terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Saints resgatam cidade, Lakers levam o bi, e Giants quebram tabu em 2010

Com 2010 muito próximo do fim, o ESPN.com.br inicia nesta segunda-feira uma retrospectiva sobre o que de melhor aconteceu no ano nos mais variados esportes. Serão, ao todo, 13 especiais que resumirão as conquistas, as bizarrices, os fracassos, as polêmicas, enfim, tudo que agitou a Copa do Mundo, o futebol nacional e internacional, os esportes olímpicos, o basquete, o tênis, o ano em branco do trio de ferro paulista e até o pôquer.

O pontapé inicial da série é dado com os esportes norte-americanos. Quando 2010 for apenas um ano na história, lá na frente, será impossível não lembrar da conquista do New Orleans Saints, da rivalidade entre Los Angeles Lakers e Boston Celtics, o inesperado título do San Francisco Giants e até decepções e polêmicas como a de LeBron James. O ano esportivo nas três principais ligas esportivas dos Estados Unidos (NFL, NBA e MLB) conseguiu diferentes histórias. Abaixo, um resumo delas.


Leia Mais

Retrospctiva: Centro das atenções, LeBron James trocou de time e gerou polêmica na NBA

Nova Orleans ressurge com título dos Saints

Como se fosse uma história de um filme, o New Orleans Saints levou consigo na caminhada até o Super Bowl XLIV uma cidade que havia atingido o fundo do poço cinco anos antes por conta do furacão Katrina, fenômeno que afetou inclusive a equipe de futebol americano da cidade, que teve que mandar jogos fora de casa na época.

Junto com o ressurgimento de Nova Orleans, os Saints apostaram na volta por cima de um quarterback: Drew Brees. O jogador renovou o espírito da equipe, que era mera coadjuvante nas temporadas anteriores e levou-a à grande decisão a NFL em 2010.

Na final, contra o favorito Indianapolis Colts, conduzido por um dos maiores talentos dessa era da NFL, Peyton Manning, os Saints surpreenderam o mundo. O New Orleans saiu perdendo por 10 a 0, mas conseguiu a incrível virada, inclusive com um inesperado onside kick na volta do intervalo. E com uma interceptação de Tracy Porter em cima de Manning retornada para touchdown nos minutos finais da partida, os Saints venceram seu primeiro título na história da franquia e consolidaram o ressurgimento da cidade de Nova Orleans.

Mais uma decepção para LeBron, mais um título para Kobe

Pela NBA, o Cleveland Cavaliers achou que trazer Shaquille O’Neal para um ultimato em busca de um título, fosse convencer LeBron James, com seu contrato por terminar, a ficar na equipe. Porém, mais uma vez os Cavs ficaram pelo caminho e James viu um mundo de críticas cair em seus ombros por mais uma vez ter falhado nos playoffs.

LeBron pode ter sido eleito o MVP da temporada, mas o basquete norte-americano viu a consagração de um jovem que promete ser o futuro da NBA: Kevin Durant. O jogador do recém-fundado Oklahoma City Thunder, ex-Seattle Supersonics, se tornou o mais jovem da história a terminar com a melhor média de pontos na Liga. Durant fez 30,1 pontos por jogo na última temporada e brilhou em seguida no Mundial da Turquia.

A temporada não foi das melhores para os brasileiros. Leandrinho, mesmo com o Phoenix Suns chegando à final da Conferência Oeste, teve um de seus piores anos, sendo trocado para o fraco Toronto Raptors ao final da temporada. A precoce eliminação do Denver Nuggets nos playoffs gerou inúmeras críticas à equipe, inclusive Nenê. Já Anderson Varejão fez parte de mais um fracasso dos Cavaliers e viu as esperanças da franquia irem por água abaixo com a saída de LeBron James. Em compensação, o país ganhou um novo representante ao final da temporada na NBA: Tiago Splitter, enfim, foi jogar no San Antonio Spurs.

Com LeBron fora do caminho, Boston Celtics e Los Angeles Lakers fizeram a final da NBA pela segunda vez em três anos, revivendo os grandes tempos da maior rivalidade da NBA na década de 80, quando Magic Johnson e Larry Bird eram os protagonistas.

Ao contrário de 2008, dessa vez os Lakers, liderados sempre por Kobe Bryant, levaram a melhor e venceram a grande decisão no sétimo jogo da série com uma virada incrível no Staples Center. O bicampeonato do time de Los Angeles fez de Phil Jackson o
“Azarões” Giants quebram tabu de 56 anos na MLB

O velho e eficiente pensamento de que no beisebol se vence com grandes arremessadores mais uma vez se mostrou verdade na MLB. O “azarão” San Francisco Giants, apostou em uma rotação titular fortíssima liderada por Tim Lincecum e Matt Cain, além de um grande trabalho do fechador Brian Wilson para esta temporada. E os rebatadores sem grife nos quais a equipe botou fé (casos de Cody Ross, Juan Uribe e Aubrey Huff) deram certo. A equipe da Califórnia viu um veterano decidir a World Series, Edgar Renteria, e um novato sensação aparecer, Buster Posey.

Dessa forma, os Giants roubaram a vaga nos playoffs do San Diego Padres de forma inesperada e superaram os favoritos ao título da Liga Nacional, Philadelphia Phillies, na final da sua conferência para irem a World Series, onde venceram a também surpresa Texas Rangers em cinco jogos e faturaram seu primeiro campeonato em 56 anos.

Mesmo tendo perdido na World Series, o Texas Rangers fez muito além do esperado. A equipe foi apenas a 26ª entre as 30 da MLB que gastou mais dinheiro com salários de jogadores ao longo da temporada. Durante o ano, por uma crise financeira, a Liga assumiu o controle da franquia antes do lendário ex-arremessador Nolan Ryan comprar os Rangers. O time superou uma “freguesia” histórica e venceu o poderoso New York Yankees na final da Liga Americana e foi para a sua primeira World Series.

Sempre favoritos ao título no começo de cada temporada, os arquirrivais Boston Red Sox e New York Yankees ficaram abaixo do esperado esse ano. A equipe de Boston sofreu com contusões ao longo do ano e ficou fora dos playoffs. Por isso, já contratou duas das principais peças do mercado para no que vem: Carl Crawford e Adrian González. Já os nova-iorquinos preferiram se concentrar nas renovações com os ídolos Mariano Rivera e Derek Jeter para 2011.

Calendário da série de retrospectivas do ESPN.com.br:

20/12 - Esportes Norte-Americanos
21/12 - MMA
22/12 - Vôlei
23/12 - Qual o time da década no Brasil, Internacional ou São Paulo?
24/12 - O fracasso do 'Trio de Ferro' paulista
25/12 - Copa do Mundo
26/12 - Esportes Olímpicos
27/12 - Velocidade
28/12 - Tênis
29/12 - Basquete
30/12 - Futebol Nacional
31/12 - Futebol Internacional
01/01 - Pôquer

Nenhum comentário:

Postar um comentário