sábado, 19 de junho de 2010

Itália x Nova Zelândia - Partida fácil para a Azzurra?
Campinas, SP, 19 (AFI) – Itália e Nova Zelândia se enfrentam neste domingo, pela segunda rodada do Grupo F da Copa do Mundo, às 11 horas, no Estádio Mbombela, em Nelspruit, buscando a primeira vitória neste Mundial.

Veja também:
Gana 1 x 1 Austrália - Mereciam sorte melhor, pelo belo futebol

Na primeira rodada, os dois times empataram por 1 a 1 - a Itália com o Paraguai, enquanto que a Nova Zelândia ficou no igualdade com a Eslováquia, marcando o tento de empate no finalzinho do duelo. O Grupo F é o único onde nenhuma equipe venceu nesta Copa.

Preocupação?
Os italianos são conhecidos por demorarem a engrenar nas grandes competições, mas até o mais dedicado torcedor deve ter se preocupado com a equipe, que já perdia por 1 a 0 para o Paraguai, quando Gianluigi Buffon não voltou para o segundo tempo.

Mas, mesmo com o balde água fria que foi a lesão nas costas do goleiro, que pelo mesmo motivo não joga a próxima partida, a Itália conseguiu se recompor depois do intervalo e acabou chegando ao merecido empate com um gol.

A esperança é de que contra um adversário menos qualificado e de pouca tradição, a equipe faça o necessário para sair com os três pontos, dando assim um grande passo rumo à classificação para as oitavas-de-final da competição. A julgar pelos resultados dos outros times grandes, porém, a seleção italiana deverá ficar esperta com a zebra, que está correndo solta nos últimos dias.

Boas recordações
O atacante neozelandês Chris Killen não é um dos astros da África do Sul 2010 e pode até ficar sem clube no final do mês, quando se encerra o seu contrato com o Middlesbrough-ING. Mas, na última vez em que Itália a Nova Zelândia se encontraram, o jogador de 1,88 metro foi motivo de dor de cabeça para os italianos com força e bom jogo aéreo, chegando a marcar dois gols.

A Nova Zelândia entra em campo com o mesmo número de pontos e saldo de gols que a Squadra Azzurra. As chances de os neozelandeses terminarem o dia em uma posição privilegiada não são muito grandes, mas, depois de já terem feito história, os All Whites jogam sem o peso da responsabilidade e tentam deixar a sua marca.

Ficha Técnica

Itália x Nova Zelândia

Local: Estádio Mbombela; em Nelspruit, na África do Sul
Data: 20/06/2010
Horário: 11 horas
Árbitro: Carlos Batres-GUA

Itália
Marchetti; Criscito, Chiellini, Cannavaro e Zambrotta; De Rossi, Pepe, Marchisio e Montolivo; Iaquinta e Gilardino.
Técnico Marcello Lippi

Nova Zelândia
Paston; Lochhead, Reid, Vicelich e Nelsen; Elliott, Smeltz, Killen e Bertos; Fallon e Smith.
Técnico: Ricki Herbert
Eslováquia x Paraguai - Quem vai vencer a primeira na África?
Campinas, SP, 19 (AFI) - A segunda rodada a fase de grupos da Copa do Mundo está pegando fogo, e neste domingo, quem abre o dia de duelos é o Grupo F. Logo às 8h30, Paraguai e Eslováquia vão entrar em campo, no Free State Stadium, em Bloemfontein, para tentar chegar à primeira vitória na competição.

Leia mais:
Holanda vence Japão e segue com 100%

O Paraguai até que começou bem, pois logo de cara, encarou a pedreira Itália, e se segurou bem, saindo de campo com o empate por 1 a 1. Enquanto isso, a Eslováquia não foi tão bem assim, e jogando contra a surpresa Nova Zelândia, passou a maior parte da partida na frente, mas nos acréscimos, cedeu o empate por 1 a 1.

Cheio de mistérios
A Eslováquia não começou bem a Copa do Mundo, e precisa se recuperar agora, se quiser manter suas chances de classificação. O técnico Vladimir Weiss disse que haverão mudanças na sua equipe em relação ao time que começou a partida contra os neozelandeses, mas não revelou quais.

"Todo o time está pronto. Como estão todos empatados, é um jogo decisivo para todo o grupo F. O Paraguai jogou bem contra a Itália, é uma equipe competitiva e estamos focados em um excelente resultado", afirmou o técnico. Os jogadores também sabem da dificuldade que será esta partida.

"Temos de estar vigilantes, porque eles são mais rápidos que os neozelandeses. É um estilo diferente, mas se queremos provar algo temos que acreditar nisso", disse o atacante Robert Vittek.

Retorno
O técnico do Paraguai, Gerardo Martino, confirmou que Roque Santa Cruz vai retornar ao ataque. Com apenas um gol marcado e outro sofrido no Mundial, o saldo paraguaio está zerado.

"Com Roque me entendo muito bem. Vamos jogar juntos de novo e espero aproveitar ao máximo. Todos que estão na equipe querem mostrar algo", disse o atacante Lucas Barrios, que espera conquistar a vitória para ficar mais próximo da vaga na próxima fase. A confiança é tanta, que tem gente cantando vitória por antecipação.

"A Eslováquia era, para mim, um dos adversários mais difíceis. A Itália nós tínhamos como favorito absoluto. A luta estava com a Eslováquia, mas assistindo ao jogo (do empate contra a Nova Zelândia) creio que a classificação está em nossas mãos", disse o atacante Nelson Valdez, que começou como titular contra a Itália.

Ficha Técnica

Eslováquia x Paraguai

Local: Free State Stadium, em Bloemfontein
Data: 20/06/2010
Horário: 08h30
Árbitro: F. Eddy Maillet - Seychelles

Eslováquia
Jan Mucha; Zabavnik, Skrtel, Durica e Cech; Strba, Hamsik e Weiss; Jendrisek, Vittek e Sestak.
Técnico: Vladimir Weiss

Paraguai
Villar; Morel Rodriguez, Da Silva, Alcaraz e Bonet; Torres, Vera, Víctor Cáceres e Riveros; Roque Santa Cruz e Lucas Barrios.
Técnico: Gerardo Martino


Brasil x Costa do Marfim - Para carimbar a classificação?
Campinas, SP, 19 (AFI) – Brasil e Costa do Marfim se enfrentam neste domingo, às 15h30, no Estádio Soccer City, em Johanesburgo, em duelo decisivo pela segunda rodada do Grupo G da Copa do Mundo da África do Sul.

Veja também:
Eslováquia x Paraguai - Quem vai vencer a primeira na África?

Na primeira rodada, o Brasil venceu por 2 a 1 a Coréia do Norte ficando na liderança do grupo e caso vença amanhã já estará classificado. Já a Costa do Marfim empatou em 0 a 0 contra Portugal, e pode ver a vaga nas oitavas-de-final ficar distante em caso de derrota.

Bom retrospecto
A Seleção Brasileira jamais perdeu um jogo de Copa do Mundo da FIFA para qualquer equipe que não fosse da América do Sul ou da Europa. Se mantiver essa escrita diante da Costa do Marfim, a equipe do técnico Dunga (foto) assegura a classificação para a segunda fase.

O Brasil deve manter a mesma formação que iniciou a primeira partida. Na sexta-feira, houve um treino secreto onde Josué atuou como titular devido à um problema de contusão com Gilberto Silva, mas neste sábado a hipótese foi descartada, e a dupla de volantes será a mesma que começou jogando contra os norte-coreanos. Após a pressão da estreia, a esperança é que a seleção demonstre um melhor futebol neste domingo, algo que ainda está devendo nesta Copa.

A esperança estão todas voltadas para o meia Kaká, que não decolou pela Seleção e vive má fase física e técnica. Afirmando estar melhor a cada jogo, o craque do Real Madrid pode ser um fator de desequilíbrio caso apresente o futebol que se espera dele.

Estrelas perigosas
A Costa do Marfim conta com jogadores extremamente talentosos, como os atacantes do Chelsea Didier Drogba (foto) e Salomon Kalou, que formam uma excelente dupla de ataque. Didier Zokora do Sevilla e Yaya Touré do Barcelona dão pegada ao meio de campo, ao lado do baixinho Bakary Koné, do Olympique de Marselha.

Emmanuel Eboué e Kolo Touré, que atuam na Inglaterra, completam com Arthur Boka, do Stuttgart, uma das melhores defesas da África. Esses jogadores são as principais esperanças dos marfinenses no jogo contra o Brasil.

Vale lembra que apesar de não estar 100% fisicamente, Drogba "se escalou" para o jogo. O atacante se recupera de uma lesão no braço, e atuou no segundo da partida contra Portugal, inclusive perdendo um gol cara a cara no duelo.

Ficha Técnica

Brasil x Costa do Marfim

Local: Estádio Soccer City, em Johanesburgo, na África do Sul
Data: 20/06/2010
Horário: 15h30 (de Brasília)
Árbitro: Stephane Lannov-FRA

Brasil
Júlio César, Maicon, Lúcio, Juan e Michel Bastos; Gilberto Silva, Felipe Melo, Elano e Kaká; Robinho e Luís Fabiano
Técnico: Dunga

Costa do Marfim
Barry; KoloToure, Zokora, Tiene e Eboue; Tiote, Yaya Toure, Dindane; Gervinho, Kalou e Drogba.
Técnico: Sven-Göran Eriksson




Camarões 1 x 2 Dinamarca - A primeira seleção eliminada da Copa!
Campinas, SP, 19 (AFI) - Após perderem na primeira rodada, Camarões e Dinamarca fizeram um duelo decisivo neste sábado, às 15h30, no Estádio Tshwane, na cidade de Pretória, pela segunda rodada do Grupo F da Copa do Mundo da África do Sul. De virada quem acabou levando a melhor foram os dinamarqueses que venceram a partida por 2 a 1, deixando a segunda vaga para ser decidida na última rodada, e de sobra acabou eliminando de vez os africanos.

Veja também:
Brasil x Costa Marfim - Para carimbar a classificação?

Com esse resultado a Dinamarca vai fazer um duelo decisivo na próxima rodada com o Japão, já que as duas seleções tem três pontos. Já Camarões não tem mais chances de classificação. A Holanda com seis pontos já garantiu a vaga com uma rodada de antecedência, já que as duas outras seleções que poderiam chegar aos seis pontos, se enfrentam na próxima rodada.

Bem movimentado
Precisando da vitória, as duas seleções entraram em campo partindo para cima uma da outra, e quem teve a primeira chance de gol foi Camarões logo aos dois minutos. Após cobrança de lateral, o atacante Webó fez boa jogada na linha de fundo e cruzou rasteiro para trás. O lateral Assou-Ekotto tentou bater de longe, mas a bola explodiu na defesa dinamarquesa.

Não demorou muito para a Dinamarca levar perigo. Aos sete minutos o atacante Rommedahl perdeu uma grande chance. O jogador recebeu assistência pela direita, avançou sozinho, mas acabou chutando por cima do gol do goleiro Souleymanou

Gol
Mal deu tempo da Dinamarca querer crescer, pois aos dez minutos Camarões chegou ao primeiro gol. Depois de saída errada do dinamarquês Poulsen, a bola ficou com Webó, que cruzou para o atacante Eto'o, que dominou sozinho dentro da área e bateu rasteira. A bola acabou entrando no canto direito do goleiro Sorensen, que nada pôde fazer.

Logo após o gol, o time camaronês deu uma recuada e com isso a seleção os dinamarqueses partiram para cima. Aos 26 minutos, o atacante Bendtner dominou na entrada da área e bateu. A bola subiu um pouco, e raspou o travessão indo para a linha de fundo.

Empatou!
De tanto pressionar e jogar um pouco melhor na primeira etapa a Dinamarca conseguiu chegar ao empate aos 32 minutos. O zagueiro Kjaer fez lançamento longo encontrando o meia Rommedahl sozinho pela direita, que depois de dominar a bola só rolou para o meio da área para o atacante Bendtner só ter o trabalho de empurrar para o fundo das redes sem goleiro.

Depois do gol, as duas seleções tiveram uma chance cada para marcar o segundo. Quem teve a chance primeiro foi a Dinamarca. O meia Rommedahl, aos 41 minutos roubou a bola no meio de campo, e conseguiu se livrar da marcação, depois disso rolou para Tomasson. O atacante chutou sem o goleiro, mas a defesa conseguiu tirar de cabeça.

Aos 43 minutos, Camarões acertou a bola na trave. O meia Emana roubou a bola no meio de campo, e foi avançando, até que chegou na linha de fundo e rolou para trás. O atacante Eto'o apareceu livre, finalizando, mas a bola bateu no pé da trave indo para linha de fundo.

Equilibrio
A segunda etapa começou um pouco menos movimentada e bem equilibrada. Mas mesmo assim aos cinco minutos os africanos perderam uma grande chance. Após escanteio cobrado pela direita, o zagueiro M'Bia cabeceou bem no meio do gol, obrigando o goleiro dinamarquês Sorensen desviar com as pontas dos dedos e cedendo novo escanteio.

Três minutos mais tarde, o atacante Eto’o pegou a bola no meio de campo, e foi levando, até que chegou na entrada da área e só rolou para o meia Geremi chegar batendo forte. A bola tocou na rede esquerda do lado de fora, assuntando os torcedores dinamarqueses.

Alegria dinamarquesa!
Mesmo sofrendo uma pressão no começo do segundo tempo, a Dinamarca conseguiu chegar ao seu segundo gol na partida com o atacante Rommendahl aos 15 minutos. O atacante recebeu a bola pela direita, se livrou da marcação do volante Makoun, e bateu forti no canto do goleiro Souleymanou, que nada pôde fazer para evitar o gol.

A Dinamarca perdeu mais uma grande chance de gol, aos 27 minutos com Tomasson. O meia Rommendahl recebeu lançamento dentro da área e deixou para o atacante Tomasson. O capitão da Dinamarca, no entanto, bateu obrigando o goleiro de Camarões espalmar para escanteio.

Aos 41 minutos, a partida ganhou ares dramáticos. Para não ser a primeira seleção eliminada, Camarões tentou por baixo e também por cima, mas não obteve nenhum sucesso. Com a derrota a seleção africana acabou mesmo sendo eliminada da Copa do Mundo.

Siga o Futebol Interior também pelo Twitter!

Próximos jogos
Fechando sua participação na primeira fase, Camarões enfrenta na próxima quinta-feira, às 15h30, a líder Holanda. Já a Dinamarca encara o Japão, no mesmo dia e no mesmo horário.

Ficha Técnica

Camarões 1 x 2 Dinamarca

Local: Estádio Tshwane, em Pretória, na África do Sul
Árbitro: Jorge Larrionda-URU
Cartões amarelos: Bassong e M’bia (Camarões); Kjaer e Sorensen (Dinamarca)
Gols: Eto’o, aos 10’/1T (Camarões); Bendtner, aos 32’/1T, e Rommedahl, aos 15’/2T (Dinamarca)

Camarões
Souleymanou; M’bia, N’Koulou, Bassong (Idrissou) e Assou-Ekotto; Song, Geremi, Emana e Enoh (Makoun); Webó (Aboubakar) e Eto’o
Técnico: Paul Le Guen

Dinamarca
Sorensen; Jacobsen, Kjaer, Agger e Simon Poulsen; Poulsen, Gronkjaer (Kahlenberg), Jorgensen (Daniel Jensen) e Rommedahl; Bendtner e Tomasson (Jakob Poulsen)
Técnico: Morten Olsen


Gana 1 x 1 Austrália - Mereciam sorte melhor, pelo belo futebol
Campinas, SP, 19 (AFI) - Numa bela partida disputada na manhã deste sábado, no Estádio Royal Bafokeng, em Rustemburgo, Austrália e Gana empataram por 1 a 1, pela segunda rodada do Grupo D da Copa do Mundo. O resultado foi mais comemorado pelos jogadores da Austrália que ficaram com dez em campo desde os 23 minutos do primeiro tempo.

Confira também:
Holanda 1 x 0 Japão - A bola ajudou mais uma vez

Mas, no Grupo D, a situação é pior para Austrália, que fica com apenas um ponto na lanterna. A liderança está na mão de Gana, que tem quatro pontos ganhos. Alemanha e Sérvia tem três pontos cada.

Bem movimentado
O jogo começou bem franco com as duas equipes se alternando no ataque. E, a Austrália se deu melhor e chegou primeiro ao seu gol. Aos dez minutos, Bresciano soltou uma bomba, numa cobrança de falta. O goleiro Kingson soltou a bola no pé de Holman que só tocou para o fundo das redes e foi fazer a festa com sua torcida.

Melhor em campo, a Austrália começou a levar pressão da Gana, que aos 23 minutos teve um pênalti marcado. Após cruzamento Mensah chutou para o gol. Em cima da linha, Kewell cortou o cruzamento com a mão. O árbitro marcou a penalidade e acabou expulsando o jogador.

Na cobrança do pênalti, Asamoah Gyan, aos 25 minutos, fez o segundo gol de Gana na Copa, o segundo numa cobrança de pênalti e empatou a partida.

No final do primeiro tempo, aos 43 minutos, Boateng entrou na área e bateu cruzado. O goleiro Schwarzer fez uma linda defesa e mandou a bola para linha de fundo, salvando a Austrália de levar a virada.

Foi muito bom
Gana voltou melhor para o segundo tempo pressionando a Austrália, que se defendia e tentava chegar ao gol nos contra-ataques. Como a bola é muito suspeita, os jogadores de Gana tentavam fazer o gol de fora da área. Asamoah Gyan por duas vezes tentou surpreender o goleiro Schwarzer.

A resposta da Austrália aconteceu aos 21 minutos. Após cruzamento, Chipperfield testou com força e a bola tirou tinta da trave, uma chance incrível disperdiçada.

A outra chance boa da Austrália foi aos 26 minutos, Kennedy recebeu cara a cara com o goleiro Kingson e arrematou em cima do arqueiro. No rebote, a bola sobrou para Chipperfield, que sem goleiro errou o chute e perdeu outra chance incrível.

Na última chance do jogo, após cobrança de falta, o meia Jonathan subiu sozinho e cabeciou muito forte. A bola passou muito perto do gol, quase levando a festa os torcedores africanos.

Siga o Futebol Interior também pelo Twitter!

Próximos jogos
A última rodada do Grupo D será na próxima quarta-feira, às 15h30, quando Gana enfrenta a Alemanha, enquanto a Austrália encara a Sérvia.

Ficha Técnica

Gana 1 x 1 Austrália

Local: Estádio Royal Bafokeng, Rustemburgo
Árbitro: Roberto Rosetti (ITA)
Cartões Amarelos: Addy, Annan e Jonatan Mensah (Gana); Morre (Austrália)
Cartão vermelho: Kewell (Austrália)
Gols: Holman aos 12'/1T (Austrália); Asamoah Gyan aos 25'/1T (Gana)

Gana
Kingson; Pantsil, Jonathan Mensah, Addy e Sarpei; Annan, Boateng (Amoah), Kwadwo Asamoah (Muntari) e Dede Ayew; Tagoe (Owusu-Abeyie) e Asamoah Gyan
Técnico: Milovan Rajevac

Austrália
Schwarzer, Wilkshire (Rukavytsya), Moore, Neill e Carney; Emerton, Valeri e Culina; Brsciano (Chipperfield), Holman (Kennedy) e Kewell.
Técnico: Pim Verbeek


Holanda 1 x 0 Japão - A bola ajudou mais uma vez
Campinas, SP, 19 (AFI) - A Holanda teve trabalho, mas na manhã deste sábado, com a ajuda da Jabulani, venceu o Japão, por 1 a 0, no Estádio Moses Mabhida Stadium, em Durban, pela segunda rodada do Grupo E da Copa do Mundo. O gol foi marcado num chute de fora da área de Sneijder, em que o goleiro Kawashima caiu bem para a defesa, mas em uma daquelas curvas inesperadas, a bola morreu no fundo das redes.

Confira também:
Crise! Atacante francês xinga o técnico e não volta para o jogo

Com o resultado, a Holanda chega aos seis pontos e deixa o Japão com três. Se o outro jogo do grupo entre Dinamarca e Camarões, que será às 15h30, terminar empatado, os Laranjinhas serão os primeiros classificados às oitavas-de-finais.

Faltou finalizações
O jogo entre Japão e Holanda começou com muita pegada. As duas seleções faziam muitas faltas e o árbitro argentino Hector Baldassi teve que conter os ânimos dos jogadores.

Com a bola rolando, os holandeses tiveram mais posse. Mas como os japoneses jogavam com duas linhas de quatro na defesa, os Laranjinhas tinham muita dificuldade para entrar na defesa e criar oportunidades.

O Japão nos contra-ataques era mais perigoso. Com o rápido Honda, criava algumas oportunidades, mas sem grande perigo ao gol. No final do primeiro tempo, o brasileiro Marcos Túlio Tanaka teve sua chance. Após cruzamento, ele subiu e tentou testar com força para o fundo das redes, mas a bola saiu próximo ao gol.

Nas estatistícas, a Holanda terminou o primeiro tempo com duas finalizações ao gol. Já o Japão deu cinco chutes, mesmo jogando muito fechado na sua defesa.

Bem melhor
A Holanda voltou bem melhor para o segundo tempo e logo aos sete minutos abriu o placar. Van Persie brigou pela bola dentro da área e conseguiu recuperar. Ele rolou para Sneijder, que acertou um belo chute. O goleiro Kawashima caiu bem para fazer a defesa. Mas, a bola fez uma de suas curvas misteriosas e morreu no fundo das redes.

Precisando do resultado, o Japão melhorou em campo e foi com tudo para cima da Holanda e criou suas chances. Aos dez minutos, Okubo fez boa jogada e de dentro da área bateu tirando tinta da trave.

Siga o Futebol Interior também pelo Twitter!

Com mais presença no ataque, o Japão deixou a Holanda usar dos contra-ataques. E, foi assim. que aos 40 minutos, os Laranjas quase ampliaram. Van Persie saiu cara a cara com o goleiro. Mas na hora da finalização foi muito mal e o goleiro Kawashima fez uma boa defesa.

A última chance do jogo foi do Japão. O zagueiro brasileiro desviou uma bola no meio do caminho, que sobrou para o atacante Tamada. Cara a cara com o goleiro, ele bateu muito forte e a bola saiu por cima do gol. Perdendo uma chance incrível de empatar.

Próximos jogos
Na próxima quinta-feira, as duas Seleções voltam aos gramados para disputar a última rodada do Grupo E. A Holanda enfrenta o Camarões, às 15h30, enquanto, o Japão joga contra a Dinamarca, no mesmo horário.

Ficha Técnica

Holanda 1 x 0 Japão

Local: Estádio Moses Mabhida Stadium, em Durban
Árbitro: Hector Baldassi (Argentina)
Cartões Amarelos: Van der Wiel (Holanda)
Gol: Sneijder aos 7'/2T (Holanda)

Holanda
Stekelenburg; Van der Wiel, Heitinga, Mathijsen e Van Bronckhorst; Van Bommel, De Jong e Sneijder (Afellay); Van Der Vaart (Elia), Kuyt e Van Persie (Huntelaar)
Técnico: Bert van Marwijk

Japão
Kawashima; Komano, Nakazawa, Marcus Túlio Tanaka e Nagatomo; Abe, Endo, Hasebe (Okazaki), Matsui (Shunsuke Nakamura) e Honda; Okubo (Tamada)
Técnico: Takeshi Okada
Copa Do Mundo 2002 Japão e Coréia do Sul
PRIMEIRA FASE

GRUPO A

Dinamarca França Senegal Uruguai

31/05/2002 - Sexta-feira

FRANÇA 0x1 SENEGAL
Local: World Cup Stadium (Seul); Público: 62.561;
Árbitro: Ali Bujsaim (EAU); Gol: Papa Diop (SEN) 30' do 1º;
Cartões Amarelos: Petit (FRA) e Cissé (SEN)
01/06/2002 - Sábado

URUGUAI 1x2 DINAMARCA
Local: Munsu Stadium (Ulsan); Público: 30.157;
Árbitro: Saad Mane (KUW); Gols: Tomasson (DIN) 45' do 1º;
Rodríguez (URU) 2' e Tomasson (DIN) 38' do 2º;
Cartões Amarelos: Mendéz (URU), Heintze e Laursen (DIN)
06/06/2002 - Quinta-feira

FRANÇA 0x0 URUGUAI
Local: Busan Asiad Main Stadium (Busan); Público: 38.289;
Árbitro: Felipe Rizo Ramos (MEX); Cartões Amarelos: Petit (FRA),
García, Abreu, Romero e Darío Silva (URU); Expulsão: Henry (FRA) 25' do 1º.
DINAMARCA 1x1 SENEGAL
Local: Daegu World Cup Stadium (Daegu); Público: 43.500;
Árbitro: Carlos Batres (GUA)); Gols: Tomasson (DIN-pênalti) 16' do 1º;
Diao (SEN) 7' do 2º; Cartões Amarelos: Sand, Tomasson, Helveg,
Poulsen (DIN), Fadiga e Diao (SEN); Expulsão: Diao (SEN) 35' do 2º.
11/06/2002 - Terça-feira

SENEGAL 3x3 URUGUAI
Local: Suwon World Cup Stadium (Suwon); Público: 33.681;
Árbitro: Jan Wegereef (HOL); Gols: Fadiga (SEN-pênalti) 20',
Diop (SEN) 26' e Diop (SEN) 38' do 1º; Morales (URU) 1',
Forlán (URU) 24' e Recoba (URU-pênalti) 43' do 2º;
Cartões Amarelos: Camará, Daf, Coly, Bouba Diop, Diouf, Beye,
Fadiga (SEN), Romero, Carini, García, Rodríguez e Montero (URU)
DINAMARCA 2x0 FRANÇA
Local: Incheon Munhak Stadium (Incheon);
Público: 48.100; Árbitro: Vitor Melo Pereira (POR);
Gols: Rommedahl (DIN) 22' do 1º; e Tomasson (DIN) 22' do 2º;
Cartões Amarelos: Jenssen, Poulsen (DIN) e Dugarry (FRA)
COLOCAÇÃO PG J V E D GP GC SG
1º Dinamarca
7 3 2 1 0 5 2 3
2º Senegal
5 3 1 2 0 5 4 1
3º Uruguai
2 3 0 2 1 4 5 -1
4º França
1 3 0 1 2 0 3 -3

.
GRUPO B

África do Sul Eslovênia Espanha Paraguai

02/06/2002 - Domingo

PARAGUAI 2x2 ÁFRICA DO SUL
Local: Busan Asiad Main Stadium (Busan); Público: 25.186;
Árbitro: Lubos Michel (ESV); Gols: Roque Santa Cruz (PAR) 39' do 1º;
Arce (PAR) 10', Mokoena (AFS) 18' e Fortune (AFS-pênalti) 46' do 2º;
Cartões Amarelos: Cáceres, Caniza, Tavarelli,
Juan Franco (PAR), Mokoena, Issa, Mc Carthy e Zuma (AFS)
ESPANHA 3x1 ESLOVÊNIA
Local: Gwangju Stadium (Gwangju); Público: 28.598;
Árbitro: Mohamed Guezzaz (MAR); Gols: Raúl (ESP) 44' do 1º;
Valerón (ESP) 29', Cimirotic (ESL) 37' e Hierro (ESP-pênalti) 42' do 2º;
Cartões Amarelos: Valerón (ESP), Karic e Cimirotic (ESL)
07/06/2002 - Sexta-feira

ESPANHA 3x1 PARAGUAI
Local: Jeonju World Cup Stadium (Jeonju); Público: 24.000;
Árbitro: Gamal Ghandour (EGI); Gols: Puyol (ESP-contra) 10' do 1º;
Morientes (ESP) 8', Morientes (ESP) 24' e Hierro (ESP-pênalti) 38' do 2º;
Cartões Amarelos: Baraja (ESP), Arce, Gavilán e Roque Santa Cruz (PAR)
08/06/2002 - Sábado

ÁFRICA DO SUL 1x0 ESLOVÊNIA
Local: Daegu World Cup Stadium (Daegu);
Público: 47.226; Árbitro: Angel Sanchez (ARG);
Gol: Nomvethe (AFS) 4' do 1º; Cartões Amarelos: Radebe,
Mokoena (AFS), Vugdalic, Milinovic, Ceh e Pavlin (ESL)
12/06/2002 - Quarta-feira

ÁFRICA DO SUL 2x3 ESPANHA
Local: Daejeon World Cup Stadium (Daejeon); Público: 31.024;
Árbitro: Saad Mane (KUW); Gols: Raúl (ESP) 4' e Mc Carthy (AFS) 31' do 1º;
Mendieta (ESP) 1', Radebe (AFS) 8' e Raúl (ESP) 11' do 2º;
Cartões Amarelos: Nzama, Carnell, Nomvethe e Mokoena (AFS)
ESLOVÊNIA 1x3 PARAGUAI
Local: Jeju World Cup Stadium (Seogwipo); Público: 30.176;
Árbitro: Felipe Ramos Rizo (MEX); Gols: Acimovic (ESL) 1',
Cuevas (PAR) 20', Jorge Campos (PAR) 28' e Cuevas (PAR) 39' do 2º;
Cartões Amarelos: Pavlin, Karic, Rudonja, Milinovic (ESL) e Paredes (PAR);
Expulsões: Paredes (PAR) 22' e Ceh (ESL) 36' do 2º.
COLOCAÇÃO PG J V E D GP GC SG
1º Espanha
9 3 3 0 0 9 4 5
2º Paraguai
4 3 1 1 1 6 6 0
3º África do Sul
4 3 1 1 1 5 5 0
4º Eslovênia
0 3 0 0 3 2 7 -5

