Pirelli cogita realizar testes com carro mais recente, diz revista
A F-1 vem cheia de mudanças para a temporada 2011. O novo regulamento da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) prevê algumas alterações técnicas, como a proibição do difusor duplo e também da asa dianteira ajustável. Nova fornecedora de pneus da categoria, a Pirelli cogita a possibilidade de testar os compostos em um modelo atualizado.
Segundo a revista Autosprint, o motivo é que o modelo utilizado nos testes até agora é um Toyota TF109, de 2009, e não é próximo aos que estarão no grid de largada da próxima temporada.
Para resolver o impasse, a primeira opção da Pirelli seria atualizar o TF109 para que ele ficasse mais semelhante aos carros de 2011, mas o alto custo anulou esta possibilidade. Outra solução seria contratar uma empresa de fora da F-1 para testar o carro de uma das equipes que correrão na categoria neste ano.
Mais uma opção seria utilizar o carro de equipes do grid diferentes em cada teste, proposta que está sendo analisada pela Fota (Associação dos Times da F-1). Na última semana, a empresa italiana reafirmou o desejo de continuar realizando testes privados com os novos pneus paralelamente ao Mundial.
"No momento, sabemos que iremos para Istambul, em abril, e depois em Barcelona, em maio. Nós, definitivamente, retornaremos ao Oriente Médio novamente, no Bahrein e em Abu Dhabi, no final da temporada. Não conseguimos em Silverstone, mas vamos para Monza e provavelmente Spa também", afirmou o diretor de competições da Pirelli, Paul Hembery.
Desde o primeiro teste com os novos pneus, Pedro de la Rosa pilotou o TF109. Para o restante do ano, o espanhol disputa a vaga de testador dos compostos italianos com o francês Romain Grosjean.
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