competição.

O jogo
A Inter começou a partida com uma formação mais ofensiva e tratou de partir para o ataque. Logo aos dois minutos, Dieguinho desceu pela esquerda, foi à linha de fundo e cruzou rasteiro. O goleiro Rafael Gomes se esticou todo e fez a defesa paric al. Na sobra Bruno Ré isolou jogando a bola para escanteio. A Internacional seguiu dominando até os 20 minutos, mas sem criar algo de mais perigoso contra a meta defendida por Rafael Gomes. Aos 22 minutos, o Paulínia teve a primeira chance. Após cobrança de escanteio da esquerda, Thiago Vieira subiu para tentar o cabeceio, mas a bola foi aliviada pela zaga do Leão.

A resposta do Leão veio três minutos depois. Diego Foi lançado pela esquerda, ficou sozinho para bater, mas demorou. Quando chutou a zaga conseguiu travar e mandar a para escanteio. Na cobrança, aos 33 minutos, a bola sobrou na direita para Marcelo. O ala foi à linha de fundo e cruzou rasteiro. Russi apareceu sozinho no primeiro pau e não deu chance de defesa para Rafael. 1 a 0 Internacional.

Mesmo em vantagem no marcador o time de Limeira seguiu melhor no jogo e só não ampliou porque o goleiro Rafael Gomes trabalhou bem ao sair numa jogada de contra ataque pela direita. Rafael jogou em razão de um entorsre no tornozelo do titular Diego J;unior, que não conseguiu passar num teste realizado nos vestiários do Limeirão.

Segundo tempo
O jogo reiniciou com as duas equipes usando as mesmas formações. O Paulínia voltou um pouco mais disposto e logo aos dois minutos quase empatou. Marcos Aurélio recebeu a bola na entrada da área e, de voleio, bateu forte. Fagner fez grande defesa ao espalmar para escanteio.
Mas aos cinco minutos foi a Inter que quase ampliou. Após bola alçada na área, Russi cabeceou e a bola bateu na trave direita de Rafael. Na sequência Da Mata aliviou o perigo. Melhor armada em campo a Inter chegou ao segundo gol aos 14 minutos. Novamente em contra ataque, Diego recebeu pela direita e partiu para cima de Da Mata.

Na primeira tentativa o zagueiro conseguiu travar, mas na segunda o atacante bateu forte de perna direita e mandou abola no canto alto direito de Rafael. 2 a 0 Internacional. Aos 32 minutos o time limeirense definiu a sorte do jogo. O meia Lucas Lima foi lançado em mais um contra ataque e ficou sozinho dentro da área com o goleiro Rafael Gomes. Quando foi driblado o goleiro tocou na perna do jogador e o pênalti foi marcado. Aos 34 Russi bateu forte no canto direito e fez 3 a 0 Internacional.

O Paulínia conseguiu diminuir aos 37 minutos. Após bola erguida na área, Bruno Ré subiu mais que a defesa do Leão e, de cabeça, mandou a bola no canto esquerdo de Fagner para marcar o primeiro do Paulínia. O gol animou os jogadores do Dinão e aos 40 minutos Bruno Ré quasem marcou o segundo. Após ficar com a bola na entrada da área, chutou forte e rasteiro. A bola desviou na zaga e o goleiro Fagner fez grande defesa evitando o gol paulinense.

Ficha Técnica

Jogo: Internacional 3 X 1 Paulínia

Local: Estádio Major José Levy Sobrinho, o Limeirão, em Limeira (SP)
Data: 19/09/2010
Árbitro: Demétrius Pinto Candançan
Assistente 01: Alex Alexandrino
Assistente 02: Dante Mesquita Júnior
Gols: Russi aos 33` 1/T e 34` 2/T e Diego aos 14` 2/T (Internacional); Bruno Ré aos 37` 2/T (Paulínia)
Cartões Amarelos: Jaílton, Fabiano, Rodrigo Costa e Rafael Gomes (Paulínia); Renatinho, Léo (Internacional)
Renda: R$ 2.830,00 reais
Publico: 1.422 pagantes

Internacional
Fagner; Marcelo (Bruno), Kazoni, Léo e Fabinho; Mineiro, Dieguinho (Preto), Rodnei e Lucas Lima; Russi e Diego (Renatinho).
Técnico: Claudemir Peixoto

Paulínia
Rafael Gomes; Fabiano, Da Mata, Tiago Vieira e Bruno Ré; Rodrigo Costa, Claudemir, Marcos Aurélio e Cassinho (Pará); Jaílton e Guilherme (Biel).
Técnico: Evaristo Piza
Argentino: San Lorenzo vê rivais fracassarem e segue na ponta da competiçãoRivais diretos pela liderança, River Plate e Estudiantes foram derrotados neste domingoCampinas, SP, 19 (AFI) - Quatro jogos deram a sétima rodada do Campeonato Argentino neste domingo. O time que saiu mais feliz de campo foi o San Lorenzo, que jogou no último sábado, e viu seu adversários diretos pela primeira posição serem derrotas no encerramento da rodada.


Confira!
» Português: Atual campeão é o único que vence na rodada deste domingo


O primeiro time que entrou podendo assumir a ponta foi o Estudiantes. O time de Verón enfrentou o All Boys, fora de casa e saiu derrotado, por 2 a 0. A equipe de La Plata ficou terceira posição, com 13 pontos, dois a menos que o líder, porém com um jogo a menos. O time da casa subiu aos dez pontos, na 11ª posição.

Em seguida quem teve a chance foi o River Plate, mas jogando fora de casa, a equipe foi derrotada para o Newell's Old Boys, por 1 a 0, e não conseguiu encostar no primeiro colocado. O time do Monumental de Nuñez, terminou a rodada na quinta posição, com treze pontos. O adversário da tarde vem logo atrás, em sétimo, com um ponto a menos.

Na parte debaixo da tabela, a fase do Independiente não é nada boa. O maior campeão da Libertadores segue sem vencer, na lanterna da competição, com três pontos. Neste domingo, a equipe foi atropelada pelo Banfield, por 4 a 0, fora de casa e segue em má fase. O time da casa encostou nas primeiras posições, terminaram a rodada em sexto lugar, com 13 pontos.

No jogo que encerrou a rodada, o Boca Juniors recebeu o Colón dentro de casa e conseguiu engatar a segunda vitória consecutiva, ao vencer a equipe, por 3 a 1, de virada. O principal destaque do jogo, que ocorreu no Estádio La Bombonera, foi Martin Palermo, autor dos três gols da vitória.

O resultado positivo deixou o Boca no meio da tabela, exatamente, na décima posição, com dez pontos. Já o Colón briga na parte de baixo da tabela. A equipe é a 16ª colocada, com seis pontos.

Confira os jogos da 7ª rodada do Argentino:

Sexta-feira
Gimnasia y Esgrima 3 x 0 Huracán
Racing Club 4 x 0 Lanús

Sábado
San Lorenzo 3 x 1 Olimpo
Godoy Cruz 1 x 2 Tigre
Quilmes 2 x 2 Argentinos Juniors
Arsenal 0 x 0 Vélez Sarsfield

Domingo
All Boys 2 x 1 Estudiantes
Newell's Old Boys 1 x 0 River Plate
Banfield 4 x 0 Independiente
Boca Juniors 3 x 1 Colón
MA: Sampaio Corrêa perde de virada e IAPE encosta nos líderesSanta Quitéria segue líder com 10 pontos na competiaçãoSão Luís, MA, 19 (AFI) – Foi realizado na tarde e noite deste domingo mais uma rodada do Campeonato Maranhense 2010. Classificado para a próxima fase da Série D, o Sampaio Corrêa segue sem vencer no campeonato, uma vez que perdeu de virada, por 3 a 2 para o time do Maranhão. Outro jogo em destaque na rodada, foi a vitória IAPE sobre o o São José, por 2 a 1. O time encostou nos primeiros colocados da competição e agora visa a liderança do Estadual.


Confira!
» Baresi exalta vitória, mas quer jogadores de olho no futuro


O primeiro jogo que agitou a rodada neste domingo foi a partida entre Viana e Nacional. Jogando fora de casa, no Estádio Daniel Filho, em Viana, o Nacional não se intimidou e venceu pelo placar de 1 a 0. O gol do time visitante foi marcado por Adílio, aos 19 minutos do primeiro tempo. Com a derrota, o Viana continua com 3 pontos na tabela e é o sétimo colocado. Já o Nacional, após a vitória, chega a 5 pontos e é o quinto colocado.

Na outra partida, às 16 horas, no Estádio Nhozinho, o IAPE venceu o time do São José pelo placar de 2 a 1. O gol do Peixe de Pedra foi marcado por Claudio André aoa 24 do segundo tempo. Para o IAPE, Cleiton aos 15 minutos do primeiro tempo e Raí, aos 46 da etapa final, marcaram para selar a vitória. Com a derrota, o São José é o penúltimo colocado no Estadual, com apenas dois pontos. Já o time vitorioso é o quarto colocado, com oito pontos ganhos.

Na partida que fechava o rodada, o Sampaio Corrêa bem que esboçou uma vitória, mas com um jogador a menos na partida, acabou sofrendo a virada e perdeu por 3 a 2 para o time do Maranhão. Os gols do Tubarão de São Luís foram marcados por Célio Codó aos 18 minutos do priemeiro tempo e Edson aos 36 também da primeira etapa. Pela equipe do Bode, Francisco Júnior aos 25 minutos do segundo tempo, Edgar aos 27 e Zé Augusto da etapa final, decretaram a vitória heróica do time da capital maranhense.

Confira os jogos deste domingo pelo Maranhense:

Domingo
15h45
Viana 0 x 1 Nacional

16 horas
IAPE 2 x 1 São José

18 horas
Maranhão 3 x 2 Sampaio Corrêa
Macaé-RJ 2 x 1 Gama-DF - Um no céu, o outro no infernoMacaé-RJ 2 x 1 Gama-DF - Um no céu, o outro no infernoMacaé, RJ, 19 (AFI) -O Macaé está classificado para as quartas-de-finais do Campeonato Brasileiro da Série C. Na tarde deste domingo , o Alvianil Praiano fez o dever de casa e derrotou o Gama por 2 a 1, ficando com a segunda colocação do Grupo C, com 14 pontos. Já o time do Distrito Federal foi rebaixado para a Série D, terminando a competição na lanterna, com cinco pontos.


Confira!
» Ceará 1 x 1 Goias - Jogo feio e empate ruim para todo mundo


O líder da chave foi o Ituiutaba, que venceu o Luverdense por 3 a 1 no interior de Minas e chegou aos 15 pontos.Nas quartas-de-finais, o Macaé enfrenta o Criciúma, primeiro colocado do Grupo D. E a primeira partida entre os dois clubes está marcada para o dia 2 de outubro, no Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo.

O jogo da volta será no dia 10, no Estádio Heriberto Hulse, no município catarinense. O vencedor deste mata-mata, além de garantir vaga na semifinal da competição, estará automaticamente classificado para a Série B de 2011.

O jogo
Com objetivos distintos, Macaé e Gama entraram em campo pensando apenas na vitória. Enquanto o Alvianil Praiano buscava a classificação, o time candango lutava contra o descenso. E, logo aos 4 minutos, os visitantes levaram perigo com Bachin, que recebeu na entrada da área e chutou firme para a defesa segura do goleiro Lugão, que substituiu Éverton, vetado pelo DM (Departamento Médico). Ele se recupera de uma pancada no ombro direito.