.
GRUPO C

Brasil China Costa Rica Turquia

03/06/2002 - Segunda-feira

BRASIL 2x1 TURQUIA
Local: Munsu Stadium (Ulsan); Público: 33.842;
Árbitro: Young Joo Kim (CRS); Gols: Hasan Sas (TUR) 2',
Ronaldo (BRA) 5' e Rivaldo (BRA-pênalti) 42' do 2º;
Cartões Amarelos: Denílson (BRA), Akyel, Unsal e Ozalan (TUR);
Expulsões: Ozalan (TUR) 41' e Unsal (TUR) 49' do 2º.
04/06/2002 - Terça-feira

CHINA 0x2 COSTA RICA
Local: Gwangju Stadium (Gwangju); Público: 27.217;
Árbitro: Kyros Vassaras (GRE); Gols: Gómez (CRC) 16' e
Wright (CRC) 20' do 2º; Cartões Amarelos: Tie Li, Yunlong Xu,
Xiaopeng Li (CHN), Marín, Solis, Gómez e Centeno (CRC).
08/06/2002 - Sábado

BRASIL 4x0 CHINA
Local: Jeju World Cup Stadium (Seogwipo); Público: 36.750;
Árbitro: Anders Frisk (SUE); Gols: Roberto Carlos 15',
Rivaldo 32' e Ronaldinho Gaúcho (pênalti) 45' do 1º; Ronaldo 10' do 2º;
Cartões Amarelos: Ronaldinho Gaúcho e Roque Júnior (BRA)
09/06/2002 - Domingo

COSTA RICA 1x1 TURQUIA
Local: Incheon Munhak Stadium (Incheon); Público: 42.299;
Árbitro: Coffi Codjia (BEN); Gols: Belozoglu (TUR) 11' e
Parks (CRC) 41' do 2º; Cartões Amarelos: Martinez,
Castro (CRC), Emre Asik, Kerimoglu e Belozoglu (TUR)
13/06/2002 - Quinta-feira

COSTA RICA 2x5 BRASIL
Local: Suwon World Cup Stadium (Suwon); Público: 38.524;
Árbitro: Gamal Ghandour (EGI); Gols: Ronaldo (BRA) 10', Ronaldo (BRA) 13',
Edmílson (BRA) 38' e Wanchope (CRC) 39' do 1º; Gómez (CRC) 11',
Rivaldo (BRA) 17' e Júnior (BRA) 19' do 2º; Cartão Amarelo: Cafu (BRA)
TURQUIA 3x0 CHINA
Local: World Cup Stadium (Seul); Público: 43.605;
Árbitro: Oscar Ruiz (COL); Gols: Hasan Sas 6' e Korkmaz 9' do 1º;
Davala 40' do 2º; Cartões Amarelos: Emre Asik, Belozoglu, Hasan Sas (TUR),
Pu Yang e Weifeng Li (CHN); Expulsão: Jiayi Shao (CHN) 13' do 2º.
COLOCAÇÃO PG J V E D GP GC SG
1º Brasil
9 3 3 0 0 11 3 8
2º Turquia
4 3 1 1 1 5 3 2
3º Costa Rica
4 3 1 1 1 5 6 -1
4º China
0 3 0 0 3 0 9 -9

.
GRUPO D

Coréia do Sul EUA Polônia Portugal

04/06/2002 - Terça-feira

CORÉIA DO SUL 2x0 POLÔNIA
Local: Busan Asiad Main Stadium (Busan); Público: 48.760;
Árbitro: Oscar Ruiz (COL); Gols: Sun Hwang 26' do 1º;
Sang Yoo 8' do 2º; Cartões Amarelos: Ji Sung Park,
Doo Cha (CRS), Krzynowek, Hajto e Swierczewski (POL)
05/06/2002 - Quarta-feira

EUA 3x2 PORTUGAL
Local: Suwon World Cup Stadium (Suwon); Público: 37.306;
Árbitro: Byron Moreno (EQU); Gols: O'Brien (EUA) 4', Jorge Costa
(POR-contra) 29', Mc Bride (EUA) 36' e Beto (POR) 39' do 1º; Agoos
(EUA-contra) 26' do 2º; Cartões Amarelos: Beasley (EUA), Beto e Petit (POR)
10/06/2002 - Segunda-feira

CORÉIA DO SUL 1x1 EUA
Local: Daegu World Cup Stadium (Daegu);
Público: 60.778; Árbitro: Urs Meier (SUI);
Gols: Mathis (EUA) 24' do 1º; Jung Ahn (CRS) 33' do 2º;
Cartões Amarelos: Myung Hong (CRS), Hejduk e Agoos (EUA)
PORTUGAL 4x0 POLÔNIA
Local: Jeonju World Cup Stadium (Jeonju); Público: 31.000;
Árbitro: Hugh Dallas (ESC); Gols: Pauleta 14' do 1º; Pauleta 20',
Pauleta 32' e Rui Costa 43' do 2º; Cartões Amarelos: Jorge Costa,
Rui Jorge, Frechaut (POR), Swierczewski e Bak (POL)
14/06/2002 - Sexta-feira

POLÔNIA 3x1 EUA
Local: Daejeon World Cup Stadium (Daejeon); Público: 26.482;
Árbitro: Jun Lu (CHN); Gols: Olisadebe (POL) 3' e Kryszalowicz (POL) 5' do 1º;
Zewlakow (POL) 21' e Donovan (EUA) 38' do 2º; Cartões Amarelos:
Majdan, Kozminski, Kucharski, Olisadebe (POL) e Hejduk (EUA)
PORTUGAL 0x1 CORÉIA DO SUL
Local: Incheon Munhak Stadium (Incheon); Público: 50.239;
Árbitro: Angel Sánchez (ARG); Gol: Ji Sung Park 25' do 2º;
Cartões Amarelos: Beto, Jorge Costa (POR), Tae Kim, Ki Seol, Nam Kim e
Jung Ahn (CRS); Expulsões: João Pinto (POR) 27' do 1º; Beto (POR) 21' do 2º.
COLOCAÇÃO PG J V E D GP GC SG
1º Coréia do Sul
7 3 2 1 0 4 1 3
2º EUA
4 3 1 1 1 5 6 -1
3º Portugal
3 3 1 0 2 6 4 2
4º Polônia
3 3 1 0 2 3 7 -4

PRIMEIRA FASE

GRUPO E

Alemanha Arábia Saudita Camarões Irlanda

01/06/2002 - Sábado

IRLANDA 1x1 CAMARÕES
Local: Stadium Big Swan (Niigata);
Público: 33.679; Árbitro: Toru Kamikawa (JAP);
Gols: M'Boma (CAM) 39' do 1º; Holland (IRL) 7' do 2º;
Cartões Amarelos: Mc Ateer, Finnan, Reid (IRL) e Kalla (CAM)
ALEMANHA 8x0 ARÁBIA SAUDITA
Local: Sapporo Dome (Sapporo); Público: 32.218;
Árbitro: Ubaldo Aquino (PAR); Gols: Klose 20', Klose 25' e Ballack 40' do 1º;
Jancker 1', Klose 25', Linke 28', Bierhoff 39' e Scheneider 46' do 2º;
Cartões Amarelos: Ziege, Hamann (ALE) e Mohammed Noor (ARS)
05/06/2002 - Quarta-feira

ALEMANHA 1x1 IRLANDA
Local: Kashima Stadium (Ibaraki);
Público: 35.854; Árbitro: Kim Nielsen (DIN);
Gols: Klose (ALE) 19' do 1º; e Robbie Keane (IRL) 47' do 2º
06/06/2002 - Quinta-feira

CAMARÕES 1x0 ARÁBIA SAUDITA
Local: Saitama Stadium 2002 (Saitama); Público: 53.328;
Árbitro: Terje Hauge (NOR); Gol: Eto'o 21' do 2º;
Cartões Amarelos: Wome (CAM) e Al Yami (ARS)
11/06/2002 - Terça-feira

CAMARÕES 0x2 ALEMANHA
Local: Shizuoka Stadium Ecopa (Shizuoka); Público: 47.085;
Árbitro: Antonio Lopez Nieto (ESP); Gols: Bode 5' e Klose 34' do 2º;
Cartões Amarelos: Foe, Song, Tchato, Olembe, Suffo, Lauren (CAM),
Jancker, Hamann, Ballack, Ramelow, Kahn, Geremi, Ziege e Frings (ALE);
Expulsões: Ramelow (ALE) 40' do 1º; Suffo (CAM) 32' do 2º.
ARÁBIA SAUDITA 0x3 IRLANDA
Local: International Stadium (Yokohama);
Público: 65.320; Árbitro: Falla Ndoye (SEN);
Gols: Robbie Keane 7' do 1º; Breen 16' e Duff 42' do 2º;
Cartões Amarelos: Al Temyat (ARS) e Staunton (IRL)
COLOCAÇÃO PG J V E D GP GC SG
1º Alemanha
7 3 2 1 0 11 1 10
2º Irlanda
5 3 1 2 0 5 2 3
3º Camarões
4 3 1 1 1 2 3 -1
4º Arábia Saudita
0 3 0 0 3 0 12 -12

.
GRUPO F

Argentina Inglaterra Nigéria Suécia

02/06/2002 - Domingo

ARGENTINA 1x0 NIGÉRIA
Local: Kashima Stadium (Ibaraki); Público: 34.050;
Árbitro: Gilles Veissiére (FRA); Gol: Batistuta 18' do 2º;
Cartões Amarelos: Samuel, Simeone (ARG) e Sodje (NIG)
INGLATERRA 1x1 SUÉCIA
Local: Saitama Stadium 2002 (Saitama);
Público: 52.721; Árbitro: Carlos Eugênio Simon (BRA);
Gols: Campbell (ING) 24' do 1º; Alexandersson (SUE) 14' do 2º;
Cartões Amarelos: Campbell (ING), Allback e Jakobsson (SUE)
07/06/2002 - Sexta-feira

SUÉCIA 2x1 NIGÉRIA
Local: Kobe Wing Stadium (Kobe); Público: 36.194;
Árbitro: René Ortube (BOL); Gols: Aghahowa (NIG) 27' e
Larsson (SUE) 35' do 1º; Larsson (SUE-pênalti) 18' do 2º;
Cartões Amarelos: Alexandersson, Mjallby (SUE) e West (NIG)
ARGENTINA 0x1 INGLATERRA
Local: Sapporo Dome (Sapporo); Público: 35.927;
Árbitro: Pierluigi Collina (ITA); Gol: Beckham (pênalti) 44' do 1º;
Cartões Amarelos: Batistuta (ARG), Ashley Cole e Heskey (ING)
12/06/2002 - Quarta-feira

SUÉCIA 1x1 ARGENTINA
Local: Miyagi Stadium (Miyagi); Público: 45.777;
Árbitro: Ali Bujsaim (EAU); Gols: Svensson (SUE) 14' e
Crespo (ARG) 43' do 2º; Cartões Amarelos: Svensson, Larsson (SUE),
Chamot, Almeyda e González (ARG); Expulsão: Caniggia (ARG) 2' do 2º.
NIGÉRIA 0x0 INGLATERRA
Local: Osaka Nagai Stadium (Osaka);
Público: 44.864; Árbitro: Brian Hall (EUA);
COLOCAÇÃO PG J V E D GP GC SG
1º Suécia
5 3 1 2 0 4 3 1
2º Inglaterra
5 3 1 2 0 2 1 1
3º Argentina
4 3 1 1 1 2 2 0
4º Nigéria
1 3 0 1 2 1 3 -2

.
GRUPO G

Croácia Equador Itália México

03/06/2002 - Segunda-feira

CROÁCIA 0x1 MÉXICO

Local: Stadion Big Swan (Niigata); Público: 32.239;
Árbitro: Jun Lu (CHI); Gol: Blanco (pênalti) 15' do 2º;
Expulsão: Zikovic (CRO) 14' do 2º tempo.
ITÁLIA 2x0 EQUADOR
Local: Sapporo Dome (Sapporo); Público: 31.085;
Árbitro: Brian Hall (EUA); Gols: Vieri 7' e Vieri 27' do 1º;
Cartões Amarelos: Cannavaro (ITA), Poroso, De La Cruz e Chalá (EQU)
08/06/2002 - Sábado

ITÁLIA 1x2 CROÁCIA
Local: Kashima Stadium (Ibaraki); Público: 36.472;
Árbitro: Graham Poll (ING); Gols: Vieri (ITA) 10', Olic (CRO) 28' e
Rapaic (CRO) 31' do 2º; Cartões Amarelos: Vieri (ITA) e Kovac (CRO)
09/06/2002 - Domingo

MÉXICO 2x1 EQUADOR
Local: Miyagi Stadium (Miyagi); Público: 45.610;
Árbitro: Mourad Daami (TUN); Gols: Delgado (EQU) 5' e
Borgetti (MEX) 28' do 1º; Torrado (MEX) 12' do 2º; Cartões Amarelos:
Torrado (MEX), Kaviedes, Cevallos, Guerron, Carlos Tenório e Delgado (EQU)
13/06/2002 - Quinta-feira

EQUADOR 1x0 CROÁCIA
Local: International Stadium (Yokohama); Público: 65.862;
Árbitro: William Mattus (CRC); Gol: Mendez 3' do 2º;
Cartões Amarelos: Chalá (EQU), Tomas e Simunic (CRO)
MÉXICO 1x1 ITÁLIA
Local: Stadium Big Eye (Oita); Público: 39.291;
Árbitro: Carlos E.Simon (BRA); Gols: Borgetti (MEX) 34' do 1º;
Del Piero (ITA) 40' do 2º; Cartões Amarelos: Arellano, Perez (MEX),
Cannavaro, Panucci, Totti, Zambrotta e Montella (ITA)
COLOCAÇÃO PG J V E D GP GC SG
1º México
7 3 2 1 0 4 2 2
2º Itália
4 3 1 1 1 4 3 1
3º Croácia
3 3 1 0 2 2 3 -1
4º Equador
3 3 1 0 2 2 4 -2

.
GRUPO H

Bélgica Japão Rússia Tunísia

04/06/2002 - Terça-feira

JAPÃO 2x2 BÉLGICA
Local: Saitama Stadium 2002 (Saitama); Público: 55.256;
Árbitro: William Matus (CRC); Gols: Wilmots (BEL) 12', Suzuki (JAP) 14',
Inamoto (JAP) 22' e Van der Heyden (BEL) 30' do 2º; Cartões Amarelos:
Toda, Inamoto (JAP), Van der Heyden, Verheyen e Van Meir (BEL)
05/06/2002 - Quarta-feira

RÚSSIA 2x0 TUNÍSIA
Local: Kobe Wing Stadium (Kobe); Público: 30.957;
Árbitro: Peter Prendergast (JAM); Gols: Titov 14' e Karpin (pênalti) 19' do 2º;
Cartões Amarelos: Semshov, Alenichev (RUS), Gabsi e Jaziri (TUN)
09/06/2002 - Domingo

JAPÃO 1x0 RÚSSIA
Local: International Stadium (Yokohama); Público: 66.108;
Árbitro: Markus Merk (ALE); Gol: Inamoto 6' do 2º;
Cartões Amarelos: Miyamoto, Nakata, Nakayama (JAP),
Pimenov, Solomatin e Khokhlov (RUS)
TUNÍSIA 1x1 BÉLGICA
Local: Stadium Big Eye (Oita); Público: 39.700;
Árbitro: Mark Shield (AUS); Gols: Wilmots (BEL) 13' e Bouzaiene (TUN) 17' do 1º;
Cartões Amarelos: Gabsi, Ghodhbane, Trabelsi, Melki (TUN) e Van Buyten (BEL)
14/06/2002 - Sexta-feira

BÉLGICA 3x2 RÚSSIA
Local: Shizuoka Stadium Ecopa (Shizuoka); Público: 46.640;
Árbitro: Kim Nielsen (DIN); Gols: Walem (BEL) 7' do 1º;
Beschastnykh (RUS) 7', Sonck (BEL) 33', Wilmots (BEL) 37' e
Sychev (RUS) 43' do 2º; Cartões Amarelos: Vanderhaeghe (BEL),
Solomatin, Smertin, Alenichev e Sennikov (RUS)
TUNÍSIA 0x2 JAPÃO
Local: Osaka Nagai Stadium (Osaka); Público: 45.213;
Árbitro: Giles Veissiérre (FRA); Gols: Morishima 3' e
Nakata 30' do 2º; Cartões Amarelos: Bouazizi e Badra (TUN)
COLOCAÇÃO PG J V E D GP GC SG
1º Japão
7 3 2 1 0 5 2 3
2º Bélgica
5 3 1 2 0 6 5 1
3º Rússia
3 3 1 0 2 4 4 0
4º Tunísia
1 3 0 1 2 1 5 -4

.
OITAVAS DE FINAL

.

15/06/2002 - Sábado

ALEMANHA 1x0 PARAGUAI
Local: Jeju World Cup Stadium (Seogwipo); Público: 25.176;
Árbitro: Carlos Batres (GUA); Gol: Neuville 43' do 2º;
Cartões Amarelos: Scheneider, Baumann, Ballack (ALE),
Acuña e Cardozo (PAR); Expulsão: Acuña (PAR) 47' do 2º.
DINAMARCA 0x3 INGLATERRA
Local: Stadion Big Swan (Niigata); Público: 40.582;
Árbitro: Markus Merk (ALE); Gols: Ferdinand 5', Owen 22' e
Heskey 44' do 1º; Cartões Amarelos: Tofting (DIN) e Mills (ING)
16/06/2002 - Domingo

SUÉCIA 1x2 SENEGAL
Local: Stadium Big Eye (Oita); Público: 39.747;
Árbitro: Ubaldo Aquino (PAR); Gols: Larsson (SUE) 11' e
Camara (SEN) 37' do 1º; Camara (SEN) 14' do 1º da prorrogação;
Cartões Amarelos: Coly e Thiaw (SEN)
ESPANHA 1x1 IRLANDA
Local: Suwon World Cup Stadium (Suwon);
Público: 38.926; Árbitro: Anders Frisk (SUE);
Gols: Morientes (ESP) 8' do 1º; Robbie Keane (IRL-pênalti) 45' do 2º;
Nos pênaltis: Espanha 3x2 Irlanda
Cartões Amarelos: Juanfran, Baraja e Hierro (ESP)
17/06/2002 - Segunda-feira

MÉXICO 0x2 EUA
Local: Jeonju World Cup Stadium (Jeonju); Público: 36.380;
Árbitro: Vitor Melo Pereira (POR); Gols: Mc Bride 8' do 1º;
Donovan 20' do 2º; Cartões Amarelos: Vidrio, Luis Hernández, Blanco,
Garcia Aspe, Carmona (MEX), Pope, Mastroeni, Wolff, Berhalter e
Friedel (EUA); Expulsão: Rafa Márquez (MEX) 43' do 2º.
BRASIL 2x0 BÉLGICA
Local: Kobe Wing Stadium (Kobe); Público: 40.440;
Árbitro: Peter Prendergast (JAM); Gols: Rivaldo 22' e Ronaldo 42' do 2º;
Cartões Amarelos: Roberto Carlos (BRA) e Vanderhaeghe (BEL)
18/06/2002 - Terça-feira

JAPÃO 0x1 TURQUIA
Local: Myiagi Stadium (Myiagi); Público: 45.666;
Árbitro: Pierluigi Collina (ITA); Gol: Davala 12' do 1º;
Cartões Amarelos: Toda (JAP), Ozalan, Penbe e Sukur (TUR)
CORÉIA DO SUL 2x1 ITÁLIA
Local: Daejeon World Cup Stadium (Daejeon); Público: 38.588;
Árbitro: Byron Moreno (EQU); Gols: Vieri (ITA) 18' do 1º;
Ki Seol (CRS) 43' do 2º; Jung Ahn (CRS) 12' do 2º da prorrogação;
Cartões Amarelos: Tae Kim, Chong Song, Chun Lee, Jin Choi (CRS), Zanetti,
Totti, Tommasi e Coco (ITA); Expulsão: Totti (ITA) 13' do 1º da prorrogação.
.

QUARTAS DE FINAL

.

21/06/2002 - Sexta-feira

INGLATERRA 1x2 BRASIL
Local: Shizuoka Stadium Ecopa (Shizuoka); Público: 47.436;
Árbitro: Felipe Ramos Rizo (MEX); Gols: Owen (ING) 23' do 1º;
Rivaldo (BRA) 2' e Ronaldinho Gaúcho (BRA) 5' do 2º;
Cartões Amarelos: Ferdinand e Scholes (ING);
Expulsão: Ronaldinho Gaúcho (BRA) 12' do 2º.
ALEMANHA 1x0 EUA
Local: Munsu Football Stadium (Ulsan); Público: 37.337;
Árbitro: Hugh Dallas (ESC); Gol: Ballack 39' do 1º;
Cartões Amarelos: Kehl, Jeremies, Berhalter (ALE),
Lewis, Pope, Reyna e Mastroeni (EUA)
22/06/2002 - Sábado

ESPANHA 0x0 CORÉIA DO SUL
Local: Gwangju World Cup Stadium (Gwangju);
Público: 42.114; Árbitro: Gamal Ghandour (EGI);
Nos pênaltis: Espanha 3x5 Coréia do Sul
Cartões Amarelos: De Pedro, Morientes (ESP) e Sang Yoo (CRS)
SENEGAL 0x1 TURQUIA
Local: Osaka Nagai Stadium (Osaka); Público: 44.233;
Árbitro: Oscar Ruiz (COL); Gol: Mansiz 4' do 1º da prorrogação;
Cartões Amarelos: Daf, Cissé (SEN), Belozoglu e Mansiz (TUR)
.

SEMI FINAL

.

25/06/2002 - Terça-feira

ALEMANHA 1x0 CORÉIA DO SUL

Local: Seoul World Cup Stadium (Seoul); Público: 65.256;
Árbitro: Urs Meier (SUI); Gol: Ballack 30' do 2º;
Cartões Amarelos: Ballack, Neuville (ALE) e Min Lee (CRS)
26/06/2002 - Quarta-feira

BRASIL 1x0 TURQUIA
Local: Saitama Stadium 2002 (Saitama); Público: 61.058;
Árbitro: Kim Nielsen (DIN); Gol: Ronaldo 4' do 2º;
Cartões Amarelos: Gilberto Silva (BRA), Kerimoglu e Hasan Sas (TUR)
.

DECISÃO DO 3º LUGAR

.

29/06/2002 - Sábado

CORÉIA DO SUL 2x3 TURQUIA
Local: Daegu Stadium (Daegu); Público: 63.483;
Árbitro: Saad Mane (KUW); Gols: Sukur (TUR) 11s, Eul Lee (CRS) 9,
Mansiz (TUR) 13', Mansiz (TUR) 32' do 1º; Chong Song (CRS) 48' do 2º;
Cartões Amarelos: Eul Lee (CRS), Kerimoglu e Rustu (TUR)
.

FINAL

.

30/06/2002 - Domingo

ALEMANHA 0x2 BRASIL
Local: International Stadium (Yokohama); Público: 69.029;
Árbitro: Pierluigi Collina (ITA); Gols: Ronaldo 22' e Ronaldo 34' do 2º;
Cartões Amarelos: Klose e Roque Júnior.
Alemanha: Kahn, Frings, Linke e Ramelow; Metzelder,
Schneider, Jeremies (Asamoah), Hamann e Bode (Ziege);
Neuville e Klose (Bierhoff). Técnico: Rudi Vöeller.
Brasil: Marcos, Cafu, Lúcio, Roque Júnior e Roberto Carlos; Edmílson,
Gilberto Silva, Kléberson e Ronaldinho Gaúcho (Juninho Paulista);
Ronaldo (Denílson) e Rivaldo. Técnico: Luiz Felipe Scolari.
Copa Do Mundo de 1994 Estados Unidos
PRIMEIRA FASE

GRUPO A

Colômbia EUA Romênia Suíça

18/06/1994 - Sábado

EUA 1x1 SUÍÇA
Local: Pontiac Silverdome (Detroit); Público: 73.425;
Árbitro: Oscar Lamolina (ARG); Gols: Bregy (SUI) 39' e
Wynalda (EUA) 44' do 1º; Cartões Amarelos: Harkes (EUA), Herr e Subiat (SUI)
COLÔMBIA 1x3 ROMÊNIA
Local: Rose Bowl (Los Angeles); Público: 91.856;
Árbitro: Jamal Al Sharif (SIR); Gols: Raducioiu (ROM) 15',
Hagi (ROM) 34' e Valência (COL) 43' do 1º; Raducioiu (ROM) 44' do 2º;
Cartões Amarelos: Herrera, Valderrama, Alvarez (COL) e Raducioiu (ROM)
22/06/1994 - Quarta-feira

ROMÊNIA 1x4 SUÍÇA
Local: Pontiac Silverdome (Detroit); Público: 61.428;
Árbitro: Neji Jouini (TUN); Gols: Sutter (SUI) 16' e
Hagi (ROM) 35' do 1º; Chapuisat (SUI) 7', Knup (SUI) 20' e
Knup (SUI) 27' do 2º; Cartões Amarelos: Mihali, Lupescu e
Belodedici (ROM); Expulsão: Vladoiu (ROM) 28' do 2º.
EUA 2x1 COLÔMBIA
Local: Rose Bowl (Los Angeles); Público: 93.869;
Árbitro: Fábio Baldas (ITA); Gols: Escobar (COL-contra) 35' do 1º;
Stewart (EUA) 7' e Valência (COL) 45' do 2º;
Cartões Amarelos: Lalas (EUA) e De Ávila (COL)
26/06/1994 - Domingo

SUÍÇA 0x2 COLÔMBIA
Local: Stanford Stadium (San Francisco);
Público: 83.401; Árbitro: Peter Mikkelsen (DIN);
Gols: Gavíria 44' do 1º; Lozano 45' do 2º; Cartões Amarelos:
Knup, Bregy (SUI), Gavíria, Valderrama e Alvarez (COL)
ROMÊNIA 1x0 EUA
Local: Rose Bowl (Los Angeles); Público: 93.869;
Árbitro: Mário Van der Ende (HOL); Gol: Petrescu 18' do 1º;
Cartões Amarelos: Raducioiu, Petrescu (ROM), Harkes e Clavijo (EUA)
COLOCAÇÃO PG J V E D GP GC SG
1º Romênia
6 3 2 0 1 5 5 0
2º Suíça
4 3 1 1 1 5 4 1
3º EUA
4 3 1 1 1 3 3 0
4º Colômbia
3 3 1 0 2 4 5 -1

.
GRUPO B

Brasil Camarões Rússia Suécia

19/06/1994 - Domingo

CAMARÕES 2x2 SUÉCIA
Local: Rose Bowl (Los Angeles); Público: 93.194;
Árbitro: Alberto Tejada (PER); Gols: Ljung (SUE) 8' e
Embe (CMR) 31' do 1º; Omam Biyik (CMR) 2' e Dahlin (SUE) 30' do 2º;
Cartões Amarelos: Mbouh (CMR) e Dahlin (SUE)
BRASIL 2x0 RÚSSIA
Local: Stanford Stadium (San Francisco); Público: 81.061;
Árbitro: An-Yan Lim Kee Chong (MAU); Gols: Romário 26' do 1º;
Raí (pênalti) 7' do 2º; Cartões Amarelos: Nikiforov, Khlestov e Kuznetsov (RUS)
24/06/1994 - Sexta-feira

BRASIL 3x0 CAMARÕES
Local: Stanford Stadium (San Francisco);
Público: 83.401; Árbitro: Arturo Brízio Carter (MEX);
Gols: Romário 39' do 1º; Márcio Santos 21' e Bebeto 28' do 2º;
Cartões Amarelos: Tataw e Kalla (CMR), Mauro Silva (BRA)
SUÉCIA 3x1 RÚSSIA
Local: Pontiac Silverdome (Detroit); Público: 71.528;
Árbitro: Joel Quiniou (FRA); Gols: Salenko (RUS-pênalti) 4' e
Brolin (SUE-pênalti) 37' do 1º; Dahlin (SUE) 14' e Dahlin (SUE) 36' do 2º;
Cartões Amarelos: Gorlukovich e Kharin (RUS), Andersson,
Schwarz e Dahlin (SUE); Expulsão: Gorlukovich (RUS) 4' do 2º.
28/06/1994 - Terça-feira

RÚSSIA 6x1 CAMARÕES
Local: Stanford Stadium (San Francisco); Público: 74.914;
Árbitro: Jamal Al Sharif (SIR); Gols: Salenko (RUS) 15',
Salenko (RUS) 41' e Salenko (RUS-pênalti) 44' do 1º; Milla (CMR) 1',
Salenko (RUS) 27', Salenko (RUS) 30' e Radchenko (RUS) 36 do 2º;
Cartões Amarelos: Kana, Songoo (CMR), Karpin, Khlestov e Nikiforov (RUS)
SUÉCIA 1x1 BRASIL
Local: Pontiac Silverdome (Detroit); Público: 77.217;
Árbitro: Sandor Puhl (HUN); Gols: Andersson (SUE) 23' do 1º;
Romário (BRA) 1' do 2º; Cartões Amarelos: Mild (SUE) e Aldair (BRA)
COLOCAÇÃO PG J V E D GP GC SG
1º Brasil
7 3 2 1 0 6 1 5
2º Suécia
5 3 1 2 0 6 4 2
3º Rússia
3 3 1 0 2 7 6 1
4º Camarões
1 3 0 1 2 3 11 -8

.
GRUPO C

Alemanha Bolívia Coréia do Sul Espanha

17/06/1994 - Sexta-feira

ALEMANHA 1x0 BOLÍVIA
Local: Soldier Field (Chicago); Público: 63.117;
Árbitro: Arturo Brízio Carter (MEX); Gol: Klinsmann 16' do 2º;
Cartões Amarelos: Kohler, Moeller (ALE), Soría, Baldivieso,
Borja e Quinteros; Expulsão: Etcheverry (BOL) 37' do 2º tempo.
ESPANHA 2x2 CORÉIA DO SUL
Local: Cotton Bowl (Dallas); Público: 56.247;
Árbitro: Peter Mikkelsen (DIN); Gols: Júlio Salinas (ESP) 6',
Goicoechea (ESP) 10', Myung Hong (CRS) 40' e Jung Seo (CRS) 45' do 2º;
Cartões Amarelos: Luis Henrique, Caminero (ESP), Joo Kim e
Young Choi (CRS); Expulsão: Nadal (ESP) 25' do 1º tempo.
21/06/1994 - Terça-feira

ALEMANHA 1x1 ESPANHA
Local: Soldier Field (Chicago);
Público: 63.113; Árbitro: Ernesto Filippi (URU);
Gols: Goicoechea (ESP) 14' do 1º; Klinsmann (ALE) 3' do 2º;
Cartões Amarelos: Effenberg (ALE), Júlio Salinas, Abelardo e Hierro (ESP)
23/06/1994 - Quinta-feira

CORÉIA DO SUL 0x0 BOLÍVIA
Local: Foxboro Stadium (Boston); Público: 54.456;
Árbitro: Leslie Mottram (ESC); Cartões Amarelos: Jeong Ko,
Hong Shin, Jung Park (CRS), Cristaldo, Rimba, Baldivieso (BOL);
Expulsão: Cristaldo (BOL) 37' do 2º tempo.
27/06/1994 - Segunda-feira

BOLÍVIA 1x3 ESPANHA
Local: Soldier Field (Chicago); Público: 63.089;
Árbitro: Rodrigo Badilla (CRC); Gols: Guardiola (ESP-pênalti) 19' do 1º;
Caminero (ESP) 11', Erwin Sánchez (BOL) 12' e Caminero (ESP) 15' do 2º;
Cartões Amarelos: Ferrer e Caminero (ESP)
CORÉIA DO SUL 2x3 ALEMANHA
Local: Cotton Bowl (Dallas); Público: 63.998;
Árbitro: Joel Quiniou (FRA); Gols: Klinsmann (ALE) 12', Riedle (ALE) 20' e
Klinsmann (ALE) 37' do 1º; Sun Hwang (CRS) 7' e Myung Hong (CRS) 18' do 2º;
Cartões Amarelos: Young Choi (CRS), Brehme, Klinsmann e Effenberg (ALE)
COLOCAÇÃO PG J V E D GP GC SG
1º Alemanha
7 3 2 1 0 5 3 2
2º Espanha
5 3 1 2 0 6 4 2
3º Coréia do Sul
2 3 0 2 1 4 5 -1
4º Bolívia
1 3 0 1 2 1 4 -3

.
GRUPO D

Argentina Bulgária Grécia Nigéria

21/06/1994 - Terça-feira

ARGENTINA 4x0 GRÉCIA
Local: Foxboro Stadium (Boston); Público: 54.456;
Árbitro: Arturo Angeles (EUA); Gols: Batistuta 2' e
Batistuta 44' do 1º; Maradona 15' e Batistuta (pênalti) 44' do 2º;
Cartões Amarelos: Cáceres (ARG), Tsalouchidis e Manolas (GRE)
NIGÉRIA 3x0 BULGÁRIA
Local: Cotton Bowl (Dallas); Público: 44.132;
Árbitro: Rodrigo Badilla (CRC); Gols: Yekini 21' e Amokachi 43' do 1º;
Amunike 10' do 2º; Cartões Amarelos: Amunike (NIG) e Letchkov (BUL)
25/06/1994 - Sábado

ARGENTINA 2x1 NIGÉRIA
Local: Foxboro Stadium (Boston); Público: 54.453;
Árbitro: Jonas Hil Karlsson (SUE); Gols: Siasia (NIG) 8',
Caniggia (ARG) 21' e Caniggia (ARG) 28' do 1º;
Cartões Amarelos: Caniggia (ARG), Eguavoen e Emenalo (NIG)
26/06/1994 - Domingo

BULGÁRIA 4x0 GRÉCIA
Local: Soldier Field (Chicago); Público: 63.160;
Árbitro: Ali Bujsaim (EAU); Gols: Stoichkov (pênalti) 5' do 1º;
Stoichkov (pênalti) 10', Letchkov 20' e Borimirov 45' do 2º;
Cartões Amarelos: Houbchev, Ivanov, Iankov, Borimirov (BUL),
Alexoudis, Hantzidis, Mitropoulos e Karagiannis (GRE)
30/06/1994 - Quinta-feira

BULGÁRIA 2x0 ARGENTINA
Local: Cotton Bowl (Dallas); Público: 63.998;
Árbitro: Neji Jouini (TUN); Gols: Stoichkov 16' e Sirakov 45' do 2º;
Cartões Amarelos: Stoichkov, Iankov, Tzvetanov, Ivanov, Balakov (BUL),
Ruggeri, Léo Rodriguez e Batistuta (ARG); Expulsão: Tzvetanov (BUL) 36' do 2º.
GRÉCIA 0x2 NIGÉRIA
Local: Foxboro Stadium (Boston); Público: 53.001;
Árbitro: Leslie Mottram (ESC); Gols: Finidi 45' do 1º; Yekini 45' do 2º;
Cartões Amarelos: Mitropoulos, Kalitzakis (GRE), Oliseh e Keshi (NIG)
COLOCAÇÃO PG J V E D GP GC SG
1º Nigéria
6 3 2 0 1 6 2 4
2º Bulgária
6 3 2 0 1 6 3 3
3º Argentina
6 3 2 0 1 6 3 3
4º Grécia
0 3 0 0 3 0 10 -10

.
GRUPO E

Irlanda Itália México Noruega

18/06/1994 - Sábado

ITÁLIA 0x1 IRLANDA
Local: Giants Stadium (New York); Público: 75.338;
Árbitro: Mário Van der Ende (HOL); Gol: Houghton 11' do 1º;
Cartões Amarelos: Phelan, Coyne e Irvin (IRL)
19/06/1994 - Domingo

NORUEGA 1x0 MÉXICO
Local: RFK Stadium (Washington DC); Público: 52.395;
Árbitro: Sandor Puhl (HUN); Gol: Rekdal 39' do 2º;
Cartões Amarelos: Haland, Leonhardsen (NOR) e Suárez (MEX)
23/06/1994 - Quinta-feira

ITÁLIA 1x0 NORUEGA
Local: Giants Stadium (New York); Público: 74.624;
Árbitro: Hellmut Krüg (ALE); Gol: Dino Baggio 24' do 2º;
Cartões Amarelos: Casiraghi (ITA), Bjornebye e Haland (NOR);
Expulsão: Pagliuca (ITA) 21' do 1º tempo.
24/06/1994 - Sexta-feira

MÉXICO 2x1 IRLANDA
Local: Citrus Bowl (Orlando); Público: 60.790;
Árbitro: Kurt Roethlisberger (SUI); Gols: Luís García (MEX) 42' do 1º;
Luís García (MEX) 20' e Aldridge (IRL) 39' do 2º; Cartões Amarelos:
Del Olmo, Jorge Campos (MEX), Irvin e Phelan (IRL)
28/06/1994 - Terça-feira

MÉXICO 1x1 ITÁLIA
Local: RFK Stadium (Washington DC); Público: 52.535;
Árbitro: Francisco Lamolina (ARG); Gols: Massaro (ITA) 3' e
Bernal (MEX) 12' do 2º; Cartões Amarelos: Del Olmo,
Luís García, García Aspe (MEX) e Albertini (ITA)
IRLANDA 0x0 NORUEGA
Local: Giants Stadium (New York); Público: 72.404;
Árbitro: Jose Torres Cadena (COL); Cartões Amarelos: Kelly,
Houghton, Roy Keane (IRL), Sorloth e Johnsen (NOR)
COLOCAÇÃO PG J V E D GP GC SG
1º México
4 3 1 1 1 3 3 0
2º Irlanda
4 3 1 1 1 2 2 0
3º Itália
4 3 1 1 1 2 2 0
4º Noruega
4 3 1 1 1 1 1 0

.
GRUPO F

Arábia Saudita Bélgica Holanda Marrocos

19/06/1994 - Domingo

BÉLGICA 1x0 MARROCOS
Local: Citrus Bowl (Orlando); Público: 61.219;
Árbitro: Jose Torres Cadena (COL); Gol: Degryse 11' do 1º;
Cartões Amarelos: Grun, Weber (BEL), Naybet, Daoudi e Azzouzi (MAR)
20/06/1994 - Segunda-feira

HOLANDA 2x1 ARÁBIA SAUDITA
Local: RFK Stadium (Washington DC); Público: 50.535;
Árbitro: Manuel Diaz Vega (ESP); Gols: Amin (ARS) 18' do 1º;
Jonk (HOL) 5' e Taument (HOL) 41' do 2º; Cartões Amarelos:
Van Gobbel, Frank De Boer (HOL), Al Dosari, Amin e Al Jawad (ARS)
25/06/1994 - Sábado

ARÁBIA SAUDITA 2x1 MARROCOS
Local: Giants Stadium (New York); Público: 76.322;
Árbitro: Phillip Don (ING); Gols: Al Jaber (ARS-pênalti) 7',
Chaouch (MAR) 26' e Amin (ARS) 45' do 2º; Cartões Amarelos:
Jebreen, Amin, Al Muwallid, Al Deayea (ARS), El Hadrioui e Naybet (MAR)
BÉLGICA 1x0 HOLANDA
Local: Citrus Bowl (Orlando); Público: 62.389;
Árbitro: Renato Marsiglia (BRA); Gol: Albert 20' do 2º;
Cartões Amarelos: Borkelmans (BEL), Jonk, Witschge,
Frank Rijkaard, Bergkamp e Wouters (HOL)
29/06/1994 - Quarta-feira

ARÁBIA SAUDITA 1x0 BÉLGICA
Local: RFK Stadium (Washington DC); Público: 52.959;
Árbitro: Hellmut Krüg (ALE); Gol: Owairan 5' do 1º;
Cartões Amarelos: Madani, Fallatah (ARS), Scifo e Smidts (BEL)
MARROCOS 1x2 HOLANDA
Local: Citrus Bowl (Orlando); Público: 60.578;
Árbitro: Alberto Tejada (PER); Gols: Bergkamp (HOL) 43' do 1º;
Nader (MAR) 2' e Roy (HOL) 32' do 2º; Cartões Amarelos: El Khalej,
Nader, Bouyboud, El Hababi, Samadi (MAR), Wouters e Valckx (HOL)
COLOCAÇÃO PG J V E D GP GC SG
1º Holanda
6 3 2 0 1 4 3 1
2º Arábia Saudita
6 3 2 0 1 4 3 1
3º Bélgica
6 3 2 0 1 2 1 1
4º Marrocos
0 3 0 0 3 2 5 -3

.


.
.

OITAVAS DE FINAL

02/07/1994 - Sábado

ALEMANHA 3x2 BÉLGICA
Local: Soldier Field (Chicago); Público: 60.246;
Árbitro: Kurt Roethlisberger (SUI); Gols: Vöeller (ALE) 6', Grun (BEL) 8',
Klinsmann (ALE) 11' e Vöeller (ALE) 40' do 1º; Albert (BEL) 45' do 2º;
Cartões Amarelos: Wagner, Helmer (ALE) e Albert (BEL)
ESPANHA 3x0 SUÍÇA
Local: RFK Stadium (Washington DC); Público: 53.121;
Árbitro: Mário Van der Ende (HOL); Gols: Hierro 15' do 1º;
Luis Enrique 29' e Beguiristain (pênalti) 41' do 2º; Cartões Amarelos: Otero,
Goikoetxea, Ferrer, Camarasa (ESP), Hottiger, Studer, Subiat e Pascolo (SUI)
03/07/1994 - Domingo

ARÁBIA SAUDITA 1x3 SUÉCIA
Local: Cotton Bowl (Dallas); Público: 60.277;
Árbitro: Renato Marsiglia (BRA); Gols: Dahlin (SUE) 6' do 1º;
Andersson (SUE) 6', Al Ghesheyan (ARS) 40' e Andersson (SUE) 43' do 2º;
Cartões Amarelos: Al Muwallid (ARS), Ljung, Thern e Nilsson (SUE)
ROMÊNIA 3x2 ARGENTINA
Local: Rose Bowl (Los Angeles); Público: 90.469;
Árbitro: Pierluigi Pairetto (ITA); Gols: Dumitrescu (ROM) 11',
Batistuta (ARG-pênalti) 16' e Dumitrescu (ROM) 18' do 1º; Hagi (ROM) 13' e
Balbo (ARG) 30' do 2º; Cartões Amarelos: Popescu, Dumitrescu,
Selymes (ROM), Ruggeri, Redondo, Chamot e Cáceres (ARG)
04/07/1994 - Segunda-feira

HOLANDA 2x0 IRLANDA
Local: Citrus Bowl (Dallas); Público: 61.355;
Árbitro: Peter Mikkelsen (DIN); Gols: Bergkamp 11' e
Jonk 41' do 1º; Cartões Amarelos: Koeman (HOL)
BRASIL 1x0 EUA
Local: Stanford Stadium (San Francisco); Público: 84.147;
Árbitro: Joel Quiniou (FRA); Gol: Bebeto 27' do 2º;
Cartões Amarelos: Mazinho, Jorginho (BRA), Tab Ramos, Caligiuri, Clavijo e
Dooley (EUA); Expulsões: Leonardo (BRA) 43' do 1º e Clavijo (EUA) 40' do 2º.
05/07/1994 - Terça-feira

NIGÉRIA 1x2 ITÁLIA
Local: Foxboro Stadium (Boston); Público: 54.367;
Árbitro: Arturo Brízio Carter (MEX); Gols: Amunike (NIG) 25' do 1º;
Roberto Baggio (ITA) 43' do 2º; Roberto Baggio (ITA) 10' do 1º da
prorrogação; Cartões Amarelos: Emenalo, Adepoju, Oliseh, Nwanu (NIG),
Massaro, Costacurta, Dino Baggio e Maldini (ITA); Expulsão: Zola (ITA) 30' do 2º.
MÉXICO 1x1 BULGÁRIA
Local: Giants Stadium (New York); Público: 71.030;
Árbitro: Jamal Al Sharif (SIR); Gols: Stoichkov (BUL) 6' e
García Aspe (MEX-pênalti) 18' do 1º; Nos pênaltis: México 1x3 Bulgária
Cartões Amarelos: Kremenliev, Sirakov, Kiriakov,
Iordanov (BUL), Suárez, Luís García, Ramirez e García Aspe (MEX);
Expulsões: Kremenliev (BUL) 5' e Luís García (MEX) 12' do 2º.
.
QUARTAS DE FINAL

09/07/1994 - Sábado

ITÁLIA 2x1 ESPANHA
Local: Foxboro Stadium (Boston); Público: 53.400;
Árbitro: Sandor Puhl (HUN); Gols: Dino Baggio (ITA) 25' do 1º;
Caminero (ESP) 13' e Roberto Baggio (ITA) 42' do 2º;
Cartões Amarelos: Abelardo e Caminero (ESP)
HOLANDA 2x3 BRASIL
Local: Cotton Bowl (Dallas); Público: 63.500;
Árbitro: Rodrigo Badilla (CRC); Gols: Romário (BRA) 8', Bebeto (BRA) 18',
Bergkamp (HOL) 19', Winter (HOL) 31' e Branco (BRA) 36' do 2º;
Cartões Amarelos: Winter, Wouters (HOL) e Dunga (BRA)
10/07/1994 - Domingo

BULGÁRIA 2x1 ALEMANHA
Local: Giants Stadium (New York); Público: 72.000;
Árbitro: Jose Torres Cadena (COL); Gols: Matthäeus (ALE-pênalti) 2',
Stoichkov (BUL) 30' e Letchkov (BUL) 33' do 2º; Cartões Amarelos: Ivanov,
Stoichkov, Mihaylov (BUL), Helmer, Wagner, Haessler, Klinsmann e Völler (ALE)
ROMÊNIA 2x2 SUÉCIA
Local: Stanford Stadium (San Francisco); Público: 83.500;
Árbitro: Philip Don (ING); Gols: Brolin (SUE) 33' e Raducioiu (ROM) 43' do 2º;
Raducioiu (ROM) 11' do 1º; Andersson (SUE) 10' do 2º da prorrogação;
Nos pênaltis: Romênia 4x5 Suécia; Cartões Amarelos: Popescu,
Selymes, Panduru (ROM), Ingesson e Schwarz (SUE);
Expulsão: Schwarz (SUE) 11' do 1º tempo da prorrogação.
.
SEMI FINAL

13/07/1994 - Quarta-feira

BULGÁRIA 1x2 ITÁLIA
Local: Giants Stadium (New York); Público: 74.110;
Árbitro: Joel Quiniou (FRA); Gols: Roberto Baggio (ITA) 20',
Roberto Baggio (ITA) 25' e Stoichkov (BUL-pênalti) 44' do 1º;
Cartões Amarelos: Kostadinov, Letchkov, Iankov (BUL) e Costacurta (ITA)
SUÉCIA 0x1 BRASIL
Local: Rose Bowl (Los Angeles); Público: 91.856;
Árbitro: Jose Torres Cadena (COL); Gol: Romário 35' do 2º;
Cartões Amarelos: Ljung, Brolin (SUE) e Zinho (BRA);
Expulsão: Thern (SUE) 18' do 2º tempo.
.
DECISÃO DO 3º LUGAR

16/07/1994 - Sábado

SUÉCIA 4x0 BULGÁRIA
Local: Rose Bowl (Los Angeles); Público: 91.500;
Árbitro: Ali Bujsaim (EUA); Gols: Brolin 8', Mild 30', Larsson 37' e
Andersson 40' do 1º; Cartões Amarelos: Andersson (SUE) e Iankov (BUL)
.
FINAL

17/07/1994 - Domingo

BRASIL 0x0 ITÁLIA
Local: Rose Bowl (Los Angeles); Público: 94.194;
Árbitro: Sandor Puhl (HUN); Nos pênaltis: Brasil 3x2 Itália
Brasil 3 (Romário, Branco e Dunga); Márcio Santos perdeu
Itália 2 (Albertini e Evani); Baresi, Massaro e Roberto Baggio perderam
Cartões Amarelos: Cafu, Mazinho, Apolloni e Albertini.
Brasil: Taffarel, Jorginho (Cafu), Aldair, Márcio Santos e Branco;
Dunga, Mauro Silva, Mazinho e Zinho (Viola);
Bebeto e Romário. Técnico: Carlos Alberto Parreira.
Itália: Pagliuca, Mussi (Apolloni), Baresi, Maldini e Benarrivo;
Berti, Dino Baggio (Evani), Albertini e Donadoni;
Roberto Baggio e Massaro. Técnico: Arrigo Sacchi
Copa Do Mundo de 1970 Inglaterra

PRIMEIRA FASE

GRUPO 1

Bélgica El Salvador México União Soviética

31/05/1970 - Domingo
MÉXICO 0x0 UNIÃO SOVIÉTICA
Local: Azteca (Cidade do México); Público: 107.160;
Árbitro: Kurt Tschenscher (ALE); Cartões Amarelos:
Pena (MEX), Logofet, Nodia, Asatiani e Lovchev (URS)
03/06/1970 - Quarta-feira
BÉLGICA 3x0 EL SALVADOR
Local: Azteca (Cidade do México); Público: 92.205;
Árbitro: Andrei Radulescu (ROM);
Gols: Van Moer 12' do 1º; Van Moer 9' e Lambert (pênalti) 31' do 2º.
06/06/1970 - Sábado
UNIÃO SOVIÉTICA 4x1 BÉLGICA
Local: Azteca (Cidade do México); Público: 95.261;
Árbitro: Ruedi Scheurer (SUI);
Gols: Byshovets (URS) 14' do 1º; Asatiani (URS) 12',
Byshovets (URS) 18', Kmelnitski (URS) 31' e Lambert (BEL) 41' do 2º.
07/06/1970 - Domingo
MÉXICO 4x0 EL SALVADOR
Local: Azteca (Cidade do México); Público: 103.058;
Árbitro: Aly Hussein Kandil (EGI); Gols: Valdívia 45' do 1º;
Valdívia 1', Fragoso 13' e Basaguren 38' do 2º.
10/06/1970 - Quarta-feira
EL SALVADOR 0x2 UNIÃO SOVIÉTICA
Local: Azteca (Cidade do México); Público: 89.979;
Árbitro: Rafael Díaz Hormazabal (CHI); Gols: Byshovets 6' e 29' do 2º.
11/06/1970 - Quinta-feira
BÉLGICA 0x1 MÉXICO
Local: Azteca (Cidade do México); Público: 108.192;
Árbitro: Angel Norberto Coerezza (ARG); Gol: Pena (pênalti) 14' do 1º.
COLOCAÇÃO PG J V E D GP GC SG
1º União Soviética
5 3 2 1 0 6 1 5
2º México
5 3 2 1 0 5 0 5
3º Bélgica
2 3 1 0 2 4 5 -1
4º El Salvador
0 3 0 0 3 0 9 -9

.
GRUPO 2

Israel Itália Suécia Uruguai

02/06/1970 - Terça-feira
URUGUAI 2x0 ISRAEL
Local: Cuauhtemoc (Puebla); Público: 20.654;
Árbitro: Robert Davidson (ESC); Gols: Maneiro 23' do 1º; Mujica 5' do 2º.
03/06/1970 - Quarta-feira
ITÁLIA 1x0 SUÉCIA
Local: Luís Dosal (Toluca); Público: 13.433;
Árbitro: John Taylor (ING); Gol: Domenghini 10' do 1º;
Cartão Amarelo: Cronqvist (SUE)
06/06/1970 - Sábado
URUGUAI 0x0 ITÁLIA
Local: Cuauhtemoc (Puebla); Público: 29.968;
Árbitro: Rudolf Gloeckner (GDR);
07/06/1970 - Domingo
SUÉCIA 1x1 ISRAEL
Local: Luís Dosal (Toluca); Público: 9.624;
Árbitro: Seyoum Tarekegn (ETI);
Gols: Turesson (SUE) 8' e Shpigler (ISR) 11' do 2º.
10/06/1970 - Quarta-feira
SUÉCIA 1x0 URUGUAI
Local: Cuauhtemoc (Puebla); Público: 18.163;
Árbitro: Henry Landauer (EUA); Gol: Grahn 45' do 2º.
11/06/1970 - Quinta-feira
ISRAEL 0x0 ITÁLIA
Local: Luís Dosal (Toluca); Público: 9.890;
Árbitro: Ayrton Vieira de Moraes (BRA)
COLOCAÇÃO PG J V E D GP GC SG
1º Itália
4 3 1 2 0 1 0 1
2º Uruguai
3 3 1 1 1 2 1 1
3º Suécia
3 3 1 1 1 2 2 0
4º Israel
2 3 0 2 1 1 3 -2

.
GRUPO 3

Brasil Inglaterra Romênia Tchecoslováquia

02/06/1970 - Terça-feira
INGLATERRA 1x0 ROMÊNIA
Local: Jalisco (Guadalajara); Público: 50.560;
Árbitro: Vital Loraux (BEL); Gol: Hurst 20' do 2º.
03/06/1970 - Quarta-feira
BRASIL 4x1 TCHECOSLOVÁQUIA
Local: Jalisco (Guadalajara); Público: 52.897;
Árbitro: Ramón Barreto (URU); Gols: Petras (TCH) 11' e Rivelino (BRA) 24' do 1º;
Pelé (BRA) 14', Jairzinho (BRA) 16' e Jairzinho (BRA) 36' do 2º;
Cartões Amarelos: Tostão, Gérson (BRA) e Horvath (TCH)
06/06/1970 - Sábado
ROMÊNIA 2x1 TCHECOSLOVÁQUIA
Local: Jalisco (Guadalajara); Público: 56.818;
Árbitro: Diego de Leon (MEX); Gols: Petras (TCH) 5' do 1º;
Neagu (ROM) 7' e Dumitrache (ROM-pênalti) 30' do 2º;
Cartões Amarelos: Nunweiler (ROM) e Kvasnak (TCH)
07/06/1970 - Domingo
INGLATERRA 0x1 BRASIL
Local: Jalisco (Guadalajara); Público: 66.843;
Árbitro: Abraham Klein (ISR); Gol: Jairzinho 14' do 2º;
Cartão Amarelo: Lee (ING)
10/06/1970 - Quarta-feira
BRASIL 3x2 ROMÊNIA
Local: Jalisco (Guadalajara); Público: 50.804;
Árbitro: Ferdinand Marschall (AUT); Gols: Pelé (BRA) 19',
Jairzinho (BRA) 22' e Dumitrache (ROM) 34' do 1º; Pelé (BRA) 22' e
Dembrowski (ROM) 39' do 2º; Cartões Amarelos: Mocanu e Dumitru (ROM)
11/06/1970 - Quinta-feira
TCHECOSLOVÁQUIA 0x1 INGLATERRA
Local: Jalisco (Guadalajara); Público: 49.292;
Árbitro: Roger Machin (FRA); Gol: Clarke (pênalti) 5' do 2º;
Cartão Amarelo: Dobias (TCH)
COLOCAÇÃO PG J V E D GP GC SG
1º Brasil
6 3 3 0 0 8 3 5
2º Inglaterra
4 3 2 0 1 2 1 1
3º Romênia
2 3 1 0 2 4 5 -1
4º Tchecoslováquia
0 3 0 0 3 2 7 -5

.
GRUPO 4

Alemanha Oc Bulgária Marrocos Peru

02/06/1970 - Terça-feira
PERU 3x2 BULGÁRIA
Local: Guanajuato (León); Público: 13.765;
Árbitro: Antonio Sbardella (ITA); Gols: Dermendjev (BUL) 13' do 1º;
Bonev (BUL) 4', Gallardo (PER) 5', Chumpitaz (PER) 10' e Cubillas (PER) 28' do 2º;
03/06/1970 - Quarta-feira
ALEMANHA OC 2x1 MARROCOS
Local: Guanajuato (León); Público: 12.942;
Árbitro: Laurens Van Ravens (HOL); Gols: Jarir (MAR) 21' do 1º;
Seeler (ALE) 11' e Müller (ALE) 33' do 2º;
06/06/1970 - Sábado
PERU 3x0 MARROCOS
Local: Guanajuato (León); Público: 13.537;
Árbitro: Tofik Bakhramov (URS);
Gols: Cubillas 20', Challe 22' e Cubillas 30' do 2º.
07/06/1970 - Domingo
ALEMANHA OC 5x2 BULGÁRIA
Local: Guanajuato (León); Público: 12.710;
Árbitro: Jose Maria Ortiz Mendibil (ESP); Gols: Nikodimov (BUL) 12',
Libuda (ALE) 20' e Müller (ALE) 27' do 1º; Müller (ALE-pênalti) 7',
Seeler (ALE) 15', Müller (ALE) 43' e Kolev (BUL) 44' do 2º.
10/06/1970 - Quarta-feira
PERU 1x3 ALEMANHA OC
Local: Guanajuato (León); Público: 17.875;
Árbitro: Abel Aguilar Elizalde (MEX); Gols: Müller (ALE) 19',
Müller (ALE) 26', Müller (ALE) 39' e Cubillas (PER) 44' do 1º.
11/06/1970 - Quinta-feira
MARROCOS 1x1 BULGÁRIA
Local: Guanajuato (León); Público: 12.299;
Árbitro: Antonio Saldanha Ribeiro (POR);
Gols: Jetchev (BUL) 40' do 1º; Ghazouani (MAR) 16' do 2º.
COLOCAÇÃO PG J V E D GP GC SG
1º Alemanha Oc
6 3 3 0 0 10 4 6
2º Peru
4 3 2 0 1 7 5 2
3º Bulgária
1 3 0 1 2 5 9 -4
4º Marrocos
1 3 0 1 2 2 6 -4

