domingo, 27 de fevereiro de 2011

Brasília e Flamengo se reecontram em jogo pela liderança da NBB

Em quadra, a maior rivalidade do basquete brasileiro nos últimos anos. De um lado o Uniceub/BRB/Brasília, atual campeão do NBB. Do outro, o Flamengo, campeão em 2009. O clássico nacional será realizado nesta quarta-feira, dia 23, no Ginásio Nilson Nelson, em Brasília.

Além da tradicional rivalidade, o confronto tem um tempero a mais: quem vencer fica com a liderança isolada do NBB. O Flamengo é o atual líder, com 14 vitórias em 18 partidas (77,7% de aproveitamento), enquanto o Brasília é o vice-líder, com 13 vitórias em 17 partidas (76,4% de aproveitamento).

Na história do NBB, Brasília e Flamengo se enfrentaram 14 vezes - incluindo playoffs. Foram oito vitórias para os brasilienses e seis para os cariocas. Em decisões de campeonato, tudo igual. Em 2009, o Flamengo venceu a série final por 3 a 2 e, em 2010, foi a vez de o Brasília dar o troco e ficar com o troféu ao vencer a série pelos mesmos 3 a 2.

Esta também é uma rivalidade que ultrapassa as fronteiras brasileiras. No final de 2010, Brasília e Flamengo também decidiram o título da Liga Sul-Americana de Clubes. No jogo decisivo, realizado na HSBC Arena, a equipe brasiliense levou a melhor e derrotou o rival por 96 a 86.

"A rivalidade é claro que tem, pelos anos seguidos fazendo finais. Mas é gostoso, é algo sadio para o esporte. Será um jogo importante, temos a responsabilidade de vencer por jogarmos em casa, mas como é um clássico, tudo pode acontecer, é imprevisível", declarou o ala Alex, do Brasília, que na temporada tem médias de 14,9 pontos, 5,1 rebotes, 3,6 assistências e 2,2 roubos de bola.

Do outro lado, o experiente ala Marcelinho, de 35 anos, quer uma vitória diante do maior rival para a equipe engrenar de vez na temporada. Para o confronto, o Flamengo poderá contar com a volta do ala/pivô Jefferson, recuperado de lesão.

"Nossa expectativa é a melhor possível viemos de cinco vitórias consecutivas e, um campeonato equilibrado como esse, a gente sabe que é difícil engatar uma sequência. Esse talvez seja o clássico mais importante dos últimos anos no basquete brasileiro, uma vitória em uma partida como essa, ainda mais fora de casa, daria uma grande moral para o time", disse Marcelinho, cestinha do NBB com média de 27,6 pontos por jogo.

Marcelinho e Alex, inclusive, sempre protagonizam grandes duelos nos encontros entre Flamengo e Brasília.O ala da equipe carioca foi eleito o Jogador Mais Valioso (MVP) nas duas primeiras temporadas do NBB, enquanto o jogador do Brasília levou o prêmio de melhor defensor nas duas edições.

"Esse confronto realmente existe. Ele é um jogador experiente, com uma grande precisão nos arremessos, temos que tomar muito cuidado. Mas também tem que ter a marcação dele na gente do outro lado", disse Alex.

Marcelinho lembrou que ele e Alex se conhecem muito bem, pois há vários anos estão juntos defendendo a Seleção Brasileira. "Quando estamos na Seleção, a gente treina junto. O lado bom é que você conhece mais o jogo dele e o ruim é que ele também conhece bem o seu jogo", disse o ala. "Não só eu e ele, mas quase todos os jogadores tem se enfrentado muitas vezes nesses últimos anos e todo mundo se conhece muito bem", completou.

Os ingressos para a partida estarão à venda nas bilheterias do Ginásio Nilson Nelson, nesta quarta-feira, a partir das 9h até o início do jogo, às 19h30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário