domingo, 14 de novembro de 2010

Sem jogo de equipe, Vettel vence em Abu Dhabi e é campeão mais jovem da F-1

O alemão Sebastian Vettel é o campeão da temporada de 2010 da Fórmula 1. Sem jogo de equipe, sem polêmica e com uma atuação irrepreensível em Abu Dhabi, ele venceu a última corrida do ano e contou com a combinação de que precisava: Fernando Alonso terminou em sétimo, Mark Webber foi o oitavo.

Com a vitória, o alemão chegou a 256 pontos, contra 252 de Fernando Alonso. Mark Webber ficou em terceiro, com 242, e Lewis Hamilton fechou a temporada em quarto, com 240.


Leia Mais

Presos atrás de Petrov, Alonso e Webber são sétimo e oitavo; veja classificação
Com título de Vettel, Alemanha iguala Brasil em conquistas
Título de Vettel coroa trajetória do piloto mais precoce da história
Vettel leva campeonato por quatro pontos de diferença; veja pontuação final
Longe da ponta em seu retorno, Schumacher celebra título de pupilo
Vettel revela que equipe 'escondeu' título até a linha de chegada
Petrov, após segurar Alonso: 'Vim aqui para lutar e só fiz o meu trabalho'

Aos 23 anos e 134 dias, Vettel torna-se o piloto mais jovem a conquistar o título em 60 anos de história da categoria máxima do automobilismo.

Na largada, Vettel manteve a pole, seguido por Lewis Hamilton. A grande mudança nas primeiras posições foi a ultrapassagem de Jenson Button sobre Fernando Alonso, na briga pela terceira colocação. Mark Webber completou a primeira volta em quinto, seguido por Felipe Massa e Rubens Barrichello.

Atrás do brasileiro da Williams, aconteceu o incidente que mudou o rumo da corrida. Em uma freada dividida com Nico Rosberg, Michael Schumacher rodou e foi atingido pela Force India de Vitantonio Liuzzi. O acidente causou a entrada do safety car, levando vários pilotos para os boxes.

Essa estratégia diferente dos concorrentes complicou a vida de Alonso e de Mark Webber. Depois de fazerem suas paradas, os dois voltaram em 11º e 12º lugares, atrás de um pelotão que tinha Rosberg, Vitaly Petrov, Adrian Sutil, Robert Kubica, Jaime Alguersuari e Kamui Kobayashi.

Atrapalhados pelo ritmo mais lento, os dois candidatos ao título ficaram muito longe dos líderes. A dificuldade de se ultrapassar no circuito de Abu Dhabi tornou a vida de Alonso ainda mais difícil – o espanhol passou metade da corrida atrás da Renault de Petrov, sem conseguir a ultrapassagem.

Curiosamente, a Renault que tanto atrapalhou Alonso é justamente a equipe pela qual o espanhol conquistou seus dois primeiros títulos. Em Abu Dhabi, ele lutava para chegar ao tri, igualando-se a estrelas como Ayrton Senna, Nelson Piquet e Jackie Stewart. Seria o mais jovem a alcançar três títulos.

Para Mark Webber, as esperanças minguaram no sábado, com a quinta colocação no grid. A largada sem ultrapassagens e a volta dos boxes no meio do pelotão confirmaram o péssimo fim de semana do australiano. No fim, bastou a ele seguir os passos de Fernando Alonso, como estivesse vigiando o rival que poderia ameaçar o título de Vettel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário