domingo, 27 de fevereiro de 2011

Ourinhos e Santo André fazem a final da Liga Feminina de Basquete neste domingo

Em jogo único programado para as 10h (de Brasília) deste domingo, em São José dos Campos, Ourinhos e Santo André decidem o título da primeira edição da Liga de Basquete Feminino (LBF). O confronto opõe Antônio Carlos Barbosa, bronze nos Jogos de Sidney-2000 com a seleção brasileira, e Laís Elena, que está no time do ABC há 28 anos.

"Sou uma espécie de Alex Ferguson (técnico do Manchester United desde 1986). Aliás, por causa dele até me tornei torcedora do Manchester. Ele é uma referência para mim. Quando o vejo no banco de reservas, sinto que ele passa muita credibilidade", afirmou a ex-jogadora, que passou a trabalhar com os times principais de Santo André em 1983.

Campeã brasileira em 1999 por Santo André, Laís Elena sonha com o segundo título para retribuir o apoio dos torcedores . "Eles lotaram o ginásio nas semifinais e nos ajudaram bastante", disse, empolgada com a atmosfera da cidade. "As escolinhas estão com muitos alunos e temos três meninas na seleção sub-19", explicou.

Barbosa recebeu Laís Elena com um caloroso abraço neste sábado no palco da partida decisiva. Pentacampeão entre 2004 e 2009, Ourinhos treinou no começo da manhã e ainda estava na quadra no momento em que a delegação de Santo André apareceu para fazer o reconhecimento da Associação Esportiva São José.

"Será uma decisão entre amigos", disse Barbosa. Os técnicos chegaram à definição depois de vitórias suadas por 3 a 2 na melhor de cinco das semifinais. Santo André eliminou Catanduva, atual campeão brasileiro, e Ourinhos superou o favorito Americana, dono da melhor campanha na primeira fase.

Barbosa aportou em Ourinhos no segundo turno em meio à crise provocada pela série de três derrotas consecutivas. "Nossos adversários haviam perdido o respeito. Todas começaram a achar que poderiam nos vencer. Minha primeira preocupação foi devolver a auto-estima às jogadoras", contou.

Ele manteve a base que vinha sendo utilizada pelo antecessor Urubatan Paccini, mas promoveu algumas alterações. "Ele mudou nosso ritmo de jogo e aproveitou as virtudes de cada uma. É um técnico exigente, que tem suas convicções, mas que também sabe nos ouvir", assinalou a pivô Tatiana.

O time de Santo André viajou para São José dos Campos na manhã deste sábado e seguiu direto para o ginásio. "Minha maior preocupação é com a falta burra, aquela que não acrescenta nada. Não temos muitas opções de trocas e tenho conversado muito com elas a esse respeito. Na última partida, contra Catanduva, perdemos Ega e Ariadna no meio do terceiro quarto por causa de duas faltas no ataque", criticou Laís Elena.

Apesar da campanha superior ao longo da temporada, o Santo André rechaça qualquer sugestão de favoritismo. "Se eu pudesse contar com a Taiara, talvez pudesse aceitar que nossas chances seriam maiores, mas ela fraturou um dedo da mão esquerda e está fora há vários jogos. Minha primeira opção de troca hoje é a Cacá, uma juvenil que mostrou personalidade contra Catanduva", afirmou a treinadora.

Com a vinda de torcedores de Ourinhos e Santo André, a LBF acredita que os 2 mil lugares do ginásio serão ocupados. No intervalo, a entidade homenageará Helen Luz, campeã mundial na Austrália-1994 e bronze em Sidney-2000. Após defender Americana nesta temporada, ela anunciou sua aposentadoria aos 38 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário