domingo, 20 de junho de 2010

Espanha x Honduras - Em busca dos pontos perdidos!
Campinas, SP, 20 (AFI) – A favorita Espanha, que perdeu na primeira rodada para a Suíça, enfrenta nesta segunda-feira a Honduras que também perdeu. As duas seleções jogam, no Estádio Ellis Park, em Johanesburgo, pela segunda rodada do Grupo H da Copa do Mundo da África do Sul.

Veja também:
Itália 1 x 1 Nova Zelândia - A Azzurra se complica na Copa!

Após perder na primeira rodada para a Suíça, a Espanha vai em busca dos pontos perdidos. Já Honduras tenta fazer história, caso consiga pelo menos um empate contra a poderosa Espanha.

Reencontrar o gol
Depois da surpreendente derrota na estreia, a Espanha entrará em campo precisando se reencontrar com o gol e provar que continua sendo uma das favoritas ao título. Vicente del Bosque ainda não definiu os titulares, mas é bem provável que retire algum volante para reforçar o setor ofensivo.

Então, a equipe que sairá jogando deverá ser mais parecida com a que terminou do que com a que começou o confronto contra a Suíça.Mas as esperanças de gol, vão ser de Fernando Torres já está completamente recuperado da lesão que havia sofrido e deverá ser uma das alternativas espanholas para buscar o gol que não saiu contra a Suíça.

Contando com os irmãos
Do lado de Honduras, depois do corte de Julio César de León, Reinaldo Rueda agora conta com os três irmãos Palacios, mas ainda não tem certeza se poderá escalar o atacante David Suazo, que vem evoluindo bem da lesão muscular na coxa direita.

De certa forma, o tropeço da Fúria fez com que os catrachos perdessem o medo. "Perdemos da melhor seleção do grupo, da mais difícil", afirmou Rueda sobre o Chile, assegurando que o plantel hondurenho "pode dar mais".

Ficha Técnica

Espanha x Honduras

Local: Estádio Ellis Park, em Johanesburgo, na África do Sul
Data: 21/06/2010
Horário: 15h30
Árbitro: Yuichi Nishimura-JPN

Espanha
Casillas; Sergio Ramos, Piqué, Puyol e Capdevilla; Xabi Alonso, Xavi, Iniesta e David Silva; Fernando Torres e David Villa.
Técnico: Vicente del Bosque

Honduras
Valladares; Sergio Mendoza, Chávez, Figueroa e Izaguirre; Wilson Palacios, Guevara, Espinoza, Edgar Álvarez e Ramón Núñez; Pavón
Técnico: Reinaldo Rueda
Chile x Suíça - Jogo dos contrastes que pode dar a classificação!
Campinas, SP, 20 (AFI) - Cada um ao seu estilo, Chile e Suíça se enfrentam nesta segunda-feira, no Estádio Nelson Mandela Bay, em Port Elizabeth, pela segunda rodada, para tentar manter um bom futebol na Copa do Mundo da África do Sul 2010 e até mesmo garantir uma vaga das vagas do Grupo H nas oitavas de final. As seleções venceram seus rivais por 1 a 0 na primeira rodada.

Veja também:
Xii! Jogador "brazuca" desfalca Portugal contra a Coreia do Norte

O Chile venceu por 1 a 0 Honduras na primeira rodada confirmando o seu favoritismo. Já a Suiça surpreendeu a todos, ao derrotar a favorita Espanha, também por 1 a 0. Com isso que vencer nesta segunda, dá um grande passo a classificação.

Força defensiva
Ao surpreender muitos especialistas com a vitória sobre a Espanha em Durban, a Suíça reforçou a confiança em sua defesa, depois de ter passado todo o torneio na Alemanha 2006 sem sofrer gols.

A equipe conseguiu anular um dos ataques mais estrelados e eficientes do mundo, que marcou 28 gols em dez jogos pelas eliminatórias. Em seu segundo compromisso contra o Cilhe, os suíços, porém, não deve ter muito alívio para sua defesa, pois o ataque chileno foi o melhor das Elminitórias sul-americanas.

Força ofensiva
Os times armados pelo argentino Marcelo Bielsa são notoriamente ofensivos. Com uma série de jovens, velozes e habilidosos talentos no Chile, sua seleção não poderia ter um padrão diferente.

Contra Honduras, os “baixinhos” aprontaram uma correria organizada, que gerou muitas chances de gol. Embora tenham falhado na pontaria, fizeram o suficiente para somar três pontos essenciais.

No jogo dessa segunda-feira, o ataque chileno terá que demosntrar o porque tem uma grande força ofensiva, pois irão pegar a seleção que não toma gols a oito horas em Copa do Mundo.

Ficha Técnica

Chile x Suíça

Local: Estádio Nelson Mandela Bay, em Port Elizabeth, na África do Sul
Data: 21/06/2010
Horário: 11 horas
Árbitro: Khalil Al Ghamdi-KSA

Chile
Bravo; Isla, Ponce, Medel e Vidal; Carmona, Millar, Matias Fernandez e Valdivia; Sanchez e Beausejour (Suazo)
Técnico: Marcelo Bielsa

Suíça
Benaglio; Lichtsteiner, Senderos (Von Bergen), Grichting, Ziegler e Huggel; Inler, Gelson Fernandes e Barnetta; Nkufo e Derdiyok
Técnico: Ottmar Hitzfeld

Portugal x Coreia do Norte - Jogo de fundamental importância!
Campinas, SP, 20 (AFI) - A história repete-se nesta segunda-feira, no Estádio Green Point, na Cidade do Cabo, pela segunda rodada do Grupo G, da Copa do Mundo da África do Sul, para Portugal e Coreia do Norte. Há 44 anos, as duas seleções encontraram-se pela primeira e única vez em uma partida emocionante, onde os portugueses venceram por 5 a 3.

Veja também:
Itália 1 x 1 Nova Zelândia - A Azzurra se complica na Copa!

Mas as recordações só ficam no passado, pois este duelo será decisivo para os objetivos das duas seleções. Um empate ou uma derrota, poderá dar a eliminação ou complicar de vez a classificação de ambas neste Mundial.

Justificar o “status”
A seleção portuguesa chega a este encontro depois de um empate a zero com a Costa do Marfim na estreia. O conjunto de Carlos Queiroz procura a primeira vitória na competição para reforçar as chances de qualificação para a fase das eliminatórias, sendo que o derradeiro adversário no Grupo G será o poderoso Brasil.

O avançado Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, vai procurar justificar as enormes esperanças que o povo português deposita nele. Pois na primeira partida ele só deu um bom chute ao gol e mais nada, essa será a chance ideal para o atacante começar a voar na Copa.

Novamente na defesa
A equipa lusa não vai ter tarefa fácil frente ao muro defensivo norte-coreano, que conseguiu segurar todas as investidas do Brasil nos primeiros 45 minutos da partida de estreia no Grupo G. Só depois do intervalo é que os pentacampeões mundiais conseguiram abrir o marcador, acabando por vencer o duelo, por 2 a 1.

A seleção comandada por Kim Jong-Hun tem como trunfo a velocidade, principalmente do avançado Hong Yong-Jo e do médio Ji Yun-Nam. Este último foi o autor do único gol da Coreia da Norte contra o Brasil, um feito, sem dúvida. As esperanças também estarão depositadas no atacante Jong Tae-Se, o famoso “Ronney Asiático”.

Ficha Técnica

Portugal x Coreia do Norte

Local: Estádio Green Point, na Cidade do Cabo, na África do Sul
Data: 21/06/2010
Horário: 8h30
Árbitro: Pablo Pozo-CHI

Portugal
Eduardo; Paulo Ferreira, Ricardo Carvalho, Bruno Alves e Fabio Coentrão; Pepe, Raul Meireles e Tiago; Danny, Cristiano Ronaldo e Liédson.
Técnico: Carlos Queiroz

Coreia do Norte
Ri Myong Guk; Pak Chol-Jin, Pak Nam-Chol e Ri Jul-Il; Cha-Jong Hyon, An Yong-Hak, Mun In-Guk, Ji Yun-Nam e Cha Jong-Hyok; Hong Yong-Jo e Jong Tae-Se.
Técnico: Kim Jong-Hun
Presidente da Federação Francesa pede desculpas pelos problemas
Campinas, SP, 20 (AFI) - O Presidente da Federação Francesa, Jean-Pierre Escalettes, divulgou um comunicado oficial neste domingo, após os jogadores se recusarem a treinar. No comunicado ele pede desculpa pelas atitudes dos jogadores.

Confira também:
Briga! Jogadores de Brasil e Costa do Marfim quase saem no tapa

"Por meio de seu presidente, pede desculpas pelo comportamento inadmissível dos jogadores que representam nosso país", comentou o presidente que continou criticando a atitude dos jogadores.

"Este movimento inaceitável é a consequência da expulsão de Nicolas Anelka, segundo eles, injustificada. Ao contrário das afirmações dos jogadores, esta punição foi efetuada ao término de uma longa discussão com o jogador, na presença do capitão".

Para fechar suas declarações, ele afirmou que após a Copa do Mundo, terá uma reunião na Federação para apurar tudo que aconteceu no mundial.

"Será convocado imediatamente quando terminar a participação da equipe da França, para extrair todas as consequências da situação de crise criada".
Melhor goleiro do mundo defende companheiro expulso
Joanesburgo, África do Sul, 20 (AFI) - Considerado o melhor goleiro do mundo, o brasileiro Júlio César lamentou o gol sofrido na vitória sobre Costa do Marfim, por 3 a 1, netse domingo, pela segunda rodada da Copa do Mundo.

“Nosso grupo encarou um grupo bem difícil. A gente sai satisfeito do jogo de hoje. Mais uma vez (tinha tomado um gol de Coreira do Norte, por 2 a 1) tomamos um gol chato, mas talvez tenha saído quando pode acontecer. Na fase de mata-mata não podemos bobear”.

Sobre a expulsão do meia Kaká, o goleiro defendeu o companheiro:

“O Kaká me disse que não fez nada. Ele veio para meu lado e disse que o juiz ia expulsá-lo. A expulsão ocorreu no clima de jogo. “

E depois deixou a mensagem para a torcida brasileira:

“Pensamento positivo, porque sei que o país pára em Copa do Mundo e vamos torcer juntos, 190 milhões de brasileiros”.

Heroi do Brasil garante que toque de mão foi involuntário
Joanesburgo, África do Sul, 20 (AFI) – Herói da vitória brasileira sobre Costa do Marfim,por 3 a 1, o atacante de Campinas, Luis Fabiano, acha que marcou um dos gols mais bonitos de sua carreira – o segundo do Brasil – e garante que, no lance, a bola tocou no seu braço de forma involuntária. No lance ele tocou com a mão na bola duas vezes, antes de aplicar dois "chapeús " em adversários afoitos.

Confira:
Matador ofereceu primeiro gol para a filha

“Foi mão santa, sei lá, mas o toque foi involuntário e o gol muito bonito”, afirmou. Ele lembrou os maus momentos vividos desde sua contusão no Sevilla (Espanha), lembrando que nunca desanimou.

Luís Fabiano terminou vaiado pela torcida, depois que a imagem da jogada foi exibida por todos os ângulos no telão do Soccer City. Ficou claro para a torcida (84.126 pagantes) que o atacante brasileiro ajeitou a bola com o braço antes de marcar o que ele considerou "uma pintura de gol".

"Não falo francês..."
E mesmo após o lance do segundo gol, em que a bola tocou em seu braço duas vezes, o próprio árbitro francês foi em sua direção e, ao seu lado, comentou algo (pelo menos gesticulou) de que a bola teria batido em seu braço.

"Na verdade não entendi nada. Não falo francês", brincou Luis Fabiano, que curiosamente defendeu o Rennes, da França, assim que deixou a Ponte Preta, clube de campinas, onde foi revelado.

