terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Com políticos, Londres inaugura sistema de luz do Estádio Olímpico

O sistema de iluminação do Estádio Olímpico de Londres, que sediará os Jogos de 2012, foi acionado pela primeira vez nesta segunda-feira, pelo primeiro-ministro inglês David Cameron. A cerimônia contou também com o prefeito da cidade, Boris Johnson, e o chefe do comitê organizador da Olimpíada, Sebastian Coe.

David Cameron acionou o botão que acendeu os refletores de 14 torres, de 70 metros de altura, e que somam 532 lâmpadas, acompanhado de autoridades e crianças do leste de Londres. Sob baixas temperaturas, as luzes revelaram o estádio, com capacidade para 80 mil pessoas e ainda em construção, coberto de neve.

Na cerimônia, o primeiro-ministro chamou os Jogos de Londres de "maior show da Terra", a ser realizado daqui a um ano, sete meses e sete dias. O Estádio Olímpico, contudo, deverá estar totalmente pronto para receber a Olimpíada já em 2011.
Retrospectiva: de Werdum à volta do UFC ao Brasil, relembre os grandes momentos do MMA em 2010

No ano da realização de uma inédita Copa do Mundo na África do Sul, não foram apenas os apaixonados por futebol que passaram por fortes emoções em 2010. De janeiro a dezembro, os fãs de MMA (Mixed Martial Arts) se empolgaram com grandes eventos, notícias e feitos históricos que marcaram o crescimento do esporte no mundo em proporções inimagináveis.

Com 2010 muito próximo do fim, o ESPN.com.br faz uma retrospectiva sobre o que de melhor aconteceu no ano nos mais variados esportes. São, ao todo, 13 especiais que resumem as conquistas, as bizarrices, os fracassos, as polêmicas, enfim, tudo que agitou a Copa do Mundo, o futebol nacional e internacional, os esportes olímpicos, o basquete, o tênis, o ano em branco do trio de ferro paulista e até o pôquer.


Leia Mais

O homem que vai tentar parar Velásquez em 2011

E, como já estamos 'abrindo a porta' para 2011, nada é mais gostoso do que fazer uma retrospectiva dos principais momentos do MMA nestes doze meses de 2010. A equipe do ESPN.com.br seleciona aqui alguns deles para lembrarmos e debatermos, sem nenhuma pretensão de eleger quantos e quais são os fatos memoráveis. Vamos lá:

A queda de um mito

No dia 26 de junho, entrava no octógono, em edição do Strikeforce, a lenda russa Fedor Emelianenko. Com ele, um cartel de 32 vitórias e apenas uma derrota, além do status de "melhor lutador da história do MMA".

Seu adversário era o brasileiro Fabrício Werdum, que sonhava em voltar aos seus dias de glória. Qualquer resultado diferente de um nocaute a favor de Fedor seria considerado uma grande surpresa. Mas a "zebra" foi ainda maior.

Consciente da desvantagem que levava na luta em pé, "Vai Cavalo" aplicou uma estratégia perfeita para levar o combate ao chão e, em menos de 2 minutos no 1º round, usou de seu jiu-jitsu para conseguir um triângulo indefensável e, assim, chocar os amantes do esporte no mundo inteiro. Vale a pena rever.



Maior competição do MMA retorna ao seu berço

Com lotação máxima em quase todos os eventos e batendo recordes de pay-per-view frequentemente, não há dúvida de que o Ultimate Fighting Championship é a maior competição de MMA na atualidade. O torneio teve sua primeira edição em novembro de 1993 e, nas palavras do presidente Dana White, "o MMA e o UFC foram criados pela família Gracie, especialmente pelo trabalho de Royce".

Nada mais justo, portanto, que o UFC retornasse ao Brasil. Em coletiva realizada no Palácio da Cidade do Rio de Janeiro, poucos dias atrás, Dana White confirmou a realização do UFC Rio para o dia 27 de agosto de 2011 e prometeu um card "espetacular". Certamente, mais um grande sucesso de vendas está a caminho.

Fusão com o WEC traz novos campeões ao UFC

O World Extreme Cagefighting (WEC) foi comprado há alguns anos pela Zuffa, a mesma empresa que dirige o UFC, e logo chegou ao posto de principal evento de pesos leves do mundo. Nomes como José Aldo, Urijah Faber, Miguel Torres, Dominick Cruz e Mike Brown foram alguns dos responsáveis pelo grande crescimento do show.

No fim do mês de outubro, a fusão entre WEC e UFC foi oficializada por Dana White e o Ultimate passou a ter duas novas categorias: pena e galo, com Aldo e Cruz assumindo os cinturões, respectivamente.

Se alguém ainda não apontava o UFC como a maior competição de Mixed Martial Arts do mundo, mudou de ideia após este anúncio.

Matrix na despedida do WEC

Na última quarta-feira, dia 16 de dezembro, foi realizada a última edição do World Extreme Cagefighting em Glendale, Arizona. Entre as principais lutas da noite, Anthony Pettis x Ben Henderson definiria o futuro desafiante do vencedor de Frankie Edgar x Gray Maynard pelo cinturão dos leves do UFC.

Apontado como "zebra" no combate, Anthony "Showtime" Pettis explicou a razão de seu apelido abalando Henderson no quinto round com um chute semelhante aos encontrados nos filmes "Matrix", da Warner Bros. Brincadeiras ao lado, reveja quantas vezes quiser.



O coração de um grande guerreiro

Invicto no UFC, recordita em defesas de título e considerado por muitos o melhor lutador de MMA peso-por-peso da atualidade. Desta maneira, o brasileiro Anderson Silva subiu no octógono da Oracle Arena em Oakland, no dia 7 de agosto, para enfrentar o desafiante da vez, Chael Sonnen.

O que se viu nos primeiros 23 minutos de combate, porém, foi um inesperado massacre do atleta norte-americano, que usou de seu wrestling para castigar o campeão no chão. Tudo apontava para mais uma grande "zebra" no esporte em 2010. Ou melhor, quase tudo.

A pouco menos de dois minutos do final, o exausto Anderson Silva encaixou um triângulo e perfeito que, unido a uma chave-de-braço, fez o adversário falastrão desistir. "Lutei com uma costela quebrada", disse Spider após a luta. Sonnen saiu de cabeça baixa e foi flagrado no exame antidoping por uso irregular de testosterona. O que valoriza ainda mais a vitória do guerreiro brasileiro.

O fim do reinado de um verdadeiro prodígio

Após os massacres sobre Sean Sherk, Kenny Florian e Diego Sanchez, poucos acreditavam que Frankie Edgar fosse capaz de tomar a coroa de BJ Penn entre os leves do UFC. O primeiro duelo entre os dois lutadores em 2010 ocorreu na inédita edição do evento em Abu Dahbi, no mês de abril.

Rápido, com boxe preciso e esbanjando disposição, Edgar surpreendeu os fãs de MMA controlando o combate e tirando o cinturão do havaiano por decisão unânime dos jurados. BJ parabenizou o adversário, mas afirmou que uma infecção prejudicou seu desempenho, e uma revanche imediata foi acertada.

UFC 118, Boston, 28 de agosto. De forma ainda mais contundente desta vez, Frankie Edgar conquistou nova vitória por decisão unânime dos jurados e colocou um ponto final no reinado do "Prodígio", único lutador a ser campeão dos leves e meio-médios ao mesmo tempo na história da competição.

De Manaus, surge um novo fenômeno no esporte

No dia 1º de junho de 2008, uma nova promessa da academia Nova União fez sua estreia no World Extreme Cagefighting (WEC) diante do brasileiro Alexandre Nogueira. Apresentando um Muay Thai afiado, José Aldo Júnior arrasou seu adversário e, assim, mostrou suas credenciais no torneio.

Na sequência, mais quatro triunfos (todos por nocaute) consecutivos e, finalmente, uma luta pelo cinturão contra o temido Mike Brown. Com chutes devastadores, Aldo sobrou no octógono de Las Vegas e bateu o norte-americano para ficar com o título dos penas.

Urijah Faber e Manny Gamburyan também foram vítimas do apurado striking do brasileiro, que passou a ser considerado por analistas do MMA como um dos quatro melhores lutadores peso-por-peso do mundo. Após a fusão entre WEC e UFC, José Aldo tornou-se um dos campeões da maior competição do mundo no esporte. O vídeo abaixo mostra o porquê.



Cain assume a coroa entre os peso-pesados

Ex-atleta do Minnesota Vikings (equipe de futebol americano profissional da NFL), um gigante de 1,91m e mais de 120kg apareceu para assombrar os pesos-pesados do UFC em 2008. Após uma derrota na estreia para Frank Mir, Brock Lesnar aprendeu a tomar conta do octógono e chegou rapidamente ao título da categoria ao vencer a lenda Randy Couture por nocaute técnico, em novembro daquele ano.

Lesnar defendeu com sucesso seu cinturão em duas oportunidades, atropelando o até então algoz Frank Mir e finalizando o poderoso wrestler Shane Carwin. Na terceira, porém, o "urso americano" caiu para uma das maiores promessas do MMA na atualidade, Cain Velasquez.

Impulsionado por um nocaute sobre o brasileiro Rodrigo "Minotauro" Nogueira e um cartel perfeito após oito combates, Velasquez nocauteou Lesnar na Arena Honda Center, no dia 23 de outubro de 2010, e assumiu com justiça a coroa. Seu primeiro desafiante será Júnior dos Santos, na edição 129 do UFC.

Shogun encerra a invencibilidade do Dragão

O mais jovem campeão do Grand Prix do extinto evento japonês Pride, Maurício "Shogun" Rua teve dificuldades para se adaptar ao octógono do UFC, especialmente em função de duas graves lesões no joelho. Derrota para Forrest Griffin na estreia, seguida de uma vitória nada convincente sobre o veterano Mark Coleman.

No dia 18 de abril de 2009, Shogun calou os críticos com um nocaute arrasador sobre Chuck Liddell, mostrando todo o seu talento no Muay Thai e ganhando uma oportunidade de lutar pelo título dos meio-pesados da competição.

A tarefa, contudo, não era nada fácil. O até então dono do cinturão era o também brasileiro Lyoto Machida, invicto na carreira com 15 vitórias. O carateca saiu do Staples Center com um contestado triunfo na decisão dos jurados, e o presidente Dana White marcou uma revanche imediata entre os atletas.

Foi no dia 8 de maio de 2010 em Montreal, Canadá, que Maurício Rua derrubou o perfeito cartel do "Dragão" com um nocaute em menos de quatro minutos de luta e provou ser o verdadeiro campeão da categoria. O talentoso e temido striker estava de volta. O rosto de Lyoto não deixa dúvida.



O homem 'mais forte do mundo' no MMA

Mariusz Pudzianowski foi mais um curioso elemento no MMA em 2010. Diversas vezes campeão da competição que elege o "homem mais forte do mundo", o gigante polonês decidiu se dedicar ao esporte em 2009, e muito se especulava sobre o que esta "rocha humana" seria capaz de fazer.

Após duas vitórias sobre oponentes inexpressivos, Pudzianowski encarou o decadente ex-campeão do UFC Tim Sylvia. Ao sofrer uma fratura na mão esquerda logo no início da luta, Mariusz conheceu sua primeira derrota ao ser nocauteado pelo norte-americano no 2º round.

Recentemente, o polonês bateu Eric Esch (Butterbean) em menos de dois minutos, mas se apresentou frágil, com mais de 20kg a menos de seu peso normal. Muitos analistas acreditam que a enorme massa muscular do lutador prejudica seu condicionamento físico. Bem-vindo ao MMA.

'The Iceman' muito próximo do adeus

Um dos mais temidos lutadores da história do UFC, o ex-campeão Chuck Liddell enfrentou Rich Franklin na luta principal da edição 115 do evento, realizada em junho deste ano, no Canadá.

Desde o início do combate, as duas lendas do MMA partiram para a trocação franca, com Liddell encaixando os melhores golpes. Com a esquiva em dia, o "Ace" safou-se de algumas bombas de Liddell e encaixou um certeiro cruzado de direita nos segundos finais do primeiro round, levando o ex-soberano dos meio-pesados à lona.

Após comemorar a vitória, Franklin revelou que deve ter quebrado um osso de seu braço ao defender um chute do adversário. O "Iceman", por sua vez, pode ter feito sua última aparição no octógono, já que o presidente Dana White prometeu que Liddell não lutaria mais no UFC em caso de nova derrota.

Calendário da série de retrospectivas do ESPN.com.br:

20/12 - Esportes Norte-Americanos
21/12 - MMA
22/12 - Vôlei
23/12 - Qual o time da década no Brasil, Internacional ou São Paulo?
24/12 - O fracasso do 'Trio de Ferro' paulista
25/12 - Copa do Mundo
26/12 - Esportes Olímpicos
27/12 - Velocidade
28/12 - Tênis
29/12 - Basquete
30/12 - Futebol Nacional
31/12 - Futebol Internacional
01/01 - Pôquer
Fora há 2 meses, QB dos Cowboys Tony Romo não joga mais na temporada

O quarterback titular do Dallas Cowboys, Tony Romo, está definitivamente fora desta temporada da NFL. O jogador já vinha desfalcando a equipe há quase dois meses por uma lesão na clavícula esquerda e também ficará fora das duas últimas partidas deste ano.

Como os Cowboys já estão fora da disputa pelos playoffs – faz campanha decepcionante, com nove derrotas e apenas cinco vitórias -, o time decidiu por não expor uma importante peça em jogos sem grande importância, contra o Arizona Cardinals, neste sábado, e contra o Philadelphia Eagles, no dia 2 de janeiro.

Romo quebrou a clavícula esquerda no duelo do dia 25 de outubro contra o New York Giants. Desde então, o veterano Jon Kitna tem substituído-o. Romo deixou o time com o sexto melhor rating – número que mede a eficiência do quarterback – da NFL.
Na neve, Bears batem Vikings e conquistam título da NFC Norte

Debaixo de neve, o Chicago Bears venceu o Minnesota Vikings na madrugada desta terça-feira por 40 a 14 e garantiu a sua vaga nos playoffs da NFL, conquistando o título da divisão Norte da Conferência Nacional. Foi o terceiro título de divisão dos Bears nas últimas seis temporadas - em 2006, o time chegou ao Super Bowl, quando foi derrotado pelo Indianapolis Colts.

Chicago é a segunda equipe da NFC a se garantir na pós-temporada do futebol americano, depois do Atlanta Falcons. Na AFC, New England Patriots e Pittsburgh Steelers também já estão classificados.

O jogo foi disputado no estádio da Universidade de Minnesota, a céu aberto, uma vez que o Metrodome ainda não foi reconstruído depois que o teto cedeu por causa de uma forte nevasca na semana passada. No início da partida, nevava, os termômetros marcavam -1ºC e a sensação térmica era de -18ºC.

Os Vikings contaram com o veterano QB Brett Favre, que era considerado desfalque até sábado com uma contusão no ombro direito. No entanto, a condição do jogador melhorou nas 48 horas que antecederam ao jogo e o atleta foi escalado como titular depois de se sentir bem durante o aquecimento.

Favre começou o jogo muito bem, comandando uma campanha de seis jogadas, 60 jardas, que terminou com touchdown de 23 jardas anotado em conexão de Favre com o WR Percy Harvin.

Na segunda posse de bola, no entanto, Favre errou e sofreu sua 19ª interceptação na temporada, conquistada por Julius Peppers. Os Bears aproveitaram a recuperação de bola e anotaram seus primeiros pontos na partida com field goal de 29 jardas de Robbie Gould.

Em seguida, os Bears viraram o placar com uma jogada explosiva. Jay Cutler conseguiu uma conexão de 67 jardas com Johnny Knox, que anotou o touchdown. No começo do segundo quarto, as coisas pioraram para Minnesota quando Brett Favre foi sacado por Corey Wooton. O veterano QB bateu a cabeça no gramado em razão da queda e foi obrigado a sair da partida, sendo substituído pelo calouro Joe Webb. Este deve ter sido o último Monday Night Football da carreira de Favre, que tem 20 temporadas na NFL e dificilmente continuará jogando em 2011.

Com o novato em campo, a situação se tornou praticamente inviável para os Vikings. Webb acertou 15/29 passes que tentou para 129 jardas e sofreu duas interceptações. Em contrapartida, Jay Cutler conseguiu ser eficiente, apesar das condições climáticas. Ele fechou a partida com 194 jardas, 3TDs e uma interceptação.

O grande destaque da partida foi Devin Hester, que escreveu seu nome nos livros de recordes da NFL. Depois de marcar um touchdown recebendo um passe de Cutler no segundo quarto, ele retornou um punt por 64 jardas para TD no terceiro quarto. Este foi o 14º chute retornado para a endzone na carreira de Hester, superando a melhor marca de todos os tempos, que havia sido estabelecida por Brian Mitchell. Hester conseguiu um outro retorno longo, de 79 jardas, em um kickoff minutos antes de quebrar o recorde.
New England vence jogo emocionante contra Green Bay e mantém grande fase

Em seu primeiro jogo como titular na NFL, o quarterback Matt Flynn jogou muito bem e teve a chance de sair de campo como herói. Mas vacilou no fim da partida e não conseguiu levar o Green Bay Packers à vitória sobre o New England Patriots, na madrugada desta segunda-feira. O triunfo por 31 a 27 foi o 12º de New England no campeonato de 2010. O time comandado por Tom Brady não perde uma partida de temporada regular atuando no Gillette Stadium desde dezembro de 2008. São 16 vitórias seguidas como mandante.

Todas as previsões indicavam uma vitória fácil de New England, pela longa sequência de triunfos em casa e pela fase espetacular de Tom Brady, que chegou à partida com 19TDs e nenhuma interceptação nas últimas oito partidas. Aliás, o camisa 12 passou ileso novamente nas 24 tentativas que fez diante de Green Bay, chegando a 292 passes consecutivos sem ser interceptado, novo recorde da NFL para uma única temporada da liga. Além disso, pesava contra Green Bay a inexperiência de Flynn, reserva que ganhou a condição de titular após Aaron Rodgers não se recuperar de sua segunda concussão no ano.

Leia Mais

VÍDEOS: Eagles conseguem virada impressionante contra os Giants e ficam perto dos playoffs
Falcons ganham outra e vão aos playoffs; NY Jets vence jogo crucial em Pittsburgh

No entanto, o jovem QB dos Packers aparentou não sentir a pressão da estréia, transmitida pela TV aberta em horário nobre nos Estados Unidos, durante a maior parte do jogo. Ele terminou o jogo acertando 24/37 passes tentados para 251 jardas e 3TDs. Seu erro mais sentido foi a única interceptação da noite, no terceiro quarto, retornada por Kyle Arrington por 36 jardas para um touchdown que deu a New England a vantagem por 21 a 17.

Em seguida, Flynn mostrou poder de recuperação e comandou uma campanha de 13 jogadas e quase sete minutos em que seu time avançou por 69 jardas e recuperou a liderança no placar após uma recepção de seis jardas de John Kuhn.

Contrariando todos os prognósticos, o inexperiente Flynn fez Green Bay começar o último quarto vencendo por 24 a 21. Os Packers tiveram a chance de ampliar a vantagem para dez pontos, mas depois de ter um first down na linha de 2 jardas do campo de ataque, Green Bay não conseguiu avançar a bola e saiu de campo apenas com um field goal de 19 jardas de Mason Crosby, que deixou o placar em 27 a 21

Os Patriots voltaram a pontuar com um field goal de 38 jardas de Shayne Graham. Na sequência, a defesa de New England apareceu, sacou Flynn e forçou um punt dos Packers rapidamente. Tom Brady voltou a campo faltando 10 minutos e aproveitou a oportunidade. Em menos de três minutos, com bons passes e ótimas corridas do baixinho Danny Woodhead, Brady finalizou a campanha com um passe de dez jardas para o tight end Aaron Hernandez.

As duas defesas forçaram punts em seguida e Green Bay teve uma última chance. Matt Flynn iniciou uma campanha na marca de 43 jardas do próprio campo a 4min22 do fim, precisando caminhar 57 jardas para dar a vitória aos Packers. Arriscou um passe longo no segundo lance e foi interceptado por Brandon Meriweather, mas a jogada foi anulada por uma falta dos Patriots. O ataque avançou até a linha de 24 jardas do campo dos Patriots, mas um sack de Dane Fletcher provocou uma perda de oito jardas e complicou as coisas. Flynn conseguiu levar seu time à marca de 15 jardas, faltando 24 segundos. Sem tempo para pedir, Green Bay perdeu segundos preciosos para se posicionar para a jogada seguinte e, quando a bola entrou em jogo novamente, restavam apenas cinco segundos. Matt Flynn precisava de um passe na endzone para tentar a sorte, mas foi sacado por Tully Banta-Cain, no lance que selou a vitória dos Patriots.
Falcons ganham outra e vão aos playoffs; NY Jets vence jogo crucial em Pittsburgh

O Atlanta Falcons, com a melhor campanha da NFL, garantiu neste domingo sua vaga nos playoffs da liga profissional de futebol americano. Os resultados dos primeiros jogos do dia já foram suficientes para classificar os Falcons, mas o time ainda fez sua parte e chegou à oitava vitória consecutiva com os 34 a 18 sobre o Seattle Seahawks, fora de casa.

Desde 1998, quando chegou ao Super Bowl (perdeu do Denver), o Atlanta Falcons não ganha oito partidas consecutivas.

Leia Mais

VÍDEOS: Eagles conseguem virada impressionante contra os Giants e ficam perto dos playoffs
VÍDEO: New England vence jogo emocionante contra Green Bay e mantém grande fase

Com 12 vitórias e 2 derrotas, o Atlanta lidera a Divisão Sul da NFC, a Conferência Nacional. Basta mais uma vitória em dois jogos para o time ganhar sua divisão e garantir a melhor campanha da conferência, podendo jogar em casa todas as partidas de playoffs rumo ao Super Bowl. O detalhe é que na última rodada da temporada regular os Falcons vão receber em casa o Carolina Panthers, time de pior campanha na liga.

Na penúltima rodada, segunda-feira, dia 27, os Falcons recebem no Monday Night (com ESPN e ESPN HD ao vivo) o New Orleans Saints, atual campeão da NFL. Se os Falcons vencerem, apenas cumprirão tabela na última rodada. Já os Saints, com 10 vitórias e 4 derrotas, têm que ganhar para manter vivas as esperanças de ganhar a divisão ou pelo menos irem aos playoffs como wild card.

Na partida deste domingo, contra o Seattle, o destaque foi o quarterback Matt Ryan, com 20 passes certos em 35 tentativas, 174 jardas e 3 touchdowns.

Os Seahawks, apesar da pífia campanha de 6 vitórias e 8 derrotas, ainda podem ir aos playoffs como campeões da Divisão Oeste da NFC. O time tem a mesma campanha do Saint Louis Rams, que hoje perdeu em casa para o Kansas City Chiefs. Seahawks e Rams se enfrentarão na última rodada da temporada regular.

Em outro jogo importante do domingo à noite, o New York Jets conseguiu uma importantíssima vitória de 22 a 17 sobre o Pittsburgh Steelers, na casa do adversário. Os dois times têm agora uma campanha de 10 vitórias e 4 derrotas e boas chances de irem aos playoffs da AFC, a Conferência Americana.

Os Jets ainda sonham com o título da Divisão Leste, mas, como sabem que será difícil alcançar o New England Patriots, devem se contentar com a vaga de wild card. Já os Steelers têm a mesma campanha do Baltimore Ravens na liderança da Divisão Norte, mas dependem só de si nas duas próximas rodadas para irem aos playoffs como campeões de divisão.

Veja todos os resultados deste domingo na NFL:

Seattle Seahawks 18 x 34 Atlanta Falcons
Pittsburgh Steelers 17 x 22 New York Jets
Oakland Raiders 39 x 23 Denver Broncos
Cincinnati Bengals 19 x 17 Cleveland Browns
Dallas Cowboys 33 x 30 Washington Redskins
Tennessee Titans 31 x 17 Houston Texans
Indianapolis Colts 34 x 24 Jacksonville Jaguars
Saint Louis Rams 13 x 27 Kansas City Chiefs
Miami Dolphins 14 x 17 Buffalo Bills
Tampa Bay Buccaneers 20 x 23 Detroit Lions
Carolina Panthers 19 x 12 Arizona Cardinals
Baltimore Ravens 30 x 24 New Orleans Saints
New York Giants 31 x 38 Philadelphia Eagles
Eagles conseguem virada impressionante contra os Giants e ficam perto dos playoffs

O Philadelphia Eagles conseguiu uma virada impressionante sobre o New York Giants na casa do adversário, neste domingo, e com vitória por 38 a 31 assumiu a liderança da Divisão Leste da NFC (Conferência Nacional) faltando duas rodadas para o fim da temporada regular da NFL, a liga profissional de futebol americano.

O jogo foi decidido a 14 segundos do fim em um punt retornado para touchdown de DeSean Jackson. O jogador recebeu a bola na linha de 35 jardas do campo de defesa, a deixou cair no chão, mas se recuperou e passou no meio da marcação adversária antes de chegar à end zone, decretando a virada.


Leia Mais

Falcons ganham outra e vão aos playoffs; NY Jets vence jogo crucial em Pittsburgh
VÍDEO: New England vence jogo emocionante contra Green Bay e mantém grande fase

As equipes chegaram à partida empatadas com nove vitórias e quatro derrotas cada uma. Agora, os Eagles passam à frente, dando um passo muito importante rumo aos playoffs. Com mais uma vitoria, o time ja garantirá o título da divisão e a vaga na pré-temporada. Os Giants, com 9-5, lutam para avançar como wild card para os playoffs, já que ficou difícil ganhar a divisão - o time precisa vencer seus jogos restantes e torcer por duas derrotas dos Eagles para isso.




playClique para assistir ao vídeo
Veja os melhores lances do jogo do Colts e mais três partidas!
Com desempenho discreto do quarterback Michael Vick, o Philadelphia foi para o intervalo neste domingo depois dos primeiros quartos sem ter anotado nenhum touchdown e perdendo por amplos 24 a 3.

O time melhorou no terceiro quarto, quando marcou um TD e diminuiu o prejuízo, e teve desempenho quase perfeito no período final da partida para anotar quatro TD’s e sair de campo com uma vitória determinante para a pós-temporada.



A virada, nos últimos 7min28s de jogo, veio com dois touchdowns lançados e um corrido de Vick, antes do punt retornado de forma incrível por Jackson. Vick, um dos favoritos a MVP da temporada, acertou 21 de 35 passes para 242 jardas, 3 TDs e 1 interceptação. Ele ainda correu para incríveis 130 jardas. Pelos Giants, destaque para Eli Manning, com 23 passes de 39 acertados para 289 jardas, 4 TDs e 1 interceptação.

Mais jogos

Em outro duelo decisivo entre times da mesma divisão neste domingo, o Indianapolis Colts bateu o Jacksonville Jaguars por 34 a 24 em casa e empatou na liderança da AFC Sul - as duas equipes têm agora oito vitórias e seis derrotas cada uma.

O astro Peyton Manning, quarterback dos Colts, trabalhou menos no jogo aéreo - lançou 39 bolas, acertou 29 para 2 touchdowns - e contou com o bom desempenho do running back Donald Brown - 129 jardas e um TD - para vencer. O wide receiver Austin Collie também foi bem e anotou dois TD's. Manning, após alguns jogos ruins, ficou sem sofrer nenhuma interceptação pela segunda semana seguida.

Os Colts agora só dependem de si para ganhar a divisão e se classificarem para os playoffs. Nas últimas rodadas, o time pega os já eliminados Oakland Raiders, fora, e Tennessee Titans, em casa. Já os Jaguars precisam ganhar seus jogos e contar com um tropeço dos Colts para seguirem para a pós-temporada.

Ainda na briga pela próxima fase do campeonato, o Baltimore Ravens bateu o New Orleans Saints por 30 a 24 dentro de casa. O running back Ray Rice foi o grande destaque dos Ravens ao correr para 153 jardas e conseguir mais 80 recebendo, com dois TD's.

Com a derrota do Pittsburgh Steelers para o New York Jets, os Ravens, com 10 vitórias e 4 derrotas, têm agora a mesma campanha dos Steelers na liderança da Divisão Norte da AFC. No entanto, pelos critérios de desempate, são os Steelers que só dependem de si para ficar com a divisão. O time de Baltimore tem ainda chances grandes de ficar com uma das vagas de playoffs como wild card.

Derrotado neste domingo, o atual campeão do Super Bowl, New Orleans Saints, está em situação parecida. O time teve quebrada uma série de seis vitórias seguidas, apenas das 267 jardas lançadas por Drew Brees, que ainda foi responsável por 3 TDs e 1 interceptação. Com 10 vitórias e 4 derrotas, o time ficou para trás do Atlanta Falcons (12-2) na Divisão Sul da NFC.

Na próxima rodada, os Saints vão a Atlanta e precisam quebrar a série de oito vitórias seguidas dos Falcons para ainda sonharem com a divisão. O problema é que, na última rodada, o Atlanta recebe o pior time da liga, o Carolina Panthers, e dificilmente vai tropeçar. O New Orleans, se ganhar um de seus últimos dois jogos, pode se garantir nos playoffs como wild card.

O domingo teve ainda uma importante vitória do Kansas City Chiefs por 27 a 13 em Saint Louis. Com 9 vitórias e 5 derrotas, os Chiefs seguem com um jogo de vantagem para o San Diego Chargers na liderança da Divisão Oeste da AFC. Se vencerem seus últimos dois jogos, em casa contra Oakland e Tennessee, os Chiefs irão aos playoffs.

O Miami Dolphins e o Tampa Bay Buccaneers, que perderam de forma surpreendente em casa para os fraquíssimos Buffalo Bills e Detroit Lions, respectivamente, deram adeus à pós-temporada.

Veja todos os resultados deste domingo na NFL:

Seattle Seahawks 18 x 34 Atlanta Falcons
Pittsburgh Steelers 17 x 22 New York Jets
Oakland Raiders 39 x 23 Denver Broncos
Cincinnati Bengals 19 x 17 Cleveland Browns
Dallas Cowboys 33 x 30 Washington Redskins
Tennessee Titans 31 x 17 Houston Texans
Indianapolis Colts 34 x 24 Jacksonville Jaguars
Saint Louis Rams 13 x 27 Kansas City Chiefs
Miami Dolphins 14 x 17 Buffalo Bills
Tampa Bay Buccaneers 20 x 23 Detroit Lions
Carolina Panthers 19 x 12 Arizona Cardinals
Baltimore Ravens 30 x 24 New Orleans Saints
New York Giants 31 x 38 Philadelphia Eagles
Técnico do Osasco exalta luta, mas admite erros na final do Mundial de clubes

O técnico Luizomar de Moura exaltou o espírito de luta das jogadores do Sollys/Osasco na final do Mundial de Clubes, mas admitiu que o excesso de erros foi determinante para a derrota diante do Fenerbahçe, da Turquia, nesta terça-feira, em Doha, no Catar. Nos três sets da decisão, a equipe brasileira cometeu 20 erros, contra apenas dez das rivais.

"Nós sabíamos que era um grande adversário, uma equipe muito forte e experiente. Acho que não faltou luta. Acabou faltando um pouco mais de paciência e acho que isso de alguma maneira será bom para a nossa equipe na Superliga", afirmou o treinador. "O que apareceu muito neste campeonato foi a quantidade de erros e hoje cometemos alguns erros táticos que acabaram comprometendo".

Leia Mais

Time de Zé Roberto volta a bater Osasco e conquista o Mundial de clubes

Capitã da equipe, Carol também atribuiu a derrota às falhas do time. "Tivemos o dobro de erros e em um jogo de 3 a 0 isso faz a diferença. Hoje nós tínhamos as marcações do time delas e até marcamos bem as jogadas, mas o problema foi que a nossa equipe errou demais. Na hora que equilibrávamos a partida os erros apareciam novamente", analisou.

Apesar do revés, o técnico Luizomar avaliou como positiva a participação do Osasco no Mundial. "Chegar a uma final de Mundial é sempre positivo. O primeiro objetivo é estar em todas as finais e terminamos como segundo colocado. Agora passamos a ser conhecido internacionalmente, em um campeonato extremamente organizado e que teve o ginásio lotado nesta final", declarou.

De volta ao Brasil, as jogadoras do Osasco terão folga neste fim de ano antes de retornar às disputas da Superliga, em 2011. Atual campeã, a equipe enfrentará o Banana Boat/Praia Clube no dia 12 de janeiro, em Uberlândia, pela sexta rodada.
Sob comando de Paulo Coco, Pinheiros busca quarta vitória contra na Superliga

O início da temporada não poderia ser melhor para o Pinheiros/Mackenzie. Bicampeã paulista, a equipe começou a Superliga Feminina de Vôlei com força total. Nos três primeiros jogos, três vitórias, diante de São Caetano, Pauta/São José e BMG/São Bernardo. Em busca do quarto triunfo, o time do técnico Paulo Coco enfrentará o Brusque nesta quarta-feira, às 20h (de Brasília) em São Paulo, partida válida pela segunda rodada do campeonato.

Enquanto a equipe paulista vem embalada pelas últimas vitórias, o time catarinense ainda não venceu na Superliga. Foram quatro derrotas em quatro partidas. Apesar de reconhecer o favoritismo, Paulo Coco alerta para a importância de se manter a atenção durante todo o jogo.

"Temos que manter a concentração o tempo todo. Contra o São Caetano, por exemplo, bobeamos e perdemos um set. Contra o Pauta/São José, ganhamos por 3 a 0, mas ainda não jogamos nosso melhor. O desafio é manter a atenção e o padrão de jogo. Estas equipes entram com menos responsabilidade e arriscam muito", explicou o treinador do Pinheiros.

Depois da conquista do título estadual, o time paulista não teve tempo para descanso e entrou direto na Superliga. Por isso, Paulo Coco comemora o bom início de temporada, mas lamenta o desgaste físico da equipe.

"Começamos bem a temporada em função das vitórias, mas estamos passando por um momento difícil. Por causa do grande número de jogos, algumas atletas foram muito exigidas. Há um desgaste físico, o que gera algumas contusões. A Juliana, por exemplo, não jogou as duas primeiras partidas. Vamos esperar para ver se poderá voltar para o próximo jogo. Estamos equilibrando os treinamentos para evitar maiores desgastes", comentou.
Equipe feminina do Vôlei Futuro já treina para disputa de torneio internacional

As meninas do Vôlei Futuro, serão responsáveis por representar o Brasil na edição de 2010 do Top Volley International, torneio realizado desde 1989 na Suíça. A competição está marcada para os dias 27 e 29 de dezembro e contou, em sua última edição, com o Unilever do Rio de Janeiro como grande campeão. Neste ano, os adversários do Brasil no torneio serão o Perugia da Itália, o Trefl Sopot da Polônia, o TVC Amstelveen da Holanda e o Volero Zurich da Suíça.

Acostumadas com o calor de Araçatuba, as atletas terão que se preparar para o frio da Suíça. A capitã do Vôlei Futuro, Ana Cristina, revelou que a equipe já está se organizando para a viagem e vão se preparar para a neve.

Leia Mais

Time de Zé Roberto volta a bater Osasco e conquista o Mundial de clubes

"Esta viagem será uma novidade e uma oportunidade para algumas atletas que nunca saíram do Brasil ou disputaram um torneio", contou. Após retornarem da Suíça, as meninas já têm compromisso marcado contra o Pinheiros/Mackenzie, pela Superliga, no dia 12 de janeiro.

"O torneio na Suíça irá nos proporcionar mais união e confiança tanto dentro quanto fora de quadra, estaremos juntas em todos os momentos, até nos passeios. Acredito que estaremos à frente de alguns times em janeiro, pois chegaremos em ritmo de jogo e isto é muito positivo", concluiu Ana.
Time de Zé Roberto volta a bater Osasco e conquista o Mundial de clubes

O Sollys/Osasco encarou, nesta terça-feira, o Fenerbahce, na grande final do Mundial de Clubes, disputado em Doha, no Catar. Repetindo o mesmo placar da primeira fase, as brasileiras não conseguiram superar a equipe turca comandada por José Roberto Guimarães e pela levantadora Fofão, sendo derrotadas por 3 sets a 0, parciais de 25/23, 25/22 e 25/17.

Sob o comando do técnico Luizomar de Moura, as meninas do Osasco tiveram problemas desde o primeiro set da partida, apesar de ter sido o mais equilibrado de todo o jogo, com o placar de 25/23 para as turcas. No segundo set, o Fenerbahce seguiu aproveitando bem os erros das brasileiras e fechou a parcial com um 25/22.

Leia Mais

Equipe feminina do Vôlei Futuro já treina para disputa de torneio internacional
Técnico do Osasco exalta luta, mas admite erros na final do Mundial de clubes

No terceiro set, as turcas não diminuíram a pressão e chegaram a abrir larga vantagem. Com apenas cinco pontos para o final de jogo, o Osasco ensaiou uma reação, mas não teve sucesso. Além dos erros de ataque, o bloqueio do Fenerbahce novamente funcionou para cravar o placar e sacramentar o título do Mundial de Clubes em Doha.

O curioso é que o Fenerbahce só entrou no Mundial de clubes por conta de um convite da Federação. O clube turco não conseguiu vaga direta porque foi derrotado na final do Campeonato Europeu pelo Bergamo.

Mais cedo, ainda nesta terça-feira, o Bergamo bateu o Mirador na disputa pelo terceiro lugar, fechando o jogo por 3 sets a 1, parciais de 25/8, 23/25, 25/8, 25/15. Derrotado pelas brasileiras do Osasco, a equipe italiana abusou dos erros no segundo set, mas conseguiram se recuperar para ficar com o bronze no campeonato.
Em partida adiada, Pinheiros mantém invencibilidade na Superliga feminina

O Pinheiros/Mackenzie alcançou sua terceira vitória na Superliga Femina de Vôlei 2010/2011 nesta segunda-feira. Em partida adiada da terceira rodada do turno, que durou 1h51, no Ginásio Baetão, a equipe venceu o BMG/São Bernardo por 3 sets a 1.

As parciais foram de 25-13, 25-20, 26-28 e 25-10. A oposto Lia, do Pinheiros, marcou 23 pontos e se destacou. A ponteira Soninha foi eleita a melhor jogadora da partida após anotar 21 pontos. No BMG, destaque para a norte-americana Scott, que anotou 14 pontos.

As duas equipes ainda têm compromissos em 2010. O Pinheiros/Mackenzie jogará na próxima quarta-feira, às 20h (de Brasília), contra o Brusque, em São Paulo. Já o BMG, que acumula uma vitória e quatro derrotas, jogará às 21h, em Belo Horizonte.
Blumenau vence 'partida chave' antes de duelo com campeão na Superliga masculina

O Soya/Blumenal/Smart Plus chegou à terceira vitória na Superliga Masculina de vôlei 2010/2011 ao bater o Fátima/Medquímica/Sogipa por 3 sets a 0 nesta segunda-feira, no ginásio do Olympico Clube, em Belo Horizonte.

As parciais foram de 25/22, 25/21 e 25/21. Esta partida era considerada "chave" pelo técnico André Donegá, já que o time tem pela frente os atuais campeões da competição na próxima rodada.

No dia 30 de dezembro, o Blumenau encara a Cimed, de Santa Catarina, no ginásio Capoeirão, em Florianópolis. Se o ponteiro Digão tiver atuação parecia à desta segunda, quando marcou 15 pontos, meio caminho para a vitória já estará andado.
Eleito melhor do ano, Murilo mantém tradição do vôlei e orgulha Nalbert

Escolhido o destaque do ano no Prêmio Brasil Olímpico, entregue pelo COB nesta segunda-feira, o ponta Murilo Endres manteve uma tradição do voleibol do país: nos anos em que a seleção masculina consegue o título mundial, um de seus jogadores fatura o troféu no fim do ano.

Foi assim em 2002, com Nalbert, e em 2006, com Giba. Murilo revelou que conversou com Nalbert sobre o assunto e que o mesmo lhe fez um pedido, em tom de brincadeira.

"O Nalbert me pediu para manter a tradição. Em 2002, o Brasil ganhou o Mundial e ele venceu. Em 2006, no bicampeonato, o Giba foi eleito. Agora ganhamos o tri e eu ganhei aqui. Vamos ver se vai ser mantido em 2014 (risos)", disse o jogador, ao canal 'Sportv'.

Bem humorado, Murilo brincou ainda com os concorrentes superados: Cesar Cielo (natação) e Leandro Guilheiro (judô). "Eu fiquei muito feliz já pela indicação, por ter sido lembrado pelo COB. Disputar com os dois foi tranquilo. Pior seria cair na piscina com o Cielo ou lutar no tatame com o Leandro. Aí sim, eu perderia o sono."
Murilo e Fabiana Murer são eleitos os melhores de 2010 pelo Prêmio Brasil Olímpico

Murilo Endres e Fabiana Murer foram os destaques do esporte olímpico em 2010. Os dois faturaram os troféus máximos do Prêmio Brasil Olímpico, entregue pelo Comitê Olímpico Brasileiro. Murilo, jogador de vôlei, superou Cesar Cielo (natação) e Leandro Guilheiro (judô), enquanto Murer, do salto com vara, levou a melhor sobre Ana Marcela Cunha (maratonas aquáticas) e a dupla Juliana e Larissa (vôlei de praia).

Os técnicos dos dois maiores vencedores também foram premiados: Élson Miranda, treinador de Fabiana, recebeu o troféu de melhor técnico individual. Bernardinho, tricampeão mundial pela seleção masculina de Vôlei, foi eleito o melhor técnico coletivo. A seleção masculina de vôlei, aliás, foi escolhida como o maior destaque da modalidade no ano.

A cerimônia realizada no Teatro do Museu de Arte Moderna (MAM), no Rio de Janeiro, teve como tema central a juventude e foram apresentados alguns dos atletas que podem se tornar destaques nas Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016. Também foram premiados os melhores atletas de cada uma das 47 modalidades olímpicas e pan-americanas.






playClique para assistir ao vídeo
Murilo e Fabiana Murer falam sobre a premiação; veja!

Por indicação do Comitê Paraolímpico Brasileiro os nadadores Edênia Garcia e Daniel Dias receberam o troféu de melhor atleta do ano. O melhor técnico paraolímpico foi Romolo Lazaretti, do ciclismo.

Também foram homenageados o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, pela rapidez nas obras da Vila Olímpica e do Centro Olímpico; o ministro do esporte, Orlando Silva, pelo apoio ao movimento olímpico brasileiro; o governador do estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, pelas recentes ações de segurança; além do presidente Lula, pelo incentivo dado ao esporte desde 2002, quando assumiu.

Lula definiu o trabalho em conjunto das autoridades visando as Olimpíadas de 2016 como um "milagre que está acontecendo no Brasil". Em seu breve discurso, o presidente não deixou o bom humor de lado. "Não sei se vai ter alguma modalidade para a terceira idade, mas se tiver, podem me chamar. Estou com a disposição de um jovem de 30 anos!"

O COB premiou ainda o ex-pugilista Eder Jofre, que recebeu o Troféu Adhemar Ferreira da Silva. Ele se emocionou em seu pronunciamento. "Meu Deus do céu...nem sei mais o que dizer. Muito obrigado, muito obrigado mesmo. Em nome do Brasil que venci minhas lutas", disse.

Por reconhecimento do Comitê Olímpico Internacional, o projeto das Olimpíadas Escolares recebeu o Troféu COI Esporte - Inspirando a Juventude.

Os melhores das 47 modalidades olímpicas e pan-americanas:

Cléia Guilhon (esgrima)
Jade Barbosa (ginástica artística)
Juliana e Larissa (vôlei de praia)
Rafael de Mattos Andriato (ciclismo de estrada)
Daniel Paiola (badminton)
Silvia Guinato (canoagem slalom)
Reinaldo Colucci (triatlo)
Douglas Brose (caratê)
Rafael Fernandes Alarcon (squash)
César Castro (saltos ornamentais)
Luiza Almeida (adestramento)
Roberta Rodrigues (boliche)
Ana Marcela Cunha (maratona aquática)
Rubens Donizete (ciclismo montain bike)
Fernando Reis (levantamento de peso)
Marcelo Giardi (esqui aquático)
Mayra Aguiar (judô)
Fabiana Alves dos Santos (desportos no gelo)
Juliana Souza Almeida (patinação artística)
Fabiana Beltrame (remo)
Janildes Fernandes (ciclismo pista)
Daienne Lima (ginástica trampolim)
Gustavo Tsuboi (tênis de mesa)
Bruno Prada e Robert Scheidt (vela - classe star)
Seleção masculina (vôlei)
Nivalter Santos (canoagem velocidade)
Fabiana Murer (atletismo)
Yane Marques (pentatlo moderno)
Bernardo Oliveira (tiro com arco)
Joice Silva (luta)
Felipe Wu (tiro esportivo)
Daniel Tatara (hóquei sobre grama)
Rosei Feitosa (boxe)
Angélica Kvieczynski (ginástica rítmica)
Marcio Wenceslau (taekwondo)
Ruy Fonseca (hipismo CCE)
Equipe de natação sincronicada (natação sincronizada)
Luiza Carvalho (pólo aquático)
Tiago Spliter (basquete)
Mayara Perez (ciclismo BMX)
Mirlene Picin (desportos na neve)
Paulo Henrique Ganso (futebol)
Falcão (futsal)
Alexandra Nascimento (handebol)
Rodrigo Pessoa (hipismo saltos)
Thomaz Bellucci (tênis)
Cesar Cielo (natação)
Sollys/Osasco bate italianas e vai à final do Mundial de clubes de vôlei

O Sollys/Osasco fez uma partida impecável e conseguiu uma bela vitória por 3 sets a 0 sobre o Bérgamo, da Itália, nesta segunda-feira, se garantindo na final do Mundial de clubes feminino, que está sendo disputado em Doha. A equipe paulista dominou a partida e venceu com parciais de 25-22, 25-20 e 25-21.

O time brasileiro agora reencontra o Fenerbahce, da Turquia. As europeias são comandadas pelo técnico da seleção feminina, Zé Roberto, contam com Fofão e Érika em seu elenco e já venceram o Sollys/Osasco na primeira fase da competição. A decisão acontecerá jpa nesta terça-feira.
Contra o Bergamo, Luizomar quer time com a 'faca entre os dentes'

Com a vitória do Fenerbahce sobre o Federbrau por 3 a 0, o Sollys/Osasco terminou na segunda colocação do Grupo A do Mundial de Clubes de Doha. Desta forma, o time brasileiro enfrenta as italianas do Bergamo nesta segunda-feira. De olho na vaga na final, o técnico Luizomar de Moura elogia o próximo adversário e pede o time com motivação total dentro de quadra.

"O Bergamo é uma equipe que joga junto há muito tempo, um time extremamente vencedor, bicampeão da Champions League e com muita tradição. Agora começa um novo campeonato, com todo mundo zerado, e está valendo uma vaga na final. Isso motiva demais, porque todos nós queremos estar na decisão. Espero que a nossa equipe entre com a 'faca entre os dentes' buscando essa classificação", declarou o comandante.

Questionado sobre os aspectos que a equipe brasileira precisa melhorar em relação aos dois confrontos anteriores do campeonato, Luizomar preferiu não enumerar eventuais pontos fracos, mas sim ressaltar o tempo de preparação para enfrentar o clube italiano.

"O que já passou ficou para trás. O time teve três dias de preparação e nesse período a equipe focou no crescimento técnico e tático, já que prevíamos a classificação para enfrentar o Bergamo. Nesses três dias, trabalhamos em cima das características do time italiano e agora vamos colocar em prática no jogo", afirmou.

A ponteira Jaqueline, por sua vez, pede mais eficiência no duelo contra as italianas. "Acho que precisamos diminuir os erros. Nós erramos demais nesses últimos jogos até pelo nervosismo, já que ainda estamos nos entrosando. Espero que amanhã a gente erre menos e possa jogar como estávamos jogando", declarou a camisa 8.

O Bergamo não perdeu sets na competição e deve contar com o regresso da ponteira Francesca Piccinini, que não estreou por lesão. Sem a titular Eleonora Lo Bianco, que fará uma cirurgia, a jovem Noemi Signorile vem atuando. O time italiano conta com quatro jogadoras da seleção: a oposta Serena Ortolani, a central Valentina Arrighetti e as ponteiras Piccinini e Lucia Bosetti.

Na outra semifinal, o Fenerbahce enfrenta o Mirador, da República Dominicana. Os dois confrontos serão realizados nesta segunda-feira e o duelo das brasileiras tem início previsto para as 12 horas (de Brasília). Com todas as jogadoras liberadas, o Sollys/Osasco entra com força máxima.
Murilo leva a melhor sobre Giba, Sesi vence e segue imbatível na Superliga

O Sesi manteve a sua campanha perfeita na Superliga Masculina de Vôlei ao derrotar o Pinheiros/Sky, na noite de sábado, por 3 sets a 1, com parciais de 29/31, 25/17, 25/19 e 25/21, em partida recheada de jogadores consagrados. Com a vitória sobre a equipe de Giba, Rodrigão e Gustavo, o time de Murilo, Serginho e Sidão acumula dez triunfos e segue invicto. Já o Pinheiros soma seis vitórias e quatro derrotas. O oposto Wallace foi o destaque da vitória do Sesi, com 24 pontos.

"Foi um grande clássico. E num jogo como esse a temperatura tem que subir mesmo porque todos querem ganhar. Algumas indefinições fizeram com que a galera tentasse ganhar no grito. Foi bom porque aproveitamos a oportunidade de jogar em casa. Estamos pensando jogo a jogo. Agora, estou com a cabeça já no BMG/São Bernardo, o próximo adversário”, avaliou o técnico Giovane Gavio do Sesi.

O Sada Cruzeiro se impôs em casa e bateu o Medley/Campinas por 3 sets a 0, com parciais de 25/23, 25/21 e 25/23. Assim, agora está com oito vitórias e duas derrotas na Superliga. Já o Campinas sofreu a sua sexta derrota seguida. O oposto Wallace foi o principal destaque da vitória, com 16 pontos. E o técnico Marcelo Mendez fez uma avaliação positiva do desempenho do Sada Cruzeiro no início do campeonato.

"Foi muito bom. Perdemos apenas duas partidas. O time está correspondendo ao planejado e evoluindo a cada jogo. O entrosamento também está cada vez maior. Temos que continuar trabalhando para melhorar ainda mais e chegar bem aos playoffs", afirmou Mendez.

O Vivo/Minas sofreu a sua primeira derrota em casa na Superliga. A equipe mineira foi superada pelo Vôlei Futuro por 3 sets a 2, com parciais de 19/25, 25/23, 23/25, 28/26 e 15/12. Com o triunfo, a equipe paulista se recuperou, já que havia perdido as duas partidas anteriores.

Em casa, o Londrina/Sercomtel alcançou a terceira vitória seguida na Superliga ao superar o Santo André/Spread por 3 sets a 0, com parciais de 25/18, 25/21 e 25/19. Os ponteiros Gaúcho, do time paranaense, e Orlando, da equipe paulista, foram os maiores pontuadores da partida, com 12 acertos cada um.

O Volta Redonda conseguiu a sua quarta vitória na Superliga ao bater, em casa, o Fátima/Medquímica/Sogipa por 3 sets a 2, com parciais de 25/20, 20/25, 25/19, 21/25 e 15/12. O meio de rede Mudo da equipe carioca, com 20 pontos.

Em casa, o BMG/São Bernardo superou São Caetano/Tamoyo, de virada, por 3 sets a 2, com parciais de 12/25, 24/26, 27/25, 25/21 e 15/12, e acumula cinco vitórias na Superliga. Já o São Caetano ainda não venceu na competição.
Em casa, Federer vence Nadal no primeiro duelo pela África

O número dois do mundo, Roger Federer, levou a melhor sobre o líder do ranking da ATP, Rafael Nadal, em duelo dos dois maiores jogadores da atualidade, nesta terça-feira, em Zurique, Suíça. O jogo tem que como objetivo arrecadar fundos para a África.

O dono da casa venceu por 2 sets 1, parciais de 4-6; 6-3 e 6-3. O visitante, dono de retrospecto positivo contra Federer - sã o 14 vitórias, contra seis do suíco -, seu grande rival no circuito, saiu na frente. Porém, não mostrou a mesma gana que costuma ter em jogos de campeonato e foi superado no decorrer da partida.

Leia Mais

Capitão espanhol confirma que Nadal vai liderar equipe na Copa Davis em 2011

No último lance do jogo, nem se tivesse ido à bola com toda a sua vontade o espanhol teria conseguido pegar a devolução do suíço para quebrar o saque adversário e fechar em 3-6.

Nadal e Federer voltam a enfrentar-se nesta quarta-feira em duelo beneficente pela continente africano, desta vez na casa do espanhol, em Madri. A ESPN transmite a partida ao vivo, às 16h – horário de Brasília.
Capitão espanhol confirma que Nadal vai liderar equipe na Copa Davis em 2011

Rafael Nadal, primeiro colocado no ranking da ATP, vai liderar a equipe da Espanha na Copa Davis de 2011, disse o capitão Albert Costa. Ele anunciou nesta terça-feira a mesma equipe que venceu a competição em 2009, acrescida de Guillermo García López.

