quinta-feira, 1 de julho de 2010

Holanda x Brasil - Semifinal antecipada?
Campinas, SP, 01 (AFI) - Se depender do que a história diz, o vencedor do confronto entre Holanda e Brasil está garantido na decisão da Copa do Mundo de 2010. As duas seleções se enfrentam nesta sexta-feira, às 11 horas - de Brasília -, sonhando em repetir o feito de mundiais anteriores, onde se enfrentaram. O primeiro duelo das quartas-de-final acontece no Estádio Nelson Mandela Bay, em Porth Elizabeth.

O vencedor deste confronto vai encarar quem ganhar de Uruguai e Gana, que também jogam nesta sexta-feira, mas às 15h30. Por isso, quem vencer de holandeses e brasileiros já entram em campo com vantagem teórica, nas semifinais.

A Seleção Brasileira já encarou a holandesa em três
oportunidades, em copas. A primeira delas aconteceu na Alemanha, em 1974. A famosa Laranja Mecânica levou a melhor e venceu, por 2 a 0, com gols de Neeskens e Cruyff, na na segunda fase. Na final, porém, perdeu para os donos da casa, por 2 a 1.

Só dá Brasil
Nas outras duas oportunidades, deu a Amarelinha. Em 1994, nos Estados Unidos, a vitória apertada, por 3 a 2, só veio em uma cobrança de falta de Branco, também nas quartas. No final, todos já sabem, o Brasil superou a Itália, nos penâltis.

A Copa seguinte, na França, não foi boa para nenhuma das duas seleções. Após um empate, por 1 a 1, os sul-americanos passaram para a grande decisão nos pênaltis. Na final, acabaram derrotados pelos franceses, por 3 a 0.

No geral, a Seleção também leva uma ligeira vantagem sobre a Laranja. Ao todo, as duas seleções se enfrentaram por nove vezes. São nove confrontos, com três vitórias brazucas, dus holandesas e quatro empates. São 14 gols a favor e 13 contra.

Mística da "azul"
Além dos confrontos, o técnico Dunga tem outra mística a seu favor. Esta será a décima vez que o Brasil jogará com o uniforme azul. Nos nove jogos anteriores, foram sete vitórias, um empate e uma derrota. São 23 gols a favor e 15 contra.

O problema é que a única derrota foi justamente para a Holanda, em 1974. O fator positivo é que nas duas últimas copas em que entrou em campo de azul, em 1994 e 2002, a Seleção levantou a taça.

Problemas superados
Os últimos dias foram de muita preocupação no Brasil. Afinal, Dunga correu o risco de ter at´uatro desfalques para o duelo. O mais grave é o do meia Elano, que está com um edema ósseo no tornozelo e pode ficar fora do restante da Copa. Com isso, o treinador deve manter o lateral Daniel Alves improvisado no setor.

Por outro lado, o volante Felipe Melo e o meia Júlio Baptista, que reclamavam de dores, se recuperaram e devem ficar à disposição do treinador. O primeiro assume a vaga de Ramires, que terá de cumprir suspensão pelo segundo amarelo.

O restante do time será o considerado o titular. Sem
grandes problemas, Dunga aproveitou para rebater uma crítica feita pelo ex-craque holandês Johan Cruyff. O ex-atleta disse que não pagaria para assistir o futebol feio do Brasil.

"Ele tem ingresso de graça da Fifa, por isso não precisa pagar para assistir a um jogo. Democracia é isso. Ele pode escolher quantas partidas quiser", afirmou.

Clima ruim
A Holanda chega às quartas com uma "crise de egos". Após a vitória sobre a Eslováquia, por 2 a 1, na segunda-feira, o meia Sneijder teria se desentendido com o atacante Van Persie. Ao ser substituído, este último teria dito ao técnico Bert van Marwijk que era o Sneijder que deveria
sair.

Nos últimos dias, Van Persie tem negado a versão e disse não ter problemas de relacionamento com o meia. O fato que é que, para o treinador, nada parece ter acontecido. Tanto que os dois jogadores serão mantidos entre os titulares.

As esperanças de Van Marwijk estão depositadas no atacante Robben. Um dos destaques da temporada, o jogador funciona como um ponta direita, apesar de ser canhoto. Ele deve atuar em cima de Michel Bastos e Felipe Melo, considerados os pontos fracos na defesa tupinquim.

Ficha Técnica

Holanda x Brasil

Local: Estádio Nelson Mandela Bay, em Porth Elizabeth
Data: 02/07/2010 (sexta-feira)
Horário: 11h
Árbitro: Yuichi Nishimura (JAP)

Holanda
Stekelenbug; Van der Wiel, Heitinga, Mathijsen e Van Bronckhorst; Van Bommel, De Jong e Sneijder; Robben, Van Persie e Kuyt.
Técnico: Bert van Marwijk.

Brasil
Júlio César; Maicon, Lúcio, Juan e Michel Bastos; Giberto Silva, Felipe Melo, Daniel Alves e Kaká; Robinho e Luís Fabiano.
Técnico: Dunga
Uruguai x Gana - Confronto inédito vale vaga nas semifinais
Campinas, SP, 01 (AFI) – Uruguai e Gana nunca se enfrentaram na história do futebol e por isso o confronto inédito entre as duas seleções será também decisivo, pois vale vaga nas semifinais da Copa do Mundo na África do Sul. A partida está marcada para esta sexta-feira, às 15h30, no Estádio Soccer City, em Johanesburgo.

Para chegar até essa fase, a seleção alviceleste eliminou a Coréia do Sul, por 2 a 1, depois de terminar a primeira fase na liderança do Grupo A por sete pontos. Já a única seleção africana que está no Mundial bateu os Estados Unidos pelo mesmo placar nas oitavas-de-final e terminou na vice-liderança do Grupo D com quatro pontos.

Uruguai terá duas mudanças
Para conquistar uma vaga nas semifinais do Mundial, o técnico Oscar Tabarez vai promover duas mudanças. A primeira é devido a lesão do zagueiro Godín, que não conseguiu se recuperar e será substituído por Mauricio Victorino. No meio-campo, Alvador Fernández assume a caga de Álvaro Pereira.

“A coisa mais importante é usarmos tudo a nosso favor e não esquecer que temos de corrigir o que fizemos bem nas partidas anteriores”, afirmou o comandante.

Aproveitar o erro do adversário
O técnico da Gana, Milovan Rajevac, espera aproveitar os erros do adversário para avançar na competição. Segundo ele, o estilo de jogo será mantido e o lado positivo é que o time não vai jogar com nenhuma obrigação.

“Vamos tentar ficar tranquilos. É algo bom para nós estar aqui. Não temos nenhuma obrigação, mas se nos esforçarmos o máximo poderemos fazer história. Não vamos ajustar e vamos aproveitar as falhas do nosso adversário”, revelou o sérvio.

Porém, a seleção africana terá dois importantes desfalques. O zagueiro Mensah e o meiua Ayew ficarão de fora, pois cumprem suspensão automática.

Ficha Técnica

Uruguai x Gana

Local: Estádio Soccer City, em Johanesburgo na África do Sul
Data: 02/07/2010
Horário: 15h30
Árbitro: Olegario Benquerenca-POR

Uruguai
Muslera; Maxi Pereira, Lugano, Mauricio Victorino e Fucile; Diego Pérez, Arévalo, Alvaro Fernández e Cavani; Diego Forlán e Luis Suarez.
Técnico: Oscar Tabarez

Gana
Kingson; Sarpei, John Mensah, Vorsah e Pantsil; Kevin-Prince Boateng, Annan, Muntari, Asamoah e Inkoan; Gyan.
Técnico: Milovan Rajevac