quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Palaia mostra cautela ao falar sobre Ronaldinho Gaúcho

Salvador Hugo Palaia, candidato a presidente do Palmeiras, disse nesta quinta-feira que é muito difícil a contratação de Ronaldinho Gaúcho, que está insatisfeito no Milan.

“Eu não posso iludir o torcedor palmeirense, vão me chamar de Pinóquio. Não dá eu não sou mentiroso”, disse o dirigente, sem descartar que o clube ainda sonha com o craque.

Leia Mais

Robinho espera ver Ronaldinho Gaúcho feliz no Milan
Saída de Ronaldinho do Milan será anunciada no Ano Novo, diz jornal

Palaia garantiu ainda que os salários e os direitos de imagem dos jogadores foram pagos. O dinheiro para quitar os débitos saiu da renovação, até 2014, do contrato com a Adidas.

“O Palmeiras obteve de luvas R$ 13 milhões, o que veio ajudar bem. Pagamos todos os direitos. Não tem mais nenhum atraso, os jogadores estão satisfeitos, com dinheirinho no bolso”, disse o dirigente, em entrevista à Rádio Bandeirantes.

Para 2011, o Palmeiras ainda não contratou nenhum jogador. O clube, a pedido do técnico Luiz Felipe Scolari, procura um zagueiro, um lateral-direito, um meia e um atacante.
Tímidos, quenianos evitam falar em vitória na São Silvestre

Eles falam pouco e, quando o fazem, é em um inglês carregado de sotaque, que dificulta o entendimento. Ainda assim, os quenianos conseguiram passar suas impressões às vésperas da 86ª edição da corrida de São Silvestre, que será realizada nesta sexta-feira em São Paulo.

O clima entre eles é de respeito aos brasileiros, em especial pela presença de Marílson Gomes dos Santos no pelotão de elite após uma ausência de quatro anos. "Eu o conheço muito bem, é o melhor corredor do Brasil", comentou o atual bicampeão James Kipsang.

Na Maratona de Nova York, em 7 de novembro, o africano superou o brasileiro em duas posições e em 20 segundos ao cruzar a linha de chegada em quinto lugar. As diferenças de clima, distância e trajeto, porém, o fazem ser cauteloso para a disputa do último dia do ano.

"Tive duas semanas de preparação e corri uma maratona há poucos dias. Não sabemos o que vai acontecer. Vou tentar fazer o meu melhor, mas não falo em ganhar porque existem bons brasileiros", destacou.

Outro queniano que merece atenção, Barnabas Kiplagat Kosgei diz ter se dedicado exclusivamente aos treinos para a São Silvestre desde que conquistou a Volta da Pampulha, em 5 de dezembro.

"Estou treinando principalmente velocidade, pois esta é uma prova muito rápida", revelou o corredor, que aponta Marílson e Kipsang como principais favoritos. "Vou tentar fazer minha prova e vamos ver quem vai ser o mais forte", emendou.

Já Mark Korir, atual campeão da 10K Rio e vice-campeão da Volta da Pampulha, resumiu sua expectativa com poucas palavras e em voz quase inaudível. "Muito boa", limitou-se a dizer ao ser questionado sobre como foi sua preparação. Na sequência, acrescentou "Vai ser uma prova muito difícil" e permaneceu calado o restante da entrevista.
'Revisada', Marizete quer boa colocação para manter patrocínio

Campeã da São Silvestre em 2002, Marizete Resende viveu uma temporada atípica este ano, com poucas competições. De acordo com ela, a opção foi feita para evitar a ocorrência de uma série de lesões que vinham prejudicando o seu rendimento.

"Foi um ano de revisão. Somos como um carro, que não corre mais se não tiverem uma revisão", comentou a atleta, que diz chegar sem problemas físicos pela primeira vez nos últimos anos. "Só tive uma contratura na panturilha no começo de dezembro que me deixou uma semana parada, mas talvez tenha sido até bom que tenha acontecido antes", destacou.

Segundo Marizete, a "revisão" só foi feita agora porque somente aos 36 anos ela reuniu condições financeiras para se dar a este luxo. No entanto, a escolha teve sua consequência: ela correrá pressionada na São Silvestre.

"Como meus patrocínios acabam agora em 31 de dezembro, vou ter que fazer um bom resultado para continuar com eles. Senão, o carro fica revisado mas sem gasolina", brincou.

Sem querer revelar a estratégia que adotará nesta sexta, por motivos óbvios, ela deu apenas uma dica. "Se eu conseguir acompanhar o pelotão da frente até o décimo quilômetro, fiquem espertos comigo", sorriu.
Técnico de Caldeira rebate Coquinho e diz: 'ele extrapolou'

Principal articulador da vinda de africanos ao Brasil para provas de rua, Moacir Marconi, mais conhecido como Coquinho, criticou Alexandre Minardi, técnico de Franck Caldeira no Cruzeiro. Ao rebater, o treinador do clube mineiro disse que rompeu contato com o empresário.

"Eu era amigo do Coquinho. É gente muito boa, mas ele exagerou. Extrapolou! Meus atletas conversam com ele, é um direito deles. Mas o Coquinho para mim acabou. Eu, sinceramente, não converso mais com ele. Quero que o Coquinho seja muito feliz, mas a nossa amizade acabou", afirmou.

Em conjunto com empresas de material esportivo e organizadores de provas de rua, Coquinho traz africanos para competir no Brasil. Diante da reclamação dos atletas nacionais, a Confederação Brasileira de Atletismo (Cbat) limitou o número de estrangeiros no começo de 2009.

Em provas da chamada Classe A-1, são permitidos no máximo três atletas por país. No entanto, a entidade pode rever o limite a seu critério em eventos deste nível. Na São Silvestre, por exemplo, serão 11 quenianos (seis no masculino e cinco no feminino). No total, estão inscritos 17 africanos na corrida.

"Um é pouco, dois é muito e três é demais, mas 17 virou brincadeira. Mas tudo bem, porque a Cbat permite isso e ela é a entidade máxima do atletismo. Só com quenianos já era dificil e agora ficou ainda pior com marroquinos, tanzanianos e etíopes. Hoje em dia, temos que treinar para vencer os africanos", afirmou Minardi.

O técnico chegou a citar o atual recordista mundial de Meia Maratona, dono de quatro titulos mundiais na distância. "Se o pessoal da Eritreia começar a competir no Brasil, acaba de complicar tudo. Eles são os melhores da África, tanto que tem o Zersenay Tadese, não guardo bem o nome dele, não sei falar direito nome de africano", disse.

Em um Fórum da Cbat realizado no ano passado, Minardi propôs estabelecer um limite máximo de três atletas do continente africano por prova, ideia descartada no evento. Apesar de falar abertamente que reprova a presença dos estrangeiros, ele garante que o problema não é pessoal.

"A gente do Cruzeiro sempre disputa com os quenianos e não temos nada contra os atletas africanos. Eles são super gente boa e eu sou amigo de todos, mas sou sincero. Dos técnicos brasileiros, sou o único que dou a cara a tapa e sou contra esse exagero de africanos no Brasil", declarou.

Franck Caldeira, atualmente treinado por Minardi, foi o último brasileiro a vencer a São Silvestre, na temporada de 2006. Desde então, os quenianos Robert Cheruiyot (2007) e James Kipsang (2008 e 2009) dominaram a prova. Com seu atleta fora da melhor forma, o técnico do Cruzeiro não esconde a torcida.

"Como brasileiro, vou torcer e acho que a chance é muito grande. Vou torcer pelo Marilson (Gomes dos Santos, campeão em 2003 e 2005) como se ele fosse do Cruzeiro", disse Minardi. "Na coletiva todo mundo fala e tal, mas tenho certeza que no fundo o próprio Marílson está contrariado com a presença desse bando de africanos no Brasil", encerrou
Brasileira reclama de jogo sujo das africanas: 'Meu óculos é à prova d'água, não de cuspe'

Nos últimos anos, as africanas têm sido as principais adversárias das brasileiras em corridas de rua e a rivalidade já começa a ter "ares" de futebol. Segundo Marily dos Santos e Marizete Resende, atitudes das rivais já as prejudicaram em disputas pelo país.

Marily, terceira colocada e melhor brasileira na São Silvestre de 2009, critica as etíopes. "Não quero criar polêmica, mas elas já pisaram no meu calcanhar, cuspiram em mim, quando pedi para se afastarem ficaram rindo... Meu óculos é à prova d'água, não de cuspe", disparou a alagoana. "Isso me deixa, sim, incomodada. Depois, é fácil criticar a Marily por não ter vencido", desabafou.

Leia Mais

Por protesto e sonhando com Guinnes, baiano irá correr a São Silvestre de costas
Campeã em 2007, Alice Timbilili se diz ainda melhor
Descontraído, Caldeira pede para Marílson 'quebrar' africanos

Para alívio da corredora, porém, há apenas uma etíope inscrita na São Silvestre em 2010, Zerf Worku Boku. Mesma tranquilidade não terá Marizete Resende, que revelou ter uma birra em especial com as quenianas, nacionalidade de cinco das atletas do pelotão de elite.

"O que eu não gosto é que elas só querem correr para ganhar, não pensam em tempo. Uma atleta não deve fazer isso em uma prova de 15 quilômetros", afirmou a campeã da prova do último dia do ano em 2002, se referindo a uma suposta "marcação" das africanas. "Para mim, o atleta bom larga bem e é 100% desde o início", reclamou.

Treinador e marido de Marily, Gilmário Mendes apressou-se em dizer que, ao menos por parte da sua atleta, não há problema com as principais rivais desta sexta-feira.

"Elas são leais, as etíopes é que têm a particularidade de provocar mesmo. Se a Marily fosse jogadora de futebol, elas seriam facilmente expulsas. São como os argentinos no futebol. As quenianas são leais, nos parabenizam quando são vencidas", alegou.
Por protesto e sonhando com Guinnes, baiano irá correr a São Silvestre de costas

Além dos atletas de elite e da acirrada disputa entre brasileiros e quenianos pelas primeiras posições, a São Silvestre, anualmente, apresenta seu lado folclórico. Em 2010, um baiano de 49 anos destoará da multidão pelo seu visual camaleônico e pelo modo com que percorrerá os 15km da tradicional corrida de rua.

Roberth Mytchuwm Machado Rego, o 'Kalango', arrebanhou seis patrocínios em Brasília, onde trabalha como motorista de um órgão público, e desembarcou em São Paulo prometendo correr de costas pelas ruas da capital paulista, no dia 31 de dezembro.

Leia Mais

Brasileira reclama de jogo sujo das africanas: 'Meu óculos é à prova d'água, não de cuspe'

Perguntado sobre o porquê da opção curiosa, a exótica figura - que ostenta 205 tatuagens pelo corpo, entre elas uma mulher nua, um escudo do Corinthians e uma frase com os dizeres "Deus é fiel -, utiliza um discurso de protesto.

"Eu decidi correr de costas para reivindicar premiações para todas as faixas etárias. As corridas só premiam atletas de elite", critica o baiano que, segundo suas contas, ganhou 320 medalhas e 132 troféus como corredor de rua. A São Silvestre é uma das poucas provas que distribui, no momento da retirada dos kits, uma medalha de participação.

De acordo com Roberth, a paixão pelo atletismo (no início, ele corria da forma convencional) nasceu há oito anos, quando decidiu abandonar o "maldito vício" pelo cigarro e passou a viver uma vida saudável.

Irreverente, Kalango (o apelido surgiu, em sua infância na Bahia, pelo seu hábito de cortar rabos dos lagartos para brincar) esbanja alegria ao ser o centro das atenções e vislumbra um feito ainda maior: ser reconhecido pelo Guinnes Book, o livro dos recordes mundiais.

"Quero ser o homem que correu a maior distância de costas", revela.
Descontraído, Caldeira pede para Marílson 'quebrar' africanos

Ao lado dos compatriotas Marílson Gomes dos Santos e Damião Ancelmo de Souza, o brasileiro Franck Caldeira demonstrou bom humor na entrevista oficial da Corrida Internacional de São Silvestre e arrancou risos da plateia em vários momentos nesta quinta-feira, principalmente quando pediu a colaboracao do bicampeão da Maratona de Nova York.

"Esse é um ano em que realmente o Brasil tem chance de vencer a prova. Eu torço para que o Marílson quebre uns três ou quatro quenianos para sobrar menos para mim", disse Caldeira, citando a gíria usada no atletismo para se referir aos atletas que forçam o ritmo no momento errado e saem da disputa.

Leia Mais

Brasileira reclama de jogo sujo das africanas: 'Meu óculos é à prova d'água, não de cuspe'

Marílson, por sua vez, descarta um eventual jogo de equipe. "A corrida é um esporte individual, embora achem que os quenianos corram em equipe. Isso não existe. Se voce está se sentindo bem, vai estar no grupo (da frente). Cada um faz sua estratégia no dia da corrida e tenta se dar melhor", afirmou.

Caldeira voltou a arrancar risos quando questionado sobre as condições climáticas para a prova desta sexta-feira. "Parece que vai nevar. Já trouxe luva e gorro. Eu ganhei na chuva e espero que chova. Meus pneus slick estão prontos", brincou o atleta, confundindo os compostos adequados para piso molhado na Fórmula 1.

Além de fazer piadas, o atleta do Cruzeiro também falou sério. Caldeira admitiu que teve uma temporada abaixo do esperado, prejudicada pela morte da mãe, e não conseguiu fazer uma preparação adequada para tentar o bicampeonato da São Silvestre.

"O ano de 2010 não foi muito positivo. Minha mãe foi a pessoa que mais me incentivou e fiquei frustrado com o falecimento dela. Eu reverti um pouco na Meia Maratona do Rio de Janeiro, mas faltou motivação. Na Pampulha, eu estava na briga e faltou velocidade", analisou.

Em 2006, Franck Caldeira foi o último brasileiro a vencer a São Silvestre com a expressiva marca de 44min06s. Em comparação com o ano em que triunfou, o corredor de 27 anos reconhece que está abaixo e fala em uma vitória brasileira, independente do herói.

"Eu vou correr com o coração, com o brilho da prova. Sou um atleta que tem um perfil parecido com o da prova e quero fazer uma corrida inteligente", afirmou. "Sem desmerecer os africanos, porque nós gostamos quando eles vêm, é importante que a vitória fique no Brasil", disse Caldeira, que já reclamou da vinda dos estrangeiros anteriormente.
Campeã em 2007, Alice Timbilili se diz ainda melhor

O favoritismo parece não incomodar a queniana Alice Timbilili. Campeã da São Silvestre em 2007, ela está ciente de que a principal candidata ao tíulo este ano, mas não teme a responsabilidade. Pelo contrário: acredita que pode correr ainda melhor pelas ruas de São Paulo nesta sexta-feira.

"Eu estava preparada quando ganhei, mas agora acho que estou melhor, pois corro maratonas", comentou a atleta, que já tem seu próximo compromisso em 42.195m marcado. "Estou em preparação para a Maratona de Yokohama, em fevereiro", destacou.

Leia Mais

Brasileira reclama de jogo sujo das africanas: 'Meu óculos é à prova d'água, não de cuspe'

Em julho, Timbilili correu 15 quilômetros em Nova York em 48min15s, um tempo tão bom que, se repetido na São Silvestre 2010, dará à africana o recorde da competição com mais de dois minutos de vantagem sobre a atual melhor marca, 50min26s, feita em 1993 por Hellen Kimayo - quando venceu, Alice estabeleceu 53min07s.

Apesar do bom histórico recente, ela evita a confiança excessiva. "Sou favorita porque tenho a melhor marca, mas amanhã todas podem vencer porque treinaram muito", afirmou.

O Quênia ainda conta com outras duas forte representantes na São Silvestre, Eunice Kirwa e Bornes Kitur. Apesar de estreantes na prova, as duas acumulam bons resultados no Brasil em 2010 e fizeram uma preparação voltada para brilhar no último dia do ano.

"Fiz um trabalho específico pensando na subida da Brigadeiro", revelou Eunice, atual bicampeã da Meia Maratona do Rio de Janeiro. Kitur, por sua vez, chega embalada pelo vice da 10K Rio e pelo título da Volta da Pampulha. "Acredito em sucesso na São Silvestre", avisa.
Retirada de kits chega ao último dia com saldo positivo

A entrega de kits da 86ª edição da Corrida Internacional de São Silvestre, que tem sido feita no ginásio Mauro Pinheiro, no Ibirapuera, chega ao último dia com saldo positivo. Até o início da tarde desta quinta-feira, 17,5 mil dos 21 mil corredores inscritos já haviam retirado o material.

"Está muito tranquilo retirar o kit, melhor até do que eu imaginava, pensei que ia encontrar uma fila grande", disse o porto-velhense Fabrício Mamanny, de 27 anos, que, assim como a esposa, Mayra Piza, de 25 anos, fará a primeira participação na tradicional corrida de rua paulistana.

O material de prova, que terá pela primeira vez um chip descartável - tornando desnecessário devolvê-lo depois da chegada e facilitando a dispersão dos atletas ao final da corrida -, contém ainda número de peito, guia de informações, manual do corredor e medalha de participação.

Para retirá-lo no ginásio, os atletas passam primeiramente por um corredor em que há disponíveis 30 funcionários para atendimento. Depois do controle inicial com entrega da documentação necessária (RG, CPF e comprovante de pagamento), o kit é entregue em outro guichê.

"Tem sido perfeita a entrega, a melhor de todos os anos. Não tivemos nenhuma dor de cabeça, porque as pessoas estão vindo conscientes, trazendo toda a documentação necessária para a retirada do kit", destacou uma das responsáveis pela organização do atendimento no local.

A entrega se encerra às 17 horas desta quinta-feira. O ginásio é localizado na rua Abílio Soares, 1.300. Assim como nos anos anteriores, o kit não pode ser retirado na data da prova.
Temido pelos africanos, Marílson vê Kipsang como favorito na São Silvestre

Temido pelos africanos, Marílson Gomes dos Santos é a principal esperança do Brasil na Corrida Internacional de São Silvestre e fala abertamente que seu objetivo é vencer a prova desta sexta-feira. Ainda assim, ele aponta o queniano James Kipsang, campeão em 2008 e 2009, como o mais cotado ao título.

"É um atleta que deve ser respeitado pelas marcas em maratona, meia maratona e provas mais curtas. Tem outros africanos que tambem vão dar trabalho. A prova está forte e aberta. Vai depender muito do dia, do clima e de quem vai se adaptar melhor. Mas sem dúvida o Kipsang é franco favorito", disse o atleta nesta quinta-feira.

O brasileiro conquistou a São Silvestre nas temporadas de 2003 e 2005, quando disputou a tradicional corrida pela última vez. Em 2006 e 2008, ganhou ainda mais prestígio ao vencer a Maratona de Nova York. O Ele participou da prova norte-americana em novembro, mas garante que não está com o fisico comprometido.

"Tive uma boa recuperação da Maratona, diferente de outras vezes. A São Silvestre é uma prova que sempre gostei de correr, apesar de ter ficado quatro anos fora por não estar bem fisicamente ou por lesão. Essa edição é uma das mais fortes dos últimos anos, mas vou tentar fazer uma boa prova para quem sabe vencer novamente", disse.

Além de James Kipsang, Marílson colocou os marroquinos Abderrahime Bouramdane e Mohamed El Hashimi no grupo de favoritos. "Mas em 2003 e 2005 também tinha vários africanos de alto nível. Eu tenho essa sorte mesmo nas provas de peso", lembrou o brasileiro.

Um corredor da casa não conquista a São Silvestre desde 2006, ano em que Franck Caldeira triunfou. Desde então, os quenianos Robert Cheruiyot (2007) e James Kipsang (2008 e 2009) dominaram a corrida. Questionado sobre o que os africanos têm de diferente em relação aos brasileiros, Marílson riu.

"Precisa descobrir o que eles têm de diferente em relação ao resto do mundo, não apenas em relação aos brasileiros. Eles vêm dominando as provas no mundo inteiro. O grande segredo é descobrir o que eles têm de diferente", afirmou a principal esperança do Brasil.

O recorde da prova de 15 quilômetros - 43min12s - foi estabelecido pelo pentacampeão queniano Paul Tergat na edição de 1995. Já Marílson ganhou com as marcas de 44min19s (2005) e 43min45s (2003). O técnico Adauto Domingues aposta em um tempo inferior a 44 minutos, mas o atleta não se preocupa com o recorde.

"Se houver chance de quebra, é claro que ninguém vai querer deixar para trás, mas depende muito do clima e do desenrolar da prova. Ninguém sabe como vai ser. O principal é um brasileiro tentar vencer e depois vamos nos preocupar com o tempo", encerrou Marílson.

AFRICANOS TEMEM MARÍLSON

De acordo com Moacir Marconi, mais conhecido como Coquinho, técnico e empresário de alguns dos principais favoritos na São Silvestre, os africanos respeitam Marilson Gomes dos Santos.

"Os africanos sabem que é um cara que pode realmente complicar e fazer a diferença. Todos eles temem o Marílson e respeitam muito. Na minha opinião, ele é o cara do Brasil, mas precisa estar bem recuperado da Maratona de Nova York", disse o técnico.

Coquinho também vê Kipsang como principal favorito e considera Marílson o único corredor da casa apto a superá-lo. "Os outros brasileiros estavam correndo com os meus (atletas) e perderam", declarou o técnico e empresário.
Presidente do COI, Jacques Rogge, visita favela no Rio de Janeiro

O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge, visitou nesta quinta-feira a favela Pavão-Pavãozinho no Rio de Janeiro, como parte de um percurso pela cidade que será sede dos Jogos Olímpicos de 2016.

Acompanhado pelo governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e pelo prefeito da cidade, Eduardo Paes, Rogge visitou a entrada do Pavão-Pavãozinho, que conta com uma nova estrutura de dois elevadores para facilitar o acesso dos moradores da favela a suas casas, construídas no alto do morro.

Este mês completou um ano da entrada da Polícia na favela, antes dominada pelo narcotráfico, e que agora conta com uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), que combina vigilância com ações sociais.

Rogge visitou o setor e, com a coordenadora do COI para os Jogos Olímpicos de 2016, Nawal EL Moutawakel, assistiu a um espetáculo de acrobacias realizado por jovens que fazem parte de programas sociais feitos na favela.

O presidente do COI, que chegou na quarta-feira ao Brasil para realizar uma reunião a portas fechadas com autoridades locais, participou nesta quinta do ato no qual foi colocada a primeira pedra da futura Vila Olímpica.

Durante o ato, Rogge ressaltou a importância dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, os primeiros realizados na América do Sul, e qualificou de "extremamente boa" a organização do evento esportivo feita pelas autoridades brasileiras.

Está previsto que o presidente do COI participe nesta sexta-feira da festa de fim de ano na praia de Copacabana, quando será revelado o logotipo dos Jogos Olímpicos de 2016.
Campeão olímpico é acusado de tentar matar a mulher

Medalhista de ouro na prova da maratona na Olimpíada de Pequim, em 2008, o queniano Sammy Wanjiru foi acusado de tentar matar a sua esposa e uma empregada, além de atacar um segurança pessoal. Segundo a polícia da cidade de Nyahururu, no Quênia, o caso aconteceu na quarta-feira e ele teria utilizado um fuzil AK-47 para fazer as ameaças.

O campeão olímpico nega as acusações, mas chegou a ser detido e precisou pagar fiança para sair da cadeia. Segundo as investigações da polícia, Wanjiru teria tentado matar a esposa, Teresiah Njeri, após uma briga do casal. Ele também teria feito as mesmas ameaças para a empregada da casa, Nancy Njoki, e ainda teria ferido sem gravidade o segurança William Masinde.

Aos 24 anos, Wanjiru é um dos principais nomes do atletismo mundial na atualidade. Além do ouro olímpico, coleciona títulos em algumas das mais importantes maratonas do mundo, como Londres e Chicago. Agora, porém, ele terá que responder as graves acusações na Justiça, em audiência já marcada para o dia 9 de fevereiro.
Astro da NHL destroça bonecas para mostrar pontaria

Um dos nomes badalados da National Hockey League (NHL), o russo Alex Ovechkin, do Washington Capitals, usou um método pouco convencional para mostrar a força e precisão das suas tacadas. A convite da ESPN norte-americana, Ovechkin atirou vários pucks contra um gol decorado com típicas bonecas russas de porcelana. Antes do desafio, o jogador disse estar feliz por não ser uma daquelas bonecas. Depois, em cerca de 30 segundos, destroçou várias bonecas com a força da sua tacada.

Os Capitals lideram sua divisão e têm a quinta melhor campanha na atual temporada da NHL. Ovechkin é o líder do seu time em número de assistências (28) e é o vice-artilheiro, com 14 gols.
Retrospectiva do Skate em 2010

Leia Mais

O skate em 2009
2010 É História

O ano de 2010 foi bastante intenso. Aconteceram tantas coisas que o ano passou muito rápido. Recebemos a visita de muitos skatistas internacionais importantes, brasileiros venceram competições de peso, manobras marcantes e muitos fatos inesquecíveis, como a reunião de mais de mil skatistas na Praça da Sé, a ressurreição da Ladeira da Morte e reconhecimento de Bob no Hall da Fama. Veja alguns deles listados mês a mês.


JANEIRO
Como toda temporada, uma das maiores expectativas é pra saber quem são os skatistas promovidos à categoria profissional. Em janeiro já foram anunciados Pedro Barros, Luan Oliveira, Luis Apelão e Ronaldo Gomes. Nenhuma surpresa, apenas oficialização.

FEVEREIRO
Em feveiro começaram os eventos pelo mundo e logo no primeiro evento grande de bowl do ano Pedro Barros e Otavio Neto fazem uma dobradinha no pódio na Nova Zelândia. Estreando como profissional Pedro Barros ganhou e Otavio ficou com a segunda colocação na primeira etapa do circuito WCS de bowl. Na semana seguinte, Pedro voltou a vencer na Austrália, mostrando que o ano prometia ser dele.
O mês fechou com a triste notícia da morte do Z Boy Bob Biniak. O skatista sofreu um ataque cardíaco aos 51 anos de idade.

MARÇO
Já faz alguns anos que o circuito WCS de vertical começa no Rio de Janeiro. Esse ano ele aconteceu em março e teve o paulista Marcelo Bastos como campeão. Com uma apresentação impecável, ganhou sua primeira competição internacional.
Na semana seguinte ao evento, a cidade ganhou uma pista de skate. São raros os espaços para andar de skate na cidade, mas a favela da Rocinha ganhou sua terceira pista.
Depois de algumas semanas, na Flórida, EUA. Uma comitiva de skatistas amadores representou o Brasil no tradicional Tampa Am de vertical. Ítalo Penarrubia ficou em segundo lugar na competição, antes de extinguirem o halfpipe da pista. A competição principal do evento era o Tampa Pro de street, onde a expectativa era que o gaúcho Luan Oliveira vencesse. Mas o título ficou com Paul Rodriguez. Luan terminou com a sétima colocação.

ABRIL
Logo no dia 1° de abril, o dia da mentira, a LRG lançou o aguardadíssimo “Give me my money, Chico”, um dos melhores vídeos do ano. E com três brasileiros fazendo participações brilhantes: Rodrigo Teixeira, Adelmo Junior e Rodrigo Gerdal. A exibição de estreia lotou um teatro de Hollywood.
Abril de 2010 também vai ser um mês inesquecível por causa da visita dos skatistas John Cardiel e Tony Alva. Eles fizeram uma rápida passagem pelo país para promover a patrocinadora deles.

MAIO
Enquanto a cidade de Piracicaba, interior paulista, reinaugurou sua pista ampliada, a rede de acampamentos norte-americana Woodward abriu sua primeira filial fora dos EUA. A Woodward Pequim, na China, é uma das maiores e mais perfeitas pistas de skate do mundo. São 22 mil metros quadrados, sendo 12 mil deles cobertos.

Nesse mês aconteceram várias competições. Entre eles, o primeiro campeonato internacional de street skate do nordeste brasileiro, em Fortaleza, CE. O Ceará World Cup, abriu o circuito de street da WCS e foi vencido por Luan Oliveira. Depois de algumas semanas, rolou o Asian X Games, na China, que teve Gugu Ramos em segundo no street e Sandro Dias com a prata no vertical. Na mesma data, em Brasília, acontecia a primeira etapa do circuito brasileiro de skate vertical, que foi vencida por Dan César.

JUNHO
O Brasil parou em junho por causa da Copa do Mundo de Futebol, mas em Nova York, no Maloof Money Cup ninguém ligava pros jogos. Quem se deu bem foi Chris Cole no profissional e o brasiliense Felipe Gustavo no amador. Os dois venceram pela segunda vez consecutiva.
Outro evento grande do mês, aconteceu em Boston, EUA. A primeira etapa do Dew Tour valeu pelo título da Federação Internacional de Skate. Letícia Bufoni venceu e ganhou o título de campeã mundial da entidade no skate street feminino. No vertical, Sandro Dias foi o brasileiro melhor colocado, com a segunda colocação.
Na mesma data do Dew Tour aconteceu uma das melhores competições de street do ano, o CPH Pro, na Dinamarca. A disputa principal teve Luan Oliveira como campeão, e Rodrigo Maizena venceu o campeonato de melhor manobra.

O dia 20 de junho de 2010 se tornou um marco na história do skate brasileiro. Nessa data, mais de mil skatistas se reuniram pacificamente em frente a Catedral da Sé, marco zero da cidade de São Paulo. Eles saíram pontualmente às 10h da avenida Paulista, desceram a rua Augusta, fizeram uma mega sessão na Praça Roosevelt e rumaram para a Sé passando por vários pontos do centro da cidade.

JULHO
Julho é o tradicional mês das competições européias. E como de praxe, os brasileiros invadiram os eventos e roubaram a cena. O Mystic Sk8 Cup, na República Tcheca, teve finais dominadas por brasileiros, mas apenas Letícia Bufoni conquistou a vitória. Ela ganhou no bowl e ficou em segundo no street. O bowl feminino teve a ótima participação de Renata Paschini, que em sua primeira competição internacional ficou em segundo lugar. No street masculino, o primeiro posto ficou com o tcheco Maxim Habanec. Diego Fiorese terminou em segundo, Rodil Ferrugem em terceiro, Rodolfo Gugu em quarto, Tiago Lemos em quinto… e até a 71ª colocação tinham mais 19 brasileiros espalhados na classificação final.

Uma perda irreparável para o skate brasileiro aconteceu em julho. Charles Reginaldo, skatista profissional cearense e um dos maiores ativistas do skate nordestino morreu vítima de um acidente de moto numa viagem para supervisionar a construção de uma pista.
Outro acontecimento triste do mês foi o fechamento precoce da Ultra Skate e a demolição de suas piscinas.

Entre os meses de julho e agosto aconteceu a 16ª edição dos X Games. A competição ficou marcada pelos X de ouro dos brasileiros Bob Burnquist, Ítalo Penarrubia e Pedro Barros. Bob venceu o Mega Rail, ficou com a prata no Big Air e o bronze no Best Trick do Skate Vert. Ítalo ganhou sua primeira competição de skate e foi justamente nos X Games. Seu ouro foi no Skate Vert Amador. E Pedro Barros fez história por ser o primeiro competidor que nasceu depois da criação dos X Games a ganhar um ouro. Ele dominou praticamente toda competição no Skate Park.
Os X Games 16 teve também Karen Jones ganhando o bronze no Skate Vert Feminino e Letícia Bufoni a prata no Skate Street Feminino.

AGOSTO
Na semana seguinte aos X Games rolou a quarta edição do Maloof Money Cup. Com aproximadamente 500 mil dólares em prêmio e uma super estrutura, mais uma vez alguns brasileiros convidados para a festa. Letícia Bufoni venceu sua segunda Copa e o cheque de 25 mil dólares. Bob ficou em segundo no vertical, que teve a mini-mega acoplada na rampa.

No dia 3 de agosto é comemorado o Dia do Skate no Estado de São Paulo. Na semana da comemoração o jornal Folha de S. Paulo noticiou a aprovação do projeto de lei do vereador Adolfo Quintas que proibia o skate nas calçadas da cidade do município. Rapidamente os skatistas se mobilizaram pela internet e congestionaram as linhas telefonicas e caixas de email do vereador e seus assessores. Ele alegou que o projeto foi encaminhado por engano e foi arquivado.

O mês terminou com um evento histórico em São Paulo. “Ladeira da Morte: A Ressurreição”, reuniu grandes lendas dos anos 80 que faziam o downhill slide. O campeonato, que foi mais uma festa, teve a consagração de Sergio Yuppie como campeão. Ele foi assistido pelo ídolo, inspirador e amigo Fernandinho Batman, e ficou muito emocionado.

SETEMBRO
Na tarde do dia 4 de setembro, feriado do dia da independência norte-americana, Bob Burnquist mais uma vez escreveu um capítulo na história do skate mundial. Ele acertou um fakie 900 to fakie na megarrampa da sua casa, na Califórnia. O feito foi noticiado em jornais, sites e TVs de todos os cantos do mundo.

Um evento relâmpago na região central de São Paulo vai ser um dia inesquecível para quem acreditou nos boatos e correu para conferir o show surpresa da banda Dinosaur Jr com apresentação de Mark Gonzales e o time internacional da adidas Skateboarding completo. De graça, um presentão para os fãs brasileiros.

A primeira temporada da Street League terminou em setembro. Com três etapas, a competição distribuiu 1,2 milhões de dólares de premiação. O campeão, vencedor da primeira etapa, foi Nyjah Huston. A segunda etapa foi vencida por Sean Malto e a terceira por Shane O`Neill.

OUTUBRO
Mais um skatista lendário visitou o país esse ano. Em outubro foi a vez de Ray Barbee. Mas ele veio fazer um show de guitarra, acompanhado do também ex-skatista profissional Chuck Treece. A dupla tocou na festa de lançamento do DVD e livro Make it Count, da Element Skateboards. Atraso da embaixada brasileira para providenciar o visto encurtou a estada do skatista no país e ele não pôde andar de skate pela cidade. Chuck fez uma rápida sessão antes de embarcar de volta aos EUA.

No circuito Dew Tour, após quatro etapas, Pierre Luc Gagnon venceu no vertical e Chaz Ortiz no street.

NOVEMBRO
Depois de seis anos de produção, enfim foi lançado o filme “Vida Sobre Rodas” no cinema. A estreia emocionou toda uma geração de skatistas que vivenciou intensamente o skate na transição da década de 80 para 90.

A primeira etapa do circuito brasileiro de Street aconteceu no mês de novembro, em João Pessoa, PB, e foi vencida por Rodil Ferrugem.

Nos EUA, a revista Thrasher anunciou o norte-americano Leo Romero como o 18° Skatista do Ano. Sua campanha em revistas, participação no Real Street dos X Games e nas partes do Stay Gold (Emerica) e Brainwash (Toy Machine) foram marcantes.

DEZEMBRO
Em Sobral, CE, o curitibano Danilo do Rosário venceu sua primeira competição como profissional e pela 11ª vez Rodil Ferrugem se sagrou campeão brasileiro de street. Já em Florianópolis, SC, Dan Cezar ganhou o título de campeão de vertical.
Um dia antes do campeonato brasileiro de skate vertical, também em Floripa, aconteceu um evento épico, o Red Bull Skate Generation, no bowl do RTMF. Várias lendas do skate mundial participaram, como Steve Caballero, Jeff Grosso e Omar Hassan. A competição, que teve um formato diferenciado, funcionou em forma de times, com um amador, um profissional e um skatista master. A equipe formado por Leo Kakinho, Pedro Barros e Felipe Foguinho foi a vencedora.

Pelo segundo ano consecutivo a revista CemporcentoSKATE realizou o Troféu CemporcentoSKATE, onde premiou os destaques do ano em várias categorias. Rafael Gomes ganhou o principal prêmio da noite, o de Skatista do Ano, além do troféu de melhor skatista de street.
Ainda no campo das homenagens, Bob Burnquist foi condecorado no Hall da Fama do skate nos EUA. Num discurso para norte-americanos, ele interrompeu a fala e dedicou o prêmio ao Brasil. Em português disse, “A gente batalhou muito pra 'tá onde tá’.”

A World Cup Skateboarding anunciou os campeões do circuito 2010. Quatro brasileiros acabaram em primeiro nos rankings. Pedro Barros no bowl, Marcelo Bastos no vertical, Rodolfo Ramos, pela segunda vez, no street e Letícia Bufoni no street feminino.
Seduzido por Falcão e Ferretti, Deives acerta com o Santos

Após contratar o astro Falcão e o renomado técnico Fernando Ferretti, o ambicioso projeto do Santos para o futsal fechou com mais um reforço. Um dos destaques da última Liga Futsal, o pivô Deives, de 25 anos, é outro que foi seduzido pelo clube alvinegro.

"O projeto apresentado foi além do que eu esperava, com grandes profissionais na comissão técnica e diretoria, uma excelente estrutura física e um elenco de jogadores que dispensa comentários", comentou o ex-jogador do Unisul/Seguridade, equipe sediada na cidade catarinense de Tubarão.

Autor de 22 gols na última competição nacional, Deives não escondeu a ansiedade de ser comandado por Ferretti e jogar o lado do ala Falcão (ambos ex-Jaraguá do Sul).

"Para mim, vai ser um aprendizado, o trabalho do Ferretti é fantástico e estar no grupo que ele irá comandar será gratificante. O Falcão já era meu ídolo como adversário, depois que o conheci melhor na seleção e durante minha negociação com o Santos, em que ele fez questão de participar e falar diretamente comigo, passei a admirá-lo e respeitá-lo ainda mais", revelou.

Quem também está perto de assinar com o time santista é o ala selecionável Valdin, outro que terminou a temporada passada como campeão da Liga Futsal com o Malwee/Jaraguá.
Para seleção, 2011 será de preparação para Copa do Mundo

O ano de 2011 será muito importante para a seleção brasileira masculina de futsal. A equipe, comandada por Marcos Sorato, irá aproveitar a próxima temporada para se preparar para a Copa do Mundo de Futsal, que será realizada em 2012 na Tailândia. Para o treinador, será um período de importantes decisões.

Em 2010, junto com sua comissão técnica, Sorato planejou um ano cheio de atividades para ele e seus comandados. Entre os desafios estão partidas contra as seleções mais fortes do mundo, viagens à Europa e à Ásia, além de muita preparação técnica e tática para os atletas.

"O ano de 2011 é pré-Mundial e, portanto, é muito importante para nós. Sabendo disso já pedimos à Confederação Brasileira de Futsal para que marcasse jogos contra as principais seleções do mundo neste próximo ano, já que começaremos a fechar o grupo de jogadores para a disputa do Mundial da Tailândia", explicou Sorato.

Estão marcados jogos contra adversários da estirpe de Rússia, Itália, Irã e Espanha. "A série começa com jogos contra a Rússia e também contra o Irã, nos dois primeiros meses do ano. Enfrentaremos ainda Portugal, Itália e Espanha. Com isso queremos nos preparar da melhor forma possível para 2012", revelou.

O empecilho maior no caminho da seleção continua sendo o encontro de datas para jogos e convocações, devido às diferenças nos calendários sul-americano e europeu. "A maior dificuldade, inclusive na marcação de amistosos e convocação de atletas, é de datas. As datas Uefa para amistosos são escassas e muitas vezes ficamos sem contar com o time absoluto para uma preparação mais bem elaborada. Mas sabemos disso e trabalhamos como é possível", concluiu o treinador.
Estrelas do futsal fecham desafio com empate em São Bernardo

O segundo jogo entre as estrelas do futsal que atuam no Brasil contra as estrelas que jogam no exterior terminou empatado por 3 a 3, nesta terça-feira, em São Bernardo do Campo. No primeiro duelo, os jogadores que defendem equipes nacionais venceram por 3 a 2 de virada, em Santos.

"Quem ganha mesmo é o futsal. Reunir tantos jogadores vencedores com a camisa da seleção brasileira foi bom. No final, o resultado foi justo e o público gostou do que viu", disse o pivô Lenísio, ao acrescentar que "ninguém queria perder a partida, mas o que vale é o esporte".

Aos três minutos do confronto desta noite, Pula avançou pela ala esquerda e chutou entre as pernas do goleiro Djony, abrindo o placar. Nove minutos mais tarde, após várias chances de gol para ambos os lados, Leco arriscou de longe, venceu Rogério e igualou o marcador.

A virada ocorreu ainda no primeiro tempo. Lenísio fez boa jogada pela ala direita e deu uma assistência para Gadeia, que chutou forte, no ângulo, sem chances para o goleiro campeão mundial Rogério, aos 18 minutos, dando números finais à metade inicial da partida.

Na etapa complementar, o goleiro Léo Oliveira teve trabalho para segurar as ações ofensivas da seleção de estrelas do exterior. Aos 28, Pixote recebeu na área e encobriu Greuto, fazendo 3 a 1. Índio descontou para a seleção ‘estrangeira', após assistência de Indião, aos 34 minutos.

A persistência dos atletas que atuam no exterior rendeu o empate três minutos mais tarde: Robinho tabelou com Anderson e chutou forte, no canto direito. Faltando 35 segundos para o fim do confronto, Neto teve chance de dar vitória ao time nacional, mas errou tiro livre direto.
Ídolo, Vander revela emoção especial ao vencer com as mulheres

A carreira de Vander Iacovino no futsal é inquestionável. Bicampeão mundial como atleta, o atual técnico ostenta cargos importantes na Confederação Brasileira: é auxiliar da seleção do técnico Marcos Sorato, o Pipoca, e comandante da categoria sub-20 do país. Porém, o ex-ala também aceitou o desafio de liderar a equipe feminina do país que lhe reservou um momento inesquecível neste mês de dezembro: a conquista da Copa do Mundo da Espanha.

"É o título mais importante da minha carreira como técnico", define Vander. "Foi um trabalho iniciado em 2009 e, oito meses depois, você conquista um Mundial. Fica marcado para qualquer um", emenda.

Na caminhada brasileira, Vander ressalta que a desconfiança foi o grande combustível de motivação. A campanha da equipe canarinho não deixou dúvidas: quatro vitórias e um empate, com 39 gols marcados e apenas três sofridos. Na decisão, uma vitória respeitável diante das portuguesas por 5 a 1.

"Quando chegamos lá, falaram que o Brasil era a quarta ou quinta força do torneio. Na teoria, Espanha, Rússia, Japão e Portugal estavam na nossa frente. Mas desenvolvemos um bom trabalho, com um importante período de treinos em Fortaleza. Com muito empenho, vimos a nossa verdadeira capacidade", elogia Vander Iacovino.

A experiência com as meninas brasileiras ainda rendeu momentos de aprendizado ao consagrado Vander, dono de uma perna esquerda mágica na época de jogador. "Alguns atletas do masculino chegam para treinar contigo com vícios complicados de corrigir. Já as meninas mostram-se mais preocupadas em aprender", compara.

Após o título mundial, Vander aposta na evolução do futsal feminino brasileiro. Porém, as meninas do país devem sofrer, em maior proporção, o mesmo problema do masculino na questão de patrocínios. "Esperamos alavancar esse esporte, com a criação da Liga Nacional feminina, além de proporcionar uma maior cobertura da mídia e investimentos de patrocinadores", projeta o treinador, que dirigiu a seleção principal masculina no Mundial de 2000 - foi vice-campeão.
Brasil terá participação reduzida no Rali Dacar; veja os inscritos

Na edição 2011 do Rali Dacar, o Brasil terá reduzida sua participação com relação à 2010: desta vez, apenas três motos, dois carros e um caminhão, totalizando nove concorrentes. Na última edição do principal evento off-road do mundo, o país esteve representado por 8 carros, 6 motos, 1 quadriciclo e 1 caminhão, um total de 24 participantes.

Veja abaixo a lista dos competidores brasileiros no Rali Dacar 2011:

Leia Mais

Conheça mais sobre o Rali Dacar, a competição off-road mais difícil do mundo

Motos
Jean Azevedo (KTM)
Vicente de Benedictis (Honda)
José Hélio (BMW)

Carros
Guilherme Spinelli e Youssef Haddad (Mitsubishi)
Marlon Koerich e Emerson Cavassin (Mitsubishi)

Caminhões
André Azevedo, Maykel Justo e Mira Martinec (RTC) (Tatra)
Red Bull levanta poeira com treino antes do Rali Dacar

Carlos Sainz, Nasser Al-Attiyah, Giniel de Villiers e Mark Miller, todos da equipe Red Bull Volkswagen, provaram o gosto da poeira sul-americana nesta quarta-feira, 29 de dezembro, com uma sessão de treino antes da largada do Rali Dacar. A versão 2011 do Touareg foi desafiada pela primeira vez em um circuito de terra montado em uma fazenda em Zárate, Argentina.

"É fundamental que, quando o Dacar 2011 começar no dia 1º, nenhum dos nossos pilotos e co-pilotos tenha qualquer tipo de dúvida restando em relação ao novo Touareg", ressaltou o chefe da equipe, Kris Nissen. "Além disso, estamos nos certificando que não houve nenhum tipo de avaria ou vazamento de fluido no transporte via aérea dos carros até a América do Sul", completa.

"O sistema de arrefecimento é completamente novo. Acredito que esse será o nosso maior ganho de desempenho em relação ao Dacar 2010: resfriamento do carro nas altas temperaturas do deserto", conclui Nissen.

Apesar do pouco contato com o novo carro, Nasser Al-Attiyah, piloto e príncipe do Catar, pôde se adaptar bem às mudanças. "Hoje percorri 300 quilômetros apenas para checagem de sistemas do carro, mas nas retas do circuito de Zárate a vantagem do novo Touareg em termos de potência e velocidade máxima na comparação com o modelo antigo ficou evidente", disse.

Amanhã, o Village Dakar, espécie de cidade temporária que abriga as equipes no parque de La Rural, em Buenos Aires, abre suas portas ao público pela primeira vez.

Nesta quinta-feira, a equipe Red Bull KTM de motos também faz seu treino nos arredores da capital argentina antes da largada inaugural da 33ª edição do Dacar. O francês Cyril Despres e o português Ruben Faria defendem as cores da escuderia.
Atual campeão nos carros, Carlos Sainz admite favoritismo no Rali Dacar

Apontado com um dos favoritos ao título entre os carros no Rali Dacar, o piloto espanhol Carlos Sainz não foge da responsabilidade na prova que começa no sábado, em Buenos Aires, na Argentina. Atual campeão, ele admite que seu único objetivo nesta edição é buscar o bicampeonato.

"Numa irei subestimar a corrida mais difícil do mundo, mas se estou aqui é porque venho para ganhar", avisou Sainz, de 48 anos e que soma dois títulos mundiais de rali em seu currículo (em 1990 e 1992).

Os principais adversários de Sainz na disputa dos carros devem ser Nasser Al-Attiyah, do Catar, e Mark Miller, dos Estados Unidos, que ficaram, respectivamente, em segundo e terceiro lugares na última edição do Rali Dacar. Mas o espanhol também aponta o francês Stéphane Peterhansel e o norte-americano Robby Gordon como rivais "perigosos".

Mais famosa e difícil prova off road do mundo, o Rali Dacar terá largada no sábado, em Buenos Aires. Ao todo, os mais de 400 participantes irão percorrer um percurso de 9.605 quilômetros, passando também pelo Chile antes de terminar na própria Argentina, no dia 15 de janeiro.
Ross Brawn nega que irá deixar chefia da Mercedes

Especulações na Fórmula 1 apontavam que Ross Brawn, chefe da Mercedes GP, teria seu papel na equipe diminuído ou então se aposentaria em 2011. Todas negadas pelo dirigente, que afirmou continuar no circo o tempo que for necessário para que a escuderia figure entre as grandes.

"Eu não vou pedir demissão até que esta equipe seja bem-sucedida", declarou Brawn, em entrevista à revista alemã Auto Motor und Sport, encerrando a série de especulações. O inglês está à frente da Mercedes, que tem o heptacampeão mundial Michael Schumacher e Nico Rosberg como dupla de pilotos.

Apesar de não ter feito uma grande temporada em 2010, a Mercedes GP já tem um título mundial, conquistado em 2009 sob a bandeira de Brawn GP, em seu ano de estreia. Perguntado se a equipe poderia repetir a campanha do título em 2011, Brawn considera a possibilidade bastante improvável.

"Não, nós não teremos esse milagre de 2009 uma segunda vez, mas tenho certeza de que teremos um bom carro. Só saberemos o quão bom quando o pilotarmos. Se for tão bom quanto nós pensamos que é, então também teremos a organização nos bastidores para desenvolvê-lo durante a temporada", concluiu o dirigente.
Diretor da Lotus admite que perder nome afetaria a equipe

Diretor técnico do Team Lotus, Mike Gascoyne afirmou que perder a batalha pelo nome da lendária equipe para a Proton seria uma grande decepção para o time do espanhol Tony Fernandes. As duas empresas disputam a bandeira da escuderia para a próxima temporada da F-1.

"Acho que existiria um sentimento de mágoa. Acho que as pessoas não entendem colocar tanto esforço e fazer um trabalho tão bom, e então perder isso. Mas sei que estes caras (engenheiros) estão aqui. Muitos deles se mudaram para Norfolk (sede do time), trouxeram suas famílias, e fizeram isso porque querem ser parte de um projeto Lotus", afirmou o dirigente, ao site inglês Paultan.

Apesar de admitir que seria um golpe perder o nome da Team Lotus para a Lotus Renault, Gascoyne acredita que o time de Fernandes teria ainda mais forças para fazer um bom campeonato em 2011.

"Se o nome nos for tirado, acho que talvez exista um sentimento de mágoa, e então um sentimento de revolta e desejo de revanche. Uma coisa que você pode ter certeza é que não baixaremos nossas cabeças, nós temos certeza que iremos bater qualquer um nas pistas o mais breve possível", concluiu Gascoyne.
Ferrari se adianta e faz teste de resistência

A fábrica da Ferrari está a todo vapor. A escuderia italiana, que começou a desenvolver o carro do próximo Mundial logo após o final do campeonato, realizou uma série de testes de resistência, conhecidos como "crash tests", no novo chassis. Obrigatórios, eles testam a segurança do carro.

De acordo com a imprensa italiana, as atividades aconteceram em Bollate, próximo a Milão, e contaram com a supervisão de um representante da Federação Internacional de Automobilismo (FIA). Pelo que se especula, tudo ocorreu bem e o chassis foi aprovado. A equipe se deparou apenas com uma pequena fissura, que não foi suficiente para reprovar no teste.

Devido às alterações nas regras para 2011, há diferenças importantes entre o carro de 2010 e o seu sucessor. Uma das novidades para a próxima temporada é a mudança nos compostos para a construção dos monomotores.
Depois de fracassos, federação holandesa demite técnico da seleção masculina

O ex-jogador Peter Blange não é mais o técnico da seleção holandesa de vôlei masculino. Após não conseguir levar a equipe batava à disputa do Mundial da Itália (o qual o Brasil sagrou-se campeão) e às finais do Europeu do próximo ano, o técnico acabou demitido pela federação.

Campeã olímpica em Atlanta/96, a seleção holandesa procura outro comandante para voltar a figurar entre as principais potências da modalidade. O sucessor de Blange, que estava no cargo há quatro anos, ainda é incerto.

Fora da Liga Mundial, o time laranja, em 2011, concentrará todas as atenções no objetivo de alcançar a classificação para as Olimpíadas de 2012, que serão sediadas em Londres. Bert Goedkoop, diretor da federação, elogiou o potencial dos jogadores nacionais e prevê um futuro promissor para a seleção, no entanto acredita em um projeto a longo prazo.

"O potencial do nosso time é grande, assim como o de nossos jovens atletas. Um programa fará com que a nossa seleção masculina volte à elite internacional, mas isso leva tempo", explicou.

Além de Blange, outra seleção masculina europeia promoveu mudanças em seu estafe técnico. Daniele Bagnoli será sucedido por Vladmir Alekna no comando da Rússia.
Brasil e Estados Unidos disputarão partida inusitada no Guarujá

É nítida a rivalidade entre Brasil e Estados Unidos quando o assunto é vôlei de praia, seja no masculino ou no feminino. Sendo assim, a cidade do Guarujá, litoral paulista, sediará no próximo final de semana (dias 1º e 2 de janeiro) um curioso desafio: quartetos dos dois países medirão forças.

Hegemônicas no Circuito Mundial, Juliana e Larissa terão a companhia dos medalhistas olímpicos Ricardo e Márcio. Do lado norte-americano, os escolhidos foram os campeões olímpicos em Pequim/2008, Todd Rogers e Phil Dalhausser, e as meninas Kerri Walsh e Brooke Hanson.

No sábado, a partir das 16h (de Brasília) tanto as duplas femininas, quanto as masculinas se enfrentarão e cada vitória na arena montada na Praia da Enseada valerá um ponto. Já no domingo, às 10h30, serão confrontados os quartetos de Brasil e Estados Unidos, e cada triunfo renderá três pontos ao vencedor. O país que acumular maior pontuação será campeão.

Larrisa comentou o privilégio de jogar ao lado dos compatriotas. "Adoro novos desafios e esse duelo entre quartetos tem tudo para ser emocionante. Estou ansiosa para jogar com Ricardo e Marcio. Jogamos com Ricardo no ano passado e, desta vez, vamos ver como será com Marcio, que também mora em Fortaleza", afirmou.
Para técnico, dispensas de Marcelinho e Rodrigão foram o melhor para o Pinheiros

O Pinheiros/Sky vive um momento delicado internamente. A equipe paulistana terá que passar por uma reestruturação depois das saídas do central Rodrigão e do levantador Marcelinho, dispensados na última semana. Para o técnico Mauro Grasso, as decisões foram tomadas "visando à melhora da equipe".

"Pretendemos colher os frutos já no início do segundo turno. Ainda estaremos em um período de reestruturação, mas temos confiança de que conquistaremos bons resultados já na próxima etapa da Superliga", afirmou Grasso, um dos responsáveis pela demissão dos jogadores.

Apesar dos recentes acontecimentos, o Pinheiros mantém um discurso de união e confiança com os jogadores que estão no time e também com a comissão técnica para o restante da Superliga. Presidente do clube, Antônio Carlos Moreno firmou seu apoio total à equipe.

"A parceria entre Esporte Clube Pinheiros e Sky está cada dia mais fortalecida. Confiamos plenamente em nossa comissão técnica e nos jogadores que seguem defendendo a equipe. Acreditamos que vamos conquistar os resultados desejados em breve", concluiu Moreno.
Soderling vence Tsonga e encara Federer em Abu Dhabi

O sueco Robin Soderling, quinto do ranking da ATP, se garantiu na semifinal do torneio de exibição de Abu Dhabi ao superar nesta quinta-feira o francês Jo-Wilfried Tsonga, 13º do mundo, por 2 sets a 1, com parciais de 6/4, 6/7 (5/7) e 6/1. Agora, ele enfrenta às 9 horas (de Brasília) de sexta-feira o suíço Roger Federer, que folgou na primeira rodada.

Apesar da boa vitória, Soderling precisa se superar para avançar à decisão: em 16 partidas disputadas contra Federer, ele ganhou apenas uma. Sua única vitória sobre o vice-líder do ranking ocorreu neste ano, em Roland Garros.

Leia Mais

Berdych supera Baghdatis e tem Nadal pela frente em Abu Dhabi

A outra semifinal em Abu Dhabi também já está definida. Depois de superar o cipriota Marcos Baghdatis por 2 sets a 1, o checo Tomas Berdych tem pela frente difícil duelo com o espanhol Rafael Nadal. Como Federer, o líder do ranking não disputou a primeira rodada.
Berdych supera Baghdatis e tem Nadal pela frente em Abu Dhabi

Na primeira partida do torneio de exibição em Abu Dhabi, Tomas Berdych superou Marcos Baghdatis por 2 sets a 1, parciais 6/3, 3/6 e 7/5, e vai enfrentar Rafael Nadal na semifinal da competição. O espanhol estava automaticamente classificado para o jogo desta sexta-feira.

"O segundo set foi um presente de Natal (para Baghdatis), para deixar a partida mais interessante no final", brincou Berdych, após a vitória. Apesar de ter perdido um set, o tcheco foi superior durante todo o jogo. "É o começo perfeito, jogar partidas como essa, agora contra o número 1 do mundo, estou gostando bastante".

Leia Mais

Soderling vence Tsonga e encara Federer em Abu Dhabi

Nesta quinta, o torneio ainda terá Robin Soderling e Jo-Wilfried Tsonga disputando uma vaga na outra semifinal, na qual Roger Federer está garantido. A final está marcada para sábado, primeiro dia de 2011. O vencedor da exibição receberá cerca de R$ 420 mil.
Longe das quadras, Dementieva atua na Federação Russa

Depois de se despedir do circuito profissional no Masters de Doha, Elena Dementieva tem um desafio pela frente. A ex-tenista de 29 anos aceitou um convite da Federação Russa de Tênis e assumirá o cargo de vice-presidente da entidade, mesmo sem ter certeza de suas funções.

"Eu ainda não entendi direito como posso ser útil para a Federação, mas eu espero que Shamil Tarpischev (presidente) me ajude a entender", escreveu a russa, em sua página no Facebook. Além de Dementieva, o tenista aposentado Marat Safin também voltou seu trabalho à entidade quando pendurou a raquete.

Uma vez longe das quadras, Dementieva cogitou a possibilidade de ser jornalista e ganhou uma credencial para escrever no jornal Soviet Sport. Em entrevista após a despedida, a russa afirmou que queria se casar e ter filhos. Além disso, uma grave lesão na panturrilha pesou na decisão da ex-tenista.

Em quase 13 anos de tênis, Dementieva se despediu do esporte como número nove do mundo, seis posições abaixo de seu melhor ranking (3º). Durante sua carreira, a russa foi finalista do US Open e de Roland Garros, campeã olímpica em Pequim-2008, campeã da Fed Cup e também de 16 títulos de simples.
Nascidos no mesmo dia, Bellucci e Larri celebram data na quadra

Uma coincidência aproximou ainda mais Thomaz Bellucci e Larri Passos. O tenista e o técnico, que iniciaram uma parceria recentemente, comemoram aniversário nesta quinta-feira, dia 30 de dezembro. Enquanto Bellucci celebra 23 anos, Larri completa 53 primaveras.

"Deve ser por isso que somos tão teimosos", brincou Bellucci. "É realmente uma coincidência", continuou o 31º do mundo, que comemorará o aniversário em São Paulo, treinando ao lado de seu técnico.

"Nada melhor que comemorar nosso aniversário onde mais gosto de estar: na quadra. Com certeza teremos um baita bolo de bolinhas amarelas para nos divertir", ironizou Larri, ex-treinador de Guga.

Depois de três semanas de treinos intensivos em sua academia, em Camboriú (SC), Larri veio para São Paulo finalizar a preparação de Bellucci para o início da temporada 2011. Os dois viajam na próxima semana para o ATP de Auckland, na Nova Zelândia, com início em 10 de janeiro.

O tenista fará uma pausa nos treinos na sexta-feira para passar o Reveillon no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, como convidado de um de seus patrocinadores, e retoma a preparação em seguida.
Ex-número 4 do mundo, Nicolas Kiefer anuncia aposentadoria do tênis

O tenista alemão Nicolas Kiefer, de 33 anos, anunciou em seu site oficial nesta quinta-feira que está se aposentando do tênis. Ex-número quatro do ranking mundial, Kiefer contou que pretende passar mais tempo com sua filha Mabelle Emilienne, que nasceu em agosto. Sua última partida foi disputada apenas em junho, na eliminação para David Ferrer na primeira rodada de Wimbledon.

Atualmente na 722.ª colocação do ranking, Kiefer conquistou seis títulos de simples ao longo de sua carreira e disputou 19 finais no circuito da ATP. Também foi semifinalista do Aberto da Austrália em 2006, quando perdeu para o suíço Roger Federer.

Mas o grande feito da carreira de Kiefer foi obtido em 2004, quando conquistou a medalha de prata nas duplas da Olimpíada de Atenas, jogando ao lado de seu compatriota Rainer Schuettler.
Jornal francês elege Nadal o 'campeão dos campeões' de 2010

Depois de o jornal espanhol Marca ter elegido Rafael Nadal o esportista da década da Espanha, foi a vez do periódico francês L'Equipe apontar o número um do tênis como o "campeão dos campeões" deste ano.

Nadal venceu a votação feita entre os jornalistas do periódico com larga vantagem, recebendo 777 pontos contra 559 do segundo colocado, o compatriota Andrés Iniesta, campeão da Copa do Mundo com a Espanha na África do Sul. O holandês vice-campeão mundial Sneijder ficou com a terceira colocação, sendo lembrado por 530 profissionais.

Em 2010, Nadal foi sem dúvidas o grande nome do tênis. Depois de superar a lesão no joelho no início do ano, que já tinha o incomodado durante boa parte de 2009, o espanhol venceu os Masters de Monte Carlo, Roma e Madri, e se consagrou no saibro de Roland Garros pela quinta vez em sua carreira. O número um do mundo ainda conquistou o bicampeonato na grama de Wimbledon e foi o campeão do US Open pela primeira vez
Franca contrata pivô norte-americano que estava no Palmeiras

Após uma semana de testes, o Vivo/Franca confirmou a contratação do pivô norte-americano Marques Lewis. Ex-Palmeiras, o atleta chega para reforçar o garrafão da equipe interiorana.

Natural de Milwaukee, Wisconsin, o jogador, de 27 anos e de 2,03m de altura, tem, apesar da idade, experiência em times do continente sul-americano e europeu. Formado pela Universidade do Alabama, Lewis defendeu a camisa de times como Antranik Beirut-Líbano (2005/06), Erdgas Ehingen/Urspringschule-Alemanha (2006), Twin City Ballers-EUA (2006/07), Quebec City Kebekwa-Canadá (2007/08), Club Atlético Atenas-Uruguai (2008/09), Montevideo BBC-Uruguai (2009), Club Trouville-Uruguai (2009/10) e BC Titans-EUA (2010).

Em 18 partidas disputadas pelo Campeonato Paulista/2010, o pivô obteve média de 15 pontos, 1,06 assistências, e 9,17 rebotes.

Herdeiro da camisa 11, Lewis deve estrear no time francano já no dia 7 janeiro, em partida contra o Vitória, válida pelo NBB. Para o experiente Hélio Rubens, técnico do VIVO/Franca, o reforço irá trazer bastante qualidade ao elenco.

"Ele é um jogador do qual temos ótimas referências. Atua na posição cinco e tem boa regularidade. Temos esperança que ele corresponda às nossas expectativas para que assim possamos contar com um time realmente completo", afirmou.
Flamengo contrata técnico argentino para substituir Chupeta

Após a saída de Paulo Chupeta, que estava no cargo de treinador há mais de seis anos, o Flamengo anunciou a contratação do argentino Gonzalo Garcia para ser o novo comandante da equipe de basquete masculino.

Além de grande bagagem pelo esporte portenho (bicampeão da Liga A, à frente do Gimmasia Esgrima de La Plata e do Libertad Sunchales), Garcia, de 43 anos, acumula também passagem pela seleção de seu país, pela qual foi campeão sul-americano em 2004 e, desde 2006, vinha sendo assistente técnico de Sergio Hernandez.

Cristina Callou, vice-presidente dos esportes olímpicos rubro-negros, comentou a tarimba do novo contratado.

"Buscamos um técnico com conhecimento e experiência internacional para comandar esta equipe de alto nível. Acredito que Gonzalo se enquadra nas características propostas e apostamos nesta opção para brigar pelo tricampeonato brasileiro de basquete e também pelo título inédito da Liga das Américas", comentou.

Atual segunda colocada da NBB (Liga Nacional de Basquete), a equipe do Flamengo se reapresentará na próxima segunda-feira, às 18h, no ginásio do Tijuca Tênis. A apresentação do novo treinador será às 17h (de Brasília).
Ginobili joga Pré-Olímpico e deixa seleção argentina em Londres

O Brasil pode esperar por uma Argentina com força máxima no Pré-Olímpico de basquete masculino, ano que vem, em Mar del Plata. Vivendo seu melhor momento na NBA, o armador Manu Ginobili avisou na noite desta quarta-feira, em uma twitcam, que irá disputar o classificatório para a Olimpíada de Londres, em 2012, quando ele pretende encerrar sua trajetória na seleção argentina.

“Quero jogar até Londres-2012 e nada mais. Quero despedir-me lá”, afirmou o jogador de 33 anos, que aprovou a escolha de Julio Lamas como novo técnico da seleção de seu país. “Me deixa contente, ele é um fenômeno. Estaremos juntos no Pré-Olímpico”, garantiu.

Na seleção desde 1998, Ginobili foi campeão olímpico em Atenas-2004, treinado por Rubén Magnano, hoje à frente do Brasil, sem jogar uma Olimpíada desde Atlanta-1996. Neste ano Ginobili não disputou o Mundial da Turquia porque havia acabado de ser pai e também a pedido de seu time.

Pelo San Antonio Spurs, o armador conquistou três anéis da NBA. Na atual temporada, o time texano tem a melhor campanha da Liga, com 27 vitórias e 4 derrotas. Ginobili tem médias de 19,1 pontos, 3,5 rebotes e 4,8 assistências por jogo.
Mano Menezes promete conversa com Kaká depois de retorno

O técnico Mano Menezes deixou vários experientes jogadores fora de suas primeiras convocações na seleção brasileira. Nesta quinta-feira, ele afirmou que vai conversar com o meia Kaká para ver como ele se sente. Antes, espera pelo retorno do jogador ao Real Madrid, após sua lesão, fato que deverá acontecer já no início de janeiro.

“Precisamos aguardar esse retorno para analisar. É claro que acompanho esse jogadores que estiveram na Copa da África. No primeiro momento, mantive contato direto com o Julio Cesar, o Maicon e o Lúcio. No segundo momento, fiz o mesmo com o Ronaldinho Gaúcho. E agora farei com o Kaká”, disse o técnico, em entrevista à TV Bandeirantes.

Convidado para trabalhar na seleção no final de julho, quando teve de deixar o Corinthians, Mano Menezes já dirigiu o time nacional em quatro amistosos. Na estreia, em agosto, derrotou os Estados Unidos por 2 a 0, em Nova Jersey. Em outubro, bateu o Irã por 3 a 0, no Oriente Médio, e ganhou da Ucrânia por 2 a 0, na Inglaterra. Já em novembro, no teste mais importante, perdeu para a Argentina por 1 a 0, em Doha, no Catar.
Marcel diz que está muito motivado para vestir a camisa do Vasco

O Vasco espera fechar o elenco até o dia 15 de janeiro, quando fará amistoso contra o paraguaio Cerro Porteño, em São Januário. Para isso, a diretoria vascaína ainda busca reforços - até agora foram contratados o zagueiro Anderson Martins, o volante Eduardo Costa e os atacantes Marcel e Misael.

"Estou muito motivado. Não vejo a hora de vestir a camisa e começar a jogar", disse o atacante Marcel, um dos reforços já contratados pelo clube carioca, que irá se apresentar junto com o restante do elenco na próxima segunda-feira.

Depois dos exames médicos na segunda-feira, o elenco vascaíno viaja para Atibaia, no interior de São Paulo, onde fará a pré-temporada até 14 de janeiro. E a estreia no Campeonato Carioca está marcada para cinco dias depois, contra o Resende.
Ex-meia do Flamengo pega gancho por dar cabeçada em árbitro no México;

O ex-meia do Flamengo Rubens Sambueza levou uma suspensão de cinco jogos por ter dado uma cabeçada no árbitro Román Medina durante partida de seu atual clube, o Tecos-MEX, contra o Atlas, pelo Quadrangular de Comemoração de 50 anos do Estádio Jalisco.

O argentino pediu desculpas ao árbitro e disse não ter nada contra ele.
Mancini admite interesse e diz: Dzeko poderá ajudar o City a vencer o título

As chances de Edin Dzeko se juntar ao Manchester City foram impulsionadas pelo apoio manifestado pelo técnico Roberto Mancini. O atacante bósnio de 24 anos é um dos maiores artilheiros da Liga Alemã pelo Wolfburg, e o clube inglês estaria supostamente negociando para contratá-lo quando o período de transferências começar no sábado.

"Temos a chance de vencer a liga este ano, e o fator decisivo será Edin Dzeko", disse o italiano ao jornal britânico Daily Mail. "Esse jogador pode decidir títulos e é por isso que queremos ele."

O Manchester City, que está na liderança do campeonato junto com o arquirrival United, apesar de ter disputado dois jogos a mais, vem dependendo fortemente dos gols de Carlos Tevez.

Com Emmanuel Adebayor e Roque Santa Cruz em desacordo com Mancini e Mario Balotelli ainda instável apesar de seus três gols na vitória de 4 a 0 sobre o Aston Villa na última terça-feira, o recorde de Dzeko parece ser uma boa opção.

Dzeko foi o maior artilheiro do Campeonato Alemão com 22 gols na última temporada, e o segundo maior artilheiro da temporada em 2008/09 com 26, quando o Wolfsburg levou o título. Ele marcou 10 gols na liga na primeira metade dessa temporada, apesar de seu clube estar em 13º lugar.

O técnico do Wolfsburg, Steve McClaren, disse recentemente que seria difícil para o clube manter Dzeko. "Esperamos que Edin fique porque ele é um atacante de primeira classe, mas estamos no mundo do futebol e nada é 100 por cento certo", disse ele. "Teremos que ver o que acontece."
Após sair do São Paulo, Carlinhos Neves está perto do Atlético-PR

O preparador físico Carlinhos Neves está próximo de acertar com o Atlético-PR. O profissional, que também trabalha na seleção brasileira, deixou o São Paulo recentemente, pois o clube paulista temia um problema de agenda entre as duas funções.

"Há uma ideia bacana de uma coordenação, de criar um novo jeito de trabalhar, mas não está fechado totalmente. Sempre disse que estava no mercado. Adoro morar aqui (Curitiba). Faz 15 anos que estou fora, contando o trabalho no Palmeiras e no São Paulo", lamentou.

Natural do Paraná, ele deve assumir o posto de Riva de Carli, justamente o profissional escolhido pelo São Paulo para substituí-lo.

"Está praticamente acertado para ele assumir a coordenação. Acho que vai ser muito legal contar com o Carlinhos. Ele foi conhecer o CT do Caju e ficou impressionado com a estrutura", contou Valmor Zimermann, diretor de futebol, à Gazeta do Povo.

O dirigente ainda informou que não vê problema nenhum em dividir Carlinhos Neves com a seleção brasileira. "Não são tantos compromissos assim que ele terá pela seleção", justificou.
Celtic anuncia a contratação do experiente meia sueco Ljungberg

O Celtic anunciou nesta quinta-feira a contratação do experiente meia sueco Freddie Ljungberg, de 33 anos, que já passou por clubes como Arsenal e West Ham e passou um ano e meio nos Estados Unidos, atuando por Seattle Sounders e Chicago Fire. O jogador passou por exames médicos e deve fazer sua estreia no próximo domingo, no clássico escocês contra o Glasgow Rangers.

"O Celtic está muito feliz por anunciar a contratação de Freddie Ljungberg", disse o clube, em comunicado oficial. Ljungberg treinou durante a semana no Celtic e acompanhou a vitória na última quarta-feira sobre o por 1 a 0, que recolocou o clube na liderança do campeonato nacional.

O Celtic não revelou qual o tempo de contrato com o meia sueco, mas a mídia escocesa afirma que Ljungberg assinou até o final da temporada com chance de extensão em caso de boa performance.

A chegada do experiente jogador ajudará a suprir as ausências dos sul-coreanos Cha Du-Ri e Ki Sung-Yueng: em janeiro, ambos se juntarão à seleção para a disputa da Copa da Ásia.
Corinthians empresta meia Defederico ao Independiente

A faxina no Corinthians continua e não para nem perto dos festejos de Ano Novo. Nesta quinta-feira, em seu site oficial, o Independiente anunciou a contratação do meia Matías Defederico por empréstimo de um ano. Sem muitas chances de jogar no clube paulista, o argentino volta ao seu país natal após um ano e meio no Brasil.

Pelo atual campeão da Copa Sul-Americana, Defederico terá muitas competições pela frente em 2011. Além da defesa do título da competição continental no segundo semestre, o Independiente jogará a Copa Libertadores da América (enfrenta o Deportivo Quito, do Equador, na fase preliminar), a Recopa Sul-Americana (contra o Internacional), a Copa Suruga Bank (contra o campeão da Copa do Japão) e os torneios Clausura e Apertura do Campeonato Argentino.

Defederico começou a carreira profissional em 2006 no Huracán, onde se destacou por três temporadas - na última, o time ficou com o vice-campeonato argentino. Chamado por muitos de o "novo Messi", chamou a atenção de vários clubes e acabou sendo negociado com o Corinthians, que já tinha Ronaldo Fenômeno no elenco, no meio do ano de 2009.

No Brasil, Defederico não teve muitas chances de jogar em um clube que teve três técnicos no tempo em que esteve no clube paulista - Mano Menezes, Adílson Batista e Tite. Em 30 jogos disputados, o meia argentino conseguiu fazer apenas dois gols (um contra o Vitória, em Salvador, em 2009, e outro contra o Ceará, neste ano, no Pacaembu).
Leonardo Silva entra na mira do Santos para próximo anoO defensor não atua desde o dia 6 de junho, quando rompeu os ligamentos do joelho direito
Santos, SP, 30 (AFI) - A desistência do Cruzeiro de renovar o contrato do zagueiro Leonardo Silva animou o técnico Adilson Batista, que recomendou o jogador, com quem trabalhou no clube mineiro, ao presidente Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro. O primeiro contato com o empresário do atleta, Augusto Castro, já foi feito. As conversas deverão ganhar mais força depois do réveillon. O único empecilho para ele defender o time santista é o longo período de inatividade.


Confira!
» Atacante do futebol árabe confirma acerto com Fluminense


Leonardo Silva não atua desde o dia 6 de junho, quando rompeu os ligamentos do joelho direito na partida contra o Atlético Goianiense, em Goiânia, pelo Campeonato Brasileiro. Ele só voltou aos treinos com bola no fim de novembro.

O Santos, ao trazer o zagueiro, faria mais uma aposta em um jogador que se recupera de contusão. Charles, contratado por empréstimo do Lokomotiv Moscou, da Rússia, e Jonathan, que chegou do Cruzeiro, estão nessa situação. O volante se recupera de uma cirurgia no joelho esquerdo e corre o risco de jogar só em março, enquanto que o lateral-direito sofre com uma pubalgia (dor na região do púbis) há algum tempo.

Além de Leonardo Silva, que também interessa ao São Paulo, Adilson Batista indicou outro zagueiro: Thiago Heleno, seu jogador no Cruzeiro e no Corinthians. Ele deixou o clube de Parque São Jorge nesta semana e está livre para negociar. O Palmeiras também pode acertar com o ex-corintiano.
América-MG vai fazer pré-temporada em Varginha

A diretoria do América-MG decidiu na tarde desta quinta-feira que a pré-temporada do clube será realizada em Varginha, interior de Minas Gerais. O acordo foi fechado entre a cúpula americana e o prefeito da cidade mineira, Eduardo Corujinha.

De acordo com a diretoria do América-MG, ficou decidido que o período de treinamentos começará no dia 18 de janeiro e tem término previsto para a véspera da estreia da equipe no Campeonato Mineiro, programada para o dia 29, contra o Uberaba. A comissão técnica ainda irá elaborar a programação de treinos, confirmando os locais onde serão realizadas as atividades e possíveis amistosos.

O diretor de futebol Alexandre Mattos explicou que a diretoria optou por Varginha devido à estrutura que será disponibilizada para o América-MG.