Costa justificou com o desempenho recente a convocação de García López para defender a Espanha na Copa Davis. "Derrotou Nadal em Bangcoc e está entre os 35 primeiros do mundo", afirmou.

Leia Mais

VÍDEO: Em casa, Federer vence Nadal no primeiro duelo pela África

David Ferrer, Fernando Verdasco, Feliciano López, Nicolás Almagro, Albert Montañés, Juan Carlos Ferrero, Tommy Robredo e Marcel Granollers também foram incluídos no grupo.

Nadal não jogou este ano na derrota para a França nas quartas de final da Copa Davis. A Espanha estreará em 2011 contra a Bélgica na cidade de Charleroi, em março. O líder do ranking da ATP já disputou 17 jogos de simples na Davis e perdeu apenas um.
Moyá chora em despedida do tênis na Argentina

O espanhol Carlos Moyá voltou a emocionar os fãs em sua despedida do tênis, em mais uma partida de exibição comemorando o encerramento da carreira. Atuando em Buenos Aires, na Argentina, ele enfrentou o local Guillermo Cañas e venceu por 2 sets a 1, em parciais de 4/6, 6/1 e 7-2, com um tie-break disputado no lugar do terceiro set.

Moyá foi, ainda, o primeiro espanhol a chegar ao topo do ranking mundial. O agora ex-tenista, de 34 anos, levou o público às lágrimas ao relembrar o primeiro título da carreira, conquistado em solo argentino em 1995. E não conteve a emoção ao final da partida.

"Esse é o dia que esperamos que nunca chegue, mas a vida é assim. Tive uma despedida de sonho, em uma grande quadra e com grandes amigos", enalteceu, continuando a elogiar o público argentino.

"Difícil expressar com palavras o agradecimento eterno que vou ter por essa gente. Aqui ganhei meu primeiro torneio, sinto uma química especial e são sensações que nunca esquecerei", contou. "Agradeço muitíssimo estar tão longe de casa e me sentir bem como se lá estivesse", afirmou.
Guga aceita convite da Grande Rio e vai desfilar na Sapucaí em 2011

O maior tenista brasileiro de todos os tempos, Gustavo Kuerten, será uma das atrações do Carnaval carioca em 2011. Segundo o blog Deixadinha, do ClicRBS, o ex-tenista aceitou o convite da escola de samba Grande Rio e vai desfilar na Marques de Sapucaí, no Rio de Janeiro, no próximo ano.

O enredo da Grande Rio para o Carnaval homenageia Florianópolis, e o convite oficial a Guga aconteceu na última sexta-feira.

Segundo informações, o tricampeão de Roland Garros vai desfilar em uma ala própria de 150 integrantes.
Lochte mira recorde de Phelps para Olimpíada de 2012

Quando Michael Phelps ganhou oito medalhas de ouro na Olimpíada de Pequim, em 2008, seu feito parecia ser inatingível no curto prazo. Mas Ryan Lochte parece disposto a provar o contrário. O norte-americano acaba de concluir o Campeonato Mundial de Natação em Piscina Curta (25 metros), em Dubai, com um desempenho impressionante.

Lochte venceu todas as cinco provas individuais que ele participou, como Phelps em Pequim, e também levou os Estados Unidos ao ouro no revezamento 4x100 metros medley, no domingo. Assim, terminou o Mundial com seis ouros e uma prata. O desempenho mostrou que ele poderia ser capaz de igualar Phelps nos Jogos de Londres, em 2012.

Leia Mais

Lochte termina Mundial de Natação com sete medalhas

"Ele certamente está se firmando como o melhor nadador do mundo, e ele está fazendo isso de uma maneira que eu não estou vendo um fim", disse David Marsh, assistente-técnico dos Estados Unidos. "Em muitos maneiras, acho que estamos vendo o começo daquilo que ele pode fazer".

Os recordes mundiais estabelecidos por Lochte nos 200 e 400 metros medley foram as únicas marcas individuais quebradas na natação em 2010, quando foi proibido o uso de maiôs tecnológicos. E os únicos eventos que o norte-americano não ganhou em Dubai foram dois revezamentos.

Os Estados Unidos ficaram com a prata no 4x200 metros livre e em quarto lugar no 4x100 metros livre. Mas se Phelps e alguns outros destaques dos Estados Unidos tivessem competido, Lochte poderia ter ganho oito ouros. "Todos nós pensamos que ele pode fazer oito eventos", disse Marsh. "A grande coisa sobre ele é que ele é muito treinado. Ele provou nas últimas classificações olímpicas que ele pode lidar com provas duplas e ele tem uma boa capacidade de recuperação".

Em agosto, Lochte ganhou seis medalhas de ouro no Pan-Pacífico e Phelps faturou cinco. "Oito medalhas de ouro é quase impossível de superar, mas Ryan está definitivamente no seu caminho, e acho que a rivalidade entre os dois só vai fazer os dois melhorar", disse a nadadora Natalie Coughlin. "Ryan está nadando muito, muito bem".

A próxima batalha entre Lochte e Phelps deve acontecer em julho, no Mundial de Xangai, que servirá como uma prévia para a Olimpíada de 2012. Lochte ainda não calculou quantos eventos ele planeja nadar em Londres. "Eu estou apenas competindo, e quanto eu for capaz de fazer, eu vou fazer. Mas eu só gosto de competir assim poderia ser uma, poderia ser 20, enquanto eu estou competindo e me divertindo não importa."
Lochte termina Mundial de Natação com sete medalhas

O norte-americano Ryan Lochte entrou no Mundial de Natação em piscina curta (25 metros), em Dubai, com o objetivo de repetir o feito do seu compatriota Michael Phelps, que conquistou oito medalhas de ouro na Olimpíada de Pequim, em 2008. Ele não conseguiu a mesma marca, mas chegou perto: foram seis de ouro e uma de prata na competição encerrada neste domingo.

Neste domingo, Lochte somou três medalhas de ouro. Começou o dia com a vitória nos 200 metros costas, quando ainda bateu o recorde do campeonato (1min46s689). Depois, ele ganhou os 100 metros medley, com o tempo de 50s86. E, por fim, ajudou a equipe dos Estados Unidos a vencer o revezamento 4x100 metros medley, também com recorde do campeonato (3min20s99).

Leia Mais

Brasil leva bronze no revezamento e fecha seu melhor Mundial na história
Lochte mira recorde de Phelps para Olimpíada de 2012

Antes disso, o nadador norte-americano de 26 anos tinha conquistado ouro nos 200 metros medley, nos 400 metros medley e nos 200 metros livre, além da prata no revezamento 4x200 metros livre. Assim, a única prova em que não conseguiu chegar ao pódio no Mundial de Dubai foi no revezamento 4x100 metros livre, na qual os Estados Unidos ficou em quarto lugar.

Mas, apesar das seis medalhas de ouro, o feito mais importante de Lochte na competição em Dubai foi ter batido o recorde mundial dos 200 metros medley e dos 400 metros medley. Assim, ele se tornou o primeiro nadador a bater um recorde mundial em prova individual desde que os maiôs tecnológicos foram proibidos na natação, em 1º de janeiro de 2010.

Por tudo isso, Lochte foi eleito o melhor nadador do Mundial de Dubai, mostrando que pode rivalizar com Phelps e ser uma das estrelas da natação na Olimpíada de Londres, em 2012. No feminino, o destaque individual da competição encerrada neste domingo foi a espanhola Mireia Belmonte, que somou três medalhas de ouro e uma de prata.
Brasil leva bronze no revezamento e fecha seu melhor Mundial na história

O Brasil fechou o domingo com mais uma medalha em Dubai e sua melhor participação em Mundiais de natação em piscina curta. O quarteto nacional formado por César Cielo, Guilherme Guido, Kaio Márcio e Felipe França acabou em terceiro no revezamento 4x100m medley e ficou com o bronze ao nadar a distância em 3min23s12. Os Estados Unidos levaram o ouro com 3min20s99, e a Rússia, a prata com 3min21s61.

O bronze foi a oitava medalha do país na competição disputada nos Emirados Árabes Unidos, o que supera as seis conquistadas no Mundial de 1995, no Rio de Janeiro, até então a melhor marca. No critério de importância, há questionamentos, já que há 15 anos foram duas pratas, uma a mais que agora.


Leia Mais

Cielo vence, unifica ouro dos 100m em Mundiais e faz história em Dubai
Felipe França leva ouro nos 50m peito e revela 'abraço' a recordista mundial
Kaio Márcio recupera-se, mas frustra expectativa e leva prata nos 200m borboleta
Lochte termina Mundial de Natação com sete medalhas

Mas segundo alguns especialistas, não só a quantidade de agora, mas principalmente pela dificuldade bem maior em relação à disputa no Brasil há alguns anos faz deste o melhor Mundial de piscina curta do país. Além da prata, foram três ouros e quatro bronzes. No Rio, três ouros, duas pratas e um bronze.

A competição em Dubai serviu para comprovar que o brasileiro César Cielo é mesmo o principal nadador das provas de velocidade no mundo. Ele não só ficou com o ouro nos 50m e 100m livre, como unificou o título dos Mundiais, fazendo na piscina curta (de 25 metros) o mesmo que já havia feito em Roma em 2009 na piscina tradicional.

O Brasil também viu Felipe França brilhar e surpreender ao bater o recordista mundial e ficar com a medalha de ouro nos 50m peito. O nadador já havia sido o melhor nas eliminatórias, não sentiu o peso da decisão e repetiu a peformance, deixando o sul-africano Cameron Van Der Burgh com a consolação da prata.

Individualmente, o destaque do Mundial foi, incontestavelmente, o norte-americano Ryan Lochte. Ele foi o principal destaque dos Estados Unidos e responsável pela vitória no revezamento 4x100m medley. Na bagagem, levará sete medalhas, sendo impressionantes seis de ouro e uma de prata.

No quadro geral de medalhas, os EUA foram os grandes campeões com 25 no total, sendo 12 de ouro, seis de prata e sete de bronze. Com as suas oito medalhas, o Brasil acabou em sétimo lugar.
Kaio Márcio recupera-se, mas frustra expectativa e leva prata nos 200m borboleta

O brasileiro Kaio Márcio esperava brigar pelo ouro, mas começou mau a prova neste domingo, recuperou-se no fim e acabou consolado com a conquista da medalha de prata nos 200m borboleta no Mundial de piscina curta.

Depois de não sair tão bem quanto os adversários, ele buscou a desvantagem para os primeiros ao acelerar nos 50 metros finais e fechou em segundo com 1min56s61.

Leia Mais

Cielo vence, unifica ouro dos 100m em Mundiais e faz história em Dubai
Mesmo sem Cielo, revezamento 4x100m medley quebra recorde e vai à final
Felipe França leva ouro nos 50m peito e revela 'abraço' a recordista mundial
Brasil leva bronze no revezamento e fecha seu melhor Mundial na história

O tempo não foi suficiente apenas para vencer Chad Le Clos. O sul-africano cravou 1min56s56 e ficou com a medalha de ouro, enquanto que o húngaro Lászlo Cseh garantiu o bronze com 1min51s67.
Felipe França leva ouro nos 50m peito e revela 'abraço' a recordista mundial

O brasileiro Felipe França surpreendeu o recordista mundial Cameron Van Der Burgh neste domingo e conquistou a medalha de ouro nos 50m peito do Mundial de piscina curta, disputado em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Felipe deixou o sul-africano para trás, como já havia feito nas eliminatórias, ao nadar a distância em 25s95. O sul-africano chegou na sequência com 26s03, enquanto que o norueguês Alecksander Hetlander foi o terceiro, com 26s29.

Leia Mais

Cielo vence, unifica ouro dos 100m em Mundiais e faz história em Dubai
Insaciável, Cielo comemora 'dor gostosa' e quer nova medalha por final de gala
Mesmo sem Cielo, revezamento 4x100m medley quebra recorde e vai à final
Kaio Márcio recupera-se, mas frustra expectativa e leva prata nos 200m borboleta
Brasil leva bronze no revezamento e fecha seu melhor Mundial na história

Na entrevista, Felipe França revelou seu pensamento na disputa pessoal com Van Der Burgh na hora da virada dos 25 metros. "Na virada, ali, eu já virei junto com ele e aí eu falei 'um abraço'. 'Um abraço'", disse, soltando o riso de campeão.

Sobre o fato de agora ser um campeão mundial, mostrou-se ainda sem entender e pediu tempo para lidar com a sotuação. "Acho que vou ainda pensar um pouco nisso. A adrenalina está a mil, vou parar um pouco, pensar nisso e com certeza, com a medalha, vou pensar nisso", encerrou.

Esta foi a terceira medalha de ouro do Brasil neste Mundial, a primeira a ser conquistada por um nadador que não fosse César Cielo. No total, o país já acumula seis medalhas, sendo três de bronze.
Insaciável, Cielo comemora 'dor gostosa' e quer nova medalha por final de gala

César Cielo é o que se pode definir como insaciável. Minutos depois de ter conquistado o ouro nos 100m livre neste domingo, em Dubai, e fazer história (veja leia mais), ele já falou em ganhar outra vez e definiu como uma 'dor gostosa' a que sentia pelo cansaço da prova.