“Vinha treinando duro e sabia que uma hora os gols iam sair. E foi importante ter o apoio do técnico (Dunga, que tinha dito que Fabiano faria os gols na hora certa) e dos companheiros. Tudo isso é fundamental. Não cheguei aqui 100%, mas venho batalhando bastante”.

Sem meta de gols
Artilheiro do Brasil, com dois gols, ao lado de Elano, o atacante não colocou uma meta para ser atingida, como fez na Copa das Confederações, ano passado, quando prometeu e marcou cinco gols.

“Não tenho meta. Só quero marcar meus gols e sair daqui com as vitórias do Brasil”, finalizou.
Briga! Jogadores de Brasil e Costa do Marfim quase saem no tapa
Campinas, SP, 20 (AFI) - A primeira confusão entre jogadores na Copa do Mundo, ocorreu na partida entre Brasil e Costa do Marfim neste domingo. O meia Kaká deu uma cotovelada no atacante Keita e acabou sendo expulso.

Veja também
Confira o LANCE A LANCE do jogo do Brasil e Costa do Marfim

A confusão começou, despois que o jogador da Costa do Marfin Keita simulou cotovelada de Kaká. Com isso os jogadores partiran para cima do camisa 10 da Seleção Brasileira, começando o tumulto.

Depois da confusão, o juiz deu cartão amarelo para Kaká, como o meia já tinha, foi expulso, ficando fora da última partida do Brasil na primeira fase, contra Portugal.

Os jogadores da Costa do Marfim ficaram revoltados com o lance a partiram para cima do brasileiro, que foi defendido pelos outros jogadores brasileiros.

ATUAÇÕES: Luís Fabiano, Maicon e Elano foram os destaques!
Campinas, SP, 20 (AFI) - O Brasil venceu a segunda rodada da Copa do Mundo, da África do Sul, em cima da Costa do Marfim por 3 a 1, jogando bem, e de quebra se classificando para a oitavas-de-finais.

Veja também:
Brasil 3 x 1 Costa do Marfim - Futebol show e vaga assegurada

O destaque da partida foi o atacante Luís Fabiano, autor de dois gols, o segundo sendo um golaço.

Confira as notas:

Júlio César - 6.0 - Não teve culpa no gol sofrido, e não precisou trabalhar muito na partida, só em duas bolas, no entanto foi seguro.

Maicon - 7.0 - Jogou bem principalmente no primeiro tempo, foi onde saiu as grandes jogadas das seleção na partida.

Lúcio - 6.0 - Foi seguro durante toda a partida, mas falhou no gol sofrido pela seleção querendo fazer linha de impedimento.

Juan - 6.0 - Assim como o companheiro de zaga foi bem, mas também falhou no gol da Costa do Marfim

Gilberto Silva - 6.5 - Foi um xerife durante todo o jogo, desarmando bem, e tocando bem as bolas.

Felipe Melo - 6.0 - Não apareceu tanto na partida, mas foi seguro nos desarmes e errou apenas algumas bolas.

Elano - 7.0 - Foi a grande válvula de escape da seleção na partida, e de quebra marcou um dos três gols da seleção na partida.

Kaká - 5.0 - Começou mal, mas depois melhorou, deu passe para dois gols, mas no final da partida acabou sendo expulso.

Robinho - 4.5 - Não demonstrou o bom futebol da primeira partida, errando muitos passes e não acertando uma jogada.

Luís Fabiano - 8.0 - No jogo de hoje, ele realmente demosntrou porque seu apelido é "Fabuloso", marcando dois gols, o segundo sendo um golaço.

Daniel Alves - 5.5 - Entrou no segundo tempo no lugar de Elano machucado, não comprometendo na partida.

Ramires - 5.0 - Entrou no final da partida, não tendo tempo de jogar.

Dunga - 5.5 - Tava bem na partida, até que ele errou em não tirar o Kaká da partida, e com isso o meia da seleção foi expulso.

Árbitro: Stephane Lannov-FRA - 3.0 - Pior arbitragem da Copa do Mundo, válidou um gol irregular do Brasil, e ainda por cima deixou a violência começar, e com isso a confusão entre os jogadores.

Costa do Marfim - 4.0 - Começou bem o jogo, até tomar o primeiro gol, com isso o time caiu de rendimento, e na segunda etapa consegiu ainda fazer um gol de honra com Drogba.

Confira como foi o lance a lance do jogo do Brasil neste domingo
Campinas, SP, 20 (AFI) - Num show de cobertura do jogo do Brasil, na segunda rodada da Copa do Mundo, o Portal Futebol Interior acompanha a caminha Brasileira rumo ao Hexacampeonato no seu lance a lance.

Siga o Futebol Interior também pelo Twitter!

Acompanhe a partida (Aperte F5 para atualizar o lance a lance):

48 min: O árbitro encerra a partida e o Brasil vence sua segunda partida e confirma a classificação à próxima fase.

47 min: Numa cobrança de falta do meio da rua, Daniel Alves tenta, mas o goleiro Barry faz uma boa defesa.

45 min: O técnico Dunga faz mais uma alteração. Robinho deixa o time para entrada de Ramires.

44 min: A Costa do Marfim cresce no jogo e busca a todo custo diminuir a vantagem.

41 min: CONFUSÃO! Kaká da uma cotovelada fora do lance em Keita e acabou sendo expulso. Os jogadores da Costa do Marfim foram para cima do meia, quase levando uma confusão generalizada.

39 min: Tiote deu uma entrada criminosa em Luis Fabiano e também levou o cartão amarelo.

38 min: O meia Kaká leva cartão amarelo, após discutir com um jogador da Costa do Marfim.

33 min: É GOL DA COSTA DO MARFIM. Após cruzamento para área, o atacante Drogba livre, manda de cabeça para fundo das redes.

31 min: O jogo fica um pouco mais violente. Os jogadores da Costa do Marfim estão dando entradas fortes nos jogadores brasileiros e o árbitro está um pouco omisso nos cartões amarelos. Apenas dois foram distribuídos.

29 min: Mais um cartão amarelo para Costa do Marfim. Keita dá uma entrada criminosa em Michel Bastos e também levou o amarelo.

26 min: Tentando mexer bastante no time e reagiar no jogo, o técnico Sven-Göran Eriksson tira Eboue e coloca em campo Romaric.

23 min: O técnico da Costa do Marfim também mexe no time. Sai Kalou entra Keita.

22 min: Numa entrada criminosa de Tioté em cima de Elano, o jogador precisou ser substituído. No seu lugar, Daniel Alves foi para o jogo.

20 min: Na comemoração do gol brasileiro, o lateral Maicon mais uma vez caiu nas lágrimas. Elano tirou suas caneleiras que estavam escritos os nomes de Maria Clara e Maria Teresa.

17 min: É GOOOOOOOOLLLL DO BRASSIIIIIILLLLLLL. Kaká fez uma linda jogada pela direita e cruzou para o meio da área. Elano, livre, só tocou para o fundo das redes.

16 min: Kaká recebeu dentro da pequena área e chutou para o gol. o Goleiro Barry fez uma linda defesa.

14 min: O Brasil se solta mais após o segundo gol. Elano arrisca de fora da área e a bola passa muito perto do gol.

11 min: A Costa do Marfim faz sua primeira alteração. O atacante Gervinho entra vaga de Dindané.

10 min: O Estádio Soccer City está recebendo o seu recorde de público. Ao todo estão presentes 94.126 mil torcedores. É recorde!

7 min: Após o segundo chapéu, ele ajeitou a bola com a mão, mas o árbitro não viu, validando o gol brasileiro.

6 min: É GOOOLLLLL DO BRAASSSIIIIILLLLLLLL. De novo ele, Luis Fabiano deu dois chapéus dentro da área da Costa do Marfim e afundou o goleiro Barry, que ficou vendido no lance.

4 min: O lateral-direito Maicon levou uma pancada na coxa e teve que deixar o campo para ser atendido.

1 min: Recomeça o jogo no Estádio Soccer City.

Intervalo: As duas equipes voltaram para o segundo tempo sem nenhuma alteração.

46 min: O árbitro encerra o primeiro tempo, com a vitória do Brasil por 1 a 0 contra a Costa do Marfim.

44 min: O árbitro francês marca um minuto de acréscimo.

43 min: Após o gol, o Brasil se fechou no seu campo, dando espaço para Costa do Marfim tentar criar algumas oportunidades de gol. Mas sem criação pouco chegava ao gol de Júlio Cesar, apenas em chutes de fora da área.

37 min: O goleiro Julio Cesar foi testado pela Jabulani. O meia Dindane arriscou um chute de fora da área, a bola quicou no caminho dificultando o lance. Mas, na melhor fase de sua carreira, ele encaixou, sem dar rebote.

33 min: Na comemoração do seu gol, Luis Fabiano fez com a mão o número seis. Hoje é aniversário de sua filha Giovana, que está fazendo seis anos. O gol foi em sua homenagem.

32 min: Luis Fabiano não fazia um gol com a camisa da Seleção Brasileira desde a vitória por 3 a 2, em cima da Argentina, em Rosário, jogo que deu a classificação a Seleção à Copa do Mundo.

30 min: Primeiro cartão amarelo do jogo. O lateral-esquerdo Tiene fez falta por traz em Elano e acabou levando o primeiro cartão do jogo.

24 min: É GOL DO BRASIIIIILLLLLLLLLL. Luis Fabiano recebe dentro da área belo passe de Kaká e afunda o goleiro Barry, que nada pode fazer no lance.

18 min: Após cobrança de escanteio, a bola fica dentro da área, num bate e rebate. O último a relar na bola foi Gilberto Silva que isola por cima do gol.

12 min: A Costa do Marfim deu seu primeiro chute ao gol. Numa cobrança de falta, Drogba pegou muito mal na bola e mandou longe do gol de Julio Cesar.

7 min: A Costa do Marfim marca a saída de bola do Brasil. Diferente do que todo mundo esperava, os Elefantes Africanos estão ficando muito tempo no campo do Brasil. Contra Portugal, eles fizeram duas linhas de quatro e só jogaram na defesa.

1 min: No primeiro lance do jogo, o Brasil puxou um rápido contra-ataque e Robinho tentou do meio da rua encobrir o goleiro Barry. A bola raspou a trave.

0 min: O árbitro Stephane Lannov apita e rola a bola no Soccer City.

Pré jogo: As duas equipes já estão em campo e os hinos nacionais já foram tocados. O Brasil vai para o jogo com sua camisa amarela, enquanto a Costa do Marfim vai com sua camisa com listras verdes e brancas.

Confira as escalações dos times
Brasil - Julio Cesar; Maicon, Lúcio, Juan e Michel Bastos; Gilberto Silva, Felipe Melo, Elano (Daniel Alves) e Kaká; Robinho (Ramires) e Luis Fabiano
Técnico: Dunga

Costa do Marfim - Barry; Demel, Zokora, Kolo Touré e Tinéné; Yara Touré, Tioté e Eboué (Romaric); Dindane (Gervinho), Drogba e Kalou (Keita).
Técnico: Sven-Göran Eriksson

Cartão vermelho: Kaká (Brasil)
Cartões amarelos: Tiené Tiote e Keita (Costa do Marfim); Kaká (Brasil)
Local: Estádio Soccer City, em Joanesburgo
Árbitro: Stephane Lannov-FRA
Imprensa mundial se rende à Seleção Brasileira e destaca Fabuloso
Campinas, SP, 20 (AFI) - Após a vitória da Seleção Brasileira neste domingo, por 3 a 1, contra a Costa do Marfim, a imprensa mundial se rendeu aos jogadores e destacaram que a Seleção avançou às oitavas de finais.

Confira também:
Confira como foi o lance a lance do jogo do Brasil neste domingo

O jornal argentino Olé destacou o gol em que Luis Fabiano tocou com a mão na bola. Além disso, comentou a fúria de Dunga com a expulsão de Kaká, além de destacar que o Brasil avançou às oitavas de finais.

No jornal italiano Corriere dello Sport, eles se renderam ao futebol arte do Brasil e comentaram a expulsão de Kaká. "Brasil dá show e avança à oitavas, mas Kaká faz feio e é expulso".

O site espanhol Marca destacou a vitória do Brasil e que se classificou às oitavas de finais. "Brasil convence e está nas oitavas" deu na manchete do seu site oficial.

Para o jornal francês L'Equipe o Brasil jogou "em tom crescente" e comentou o jejum de seis gols do atacante Luis Fabiano.

No jornal inglês The Sun, uma simples manchete, Fabuloso, fazendo referência, ao autor dos dois gols brasileiros feito por Luis Fabiano.


Vítima maior!Elano chora, mas garante que não foi nada grave
Joanesburgo, África do Sul, 20 (AFI) – A principal vítima brasileira da “fúria” e da violência dos jogadores da Costa do Marfim foi o meia Elano. Ele sofre uma forte pancada na canela direita, numa entrada maldosa de Tiene, deixando o campo chorando, sem apoiar o pé no chão. Depois de ser examinado pelos médicos, que aparentemente, não constataram nada mais grave, o jogador poderia até ser encaminhado para exames mais detalhados num hospital da cidade.

Isso, porém, não foi necessário. O médico José Luiz Runco, em princípio, usou de sua experiência para tranqüilizar a todos.

“Houve um forte trauma no local, com processo doloroso. Mas, num primeiro momento, não houve fratura ou algo mais grave”, analisou o médico, após a vitória do Brasil sobre Costa do Marfim, por 3 a 1, que valeu uma vaga antecipada na segunda fase.

Na entrevista coletiva, na zona mista formada pela Fifa, Elano se mostrou otimista:

"Fiquei preocupado na hora, porque senti muita dor. Mas agora sei que não houve nada grave, além de uma marca na canela. No lance eu sabia que ia me dar mal, porque cheguei antes na bola. Mas com um ou dois dias estarei em condições normais de jogo", assegurou.

Elano falou que após o gol mostrou as duas caneleiras com os nomes das filhas: Clara e Maria Teresa. Ambos estavam no estádio junto com a mãe e outros familiares, vindos do Brasil.

Muitas faltas e a expulsão
A Costa do Marfim cometeu 23 faltas no total, a maioria desleal, e levou apenas três amarelos o que gerou muita reclamação em cima do árbitro francês Stephane Lannov. Os adversários brasileiros também culparam o árbitro pelas jogadas ríspidas dentro de campo.

Para parte da Imprensa brasileira, o técnico Dunga demorou em substituir Kaká, que estava sendo visado pela violência adversária. Kaká recebeu o cartão amarelo, aos 40 minutos do segundo tempo, por cometer uma falta e fazer a reclamação.

Minutos depois, forçou o choque com Keita, levou o segundo amarelo e o vermelho. As imagens mostraram que Kaká levantou o braço direito cerrado, no peito do marcador, que vinha em sua direção

Kaká esquece expulsão e lembra os dois passes para gols
Joanesburgo, África do Sul, 20 (AFI) – Expulso pela primeira vez com a camisa da seleção brasileira, o meia Kaká lamentou sua expulsão, mas fez questão de lembrar o lado positivo da vitória do Brasil sobre Costa do Marfim, por 3 a 1.

“Vocês viram a imagem e acho que vocês vão poder analisar. Recebi milhares de mensagens dizendo que a expulsão foi injusta. Acho que tivemos algumas jogadas desleais e assim fica ruim para quem está em campo e para quem está assistindo”.

“Estou feliz para minha atuação e pela seleção. No chamado “grupo da morte” a gente consegue a vaga antecipada. Pelo lado positivo, acho que voltei a jogar bem, dei passes para dois gols (primeiro de Luis Fabiano e o terceiro de Elano)

Kaká também tem a seu favor o retrospecto disciplinar. Ele sofreu duas expulsões no São Paulo “ nenhuma mais”, mesmo tendo atuado no rigoroso futebol italiano, pelo Milan, e no futebol arte da Espanha, pelo Real Madrid.

Robinho animado
O atacante Robinho, outra vez elogiado, não escondeu a confiança na evolução do time brasileiro.

“Ao contrário do primeiro jogo, contra a Coréia, fica mais fácil jogar contra um adversário que também deixa jogar, que joga de igual para igual e não fica todo lá atrás”, analisou.

“Acho que 3 a 1 foi um resultado justo e contra Portugal, mesmo classificados, nós vamos jogar para vencer e terminar em primeiro lugar no grupo”.

Michel Bastos, que atua no futebol francês estranhou a confusa atuação do árbitro Stephane Lannov.

“Ele é bom árbitro e até estranhei porque ele deixou o jogo muito solto”, comentou Bastos.

Técnico da Costa do Marfim pede desculpas a Elano
Campinas, SP, 20 (AFI) - A Costa do Marfim foi derrotada pelo Brasil, por 3 a 1, na tarde deste domingo. Pelos lados dos adversários, o destaque negativo ficou por conta das inúmeras entradas duras, beirando a deslealdade. O técnico Sven-Goran Eriksson pediu aos brasileiros pela lesão de Elano.

Leia mais:
Brasil bate Costa do Marfim e garante classificação

"Vocês sabem a condição de Elano?", perguntou Eriksson aos jornalistas na entrevista coletiva após a partida em Johanesburgo. "Bom, quero dizer que sinto muito pelo o que aconteceu", emendou o treinador sueco em referência ao lance.

Minutos depois de marcar o terceiro gol brasileiro na partida, Elano recebeu entrada dura de Tioté e deixou o gramado chorando, amparado por membros da comissão médica da seleção. O médico José Luiz Runco, em princípio, usou de sua experiência para tranqüilizar a todos.

“Houve um forte trauma no local, com processo doloroso. Mas, num primeiro momento, não houve fratura ou algo mais grave”, analisou o médico, após a vitória do Brasil sobre Costa do Marfim, por 3 a 1, que valeu uma vaga antecipada na segunda fase.
Copa: Espanha e Portugal vão em busca da primeira vitória
Campinas, SP, 20 (AFI) - A Copa do Mundo da África do Sul não para, e nesta segunda-feira, mais três jogos agitam as últimas partidas da segunda rodada. Portugal tenta a primeira vitória, enquanto a Espanha quer se recuperar. Ainda pelo grupo espanhol. Chile e Suiça lutam pela liderança isolada.

Siga o Portal Futebol Interior no Twitter

A favorita?
A favorita Espanha, que perdeu na primeira rodada para a Suíça, enfrenta a Honduras que também perdeu. As duas seleções jogam, no Estádio Ellis Park, em Johanesburgo, pela segunda rodada do Grupo H da Copa do Mundo da África do Sul.

Após perder na primeira rodada para a Suíça, a Espanha vai em busca dos pontos perdidos. Já Honduras tenta fazer história, caso consiga pelo menos um empate contra a poderosa Espanha.

Briga de líderes
Cada um ao seu estilo, Chile e Suíça se enfrentam no Estádio Nelson Mandela Bay, em Port Elizabeth, para tentar manter um bom futebol na Copa do Mundo da África do Sul 2010 e até mesmo garantir uma vaga das vagas do Grupo H nas oitavas de final. As seleções venceram seus rivais por 1 a 0 na primeira rodada.

O Chile venceu por 1 a 0 Honduras na primeira rodada confirmando o seu favoritismo. Já a Suiça surpreendeu a todos, ao derrotar a favorita Espanha, também por 1 a 0. Com isso que vencer nesta segunda, dá um grande passo a classificação.

De novo
A história repete-se nesta segunda-feira, no Estádio Green Point, na Cidade do Cabo, pela segunda rodada do Grupo G, da Copa do Mundo da África do Sul, para Portugal e Coreia do Norte. Há 44 anos, as duas seleções encontraram-se pela primeira e única vez em uma partida emocionante, onde os portugueses venceram por 5 a 3.

Mas as recordações só ficam no passado, pois este duelo será decisivo para os objetivos das duas seleções. Caso haja um empate nesta partida, a Seleção Brasileira garante o primeiro lugar do grupo, pois venceu a Costa do Marfim por 3 a 1.

Confira os jogos desta segunda-feira:

8h30
Portugal x Coréia do Norte

11 horas
Chile x Suiça

15h30
Espanha x Honduras



Brasil 3 x 1 Costa do Marfim - Futebol show e vaga assegurada
Campinas, SP, 20 (AFI) – Como era muito esperado, a Seleção Brasileira mostrou um futebol digno e deu um show para cima da Costa do Marfim. Jogando na tarde deste domingo, no Estádio Soccer City, em Johanesburgo, o Brasil contou com um inspirado Luís Fabiano, que marcou dois gols, e venceu por 3 a 1, e conseguiu, de forma antecipada, a classificação às oitavas-de-final da Copa do Mundo, juntamente com a Holanda.

A Seleção Canarinho não fez um grande primeiro, principalmente na parte da criação, e precisou de um lance individual de Luís Fabiano para abrir o placar. Na segunda etapa, com um futebol bem mais solto, fez mais dois gols, e colocou os adversários na roda.

Com este resultado, o Brasil manteve o 100% de aproveitamento na Copa do Mundo, e chegou aos seis pontos, na liderança do Grupo G, garantindo sua classificação. A primeira posição pode ser confirmada na segunda-feira, caso a partida entre Portugal e Coréia do Norte termine empatada.

O esperado
Assim como era esperado, o Brasil começou o jogo mostrando habilidade, e partindo para cima da Costa do Marfim. Logo no primeiro minuto, Robinho puxou contra-ataque, viu Barry adiantado e tentou de longe, mas mandou por cima do gol. Porém, depois disso, a produção caiu bastante. O adversário criou sua chance aos 13 minutos, quando Drogba bateu falta da direita, tentou surpreender Julio Cesar com um chute direto, mas errou o alvo.

A Costa do Marfim não criava lances de perigo, entretanto chegava mais próxima à grande área defendida pelo Brasil. Os comandados de Dunga não conseguiam o mesmo do outro lado, ficando Luís Fabiano muito isolado na frente, longe dos principais armadores da Seleção.

Isso ficou muito evidente aos 23 minutos. Maicon recebeu de Robinho na direita, ganhou da marcação e tentou lançar Luís Fabiano, que estava totalmente sozinho no ataque, nas costas da defesa, mas o passe saiu muito forte e foi pela linha de fundo.

Quebrou um jejum
Então, aos 25 minutos, Luís Fabiano quebrou um longo tabu. Kaká fez jogada na entrada da área e encontrou Luís Fabiano nas costas da defesa. O atacante encheu o pé direito e abriu o placar. O artilheiro quebrou um incômodo jejum pela seleção, pois estava há seis jogos sem marcar – Este foi seus 26º gol em 40 jogos.

Depois disso, a Costa do Marfim, ao contrário do que se esperava, não foi para cima, e o Brasil deu uma acalmada, passando a tocar mais a bola. A última grande chance do primeiro tempo aconteceu aos 41 minutos, quando Eboué avançou pela direita, limpou a marcação e tentou de direita, mas a bola passou à esquerda de Julio Cesar.

Agora, sim!
Para o segundo tempo, a Seleção Brasileira voltou a jogar como há tempos não fazia, e conseguiu construir um belo placar. Aos cinco minutos, Luís Fabiano deu dois chapéus, passou por um terceiro zagueiro e bateu de esquerda no canto, ampliando o placar. Durante o lance do gol, Luís Fabiano tocou mão na bola duas vezes, mas o árbitro não percebeu e mandou seguir.

Durante o jogo, a transmissão oficial flagrou o árbitro conversando com Luís Fabiano e sinalizando que ele teria ajeitado a bola com a mão. O atacante brasileiro negou, dizendo que foi com o peito. A Costa do Marfim entrou em desespero e foi para cima em busca do seu gol. Aos oito minutos, Dindane fez jogada pela direita, foi à linha de fundo e cruzou na área. No segundo pau, Drogba cabeceou à esquerda do gol de Julio Cesar.