Mas, dois minutos depois, o Macaé chegou ao gol. O meia André Gomes cobrou escanteio pela esquerda, o volante Gedeil raspou e o atacante Bruno Luiz marcou de cabeça. Com o 1 a 0 no placar, os comandados do técnico Dário Lourenço cederam espaços ao Gama. E, aos 24 minutos, os visitantes tiveram a chance do empate em um balaço do lateral-direito Alan. Bem colocado, o camisa um do Macaé fez grande defesa, colocando a bola para córner.

O Alvianil voltou a controlar as ações e, aos 31 minutos, quase ampliou novamente em bola parada. André Gomes cobrou falta pela esquerda, o goleiro Vizzotto se esbarrou com o zagueiro Rafael Pedro e a trave salvou o Gama. O troco do time do Distrito Federal veio aos 44 minutos com o meia Elivélton, mas Lugão salvou o Macaé com os pés. Só que, nos acréscimos, o Alvianil chegou ao segundo gol com Gedeil, de cabeça, após cobrança de André Gomes pela direita.

Segundo tempo
Com a vantagem de 2 a 0, o Macaé voltou para a etapa final disposto a explorar os contra-golpes. Os visitantes foram mais perigosos até aos 20 minutos, mas sempre esbarraram na grande atuação do goleiro Lugão. O Alvianil Praiano teve a chance do terceiro aos 23 minutos com o meia Danilo, que perdeu um gol incrível após cruzamento do atacante Bruno Luiz da direita. Quatro minutos depois, o meia André Gomes fez jogada individual e arriscou de canhota. Desta vez quem apareceu bem foi o goleiro Vizzotto, colocando a bola para escanteio.

O Gama chegou ao gol aos 29 minutos. O volante Osmar fez falta no apoiador Tallys, na entrada da área, e foi expulso após receber o segundo amarelo. Na cobrança, Lugão fez a defesa parcial e, no rebote, Pedrão mandou a bola para o fundo das redes. Os visitantes tentaram pressionar nos minutos finais, porém o Macaé soube segurar a vitória e, após o apito final do árbitro, comemorou a classificação para a segunda fase da Série C do Brasileiro.

Além do Osmar (a primeira expulsão do Macaé no campeonato), o Alvianil perdeu o zagueiro Daniel Melo para a primeira partida contra o Criciúma. O jogador recebeu o terceiro amarelo e está suspenso. Como só volta a campo no dia 21, o Departamento Médico do clube terá tempo para recuperar o goleiro Everton e o atacante Edivaldo. Este último sofreu sentiu a posterior da coxa esquerda no coletivo da última quinta-feira.

FICHA TÉCNICA

MACAÉ 2 X 1 GAMA

Local: Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo, em Macaé-RJ
Público: 1.861 pagantes
Renda: R$ 16.935,00
Árbitro: Edmundo Alves do Nascimento (SC)
Auxiliares: Juliano Fernandes da Silva (SC) e Nadine Schram Câmara Bastos (SC)
Cartões amarelos: Johnatan, Daniel Melo e Osmar (Macaé); Alan, Pedrão, Rafael Pedro, Everton, Tiago Gaúcho, Tallys, Elivélton e Marcinho (Gama)
Cartões vermelhos: Osmar (Macaé); Tallys (Gama)
Gols: Bruno Luiz, aos 6'/1T e Gedeil, aos 46'/1T (Macaé-RJ)Pedrão, aos 29'/2T (Gama)

Macaé-RJ
Lugão; Johnatan, Otávio, Daniel Melo e Bill; Gedeil, Osmar, André Gomes (Serginho) e Danilo (Da Silva); Raphael Aguiar e Bruno Luiz (André).
Técnico: Dário Lourenço.

Gama-DF
Vizzotto; Alan (Hugo), Pedrão, Rafael Pedro e César; Everton, Tiago Gaúcho, Jacó (Marcinho) e Tallys; Elivélton (Nicolas), e Bachin.
Técnico: Heriberto da Cunha.