"Passou muito do limite, mas é uma dor boa, uma dor gostosa fazer essa dobradinha [ganhar 50m e 100m livre]. Agora é ganhar o revezamento e fechar com chave de ouro", afirmou ao canal "SporTV", claramente cansado.

Leia Mais

Cielo vence, unifica ouro dos 100m em Mundiais e faz história em Dubai
Mesmo sem Cielo, revezamento 4x100m medley quebra recorde e vai à final
Felipe França leva ouro nos 50m peito e revela 'abraço' a recordista mundial

O brasileiro, que nada pelo Flamengo, refere-se à final dos 4x100m medley a ser disputada ainda neste domingo, último dia do Mundial de piscina curta nos Emirados Árabes. Ele fechará a prova para o Brasil, que conseguiu a vaga na decisão mais cedo, nas eliminatórias, mesmo desfalcado de sua principal estrela, que preferiu poupar-se para os 100m livre. E deu certo.
Cielo vence, unifica ouro dos 100m em Mundiais e faz história em Dubai

César Cielo provou mais uma vez neste domingo, em Dubai, ser o principal nadador de velocidade da atualidade. O brasileiro não só conquistou a medalha de ouro nos 100m livre, como cravou ainda mais seu nome na história da natação. E não foi por ter melhorado ainda mais o recorde da prova no campeonato, agora de 45s74 - o antigo, que já era seu, era de 46s01.

Desta vez, ao tocar a borda da piscina nos Emirados Árabes na frente de todos os adversários, o que tem sido comum, Cielo tornou-se o primeiro nadador a unificar os títulos mundiais de piscina tradicional (50 metros) e curta (25 metros). Na sexta, já havia feito o mesmo nos 50m livre. O francês Fabien Gilot foi o segundo, com 45s97, e o russo Nikita Lobintsev, o terceiro, com 46s35.


Leia Mais

Insaciável, Cielo comemora 'dor gostosa' e quer nova medalha por final de gala
Felipe França leva ouro nos 50m peito e revela 'abraço' a recordista mundial
Kaio Márcio recupera-se, mas frustra expectativa e leva prata nos 200m borboleta
Brasil leva bronze no revezamento e fecha seu melhor Mundial na história
Com ouro, Cielo supera mito Popov e alcança inédita tríplice coroa

Em 2009, o brasileiro já havia ganho os 100m livre no Mundial de Roma, na Itália. Antes de Cielo, o italiano Filippo Magnini tinha sido o mais próximo a chegar perto do feito, mas acabou falhando. Bicampeão na piscina de 50 metros, em 2005 e 2007, Magnini foi duas vezes prata na de 25 metros, em 2006 e 2008.

Além do feito inédito mundialmente, Cielo também cravou uma nova marca para a história da natação brasileira. Agora, ele é o primeiro a conseguir para o país duas medalhas de ouro em competições individuais em Mundiais.

O novo ouro soma-se à vasta coleção de medalhas do brasileiro feita recentemente. Nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, ele ficou com o primeiro lugar nos 50m livre e com o bronze nos 100m livre. Neste Mundial, ajudou o Brasil a ficar com o bronze nos revezamentos 4x100m livre e 4x100m medley e ainda ficou com o ouro nos 50m livre.
Mesmo sem Cielo, revezamento 4x100m medley quebra recorde e vai à final

O Brasil garantiu presença na final do revezamento 4x100 metros medley no Campeonato Mundial de Natação em Piscina Curta, realizado em Dubai, mesmo sem a presença de César Cielo nas eliminatórias. Na manhã deste domingo, o quarteto do país registrou o tempo de 3min28s60, avançou em sétimo lugar e quebrou o recorde sul-americano, que vigorava desde 2008.

Nesta manhã, Guilherme Guido, Henrique Barbosa, Glauber Silva e Nicolas Oliveira formaram o quarteto brasileiro. A escalação será modificada para a final, que será realizada na tarde deste domingo. O país será representado por Guilherme Guido, Felipe França Silva, Kaio Márcio Almeida e Cesar Cielo. A Rússia terminou as eliminatórias em primeiro lugar.


Leia Mais

Insaciável, Cielo comemora 'dor gostosa' e quer nova medalha por final de gala
Felipe França leva ouro nos 50m peito e revela 'abraço' a recordista mundial
Kaio Márcio recupera-se, mas frustra expectativa e leva prata nos 200m borboleta

Recordista mundial dos 200 metros borboleta, Kaio Márcio se classificou para a final da prova em quarto lugar, com 1min53s26. O nadador brasileiro foi mais lento que o húngaro Lazlo Cseh (1min52s81), o sul-africano Chad Clos (1min52s91) e o chinês Peng Wu (1m53s25). Leonardo de Deus não conseguiu vaga na final ao ficar com o 15º tempo (1m54s43).

A norte-americana Rebecca Soni quebrou o recorde do campeonato nos 200 metros peito, com o tempo de 2min18s66, durante as eliminatórias. O recorde anterior era da sul-africana Suzaaan Van Biljon (2min18s73), obtido em 2008. Tatiane Sakemi foi desclassificada da prova e não obteve vaga na final, assim como Fabio Santi, nos 200 metros costas, Tatiana Lemos Barbosa, nos 200 metros livre.
Trail Blazers batem Bucks com brilhante double-double de Aldridge

O Portland Trail Blazers derrotou nesta segunda-feira o Milwaukee Bucks por 106 a 80, com um espetacular double-double do ala LaMarcus Aldridge, que marcou 29 pontos e pegou 19 rebotes.

O time da casa ainda contou com boas atuações de Wesley Matthews, que anotou 22 pontos, e do ala-armador espanhol Rudy Fernandez, que fez 17. Já o ataque do Milwaukee foi liderado pelo ala-armador John Salmons, com 23 pontos.

Leia Mais

Hawks superam Magic com double-double de Al Horford
Sem Splitter, Spurs vencem Suns e confirmam liderança
LeBron faz double-double, mas Mavericks acabam com série invicta do Miami Heat
Cavaliers, de Varejão, perdem para Jazz e afundam na tabela

Em outra partida da noite, o Houston Rockets bateu o Golden State Warriors por 121 a 112. Os destaques do Houston foram os 30 pontos do ala-armador Kevin Martin, os 20 do ala argentino Luis Scola e o double-double do ala-pivô Chuck Hayes, que anotou 12 e pegou dez rebotes.

Pelos Warriors, o armador Monta Ellis fez um show à parte, ao marcar 44 pontos.
Hawks superam Magic com double-double de Al Horford

O Atlanta Hawks venceu nesta noite o Orlando Magic por 91 a 81 no Philips Arena, com double-double do pivô dominicano Al Horford, que registrou 24 pontos e 11 rebotes.

Outros destaques do time da casa foram o ala-armador Joe Johnson, que anotou 17 pontos, e o ala Josh Smith, que conseguiu um double-double de 12 pontos e dez rebotes.

Leia Mais

Sem Splitter, Spurs vencem Suns e confirmam liderança
LeBron faz double-double, mas Mavericks acabam com série invicta do Miami Heat
Cavaliers, de Varejão, perdem para Jazz e afundam na tabela
Trail Blazers batem Bucks com brilhante double-double de Aldridge

Já o Orlando contou com um brilhante double-double de pivô Dwight Howard, que fez 19 pontos e pegou 20 rebotes, mas perdeu seis vezes a bola.

Em outra partida da noite, o Washington Wizards, lanterna da Conferência Leste, massacrou o Charlotte Bobcats por 108 a 75, com 21 pontos do armador Nick Young e um double-double de Kirk Hinrich, que anotou 18 e fez 11 assistências.

Pelo Bobcats, quem liderou o ataque foi o ala-armador Stephen Jackson, com 13 pontos.
Sem Splitter, Spurs vencem Suns e confirmam liderança

Ainda sem contar com o ala brasileiro Thiago Splitter, o San Antonio Spurs venceu o Phoenix Suns por 118 a 110, aumentando para 24 o número de vitórias nesta temporada, recorde no momento.

Splitter não pôde ainda voltar às quadras por causa da contusão que sofreu na semana passada no jogo contra o Milwaukee Bucks.

Leia Mais

LeBron faz double-double, mas Mavericks acabam com série invicta do Miami Heat
Cavaliers, de Varejão, perdem para Jazz e afundam na tabela
Hawks superam Magic com double-double de Al Horford
Trail Blazers batem Bucks com brilhante double-double de Aldridge

Os principais destaques dos Spurs foram o armador Gary Neal, que marcou 22 pontos, e o ala Tim Duncan, que fez double-double com 20 pontos e 15 rebotes.

Já os Suns contaram com 27 pontos do ala Jared Dudley, cestinha do jogo, além de um double-double do armador Steve Nash, que registrou 17 pontos e dez rebotes.

Com as 24 vitórias, o San Antonio é o time que mais ganhou na atual temporada, consolidando-se na liderança da Conferência Oeste. Já o Phoenix está na nona posição da mesma Conferência.

LeBron faz double-double, mas Mavericks acabam com série invicta do Miami Heat

O Miami Heat vem provando que o investimento para formar o estelar trio de Dwyane Wade, LeBron James e Chris Bosh está dando certo, tanto que o time conseguiu uma série de 12 vitórias consecutivas, só superadas pelo San Antonio Spurs e pelo Boston Celtics, que ficaram no máximo 13 jogos invictos. No entanto, o time de Orlando precisará reiniciar sua contagem, ao ser derrotado em casa pelo Dallas Mavericks por 98 a 96 após levar a virada durante o último quarto.

Nem mesmo a boa atuação de LeBron James ajudou o Heat a atingir a melhor marca da temporada. O ala marcou 19 pontos e pegou dez rebotes durante os 36 minutos que ficou em quadra, e viu Bosh anotar os mesmos 19 pontos, além dos 22 tentos de Wade. O pivô Zydrunas Ilgauskas, que acompanhou James na saída de Cleveland para Miami, começou como titular e marcou oito pontos.

Leia Mais

Cavaliers, de Varejão, perdem para Jazz e afundam na tabela
Sem Splitter, Spurs vencem Suns e confirmam liderança
Hawks superam Magic com double-double de Al Horford
Trail Blazers batem Bucks com brilhante double-double de Aldridge

Mas o time não foi páreo para a ótima reação dos Mavericks no final da partida. Perdendo por 70 a 69 nos minutos iniciais do quarto final, o Dallas viu brilhar a estrela dos alas reserva, Shawn Marion, e titular, Dirk Nowitzki. O primeiro saiu do banco para marcar sete pontos e pegar 13 rebotes, enquanto que o segundo foi o cestinha da partida, com 26 pontos e nove rebotes. Jason Terry, também reserva, contribuiu com outros 19 pontos.

A vitória deixa os Mavs na segunda colocação da Conferência Oeste, com 22 triunfos e cinco derrotas. Melhor que eles somente os Spurs (24-3), que venceram na rodada e voltam a entrar em quadra nesta terça-feira para o jogo contra o Denver Nuggets, no duelo entre os pivôs brasileiros Tiago Splitter e Nenê Hilário.
Cavaliers, de Varejão, perdem para Jazz e afundam na tabela

O Cleveland Cavaliers, do ala-pivô brasileiro Anderson Varejão, perdeu nesta segunda-feira para o Utah Jazz por 101 a 90 e registrou a 11ª derrota nos últimos 12 jogos.

O ala-armador reserva C.J.Miles voltou a surgir como o sexto jogador do Utah Jazz, ao anotar 22 pontos e liderar o ataque da equipe vencedora.

Leia Mais

LeBron faz double-double, mas Mavericks acabam com série invicta do Miami Heat
Sem Splitter, Spurs vencem Suns e confirmam liderança
Hawks superam Magic com double-double de Al Horford
Trail Blazers batem Bucks com brilhante double-double de Aldridge

O técnico do Utah, Jerry Sloan, completou nesta noite 1.210 jogos como profissional e empatar com Pat Riley no terceiro lugar do ranking de mais partidas disputadas da história da NBA.

Sloan, que dirige os Jazz desde a temporada de 1988, terá como próximo objetivo individual alcançar Lenny Wilkens (1.332), que ocupa o segundo lugar na lista, liderada por Don Nelson (1.335). O ala Paul Millsap e o ala-armador Raja Bell marcaram 19 pontos cada.

O armador Deron Williams conseguiu um double-double de 17 pontos e dez assistências, enquanto o pivô Al Jefferson o fez com 16 pontos e 13 rebotes. Pelo Cleveland, o armador Daniel Gibson marcou 29 pontos, sua melhor marca como profissional.

O brasileiro Anderson Varejão, que jogou durante 32 minutos, marcou nove pontos, ao converter quatro de seis arremessos de linha de campo e um de dois lances livres, pegou cinco rebotes, deu dois tocos e fez uma assistência.

Com a derrota, o Cleveland fica na antepenúltima colocação da Conferência Leste. Já o vencedor Utah está em quarto na Conferência Oeste.
Limeira bate Araraquara e assume liderança das semis do Paulista de basquete

A Winner/Limeira assumiu a liderança da série semifinal do Campeonato Paulista Masculino de basquete, que é disputada no sistema melhor de cinco. A equipe derrotou o Araraquara por 72 a 66 (37 a 29 no primeiro tempo), no terceiro jogo, disputado nesta segunda-feira, no Ginásio Municipal Fortunato Lucato, em Limeira.

A vitória deixa os comandados do técnico Demétrius Ferraciú com duas vitórias e uma derrota. Os principais nomes do jogo foram Eric Tatu (16 pontos, seis rebotes e quatro assistências) pelo time da casa e Luisinho (16 pontos) pelos visitantes.

As duas equipes se enfrentam pela quarta vez na série nesta terça-feira, às 21h (de Brasília), novamente em Limeira. Em caso de vitória, os mandantes estarão classificados.

"Estamos em vantagem na série, com mais um jogo importante em casa a fazer. Temos que descansar e focar, pois se conseguirmos um resultado favorável também no quarto jogo, confirmaremos vaga na decisão", disse o pivô Daniel Castellar, da Winner/Limeira, autor de oito pontos e 13 rebotes.
Convidado pata treinar a seleção, Luiz Zanon renova com Americana

O treinador Luiz Augusto Zanon foi convidado oficialmente pela direção da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) para assumir a seleção brasileira feminina, no lugar do espanhol Carlos Colinas. O técnico decidiu permanecer por mais uma temporada em Americana e continuar o ótimo trabalho desenvolvido na equipe líder invicta do primeiro turno da Liga de Basquete Feminino (LBF).

Após um período de adaptação, quando assumiu a equipe em setembro de 2009, Zanon comprovou através de resultados que já está adaptado ao basquete feminino. Em 2010, foram três torneios disputados e três conquistas: Campeonato Paulista, Jogos Regionais e Jogos Abertos do Interior.

"Estou feliz por permanecer em Americana. Estou tendo a oportunidade de atuar em uma das equipes mais bem estruturadas do basquete nacional, conciliar meu projeto social desenvolvido em Limeira e estar próximo da minha família, já que a distância entre as cidades é muito pequena", comentou Zanon.

O presidente da equipe de Americana, Ricardo Molina Dias comentou sobre a renovação do técnico e o convite da Seleção Brasileira "Fiquei sabendo do convite pelo Zanon. Não fomos procurados ou mesmo consultados pela CBB sobre o convite. Estávamos em processo de renovação com o técnico, pois entendemos que, independente do resultado da Liga, o trabalho foi bem feito", contou Molina.

Com a decisão tomada e contrato renovado, o técnico Zanon segue motivado em busca do título da Liga Nacional. O Americana terá apenas uma semana de folga e se reapresentará no dia 27 de dezembro, quando volta a treinar para a primeira partida do returno contra Santo André, marcada para 8 de janeiro, jogando em casa.
Retrospctiva: Centro das atenções, LeBron James trocou de time e gerou polêmica na NBA

Um dos maiores talentos da NBA nos últimos anos, LeBron James era o mais cobiçado jogador disponível no mercado da Liga ao final da última temporada. Porém, o astro abriu mão de ganhar mais dinheiro e tentar levar a fraca franquia do Cleveland Cavaliers ao título para formar um supertime ao lado de Dwyane Wade e Chris Bosh no Miami Heat.

Ao final da última temporada, todos queriam saber para onde iria LeBron, se é que ele iria para algum lugar, já que poderia permanecer em Cleveland com o time que o draftou e no estado onde foi criado. O ala chocou o mundo ao anunciar em um programa especial e exclusivo da ESPN norte-americana chamado de “The Decision” que estava de malas prontas para a Flórida, gerando uma revolta não só de torcedores dos Cavs como de fãs de basquete e até imprensa.

Leia Mais

Saints resgatam cidade, Lakers levam o bi, e Giants quebram tabu em 2010

Muita gente, incluindo lendas da NBA como Michael Jordan, Magic Johnson e Charles Barkley, criticou LeBron alegando que o jogador tinha “apelado” para conseguir o seu tão esperado primeiro título na Liga e que ele não deixaria um legado para o esporte.

Depois de um início de temporada conturbado devido ao desentrosamento com Wade e Bosh, LeBron James e o Miami Heat se estabilizaram justamente na partida em que o ala retornou à Cleveland para enfrentar sua ex-equipe. James respondeu ao possível ambiente mais hostil de sua vida com uma belíssima atuação e a vitória do time da Flórida.

Depois de começar a temporada com apenas nove vitórias em 17 jogos, o Heat engrenou de vez e já ocupa as primeiras colocações na Conferência Leste. LeBron não está com os números que o fizeram duas vezes MVP da Liga. Wade está também abaixo de anos anteriores. E Chris Bosh não lembra tanto o jogador dominante que era no Toronto Raptors. Mas o trio está conseguindo fazer a equipe da Flórida engrenar e deixa a pergunta: Será que as críticas vão ter valido a pena e LeBron James, enfim, vai conquistar seu primeiro título na NBA?
Saints resgatam cidade, Lakers levam o bi, e Giants quebram tabu em 2010

Com 2010 muito próximo do fim, o ESPN.com.br inicia nesta segunda-feira uma retrospectiva sobre o que de melhor aconteceu no ano nos mais variados esportes. Serão, ao todo, 13 especiais que resumirão as conquistas, as bizarrices, os fracassos, as polêmicas, enfim, tudo que agitou a Copa do Mundo, o futebol nacional e internacional, os esportes olímpicos, o basquete, o tênis, o ano em branco do trio de ferro paulista e até o pôquer.

O pontapé inicial da série é dado com os esportes norte-americanos. Quando 2010 for apenas um ano na história, lá na frente, será impossível não lembrar da conquista do New Orleans Saints, da rivalidade entre Los Angeles Lakers e Boston Celtics, o inesperado título do San Francisco Giants e até decepções e polêmicas como a de LeBron James. O ano esportivo nas três principais ligas esportivas dos Estados Unidos (NFL, NBA e MLB) conseguiu diferentes histórias. Abaixo, um resumo delas.


Leia Mais

Retrospctiva: Centro das atenções, LeBron James trocou de time e gerou polêmica na NBA

Nova Orleans ressurge com título dos Saints

Como se fosse uma história de um filme, o New Orleans Saints levou consigo na caminhada até o Super Bowl XLIV uma cidade que havia atingido o fundo do poço cinco anos antes por conta do furacão Katrina, fenômeno que afetou inclusive a equipe de futebol americano da cidade, que teve que mandar jogos fora de casa na época.

Junto com o ressurgimento de Nova Orleans, os Saints apostaram na volta por cima de um quarterback: Drew Brees. O jogador renovou o espírito da equipe, que era mera coadjuvante nas temporadas anteriores e levou-a à grande decisão a NFL em 2010.

Na final, contra o favorito Indianapolis Colts, conduzido por um dos maiores talentos dessa era da NFL, Peyton Manning, os Saints surpreenderam o mundo. O New Orleans saiu perdendo por 10 a 0, mas conseguiu a incrível virada, inclusive com um inesperado onside kick na volta do intervalo. E com uma interceptação de Tracy Porter em cima de Manning retornada para touchdown nos minutos finais da partida, os Saints venceram seu primeiro título na história da franquia e consolidaram o ressurgimento da cidade de Nova Orleans.

Mais uma decepção para LeBron, mais um título para Kobe

Pela NBA, o Cleveland Cavaliers achou que trazer Shaquille O’Neal para um ultimato em busca de um título, fosse convencer LeBron James, com seu contrato por terminar, a ficar na equipe. Porém, mais uma vez os Cavs ficaram pelo caminho e James viu um mundo de críticas cair em seus ombros por mais uma vez ter falhado nos playoffs.

LeBron pode ter sido eleito o MVP da temporada, mas o basquete norte-americano viu a consagração de um jovem que promete ser o futuro da NBA: Kevin Durant. O jogador do recém-fundado Oklahoma City Thunder, ex-Seattle Supersonics, se tornou o mais jovem da história a terminar com a melhor média de pontos na Liga. Durant fez 30,1 pontos por jogo na última temporada e brilhou em seguida no Mundial da Turquia.

A temporada não foi das melhores para os brasileiros. Leandrinho, mesmo com o Phoenix Suns chegando à final da Conferência Oeste, teve um de seus piores anos, sendo trocado para o fraco Toronto Raptors ao final da temporada. A precoce eliminação do Denver Nuggets nos playoffs gerou inúmeras críticas à equipe, inclusive Nenê. Já Anderson Varejão fez parte de mais um fracasso dos Cavaliers e viu as esperanças da franquia irem por água abaixo com a saída de LeBron James. Em compensação, o país ganhou um novo representante ao final da temporada na NBA: Tiago Splitter, enfim, foi jogar no San Antonio Spurs.

Com LeBron fora do caminho, Boston Celtics e Los Angeles Lakers fizeram a final da NBA pela segunda vez em três anos, revivendo os grandes tempos da maior rivalidade da NBA na década de 80, quando Magic Johnson e Larry Bird eram os protagonistas.

Ao contrário de 2008, dessa vez os Lakers, liderados sempre por Kobe Bryant, levaram a melhor e venceram a grande decisão no sétimo jogo da série com uma virada incrível no Staples Center. O bicampeonato do time de Los Angeles fez de Phil Jackson o
“Azarões” Giants quebram tabu de 56 anos na MLB

O velho e eficiente pensamento de que no beisebol se vence com grandes arremessadores mais uma vez se mostrou verdade na MLB. O “azarão” San Francisco Giants, apostou em uma rotação titular fortíssima liderada por Tim Lincecum e Matt Cain, além de um grande trabalho do fechador Brian Wilson para esta temporada. E os rebatadores sem grife nos quais a equipe botou fé (casos de Cody Ross, Juan Uribe e Aubrey Huff) deram certo. A equipe da Califórnia viu um veterano decidir a World Series, Edgar Renteria, e um novato sensação aparecer, Buster Posey.

Dessa forma, os Giants roubaram a vaga nos playoffs do San Diego Padres de forma inesperada e superaram os favoritos ao título da Liga Nacional, Philadelphia Phillies, na final da sua conferência para irem a World Series, onde venceram a também surpresa Texas Rangers em cinco jogos e faturaram seu primeiro campeonato em 56 anos.

Mesmo tendo perdido na World Series, o Texas Rangers fez muito além do esperado. A equipe foi apenas a 26ª entre as 30 da MLB que gastou mais dinheiro com salários de jogadores ao longo da temporada. Durante o ano, por uma crise financeira, a Liga assumiu o controle da franquia antes do lendário ex-arremessador Nolan Ryan comprar os Rangers. O time superou uma “freguesia” histórica e venceu o poderoso New York Yankees na final da Liga Americana e foi para a sua primeira World Series.

Sempre favoritos ao título no começo de cada temporada, os arquirrivais Boston Red Sox e New York Yankees ficaram abaixo do esperado esse ano. A equipe de Boston sofreu com contusões ao longo do ano e ficou fora dos playoffs. Por isso, já contratou duas das principais peças do mercado para no que vem: Carl Crawford e Adrian González. Já os nova-iorquinos preferiram se concentrar nas renovações com os ídolos Mariano Rivera e Derek Jeter para 2011.

Calendário da série de retrospectivas do ESPN.com.br:

20/12 - Esportes Norte-Americanos
21/12 - MMA
22/12 - Vôlei
23/12 - Qual o time da década no Brasil, Internacional ou São Paulo?
24/12 - O fracasso do 'Trio de Ferro' paulista
25/12 - Copa do Mundo
26/12 - Esportes Olímpicos
27/12 - Velocidade
28/12 - Tênis
29/12 - Basquete
30/12 - Futebol Nacional
31/12 - Futebol Internacional
01/01 - Pôquer
Em duelo equilibrado, Phoenix Suns bate Oklahoma City Thunder

Phoenix Suns e Oklahoma City Thunder fizeram um jogo bastante equilibrado na noite deste domingo. Melhor para os Suns, que venceram a partida por 113 a 110.

O grande nome do jogo foi Grant Hill, que anotou 30 pontos, pegou 11 rebotes e deu 2 assistências. Pelos lados do Oklahoma City Thunder, Kevin Durant fez 28 pontos, e ainda contribuiu com mais 4 rebotes e 4 assistências.

Leia Mais

Pierce anota triple-double em vitória dos Celtics; Lakers também vencem
New Jersey Nets finalmente vence mais uma pela NBA

Esse foi o 13º triunfo do Phoenix Suns na temporada regular da NBA. A equipe também tem 13 derrotas. Já o Thunder tem uma campanha de 19 vitórias e apenas 9 derrotas.

Detroit vence na prorrogação

Em outro confronto bastante disputado do domingo, o Detroit Pistons superou o New Orleans Hornets por 111 a 108, na prorrogação. O cestinha do jogo foi David West, dos Hornets, com 32 pontos. Ele ainda pegou 9 rebotes e distribuiu 2 assistências.

Já pelo time vencedor, o Detroit Pistons, Tayshaun Prince anotou 28 pontos, além de contribuir com 12 rebotes e 8 assistências.

O Detroit Pistons soma 9 vitórias e 19 derrotas na temporada. O New Orleans Hornets, por sua vez, tem 16 triunfos e 11 resultados negativos.

Resultados:

Oklahoma City Thunder 110 x 113 Phoenix Suns
Detroit Pistons 111 x 108 New Orleans Hornets
Sacramento Kings 93 x 102 Houston Rockets
Boston Celtics 99 x 88 Indiana Pacers
New Jersey Nets 89 x 82 Atlanta Hawks
Toronto Raptors 110 x 120 Los Angeles Lakers
New Jersey Nets finalmente vence mais uma pela NBA

O armador Devin Harris marcou 22 pontos e fez oito assistências para liderar o New Jersey Nets na vitória por 89 a 82 sobre o Atlanta Hawks, e ganhar o segundo jogo nos últimos dez.