"É excelente. A receptividade do prefeito e das pessoas envolvidas foi espetacular. Teremos ótimas instalações para desenvolver o nosso trabalho. Isso foi determinante em nossa decisão", afirmou o dirigente ao site oficial do clube.

A representação dos jogadores do América-MG está marcada para a próxima segunda-feira, às 16 horas, no CT Lanna Drunmond. Os primeiros dias serão dedicados aos exames médicos e testes físicos. Antes da viagem para Varginha, o time fará um amistoso contra o Flamengo, no dia 16, na cidade de Londrina.
Mano Menezes aguarda volta de Kaká para convocá-loMano Menezes já dirigiu a Seleção Brasileira em quatro amistososRio de Janeiro, RJ, 30 (AFI) - O técnico Mano Menezes deixou vários experientes jogadores fora de suas primeiras convocações na seleção brasileira. Nesta quinta-feira, ele afirmou que vai conversar com o meia Kaká para ver como ele se sente. Antes, espera pelo retorno do jogador ao Real Madrid, após sua lesão, fato que deverá acontecer já no início de janeiro.


Confira!
» "Sonho de consumo" do Corinthians acerta com clube turco


"Precisamos aguardar esse retorno para analisar. É claro que acompanho esse jogadores que estiveram na Copa da África. No primeiro momento, mantive contato direto com o Julio Cesar, o Maicon e o Lúcio. No segundo momento, fiz o mesmo com o Ronaldinho Gaúcho. E agora farei com o Kaká", disse o técnico, em entrevista à TV Bandeirantes.

Convidado para trabalhar na seleção no final de julho, quando teve de deixar o Corinthians, Mano Menezes já dirigiu o time nacional em quatro amistosos. Na estreia, em agosto, derrotou os Estados Unidos por 2 a 0, em Nova Jersey.

Em outubro, bateu o Irã por 3 a 0, no Oriente Médio, e ganhou da Ucrânia por 2 a 0, na Inglaterra. Já em novembro, no teste mais importante, perdeu para a Argentina por 1 a 0, em Doha, no Catar.
RS: Inter goleia em jogo-treino de preparação para Estadualo time B do Inter ainda fará mais dois jogos-treino, ambos em Bento Gonçalves: contra o Canoas e o São JoséPorto Alegre, RS, 30 (AFI) - Numa demonstração que a preparação tem sido bem feita, o time B do Inter goleou a equipe do Sindicato dos Atletas Profissionais por 9 a 1, em jogo-treino realizado na tarde desta quinta-feira, no campo suplementar do Beira-Rio, em Porto Alegre. Será com esse grupo de jogadores que o Inter disputará as primeiras rodadas do Campeonato Gaúcho.


Confira!
» Atacante do futebol árabe confirma acerto com Fluminense


Como os jogadores titulares terão férias até o dia 18 de janeiro, por conta da participação no Mundial de Clubes, em dezembro, nos Emirados Árabes Unidos, o Inter prepara um time B para a disputa das primeiras rodadas do Campeonato Gaúcho, que começa em 16 de janeiro. E, sob o comando do técnico Enderson Moreira, a equipe tem feito uma intensa preparação.

No jogo-treino desta quinta-feira, Enderson Moreira escalou o Inter com Muriel; Bustos, Ronaldo Conceição, Dalton e Massari; Elton, Augusto, Wagner Libano e Ricardo Goulart; Talles Cunha e Marquinhos. Mas mudou todos os jogadores no segundo tempo. E os gols foram marcados por Talles Cunha (2), Joabe (2), Elton, Massari, Fabinho, Lucas Roggia e Maurício.

"A equipe ainda vai evoluir muito. Havíamos feito apenas um coletivo, sendo que treinamos forte fisicamente na manhã de hoje (quinta-feira). Agora vamos focar nos aspectos táticos e técnicos durante a pré-temporada", afirmou Enderson Moreira, que leva o grupo para Bento Gonçalves na segunda-feira.

Antes da estreia no Campeonato Gaúcho, contra o Cruzeiro, no dia 16 de janeiro, o time B do Inter ainda fará mais dois jogos-treino, ambos em Bento Gonçalves: contra o Canoas e o São José, respectivamente nos dias 6 e 9 de janeiro.
SC: Dirigente do Figueira compara Pittoni a Gutti, ex-Real MadridChico Lins chegou a esta comparação após analisar vídeos e receber informes do jogadorFlorianópolis, SC, 30 (AFI) – O dirigente do Figueirense, Chico Lins, deve ter percebido que o mercado brasileiro está sem graça neste final de ano e resolveu 'contar piada'. Como o clube catarinense está de olho no meia Wilson Pittoni, do Libertad, ele comparou o paraguaio ao meia Guti, ex-Rela Madrid-ESP.


Confira!
» SC: Figueirense negocia contratação de lateral-esquerdo boliviano


Não há nada demais, afinal Guti nunca foi um jogador excepcional. Mas Chico Lins chegou próximo do ridículo ao explicar os motivos que ele teve para comparar o paraguaio desconhecido com o ex-galáctico.

“É um jogador que impressionou nos lances que vimos por vídeo e nos informes que recebemos. O Pittoni é um jogador peculiar, tem um passe que lembra a característica do Guti. Ainda existem algumas pendências jurídicas em termos de contrato para ele sair do Paraguai”, explicou ele.

Agora só falta Chico Lins afirmar que acredita vem papai Noel e Coelhinho da Páscoa porque disseram que é verdade. Tem cada uma no mundo da bola...
AL: Três nomes de peso estão na lista de técnicos que busca o título de 2011Vica, Celso Teixeira e Lorival Santos lutam pela taça, mas Gilmar Batista quer o Bi
Maceió, AL, 30 (AFI) – O charme do Campeonato Alagoano está no banco de reservas. É verdade que o Estadual é uma bagunça e os clubes se escondem, mas três treinadores chamam a atenção e devem brigar pelo título de 2011.


Confira!
» GO: Em Estadual com técnicos conhecidos, apenas um time ainda não tem comando


Com a base montada e cheio de prestígio, o técnico Vica (foto) é o grande favorito a taça estadual. Vica fez um grande trabalho com o ASA na Série B e quer repetir a façanha de 2009, quando foi campeão Alagoano.

"Todo time precisa de um comando fora e dentro de campo. Fora das quatro linhas eu organizo e passo tudo o que eu aprendi nestes anos. Lá dentro, tento escolher alguém com estas características para falar com o grupo. É sempre importante", explica o treinador que já foi um zagueiro de raça, técnica e liderança.

Olho nele!
Mas não pense que Vica e ASA vão ter tranquilidade. O experiente Celso Teixeira esta de volta a sua casa. O treinador acertou seu retorno ao Coruripe, onde é Rei. Mas foi no rival Corinthians Alagoano que Celso Teixeira chegou ao título Estadual em 2004.

"Em todos estes lugares pude aprender conceitos novos, esquemas diferentes. Gosto de passar esta experiência aos meus jogadores. Gosto de atleta de grupo, quero todos unidos. Isso é importante", diz ele.


Na briga!
Recém-contratado pelo Corinthians Alagoano, Lorival Santos é adepto ao futebol solidário, de toques rápidos e precisos, e com a filosofia de “quem não joga para servir, não serve para jogar”.

Autor dos livros: “Semântica do Sistema Tético” e “Futebol Nota 10”, ele possui estágio no exterior (Itália - Internazionale). Seu diferencial está na dinâmica de seus treinamentos técnicos táticos e na metodologia de suas explanações táticas, fazendo sua equipe jogar compacta para que todos os setores atuem com regularidade.

Cadê?
Dos dez clubes que vão brigar pelo título de 2011, apenas Ipanema e Sport seguem sem treinadores. Atual campeão, o Murici apostou no experiente Gilmar Batista, que tem história no Corinthians Alagoano.

Confira os técnicos do Campeonato Alagoano 2011:

ASA - Vica
Corinthians - Lorival Santos
Coruripe - Celso Teixeira
CRB - Edson Ferreira
CSA - Lino
CSE - Elenílson Santos
Ipanema -
Murici - Gilmar Batista
Santa Rita - Manuel Pinheiro
Sport -
Lateral esquerdo Eron acusa direção do Atlético-MG de agir de má-fé

O jovem lateral esquerdo Eron, revelação das categorias de base do Atlético-MG, alegou, em entrevista à TV Globo, que seu contrato com o clube foi prorrogado indevidamente. Segundo o jogador, ele assinou um vínculo em branco, sem escrever a data, informação que teria sido preenchida por pessoas dentro do clube. Eron acionou a Justiça e aguarda a solução para buscar uma transferência para outra equipe.

"O contrato foi datado, mas não com o meu punho. Pessoas do Atlético-MG renovaram meu contrato até 2013. Meu acordo terminava agora em 17 de janeiro, aí eu sentaria com o clube para renegociar, mas aconteceu esse problema. Tive que entrar na Justiça para resolver. A assinatura é minha, mas a data não é. O acordo precisa ser datado e assinado pelo próprio atleta", afirmou.

Ainda de acordo com o jogador, a ideia seria buscar um reajuste com o fim do vínculo e continuar jogando pelo Atlético-MG. Eron entrou em campo com a camisa do time mineiro em 11 oportunidades e não marcou nenhum gol. O jogador também já foi convocado cinco vezes para as categorias de base da seleção brasileira.

A diretoria do Atlético-MG não quis comentar o assunto e limitou-se a dizer que o departamento jurídico do clube está resolvendo a situação.
Palaia vai conversar com Felipão e Valdivia para resolver intriga

Embora a maioria das críticas do meia Valdivia tenha sido dirigida ao diretor de futebol Wladimir Pescarmona, o técnico Luiz Felipe Scolari não escapou das reclamações. Sendo assim, o vice-presidente do Palmeiras, Salvador Hugo Palaia, revelou que pretende ter uma conversa a três para resolver a situação.

O chileno ficou irritado por ter sido obrigado a assinar uma carta, na qual se comprometeria a ter cuidados extras durante as férias. Ele alega que o mesmo procedimento não foi dado a outros jogadores machucados, como Marcos e Pierre. O documento foi protocolado no Sindicato dos Atletas de São Paulo sem a assinatura de Valdivia.

"No dia 3 de janeiro, vou estar na Academia de Futebol às oito horas da manhã. Aí vou reunir o Valdivia e o Luiz Felipe Scolari para uma boa conversa a três", prometeu o dirigente à Rádio Jovem Pan. Na segunda-feira, o elenco se reapresenta para iniciar os treinos visando à próxima temporada.

A principal crítica de Valdivia a Felipão diz respeito ao fato de ter jogado machucado quando o técnico pediu, mas uma vez que a dor ficou insuportável, ele se tornou o vilão.
RJ: Vasco ainda busca reforços para fechar elenco para 2011Depois dos exames médicos na segunda-feira, o elenco vascaíno viaja para AtibaiaRio de Janeiro, RJ, 30 (AFI) - O Vasco espera fechar o elenco até o dia 15 de janeiro, quando fará amistoso contra o paraguaio Cerro Porteño, em São Januário. Para isso, a diretoria vascaína ainda busca reforços - até agora, foram contratados o zagueiro Anderson Martins, o volante Eduardo Costa e os atacantes Marcel e Misael.


Confira!
» Atacante do futebol árabe confirma acerto com Fluminense


"Estou muito motivado. Não vejo a hora de vestir a camisa e começar a jogar", disse o atacante Marcel, um dos reforços já contratados pelo clube carioca, que irá se apresentar junto com o restante do elenco na próxima segunda-feira.

Depois dos exames médicos na segunda-feira, o elenco vascaíno viaja para Atibaia, no interior de São Paulo, onde fará a pré-temporada até 14 de janeiro. E a estreia no Campeonato Carioca está marcada para cinco dias depois, contra o Resende.
Atacante do futebol árabe confirma acerto com FluminenseAlém de Cavalieri e Araújo, outro jogador que está próximo de um acerto é o meia Souza, atualmente no GrêmioRio de Janeiro, RJ, 30 (AFI) – Um dia depois de oficializar o goleiro Diego Cavalieri para 2011, o Fluminense teve outra contratação confirmada, nesta quinta-feira. O atacante Araújo, ex-Goiás e Cruzeiro, revelou que sua ida às Laranjeiras já está certa. Ainda falta a liberação do Al-Gharafa, do Qatar, mas o atacante Araújo já fala como jogador do Flu.


Confira!
» Meia deixa Corinthians e acerta com campeão da Sul-Americana


"Quero começar a pré-temporada já junto com o grupo. Vamos torcer para essa documentação sair o mais rápido possível para que eu possa dar início ao trabalho e dar o meu melhor para o Fluminense", disse o jogador, em entrevista à Rádio Globo.

"Desde o começo do ano a preferência já era pelo Fluminense, não só por poder jogar a Libertadores. É um clube especial e espero fazer história", completou o atacante de 33 anos, que deve assinar contrato com o clube das Laranjeiras por duas temporadas.

A apresentação oficial do jogador acontecerá na próxima segunda-feira, quando realizará os exames médicos e assinará o contrato. Antes, no sábado, o advogado do atleta viaja ao Qatar para assinar a rescisão com Al Gharafa.

Atualmente com 33 anos, o pernambucano Clemerson de Araújo Soares retorna ao futebol brasileiro depois de quatro temporadas no clube do Qatar. Neste período, ele conseguiu números impressionantes. Foram 133 jogos e 113 gols, média de 0,85 por partida.

Além de Cavalieri e Araújo, outro jogador que está próximo de um acerto é o meia Souza, atualmente no Grêmio. O Tricolor ainda tem interesse nas contratações do zagueiro Miranda, do São Paulo, do volante Edinho, do Palmeiras, e do meia Thiago Neves, do Al Hilal (Arábia Saudita).
Internacional quer tirar Battaglia do Boca Juniors

Aproveitando o alívio na folha salarial com a saída do atacante Ilan, e das prováveis negociações com Alecssandro, Edu e Sorondo, o Internacional pensa alto e quer contratar o volante Battaglia, jogador símbolo do Boca Juniors, clube pelo qual foi tetracampeão da Copa Libertadores da América.

Graças à valorização do real sobre o peso argentino, o salário do volante seria de R$ 200 mil, mas o Boca não quer se desfazer de um de seus principais jogadores e estaria pedindo 1,5 milhão de euros (R$ 3,3 milhões) pela liberação.

O Colorado busca investidores para bancar o valor e descartou envolver o também hermano Pablo Guiñazu na negociação, uma vez que o clube da capital argentina estava interessado.

Outros objetivos do clube gaúcho são Leonardo Moura, do Flamengo, Zé Roberto, do Vasco, e Thiago Ribeiro, do Cruzeiro. O Inter já tem tudo acertado com o lateral direito, mas o rubro-negro recusa-se a negociá-lo. O meia atacante alvinegro também depende da liberação, mas o Gigante da Colina não aceitou a troca pelo zagueiro Sorondo.
RJ: Flamengo negocia liberação de Thiago Neves com Al-HilalAté agora, o Flamengo já contratou três reforços para a próxima temporada: o goleiro Felipe, o meia Vande e o meia argentino Bottinelli
Rio de Janeiro, RJ, 30 (AFI) - O Flamengo está perto de anunciar mais um reforço para a próxima temporada. O clube carioca já acertou as bases salariais com o meia Thiago Neves, mas espera a liberação do Al-Hilal, da Arábia Saudita, para acertar com o jogador por um ano.


Confira!
» BA: Após garoto de R$ 54 mi, Bahia anuncia ex-jogador do Cruzeiro


O problema é que o valor pedido pelo time saudita para emprestar o jogador é muito alto. A quantia é bem maior do que a oferecida pela diretoria flamenguista.

A direção do Flamengo comunicou, em nota oficial, que "as negociações para trazer o jogador Thiago Neves estão evoluindo positivamente, conforme manifestação do empresário do jogador, Léo Rabello, em conversas com a diretoria de futebol".

Até agora, o Flamengo já contratou três reforços para a próxima temporada: o goleiro Felipe (ex-Braga), o meia Vander (ex-Bahia) e o meia argentino Bottinelli (ex-Universidad Católica).
Grêmio acerta renovação do lateral esquerdo Lúcio por mais dois anos

O Grêmio anunciou nesta quinta-feira a renovação de contrato do lateral esquerdo Lúcio pelos próximos dois anos. Aos 31 anos, o jogador deve ser por enquanto a primeira opção para a posição, pois Fábio Santos não acertou a extensão de vínculo e não seguirá no Olímpico.

"Estou muito contente por poder dar sequência ao trabalho que na verdade começou em 2007 quando o Grêmio também apostou no meu potencial", disse Lúcio, que também atribuiu sua renovação à torcida.

"Eu queria permanecer no Estádio Olímpico, onde me sinto em casa. Construí uma relação forte com essa torcida extraordinária e sei que isso não é fácil. O carinho que sinto pelo torcedor do Grêmio pesou muito. Minha família se adaptou bem a Porto Alegre, o que também foi determinante", afirmou.

Lúcio passou pelo Grêmio no primeiro semestre de 2007 quando sagrou-se campeão gaúcho e vice da Libertadores. Voltou ao clube em 2009, mas no início de 2010 sofreu com uma grave lesão no joelho. No final da atual temporada atuou no meio de campo no time titular de Renato Gaúcho.
Lucas pode deixar o Liverpool-ING e acertar com o Villareal-ESPApesar das especulações, o clube inglês já garantiu que irá procurar o jogador para uma renovação de seu contrato.
Campinas, SP, 30 (AFI) – Em meio às especulações de final de ano, outro jogador da seleção brasileira pode mudar de clube na próxima temporada. Segundo o jornal espanhol “As”, o Villareal estaria interessado na contratação do meia Lucas, atualmente no Liverpool-INGL.


Confira!
» "Sonho de consumo" do Corinthians acerta com clube turco


Segundo a publicação, o jogador já teria sido indicado pelo “submarino”, técnico Juan Carlos Garrido, uma vez que o atual setor da equipe está desfalcado – o meia Marcos Senna está contundido e deve retornar aos gramados somente em quatro semanas.

No Liverpool desde 2007, Lucas já teria ganho a confiança de seu treinador, o Roy Hodgson, fazendo o mesma já ter comunicado a diretoria do clube inglês que renovasse o contrato com o brasileiro.

“Entramos em contato com seu agente para chegar a um novo acordo e renovar porque é um jogador muito importante para nós”, afirmou o cartola do clube inglês sobre as negociações com o meia.

Revelado pelo Grêmio, Lucas se destacou em 2007 pelo Grêmio, sendo contratado logo em seguida pelo Liverpool. Conhecido na Europa e mostrando um bom futebol, o mesmo já coleciona convocações para a seleção brasileira.
BA: Bahia contrata meia-atacante Jones, rebaixado com o GoiásJones também coleciona uma passagem pelo América-RJ, onde fez gols contra Flamengo, Fluminense e BotafogoSalvador, BA, 30 (AFI) – A quinta-feira foi agitada no Bahia. Após contratar o meia Zezinho, que estava ano Santos e tem sua multa rescisória estipulada em R$ 54 milhões, a diretoria do Bahia também contratou o garoto Jones, de apenas 22 anos.


Confira!
» BA: Bahia acerta com revelação do Juventude que estava no Santos


O meia-atacante pertence ao Cruzeiro, mas foi emprestado ao Goiás, onde amargou o rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Jones também coleciona uma passagem pelo América-RJ, onde fez gols contra Flamengo, Fluminense e Botafogo.

"No Cruzeiro e no Goiás cheguei no decorrer das competições e nas duas equipes, o meu setor era muito concorrido. No Bahia, iniciando um trabalho, com pré-temporada e em igualdade de condições com os outros jogadores, espero dar muitas alegrias a essa torcida", comentou o atleta.

Ficha do jogador:

Nome: Jones da Silva Lopes
D. Nasc.: 14/10/1988
Origem: Caratinga/MG
Altura: 1,77m
Peso: 74kg

Clubes
2007-2009: Bonsucesso-RJ
2009: Noroeste-SP
2010: América-RJ
2010: Cruzeiro-MG
2010: Goiás
Esposa de Thiago Neves provoca polêmica com o Flamengo no Twitter

Uma pessoa bem próxima a Thiago Neves não se mostra satisfeita com o provável acerto dele com o Flamengo: sua própria esposa, Marcella. A mulher do meia abordou o assunto em seu Twitter nesta quinta-feira e polemizou bastante com o clube carioca.

Marcella é torcedora fanática do Fluminense, ex-clube de Thiago Neves. "Se o Thiago for para o Flamengo, esteja ciente de que continuarei torcendo pelo Flu. Se tiver Fla x Flu, torço para ele fazer três gols e o Flu, quatro. Vou torcer sempre pelo meu marido, mas nunca por outro time", escreveu, no Twitter.

Leia Mais

Thiago Neves está mais perto de ir para o Flamengo, revela empresário

A esposa do jogador do Al-Hilal, da Arábia Saudita, não poupou nem os entreveros em que se envolveram o centroavante Adriano e o goleiro Bruno quando defendiam o Rubro-negro. "Já tem até gente falando para eu tomar cuidado com as festinhas do Flamengo e dizendo que quem joga lá bate em mulher!", publicou, com sinais de gargalhadas.

Para tristeza de Marcella, no entanto, o Flamengo está cada vez mais próximo de confirmar a contratação de Thiago Neves. O empresário Léo Rabello já acertou até os salários de seu cliente com o rival do Fluminense.
"Sonho de consumo" do Corinthians acerta com clube turcoNatural de Rosario, Mauro Formica atuou toda sua vida pelo Newell’s Old Boys
São Paulo, SP, 30 (AFI) – Um do sonhos de consumo do Corinthians, nas últimas semanas, o meia Mauro Formica está de partida para a Turquia. De acordo com o diário Olé, o jogador está se transferindo do Newell’s Old Boys para o Galatasaray por “cifras milionárias”, embora nada tenha sido oficializado.


Confira!
» Meia deixa Corinthians e acerta com campeão da Sul-Americana


O jogador de 22 anos é tido como uma das grandes promessas do último Campeonato Argentino. Vários clubes da Europa sondaram o jogador, assim como Timão, Flamengo e River Plate. O clube turco, contudo, parece ter vencido a briga contra todos.

No final de novembro, a contratação de Formica era dado como reforço quase certo nos corredores do Parque São Jorge. Para contratá-lo, a diretoria alvinegra estava disposta a ceder Matías Defederico, que nesta quinta foi emprestado ao Independiente.

Natural de Rosario, Formica atuou toda sua vida pelo Newell’s. Como profissional, ele disputou 87 partidas e anotou 20 gols. O jogador se destaca por sua técnica, drible e velocidade. Características que renderam a ele comparação com o brasileiro Kaká.
Bahia confirma a contratação dos meias Zezinho, do Santos, e Jones

O Bahia anunciou em seu site oficial a contratação do meia Zezinho, que disputou a última temporada pelo Santos. Ele pertence ao empresário Gustavo Arribas, e oficialmente tem vínculo com o Deportivo Maldonado (URU). Por contrato, o jovem de 18 anos ficaria mais uma temporada na baixada, mas o Peixe não fez nenhuma objeção a respeito de seu repasse ao Tricolor.

O técnico Adilson Batista foi consultado antes da cessão do jogador, que chegou ao Santos em fevereiro como uma grande promessa vinda do Juventude, mas não agradou. No geral, disputou 19 partidas e não balançou as redes nenhuma vez.

Agora, o comandante alvinegro conta apenas com Felipe Anderson e Victor Hugo para a armação, uma vez que Paulo Henrique Ganso continua machucado, Alan Patrick está com a seleção brasileira sub-20, e Marquinhos e Breitner foram emprestados.

O Bahia também confirmou a chegada do armador Jones, revelado pelo América-RJ. No Campeonato Carioca deste ano, marcou quatro gols e, ao lado de Conca, do Fluminense, e Carlos Alberto, do Vasco, concorreu ao prêmio de melhor meia da competição. Foi contratado pelo Cruzeiro, mas teve poucas chances e acabou emprestado ao Goiás.

"Cheguei no decorrer das competições e nas duas equipes o meu setor era muito concorrido. No Bahia, iniciando um trabalho, com pré-temporada e em igualdade de condições com os outros jogadores, espero dar muitas alegrias a essa torcida", projetou.
CE: Icasa apresenta atacante Éder Sales, ex-Juventude para 2011Atacante tem apenas 19 anos e é velho conhecido do técnico Play Freitas. Os dois já trabalharam no América-SPFortaleza, CE, 30 (AFI) – Demorou, mas, enfim, a diretoria do Icasa conseguiu contratar e apresentar o atacante Éder Sales. O ex-jogador do Juventude tem apenas 19 anos e é velho conhecido do técnico Play Freitas. Os dois já trabalharam no América-SP.


Confira!
» NOVEMBRO: Teve atriz pornô com ex-cartola, orgia com cocaína e musa grávida... Que beleza!


Sem perder tempo e de olho em uma vaga no time titular, Éder Sales, tão logo foi apresentado, rumou para o campo, onde fez um trabalho físico juntamente com os atletas que não participaram do amistoso contra o Araripina.

Falando neste amistoso, o jogo foi chato e sem gols. O Icasa não saiu de um 0 a 0 com o Araripina, no Estádio Romeirão. Mesmo com o resultado, o técnico Play Freitas avaliou o amistoso como positivo.

O Icasa vai estrear no Campeonato Cearense no dia 13 de janeiro, quando enfrentará o Itapipoca.