Não demorou muito, e o terceiro gol saiu. Aos 16 minutos, Kaká fez jogada individual pela esquerda e cruzou rasteiro. Sozinho, Elano só toca para o gol marfinense. Na comemoração, ele tirou suas caneleiras e mostrou o nome das filhas - Maria Clara e Maria Tereza.

Descontaram
A Costa do Marfim, em uma falha da defesa do Brasil, conseguiu diminuir a vantagem. Aos 33 minutos, Yaya Touré lançou Drogba dentro da área do Brasil. Completamente livre, o atacante desviou de cabeça e diminui para os africanos. Depois disso, O Brasil perdeu Kaká. ele vinha sendo provocado pelos jogadores adversários, e no final, deu uma cotovelada em Keita, e acabou sendo expulso, ficando de fora da partida contra Portugal.

Próximos Jogos
Na próxima rodada, a última da fase de classificação, todas as seleções do Grupo G jogam na sexta-feira, às 11 horas. O Brasil enfrenta o Portugal, enquanto a Costa do Marfim encara a Coréia do Norte.

Ficha Técnica

Brasil 3 x 1 Costa do Marfim

Local: Estádio Soccer City, em Johanesburgo, na África do Sul
Público: 94.126 expectadores
Árbitro: Stephane Lannov-FRA
Cartões amarelos: Kaká (Brasil); Tiené, Tioté e Keita (Costa do Marfin).
Cartão vermelho: Kaká (Brasil)
Gols: Luís Fabiano 25'/1T e aos 6’/2T e Elano aos 16’/2T (Brasil); Drogba aos 33’/2T

Brasil
Júlio César; Maicon, Lúcio, Juan e Michel Bastos; Gilberto Silva, Felipe Melo, Elano (Daniel Alves) e Kaká; Robinho (Ramires) e Luís Fabiano
Técnico: Dunga

Costa do Marfim
Barry; Demel, KoloToure, Zokora, Tiene e Eboue (Romaric); Tiote, Yaya Toure e Kalou (Keita); Dindané (Gervinho) e Drogba.
Técnico: Sven-Göran Eriksson



Itália 1 x 1 Nova Zelândia - A Azzurra se complica na Copa!
Campinas, SP, 20 (AFI) - Em partida nervosa, Itália e Nova Zelândia se enfrentaram neste domingo, às 11 horas, no Estádio Mbombela, em Nelspruit, fechando a segunda rodada do Grupo F, da Copa do Mundo da África do Sul. As duas seleções apenas empataram em 1 a 1. Com isso a Itália se complicou no grupo podendo ficar de fora da próxima fase, já para Nova Zelândia, o resultado foi comemorado.

Veja também:
Eslováquia 0 x 2 Paraguai - Com a mão na classificação!

Com esse resultado a Itália chegou aos dois pontos, precisando vencer a Eslováquia na última partida para garantir sua classificação. Já Nova Zelândia também chegou aos dois pontos, mas terá vida dutra na última rodada, onde vai encarar o Paraguai, líder da chave com quatro pontos.

Movimentado
A partida começou com a seleção italiana indo para cima, e a Nova Zelândia se defendendo, jogando apenas com um atacante. Mas de nada adiantou logo aos seis minutos a Nova Zelândia conseguiu abrir o placar. Em cobrança da intermediária do meia Elliott, a bola passou por toda a área, e bateu no zagueiro italiano Cannavaro e sobrou para Smeltz. O atacante só teve o trabalho de empurrar a bola para o fundo das redes.

Depois do gol a Itália perdeu uma grande chance com o zagueiro Chiellini, aos 16 minutos. Depois de escanteio cobrado por Pepe pela direita, o zagueiro Cannavaro desviou na primeira trava, e sobrou para Chielline que chutou de perna esquerda dentro da pequena área, mas a bola passou longe do gol.

Novamente a Itália perdeu uma grande chance, só que dessa vez, foi com o lateral Zambrotta aos 21 minutos. O lateral pegou a bola no meio de campo e foi levando, até que perto da entrada da área, ele arriscou um belo chute, passando raspando o travessão do goleiro Paston da Nova Zelândia.

Os italianos seguiram pressionando, e aos 26 minutos, Montolivo acertou a bola na trave. O Meia recebeu a bola na intermediária, e arriscou o chute. A bola acertou a trave direita do goleiro e saiu.

Empatou!
De tanto pressionar a Itália conseguiu chegar ao empate aos 28 minutos, depois que o juiz da Guatemala Carlos Batres, marcou pênalti, após puxão do zagueiro Smith em cima do volante De Rossi.

Na cobrança o atacante Iaquinta, bateu no canto esquedo do goleiro Paston, que pulou no canto esquerdo, ficando sem chances de pegar o pênalti.Após o gol a Azzurra seguiu pressionando, com vários chutes de fora da área, e depois de um belo chute do volante De Rossi, goleiro neozelandês, aos 44 minutos praticou grande defesa espalmando para escanteio.

Faltou emoção
A segunda etapa começou fraca tecnicamente, com as duas seleções errando muitos passes, e com isso a primeira chance de perigo aconteceu só, aos 17 minutos com a Nova Zelândia. Após cobrança de escanteio a bola sobrou para o zagueiro Vicelich, que arriscou chute de primeira, dando perigo para o goleiro Marchetti.

Depois desse lance, a Itália teve uma grande chance só, aos 24 minutos com o meia Montolivo. O jogador arriscou grande chute de fora da área, obrigando o goleiro Paston se esticar tudo para praticar a defesa.

A Nova Zelândia perdeu uma grande chance de marcar o gol, aos 37 minutos, com o atacante Wood. O jogador fez boa jogada individual, se livrou facilmente da marcação do zagueiro Cannavaro e chutou cruzado rasteiro. A bola passou muito perto da trave do goleiro Marchetti.

Depois desses lances o jogo caiu de produção, ficando mesmo no empate de 1 a 1, com a seleção italiana não acreditando nesse resultado, e se complicando no Grupo F.

Siga o Futebol Interior também pelo Twitter!

Próximos jogos
As duas seleções voltam a campo pela última rodada do Grupo F, na próxima quinta-feira. A Itália enfrenta a Eslováquia, e a Nova Zelândia enfrenta o Paraguai. Os dois jogos serão realizados às 11 horas.

Ficha Técnica

Itália 1 x 1 Nova Zelândia

Local: Estádio Mbombela, em Nelspruit, na África do Sul
Árbitro: Carlos Batres-GUA
Cartões amarelos: Fallon, Nelsen e Smith (Nova Zelândia);
Gols: Smeltz, aos 7’/1T (Nova Zelândia); Iaquinta (pênalti), aos 28’/1T (Itália)

Itália
Marchetti; Criscito, Cannavaro, Chiellini e Zambrotta; De Rossi, Marchisio (Pazzini), Montolivo e Pepe (Camoranesi); Iaquinta e Gilardino (Di Natale)
Técnico: Marcello Lippi

Nova Zelândia
Paston; Reid, Nelsen, Vicelich (Christie) e Smith; Elliott, Bertos, Lochhead, Killen (Barron) e Fallon (Wood); Smeltz.
Técnico: Ricki Herbert
Eslováquia 0 x 2 Paraguai - Com a mão na classificação!
Campinas, SP, 20 (AFI) - Em um duelo onde era esperado o equilíbrio, o Paraguai encarou a Eslováquia e não tomou conhecimento do adversário na manhã deste domingo, vencendo com facilidade por 2 a 0 no Estádio Free State, em Bloemfontein, pela segunda rodada do Grupo F da Copa do Mundo.

Com o resultado, o selecionado sul-americano chegou aos quatro pontos conquistados, assumindo a liderança provisória do grupo. A Eslováquia ficou com apenas um ponto conquistado, assim como Itália e Nova Zelândia, que se enfrentam a partir das 11 horas deste domingo.

Independente do placar da outra partida, o Paraguai entra na última rodada jogando pelo empate.

Domínio sul-americano
As duas equipes chegaram ao duelo com um ponto ganho e prometiam fazer um jogo equilibrado. O Paraguai, porém, dominou as ações na primeira etapa, encurralando a apática Eslováquia. Logo aos quatro minutos, o time sul-americano chegou com perigo, em um chute de longa distância de Roque Santa Cruz. A bola desviou na zaga, exigindo grande defesa do goleiro Mucha.

Aos 18 minutos, o time paraguaio executou rápida troca de passes, e Riveros ficou com a bola. O jogador acertou forte chute de primeira, e o goleiro eslovaco pegou, no susto. Quatro minutos depois, Barrios fez bela tabela com Vera, livrou-se de marcação e acertou forte arremate, que passou raspando o travessão eslovaco.

Atordoada e sem ideias no ataque, a seleção da Eslováquia viu o Paraguai abrir o placar aos 26 minutos, merecidamente. No lance, Lucas Barrios lançou Vera na área. O defensor tocou de primeira com a parte externa do pé, tirando do goleiro e balançando as redes em Bloemfontein, para alegria dos torcedores paraguaios, em bom número no estádio.

O time europeu só foi ameaçar aos 36 minutos, quando Kozak bateu escanteio e Salata subiu mais que a zaga para testar firme e por cima do gol, com perigo. No primeiro tempo foi só, e ficou de bom tamanho para os eslovacos.

Sonolento...
O público presente no Free State, que não era dos melhores, teve que aguentar um segundo tempo sonolento. Assim como fez no primeiro jogo, o Paraguai resolveu recuar com a vantagem no placar, tentando matar o duelo nos contra-ataques.

A Eslováquia, por sua vez, praticava o jogo padrão dos times fracos desta Copa - toques rápidos, chutões e lançamentos para a área, e "seja o que Deus quiser". Mesmo dominando a posse de bola e fazendo uma saraivada de cruzamentos na área, o time europeu não conseguia exigir uma defesa sequer de Villar.

A partida, que havia começado de forma promissora e até empolgante, começou a lembrar os jogos da primeira rodada da Copa, que eram de dar sono até no mais fanático dos torcedores. Aos 26 minutos, finalmente um lance de perigo, e novamente do Paraguai. Roque Santa Cruz chegou à linha de fundo pela esquerda e cruzou na área.

Vera mergulhou bonito e cabeçeou para o chão, mas a bola passou raspando. O lance serviu para ilustrar a "ruindade" da seleção eslovaca, que mesmo perdendo o duelo e precisando do resultado, ainda via um Paraguai recuado criar uma chance de gol. Aos 31, Torres, que entrou no segundo tempo, arriscou chute de longe e também ameaçou a meta de Mucha.

Atestando a sua própria incompetência, a Eslováquia ainda conseguiu tomar o segundo gol na partida. Após receber passe na entrada da área, Riveros desferiu forte chute de esquerda, fuzilando o goleiro Mucha e decretando a vitória dos sul-americanos.

Próximos jogos
O Paraguai volta a campo na próxima quinta-feira (24), pela terceira rodada do Grupo F da Copa do Mundo. O time encara a Nova Zelândia, enquanto que a Eslováquia enfrenta a Itália. Os dois jogos acontecem às 11 horas.

Ficha Técnica

Eslováquia 0 x 2 Paraguai
Local: Estádio Free State, em Bloemfontein, na África do Sul
Árbitro: Eddy Maillet (SEY)
Cartões amarelos: Durica, Sestak e Weiss (Eslováquia); Vera (Paraguai)
Gols: Vera aos 26'/1T e Riveros 40'/2T (Paraguai

Eslováquia
Mucha; Pekarik, Skrtel, Durica e Kozak; Strba, Hamsik e Weiss; Salata (Stoch), Vittek e Sestak (Holosko).
Técnico: Wladimir Weiss

Paraguai
Villar; Vera (Barreto), Da Silva, Alcaraz e Morel Rodriguez; Victor Cáceres, Bonet e Riveros; Lucas Barrios (Cardozo), Nelson Valdez (Torres) e Roque Santa Cruz.
Técnico: Gerardo Martino