O pivô Brook López fez 16 pontos para ser outro dos jogadores-chave no triunfo dos Nets (8-20), que continuam ocupando o último lugar da Divisão do Atlântico.

Leia Mais

Pierce anota triple-double em vitória dos Celtics; Lakers também vencem
Em duelo equilibrado, Phoenix Suns bate Oklahoma City Thunder

O armador Mike Bibby, com 19 pontos, liderou o ataque dos Hawks (17-12), mas não foram suficientes para evitar a segunda derrota que a equipe de Atlanta sofre nesta temporada no Prudential Center de Newark.

O pivô dominicano Al Horford, que conseguiu um double-double, e o ala Josh Smith marcaram 15 pontos para os Hawks, que perderam quatro das últimas seis partidas.

Horford jogou 39 minutos e pegou 10 rebotes, deu quatro assistências e recuperou duas bolas.
Sonho de consumo da Ponte pode acertar com o Santos para 2011Contratado pelo Galo, em 2009, Aranha perdeu espaço, após sofrer uma contusão na coxa esquerdaCampinas, SP, 21 (AFI) – A grande esperança da Ponte Preta é conseguir contratar o goleiro Aranha para a temporada 2011. No entanto, o jogador dificilmente desembarcará no Majestoso. Além de seu salário ser alto para os padrões do clube, o jogador pode ser um dos reforços do Santos no próximo ano.


Confira!
» Ponte Preta negocia contratação de atacante destaque no Maranhão


O jogador teve seu contrato com o Atlético-MG encerrado, neste final de ano, e o time mineiro decidiu não renová-lo. Com isso, o jogador ficou livre para negociar com outros clubes. A Ponte, clube que o revelou, seria a primeira opção, desde que oferecesse um salário próximo ao que recebia no Galo (cerca de R$ 80 mil).

Como as cifras oferecidas pela Macaca não teriam chegado ao desejado, o jogador foi oferecido ao Peixe. O time praiano iniciou as negociações com o atleta a pedido do técnico Adilson Batista.

Contratado pelo Galo, em 2009, Aranha perdeu espaço no time neste ano, após sofrer uma contusão no músculo posterior da coxa esquerda, em agosto daquele ano. Com a chegadas do uruguaio Carini, Fábio Costa e as boas atuações do garoto Renan Ribeiro, que virou titular, o ex-goleiro da Ponte perdeu espaço.

Natural de Pouso Alegre, no Sul de Minas Gerais, Aranha foi revelado pela Ponte Preta, onde atuou de 2002 a 2009. Neste tempo, ele foi emprestado apenas para o Ecus Suzano, em 2003.
MERCADO PAULISTÃO: Confira TODOS reforços dos 20 clubes do Paulistão!Na tentativa de presentear o internauta com a mais completa informação do mundo da bola, o Portal Futebol Interior criou a seção Mercado PaulistãoCampinas, SP, 21 (AFI) - Enquanto grande parte dos jogadores curtem as férias e o clima de fim de ano toma conta, o mercado do futebol continua em ebulição. Na tentativa de presentear o internauta com a mais completa informação do mundo da bola, o Portal Futebol Interior criou a seção Mercado Paulistão, onde constará os reforços dos 20 clubes que disputarão o Paulistão de 2011. Mantenha-se atualizado sobre todos os times da Série A1 com EXCLUSIVIDADE.

Grandes jogadores podem desfilar pelos gramados paulistas. Ronaldinho Gaúcho, por exemplo, é o sonho de consumo do Palmeiras. O Corinthians tenta trazer Adriano Imperador e o meia Alex (ex-Internacional) para o Parque São Jorge. Já o São Paulo sondou Alex (Fenerbahçe), Wagner (ex-Cruzeiro) e Zé Roberto (ex-Seleção Brasileira).

Confira as contratações de TODOS os clubes do Paulistão:

Americana – zagueiros Vinícius (ex-Hannover-ALE) e Airton (ex-Desportivo Brasil); atacante Fumagalli (ex-Vasco)

Botafogo – goleiros Wanderson (ex-Coritiba) e Júlio César (Santo André); zagueiros Dão (ex-Spartak Trnava-ESL), Daniel Marques (ex-Atlético-GO), Dirceu (ex-Coritiba) e Augusto (ex-Ponte Preta); lateral-direito Dida (ex-Atlético-GO); lateral-esquerdo Andrezinho (ex-São Caetano), João Victor (ASA-AL); volantes Leandro Carvalho (ex-Itumbiara-GO), Rodrigo Soares (ex-Náutico), Paulinho (ex-Guarani) e Chicão (ex-Paraná); meias Marcinho (ex-Gyeongnam-COR), Assis (ex-América-RN), Moacir (ex-Ponte Preta) e Ramon (ex-Coritiba); atacantes Pablo Escobar (ex-Ponte Preta), Assisinho (ex-Icasa), Anselmo (ex-Halmstads-SUE) e André Neles (ex-Icasa); técnico Roberto Fonseca (desempregado)

Bragantino – zagueiro Carlinhos (ex-Pão de Açúcar); lateral-esquerdo Bruno Bertucci (ex-Corinthians); volante Flávio Paulino (ex-São Paulo)

Corinthians – zagueiro Wallace (ex-Vitória); lateral-esquerdo Marcelo Oliveira (estava emprestado ao Grêmio Prudente); volante Moradei (estava emprestado ao São Caetano); meias Morais (estava emprestado ao Bahia), Éverton Ribeiro (estava emprestado ao São Caetano) e Edno (estava emprestado ao Botafogo)

Grêmio Prudente – goleiro Leandro (ex-Grêmio Osasco); lateral-direito Vanderson Cafu (ex-América-RN); zagueiro Nino (ex-Criciúma); lateral-esquerdo Rai (ex-União Leiria-POR); volantes Rafael (ex-Águia-PA), Henrique (ex-Grêmio) e Alceu (ex-Kashiwa Reysol); meia Francismar (ex-Náutico);

Ituano – goleiro Ricardo (ex-Penapolense); zagueiros Jean Pablo (estava emprestado ao Joinville), César Gaúcho (ex-Fortaleza) e Marx (ex-Beira Mar-POR); laterais-esquerdo Esquerdinha (ex-Bragantino), Eder (ex-São Paulo) e Caju (ex-Corinthians); meias Clayton Domingues (ex-Vitória), Leomir (ex-São Bernardo) e Leandrinho (ex-Ponte Preta); atacantes Fernando Russi (ex-Inter de Limeira) e Malaquias (ex-Portuguesa); técnico Sérgio Ramirez (desempregado)

Linense – goleiro Paulo Musse (ASA);lateral-direito Gabriel (ex-Marília); zagueiros Ediglê (ex-Náutico), Rocha (ex-Guarattinguetá, atual Americana), André Turatto (ex-Fortaleza) e Samuel (ex-Marília); volante Simão (ex-América-MG) e Marcos Vinícius (ex-Fortaleza); meias André (ex-Ponte Preta), Gilsinho (ex-Ituiutaba), Éder (Bragantino) e Guaru (ex-Guaratinguetá, atual Americana); Fausto (ex-Juventude) e Pedrão (ex-São Caetano)

Mirassol – goleiro Fernando (ex-Bahia); zagueiro Danilo (Hapoel Beer Sheva-ISR) e Dezinho (ex-Brasiliense); lateral-esquerdo Renato Peixe (ex-Guaratinguetá, atual Americana); volantes Jonata Escobar (ex-Ponte Preta), Magal (ex-Guaratinguetá, atual Americana), Otacílio (ex-Remo), Leandro (ex-Bahia) e Jairo (ex-São Caetano); meia Xuxa (ex-Santo André); atacantes Jaílton (ex-Paulínia), Victor Palito (ex-Primavera), Wellington Amorim (ex-Ceará) e Serginho (ex-Guaratinguetá, atual Americana); Ivan Baitello (ex-auxiliar do São Caetano)

Mogi Mirim – goleiro João Paulo (ex-Metropolitano-SC) e Anderson (ex-América-PE); laterais-direito Niel (Treze-PB) e Maizena (ex-ASA); zagueiros Luiz Eduardo (Santa Cruz), Audálio (estava emprestado ao ASA), Tiago (ex-Icasa) e Fábio Sanches (ex-Mallorca-ESP) e Rodrigo Barros (ex-Marília-SP); lateral-esquerdo João Paulo (ex-Treze-PB); volantes Fernando (Treze-PB), Leomar (ex-Bunyodkor-UZB), Bruno de Jesus (ex-Rio Verde-GO), Mário André (ex-Metropolitano-SC), Baraka (ex-Figueirense) e Audálio (ex-ASA); meias Rivaldo (ex-Bunyodkor-UZB), Paulo Isidoro (ex-Fortaleza) e Val (ex-Botafogo-PB); atacantes Denilson (ex-Bunyodkor-UZB), Ricardinho (ex-Botafogo-SP), Nando (estava emprestado ao Santo André); Geovani (estava emprestado ao Guarani), Ricardo Ost (Rio Branco-SP) e Roberto Jacaré (ex-Icasa); técnico Roberval Davino (desempregado)

Noroeste – goleiro Nicolas (ex-Novo Hamburgo-RS); lateral-direito Márcio Gabriel (Ipatinga); zagueiros Cris (ex-Grêmio Prudente), Matheus (ex-São Caetano), Halisson (ex-Santo André) e Da Silva (ex-Sport); lateral-esquerdo Gleidson (ex-Duque de Caxias); o volante Francis (ex-Bragantino); meias Ricardinho (Joinville-SC), Thiago Marín (ex-Náutico) e Altair (ex-Santo André); atacantes Vandinho (ex-Ceará), Bruno Gaúcho (ex-XV de Jaú) e Aleílson (ex-Bahia)

Oeste – laterais-direito Dedê (ex-Vila Nova) e Cicinho (estava emprestado ao Santo André); zagueiro Rafael Caldeira (ex-Santos); lateral-esquerdo Rodrigo Ítalo (ex-Aparecidense-GO); volantes Márcio Carioca (ex-ASA) e Serginho (ex-Santos); meias Fernandinho (estava emprestado ao São Caetano), Fábio Tenório (ex-Tupi-MG), Roger (ex-São Caetano) e Fábio Neves (ex-América-RN); atacantes Mazinho (estava emprestado ao São Caetano), Léo Salino (ex-Nacional-MG), Wellington (ex-São Caetano), Fábio (ex-São Caetano) e Anselmo Ramón (ex-Cruzeiro); técnico Ademir Fonseca (ex-Vila Nova)

Palmeiras - Nenhum

Paulista - goleiro Cristiano (ex-Desportivo Brasil-SP); lateral-direito Da Silva (ex-Guarani); zagueiros João Paulo (sem clube) e Elia Sabiá (estava emprestado ao Atlético-PR); lateral-esquerdo Guigov (ex-Portuguesa); volantes Fernando Miguel (ex-Ipatinga) e Baiano (ex-Guarani); meia Diego Barboza (estava emprestado ao Guarani); atacante Fabiano (ex-Ipatinga)

Ponte Preta – goleiro Bruno (ex-Náutico); lateral-direito Amaral (ex-Duque de Caxias); zagueiro Ferron (ex-Ituiutaba-MG); lateral-esquerdo João Paulo (ex-Fluminense); meias Wanderley (ex-Guarany-CE), Válber (ex-Avaí), Renatinho (ex-Atlético-GO) e Márcio Diogo (ex-Suwon Bluewings-COR); atacante Luís Mário (ex-Inter de Bebedouro); técnico Gilson Kleina (ex-Duque de Caxias)

Portuguesa - Nenhum

Santo André – zagueiros Sidraílson (ex-Santa Cruz), Altair (ex-Vila Nova) e Sandoval (ex-Flamengo de Guarulhos); laterais-esquerdo Gilberto (ex-São Paulo) e Wesley (ex-Santos); volantes Jéferson (ex-Santos), Mário Jara (ex-Olímpia-PAR), Magno (ex-CSA-AL) e Dimas (ex-Avaí); meias Juan (ex-Santos) e Walax (ex-Vila Nova); atacante Renan Motta (ex-Santos) e Luciano Fonseca (T&T Ha Noi-Vietnã); técnico Pintado (ex-León-MEX)

Santos – volante Charles (ex-Lokomotiv Moscou-RUS); meias Vitor Hugo (ex-Santa Cruz); Elano (ex-Galatasaray-TUR) e Maikon Leite (estava emprestado ao Atlético-PR); técnico Adilson Batista (desempregado)

São Bernardo – goleiros Wilson Júnior (ex- Inter Baku-Azerbaijão) e Marcelo Pitol (ex-Icasa); laterais-direito Henrique (ex-Palmeiras) e Régis (ex-Guaratinguetáa, atual Americana); zagueiros Amarildo (ex-Brasil-RS) Cristiano (ex-Francana) e Leandro Camilo (ex-Paysandu); laterais-esquerdo Reinaldo (ex-Criciúma); volantes Willian Favoni (ex-Ponte Preta), Lucas (São Caetano) e Guto (ex-Icasa); meias Xuxa (ex-Icasa) e Danielzinho (estava emprestado ao Avaí); atacante Elionar Bombinha (Çaykur Rizespor-TUR)

São Caetano - Nenhum

São Paulo – meia Marcelinho Paraíba (estava emprestado ao Sport); atacantes Henrique (estava emprestado ao Vitória) e Mazola (estava emprestado ao Guarani)

Atualizado em 21/12/2010 às 20h30