.
QUARTAS DE FINAL

14/06/1970 - Domingo
ALEMANHA OC 3x2 INGLATERRA
Local: Guanajuato (León); Público: 23.357;
Árbitro: Angel Norberto Coerezza (ARG); Gols: Mullery (ING) 31' do 1º;
Peters (ING) 4', Beckenbauer (ALE) 23' e Seeler (ALE) 31' do 2º; Müller (ALE)
3' do 2º da prorrogação; Cartões Amarelos: Müller (ALE) e Lee (ING)
BRASIL 4x2 PERU
Local: Jalisco (Guadalajara); Público: 54.233;
Árbitro: Vital Loraux (BEL); Gols: Rivelino (BRA) 11',
Tostão (BRA) 15' e Gallardo (PER) 28' do 1º; Tostão (BRA) 7',
Cubillas (PER) 25' e Jairzinho (BRA) 30' do 2º
ITÁLIA 4x1 MÉXICO
Local: Luís Dosal (Toluca); Público: 26.851;
Árbitro: Ruedi Scheurer (SUI); Gols: González (MEX) 13' e Pena (MEX-contra)
25' do 1º; Riva (ITA) 18', Rivera (ITA) 25' e Riva (ITA) 31' do 2º.
URUGUAI 1x0 UNIÃO SOVIÉTICA
Local: Azteca (Cidade do México); Público: 26.085;
Árbitro: Laurens Van Ravens (HOL); Gol: Esparrago (URU)
11' do 2º da prorrogação; Cartão Amarelo: Byshovets (URS)
.
SEMI FINAL

17/06/1970 - Quarta-feira
BRASIL 3x1 URUGUAI
Local: Jalisco (Guadalajara); Público: 51.261;
Árbitro: Jose Maria Ortiz Mendibil (ESP); Gols: Cubillas (PER) 19' e
Clodoaldo (BRA) 44' do 1º; Jairzinho (BRA) 31' e Rivelino (BRA) 44' do 2º;
Cartões Amarelos: Carlos Alberto (BRA), Maneiro, Fontes e Mujica (PER)
ITÁLIA 4x3 ALEMANHA OC
Local: Azteca (Cidade do México); Público: 102.444;
Árbitro: Arturo Yamasaki (PER); Gols: Boninsegna (ITA) 8' do 1º;
Schnellinger (ALE) 45' do 2º; Müller (ALE) 4', Burgnich (ITA) 8' e
Riva (ITA) 14' do 1º; Müller (ALE) 5' e Rivera (ITA) 6' do 2º da prorrogação;
Cartões Amarelos: Domenghini, De Sisti e Rosato (ITA) e Overath (ALE)
.
DECISÃO DO 3º LUGAR

20/06/1970 - Sábado
ALEMANHA OC 1x0 URUGUAI
Local: Azteca (Cidade do México); Público: 104.403;
Árbitro: Antonio Sbardella (ITA); Gol: Overath 26' do 1º;
Cartões Amarelos: Loehr (ALE), Montero, Fontes e Ubinas (URU)
.
FINAL

21/06/1970 - Domingo
BRASIL 4x1 ITÁLIA
Local: Azteca (Cidade do México); Público: 107.412;
Árbitro: Rudolf Gloeckner (GDR); Gols: Pelé 18' e
Boninsegna 37' do 1º; Gérson 21', Jairzinho 26' e
Carlos Alberto 41' do 2º; Cartões Amarelos: Rivelino e Burgnich
Brasil: Félix, Carlos Alberto, Brito, Piazza e
Everaldo; Clodoaldo, Gérson e Pelé;
Jairzinho, Tostão e Rivelino. Técnico: Zagallo.
Itália: Albertosi, Burgnich, Cera, Rosato e Facchetti;
De Sisti, Bertini (Giuliano) e Domenghini; Boninsegna (Rivera),
Riva e Mazzola. Técnico: Ferruccio Valcareggi.
.
Copa Do Mundo de 1962 Chile
PRIMEIRA FASE

GRUPO 1

Colômbia Iugoslávia União Soviética Uruguai

30/05/1962 - Quarta-feira
URUGUAI 2x1 COLÔMBIA
Local: Carlos Dittborn (Arica); Público: 7.908;
Árbitro: Andor Dorogi (HUN); Gols: Zuluaga (COL) 28' do 1º;
Perez (URU) 12' e Cubilla (URU) 28' do 2º.
31/05/1962 - Quinta-feira
UNIÃO SOVIÉTICA 2x0 IUGOSLÁVIA
Local: Carlos Dittborn (Arica); Público: 15.000;
Árbitro: Albert Dusch (ALE); Gols: Ivanov 15' e Ponedelnik 40' do 2º.
02/06/1962 - Sábado
IUGOSLÁVIA 3x1 URUGUAI
Local: Carlos Dittborn (Arica); Público: 8.829;
Árbitro: Karol Galba (TCH); Gols: Cabrera (URU) 18',
Sokobar (IUG) 27' e Galic (IUG) 38' do 1º; Jerkovic (IUG) 2' do 2º.
03/06/1962 - Domingo
UNIÃO SOVIÉTICA 4x4 COLÔMBIA
Local: Carlos Dittborn (Arica); Público: 8.040;
Árbitro: João Etzel Filho (BRA); Gols: Ivanov (URS) 9', Cislenko (URS) 11',
Ivanov (URS) 14' e Aceros (COL) 20' do 1º; Ponedelnik (URS) 6',
Coll (COL) 22', Rada (COL) 26' e Klinger (COL) 32' do 2º.
06/06/1962 - Quarta-feira
UNIÃO SOVIÉTICA 2x1 URUGUAI
Local: Carlos Dittborn (Arica); Público: 9.973;
Árbitro: Cesare Jonni (ITA); Gols: Mamykin (URS) 37' do 1º;
Sacia (URU) 18' e Ivanov (URS) 44' do 2º.
07/06/1962 - Quinta-feira
IUGOSLÁVIA 5x0 COLÔMBIA
Local: Carlos Dittborn (Arica); Público: 7.167;
Árbitro: Carlos Robles (CHI); Gols: Galic 20' e
Jerkovic 25' do 1º; Galic 7', Melic 28' e Jerkovic 42 do 2º.
COLOCAÇÃO PG J V E D GP GC SG
1º União Soviética
5 3 2 1 0 8 5 3
2º Iugoslávia
4 3 2 0 1 8 3 5
3º Uruguai
2 3 1 0 2 4 6 -2
4º Colômbia
1 3 0 1 2 5 11 -6

.
GRUPO 2

Alemanha Ocidental Chile Itália Suíça

30/05/1962 - Quarta-feira
CHILE 3x1 SUÍÇA
Local: Nacional (Santiago); Público: 65.000;
Árbitro: Kenneth Aston (ING); Gols: Wutrich (SUI) 8' e Leonel Sanchez (CHI)
43' do 1º; Ramírez (CHI) 6' e Leonel Sanchez (CHI) 11' do 2º.
31/05/1962 - Quinta-feira
ITÁLIA 0x0 ALEMANHA OC
Local: Nacional (Santiago);
Público: 65.440; Árbitro: Robert Davidson (ESC).
02/06/1962 - Sábado
CHILE 2x0 ITÁLIA
Local: Nacional (Santiago); Público: 66.057;
Árbitro: Kenneth Aston (ING); Gols: Ramírez 29' e Toro 42' do 2º.
03/06/1962 - Domingo
ALEMANHA OC 2x1 SUÍÇA
Local: Nacional (Santiago); Público: 64.922;
Árbitro: Leo Horn (HOL); Gols: Bruells (ALE) 44' do 1º;
Seeler (ALE) 16' e Antenen (SUI) 30' do 2º.
06/06/1962 - Quarta-feira
ALEMANHA OC 2x0 CHILE
Local: Nacional (Santiago); Público: 67.224;
Árbitro: Robert Davidson (ESC); Gols: Szymaniak 22' do 1º; Seeler 37' do 2º.
07/06/1962 - Quinta-feira
ITÁLIA 3x0 SUÍÇA
Local: Nacional (Santiago);
Público: 59.828; Árbitro: Nickolaj Latychev (URS);
Gols: Mora 3' do 1º; Bulgarelli 20' e Bulgarelli 23' do 2º.
COLOCAÇÃO PG J V E D GP GC SG
1º Alemanha Oc
5 3 2 1 0 4 1 3
2º Chile
4 3 2 0 1 5 3 2
3º Itália
3 3 1 1 1 3 2 1
4º Suíça
0 3 0 0 3 2 8 -6

.
GRUPO 3

Brasil Espanha México Tchecoslováquia

30/05/1962 - Quarta-feira
BRASIL 2x0 MÉXICO
Local: Sausalito (Viña Del Mar); Público: 11.000;
Árbitro: Gottfried Dienst (SUI); Gols: Zagallo 11' e Pelé 27' do 2º.
31/05/1962 - Quinta-feira
TCHECOSLOVÁQUIA 1x0 ESPANHA
Local: Sausalito (Viña Del Mar); Público: 12.700;
Árbitro: Erich Carl Steiner (AUT); Gol: Stibranyi (TCH) 33' do 2º.
02/06/1962 - Sábado
BRASIL 0x0 TCHECOSLOVÁQUIA
Local: Sausalito (Viña Del Mar); Público: 15.000;
Árbitro: Pierre Schwinte (FRA)
03/06/1962 - Domingo
ESPANHA 1x0 MÉXICO
Local: Sausalito (Viña Del Mar); Público: 11.875;
Árbitro: Branko Tesanic (IUG); Gol: Peiró (ESP) 43' do 2º.
06/06/1962 - Quarta-feira
BRASIL 2x1 ESPANHA
Local: Sausalito (Viña Del Mar); Público: 18.715;
Árbitro: Sergio Bustamante (CHI); Gols: Adelardo (ESP) 35' do 1º;
Amarildo (BRA) 27' e Amarildo (BRA) 40' do 2º.
07/06/1962 - Quinta-feira
MÉXICO 3x1 TCHECOSLOVÁQUIA
Local: Sausalito (Viña Del Mar); Público: 10.648;
Árbitro: Gottfried Dienst (SUI); Gols: Masek (TCH) 15s, Díaz (MEX) 10' e
Del Muro (MÉX) 29' do 1º; Héctor Hernandéz (MÉX) 44' do 2º.
COLOCAÇÃO PG J V E D GP GC SG
1º Brasil
5 3 2 1 0 4 1 3
2º Tchecoslováquia
3 3 1 1 1 2 3 -1
3º México
2 3 1 0 2 3 4 -1
4º Espanha
2 3 1 0 2 2 3 -1

.
GRUPO 4

Argentina Bulgária Hungria Inglaterra

30/05/1962 - Quarta-feira
ARGENTINA 1x0 BULGÁRIA
Local: Estádio Braden (Rancagua); Público: 7.134;
Árbitro: Juan Gardeazabal (ESP); Gol: Facundo (ARG) 4' do 1º;
31/05/1962 - Quinta-feira
HUNGRIA 2x1 INGLATERRA
Local: Estádio Braden (Rancagua); Público: 7.938;
Árbitro: Leo Horn (HOL); Gols: Tichy (HUN) 15' do 1º;
Flowers (ING) 15' e Albert (HUN) 30' do 2º.
02/06/1962 - Sábado
INGLATERRA 3x1 ARGENTINA
Local: Estádio Braden (Rancagua); Público: 9.794;
Árbitro: Nickolaj Latychev (URS); Gols: Flowers (ING) 14' e
Charlton (ING) 42' do 1º; Greavers (ING) 12' e San Filipo (ARG) 38' do 2º.
03/06/1962 - Domingo
HUNGRIA 6x1 BULGÁRIA
Local: Estádio Braden (Rancagua); Público: 7.442;
Árbitro: Juan Gardeazabal (ESP); Gols: Albert (HUN) 1',
Albert (HUN) 6', Tichy (HUN) 8' e Solymosi (HUN) 12' do 1º;
Albert (HUN) 8', Sokolov (BUL) 19' e Tichy (HUN) 25' do 2º.
06/06/1962 - Quarta-feira
HUNGRIA 0x0 ARGENTINA
Local: Estádio Braden (Rancagua);
Público: 7.945; Árbitro: Arturo Yamasaki (PER).
07/06/1962 - Quinta-feira
INGLATERRA 0x0 BULGÁRIA
Local: Estádio Braden (Rancagua);
Público: 5.700; Árbitro: Antoine Blavier (BEL).
COLOCAÇÃO PG J V E D GP GC SG
1º Hungria
5 3 2 1 0 8 2 6
2º Inglaterra
3 3 1 1 1 4 3 1
3º Argentina
3 3 1 1 1 2 3 -1
4º Bulgária
1 3 0 1 2 1 7 -6

.

QUARTAS DE FINAL

10/06/1962 - Domingo
CHILE 2x1 UNIÃO SOVIÉTICA
Local: Carlos Dittborn (Arica); Público: 17.268;
Árbitro: Leo Horn (HOL); Gols: Leonel Sanchez (CHI) 10' do 1º;
Cislenko (URS) 27' e Rojas (CHI) 28' do 2º.
BRASIL 3x1 INGLATERRA
Local: Sausalito (Viña Del Mar); Público: 17.736;
Árbitro: Pierre Schwinte (FRA); Gols: Garrincha (BRA) 32' e
Hitchens (ING) 38' do 1º; Vavá (BRA) 8' e Garrincha (BRA) 14' do 2º.
IUGOSLÁVIA 1x0 ALEMANHA OCIDENTAL
Local: Nacional (Santiago); Público: 63.324;
Árbitro: Arturo Yamasaki (PER); Gol: Radakovic (IUG) 42' do 2º.
TCHECOSLOVÁQUIA 1x0 HUNGRIA
Local: Estádio Braden (Rancagua); Público: 11.690;
Árbitro: Fernando Buergo Elcuaz (MEX); Gol: Scherer (TCH) 13' do 1º.
.

SEMI FINAL

13/06/1962- Quarta-feira
BRASIL 4x2 CHILE
Local: Nacional (Santiago); Público: 76.500;
Árbitro: Arturo Yamasaki (PER); Gols: Garrincha (BRA) 9'
Garrincha (BRA) 31' e Toro (CHI) 41' do 1º; Vavá (BRA) 3',
Leonel Sanchez (CHI) 16' e Vavá (BRA) 32' do 2º.
TCHECOSLOVÁQUIA 3x1 IUGOSLÁVIA
Local: Sausalito (Viña Del Mar); Público: 5.890;
Árbitro: Gottfried Dienst (SUI); Gols: Kadabra (TCH) 4',
Scherer (TCH) 36' e Scherer (TCH) 44' do 1º; Jerkovic (IUG) 24' do 2º.
.

DECISÃO DO 3º LUGAR

16/06/1962 - Sábado
CHILE 1x0 IUGOSLÁVIA
Local: Nacional (Santiago); Público: 67.000;
Árbitro: Juan Gardeazabal (ESP); Gol: Rojas (CHI) 45' do 2º.
.
FINAL

17/06/1962 - Domingo
BRASIL 3x1 TCHECOSLOVÁQUIA
Local: Nacional (Santiago); Público: 68.000;
Árbitro: Leo Horn (HOL); Gols: Masopust (TCH) 15',
Amarildo (BRA) 16' do 1º; Zito (BRA) 23' e Vavá (BRA) 34' do 2º.
Brasil: Gilmar, Djalma Santos, Mauro, Zózimo e
Nílton Santos; Zito e Didi; Garrincha,
Amarildo, Vavá e Zagallo. Técnico: Aymoré Moreira.
Tchecoslováquia: Schroif, Tichy, Popluhar, Novak e
Pluskal; Masopust e Popischal; Scherer, Kvasnak,
Kadabra e Jelinek. Técnico: Rudolf Vytalcil.
Copa Do Mundo de 1958
PRIMEIRA FASE

GRUPO 1

Alemanha Ocidental Argentina Irlanda do Norte Tchecoslováquia

08/06/1958 - Domingo
ARGENTINA 1x3 ALEMANHA OC
Local: Malmöe Stadion (Malmöe); Público: 32.000;
Árbitro: Reginald Leafe (ING); Gols: Corbatta (ARG) 2',
Rahn (ALE) 32' e Seeler (ALE) 40' do 1º; Rahn (ALE) 34' do 2º.
IRLANDA DO NORTE 1x0 TCHECOSLOVÁQUIA
Local: Orjans Vall (Halmstad); Público: 26.000;
Árbitro: Friedrich Seipelt (AUT); Gol: Cush (IRN) 16' do 1º.
11/06/1958 - Quarta-feira
ARGENTINA 3x1 IRLANDA DO NORTE
Local: Orjans Vall (Halmstad); Público: 14.000;
Árbitro: Sten Ahlner (SUE); Gols: Mc Parland (IRN) 3' e Corbatta
(ARG-pênalti) 38' do 1º; Menendez (ARG) 10' e Avio (ARG) 14' do 2º.
ALEMANHA OC 2x2 TCHECOSLOVÁQUIA
Local: Olympia (Helsingborg); Público: 25.000;
Árbitro: Arthur Ellis (ING); Gol: Dvorak (TCH-pênalti) 24' e
Zinan (TCH) 43' do 1º; Schaefer (ALE) 14' e Rahn (ALE) 25' do 2º.
15/06/1958 - Domingo
ALEMANHA OC 2x2 IRLANDA DO NORTE
Local: Malmöe Stadion (Malmöe); Público: 35.000;
Árbitro: Joaquim Fernandes Campos (POR); Gols: McParland (IRN) 17' e Ranh (ALE)
20' do 1º; McParland (IRN) 13' e Seeler (ALE) 34' do 2º.
TCHECOSLOVÁQUIA 6x1 ARGENTINA
Local: Olympia (Helsingborg); Público: 20.000;
Árbitro: Arthur Ellis (ING); Gols: Dvorak (TCH) 8',
Zikan (TCH) 17' e Zikan (TCH) 40' do 1º; Corbatta (ARG-pênalti) 20',
Feureisl (TCH) 24', Hovorka (TCH) 37' e Hovorka (TCH) 44' do 2º.
Jogo Desempate - 17/06/1958 - Terça-feira
IRLANDA DO NORTE 2x1 TCHECOSLOVÁQUIA
Local: Malmöe Stadion (Malmöe); Público: 26.000;
Árbitro: Maurice Guigue (FRA); Gols: Zikan (TCH) 19' e
Mc Parland (IRN) 44' do 1º; Mc Parland (IRN) 1' do 1º da prorrogação;
Expulsão: Bubernik (TCH) 12' do 1º da prorrogação.
COLOCAÇÃO PG J V E D GP GC SG
1º Irlanda do Norte
5 4 2 1 1 6 6 0
2º Alemanha Oc.
4 3 1 2 0 7 5 2
3º Tchecoslováquia
3 4 1 1 2 9 6 3
4º Argentina
2 3 1 0 2 5 10 -5

.
GRUPO 2

França Escócia Iugoslávia Paraguai

08/06/1958 - Domingo
FRANÇA 7x3 PARAGUAI
Local: Idrottsparken (Norrkoeping); Público: 16.500;
Árbitro: Juan Gardeazabal (ESP); Gols: Amarilla (PAR) 20',
Fontaine (FRA) 24', Fontaine (FRA) 30' e Amarilla (PAR-pênalti) 44' do 1º;
Romero (PAR) 5', Piantoni (FRA) 7', Wisniewski (FRA) 16',
Fontaine (FRA) 22', Kopa (FRA) 25' e Vincent (FRA) 38' do 2º.
IUGOSLÁVIA 1x1 ESCÓCIA
Local: Arosvallen (Vasteras);
Público: 9.500; Árbitro: Raymon Wyssling (SUI);
Gols: Petakovic (IUG) 6' do 1º; Murray (ESC) 4' do 2º.
11/06/1958 - Quarta-feira
ESCÓCIA 2x3 PARAGUAI
Local: Idrottsparken (Norrkoeping); Público: 12.000;
Árbitro: Vincenzo Orlandini (ITA); Gols: Aguero (PAR) 4', Mudie (ESC) 24' e
Cayetano Re (PAR) 45' do 1º; Parodi (PAR) 28' e Collins (ESC) 29' do 2º.
IUGOSLÁVIA 3x2 FRANÇA
Local: Arosvallen (Vasteras);
Público: 12.000; Árbitro: Benjamin Griffiths (GAL);
Gols: Fontaine (FRA) 4' e Petakovic (IUG) 16' do 1º;
Veselinovic (IUG) 18', Fontaine (FRA) 40' e Veselinovic (IUG) 43' do 2º.
15/06/1958 - Domingo
FRANÇA 2x1 ESCÓCIA
Local: Eyravallen (Oerebro); Público: 13.500;
Árbitro: Juan Brozzi (ARG); Gols: Piantoni (FRA) 21' e
Fontaine (FRA) 44' do 1º; Baird (ESC) 13' do 2º.
PARAGUAI 3x3 IUGOSLÁVIA
Local: Tunavallen (Eskilstuna); Público: 12.000;
Árbitro: Martin Macko (TCH); Gols: Ognjanovic (IUG) 18',
Parodi (PAR) 20' e Veselinovic (IUG) 21' do 1º;
Aguero (PAR) 7', Rajkov (IUG) 28' e Romero (PAR) 35' do 2º.
COLOCAÇÃO PG J V E D GP GC SG
1º França
4 3 2 0 1 11 7 4
2º Iugoslávia
4 3 1 2 0 7 6 1
3º Paraguai
3 3 1 1 1 9 12 -3
4º Escócia
1 3 0 1 2 4 6 -2

.
GRUPO 3

Hungria México País de Gales Suécia

08/06/1958 - Domingo
SUÉCIA 3x0 MÉXICO
Local: Rasunda (Estocolmo); Público: 45.000;
Árbitro: Nickolaj Latychev (URS); Gols: Simonsson (SUE) 17' do 1º;
Liedholm (SUE-pênalti) 12' e Simonsson (SUE) 19' do 2º.
PAÍS DE GALES 1x1 HUNGRIA
Local: Jarnvallen (Sandviken);
Público: 20.000; Árbitro: Jose Maria Codesal (URU);
Gols: Bozsik (HUN) 5' e John Charles (GAL) 27' do 1º.
11/06/1958 - Quarta-feira
HUNGRIA 1x2 SUÉCIA
Local: Rasunda (Estocolmo); Público: 40.000;
Árbitro: Johan Mowat (ESC); Gols: Hamrin (SUE) 34' do 1º;
Hamrin (SUE) 10' e Tichy (HUN) 32' do 2º.
MÉXICO 1x1 PAÍS DE GALES
Local: Rasunda (Estocolmo);
Público: 25.000; Árbitro: Leo Lemesic (IUG);
Gols: Allchurch (GAL) 32' do 1º; Belmonte (MEX) 44' do 2º.
15/06/1958 - Domingo
SUÉCIA 0x0 PAÍS DE GALES
Local: Rasunda (Estocolmo);
Público: 35.000; Árbitro: Lucien Van Nuffel (BEL);
HUNGRIA 4x0 MÉXICO
Local: Jarnvallen (Sandviken); Público: 13.300;
Árbitro: Arne Eriksson (FIN); Gols: Tichy (HUN) 19' do 1º;
Tichy (HUN) 1', Sandor (HUN) 9' e Bencsis (HUN) 24' do 2º.
Jogo Desempate - 17/06/1958 - Terça-feira
PAÍS DE GALES 2x1 HUNGRIA
Local: Rasunda (Estocolmo); Público: 20.000;
Árbitro: Nickolaj Latychev (URS); Gols: Tichy (HUN) 33' do 1º;
Allchurch (GAL) 10' e Medwin (GAL) 31' do 2º; Expulsão: Sipos (HUN).
COLOCAÇÃO PG J V E D GP GC SG
1º Suécia
5 3 2 1 0 5 1 4
2º País de Gales
5 4 1 3 0 4 3 1
3º Hungria
3 4 1 1 2 7 5 2
4º México
1 3 0 1 2 1 8 -7

.
GRUPO 4

Áustria Brasil Inglaterra União Soviética

08/06/1958 - Domingo
BRASIL 3x0 ÁUSTRIA
Local: Rimnersvallen (Udevalla); Público: 25.000;
Árbitro: Maurice Guigue (FRA); Gols: Mazola (BRA) 38' do 1º;
Nílton Santos (BRA) 4' e Mazola (BRA) 44' do 2º.
UNIÃO SOVIÉTICA 2x2 INGLATERRA
Local: Nya Ullevi (Gotemburgo); Público: 45.000;
Árbitro: Istvan Zsolt (HUN); Gols: Simonian (URS) 13' do 1º;
Ivanov (URS) 10', Kevan (ING) 21' e Finney (ING-pênalti) 40' do 2º.
11/06/1958 - Quarta-feira
INGLATERRA 0x0 BRASIL
Local: Nya Ullevi (Gotemburgo);
Público: 30.000; Árbitro: Albert Dusch (ALE);
ÁUSTRIA 0x2 UNIÃO SOVIÉTICA
Local: Ryavallen (Boras);
Público: 22.000; Árbitro: Carl Jorgensen (DIN);
Gols: Ilin (URS) 15' do 1º; Ivanov (URS) 17' do 2º.
15/06/1958 - Domingo
BRASIL 2x0 UNIÃO SOVIÉTICA
Local: Nya Ullevi (Gotemburgo);
Público: 50.000; Árbitro: Maurice Guigue (FRA);
Gols: Vavá (BRA) 2' do 1º; Vavá (BRA) 20' do 2º.
INGLATERRA 2x2 ÁUSTRIA
Local: Ryavallen (Boras); Público: 16.800;
Árbitro: Jan Bronkhorst (HOL); Gols: Koller (AUT) 16' do 1º;
Haynes (ING) 11', Koerner (AUT) 25' e Kevan (ING) 28' do 2º.
Jogo Desempate - 17/06/1958 - Terça-feira
UNIÃO SOVIÉTICA 1x0 INGLATERRA
Local: Nya Ullevi (Gotemburgo); Público: 23.180;
Árbitro: Albert Dusch (ALE); Gol: Ilin (URS) 23' do 2º.
COLOCAÇÃO PG J V E D GP GC SG
1º Brasil
5 3 2 1 0 5 0 5
2º União Soviética
5 4 2 1 1 5 4 1
3º Inglaterra
3 4 0 3 1 4 5 -1
4º Áustria
1 3 0 1 2 2 7 -5

.

QUARTAS DE FINAL

19/06/1958 - Quinta-feira
ALEMANHA OC 1x0 IUGOSLÁVIA
Local: Malmöe Stadion (Malmöe); Público: 20.000;
Árbitro: Raymon Wyssling (SUI); Gol: Rahn (ALE) 12' do 1º.
BRASIL 1x0 PAÍS DE GALES
Local: Nya Ullevi (Gotemburgo); Público: 25.000;
Árbitro: Friedrich Seipelt (AUT); Gol: Pelé (BRA) 21' do 2º.
SUÉCIA 2x0 UNIÃO SOVIÉTICA
Local: Rasunda (Estocolmo);
Público: 45.000; Árbitro: Reginald Leafe (ING);
Gols: Hamrin (SUE) 4' e Simonsson (SUE) 43' do 2º.
FRANÇA 4x0 IRLANDA DO NORTE
Local: Idrottsparken (Norrkoeping); Público: 12.000;
Árbitro: Juan Gardeazabal (ESP); Gols: Wisniewski (FRA) 22' do 1º;
Fontaine (FRA) 10', Fontaine (FRA) 18' e Piantoni (FRA) 23' do 2º.
.

SEMI FINAL

24/06/1958 - Terça-feira
SUÉCIA 3x1 ALEMANHA OC
Local: Nya Ullevi (Gotemburgo);
Público: 50.000; Árbitro: Istvan Zsolt (HUN);
Gols: Skoglund (SUE) 10', Schaefer (ALE) 28' e Gren (SUE) 31' do 1º;
Hamrin (SUE) 43' do 2º; Expulsão: Juskowiak (ALE) 14' do 2º.
BRASIL 5x2 FRANÇA
Local: Rasunda (Estocolmo); Público: 27.000;
Árbitro: Benjamin Griffiths (GAL); Gols: Vavá (BRA) 2', Fontaine (FRA) 9' e
Didi (BRA) 39' do 1º; Pelé (BRA) 7', 19' e 30' e Piantoni (FRA) 38' do 2º.
.

DECISÃO DO 3º LUGAR

28/06/1958 - Sábado
FRANÇA 6x3 ALEMANHA OC
Local: Nya Ullevi (Gotemburgo); Público: 25.000;
Árbitro: Juan Brozzi (ARG); Gols: Fontaine (FRA) 16',
Ciesclarczyk (ALE) 18', Kopa (FRA-pênalti) 27' e
Fontaine (FRA) 36' do 1º; Douis (FRA) 5', Rahn (ALE) 7',
Fontaine (FRA) 33', Schaeffer (ALE) 39' e Fontaine (FRA) 44' do 2º.
.
FINAL

29/06/1958 - Domingo
BRASIL 5x2 SUÉCIA
Local: Rasunda (Estocolmo); Público: 51.800;
Árbitro: Maurice Guigue (FRA); Gols: Liedholm (SUE) 3',
Vavá (BRA) 9' e Vavá (BRA) 32' do 1º; Pelé (BRA) 10',
Zagallo (BRA) 23', Simonsson (SUE) 35' e Pelé (BRA) 45' do 2º.
Brasil: Gilmar, Djalma Santos, Bellini, Orlando e
Nílton Santos; Zito e Didi; Garrincha,
Vavá, Pelé e Zagallo. Técnico: Vicente Feola.
Suécia: Svensson, Bergmark, Sven, Gustavsson e
Boerjesson; Sigvard e Gunnar; Hamrin, Liedholm,
Simonsson e Skoglund. Técnico: George Raynor
Vamos mostrar os resultados das copas do mundo que o Brasil ganhou