sábado, 13 de novembro de 2010


Com festa da torcida, Monfils vence a 1ª contra Federer e chega à final em Paris

Depois da eliminação de Michael Llodra para Robin Soderling, as atenções da torcida francesa se voltaram para Gael Monfils, que na outra semifinal do Masters 1000 de Paris enfrentou o cabeça de chave número 1 do torneio, Roger Federer, a quem nunca havia derrotado em cinco partidas.

Neste sábado, porém, o francês de 24 anos precisou de três tie-breaks para ganhar do suíço por 2 sets a 1 e alcançar sua segunda final em um torneio deste porte. A primeira foi exatamente da capital francesa, no ano passado, quando caiu para o sérvio Novak Djokovic.

Leia Mais

Soderling salva três match-points, espanta zebra Llodra e chega à final em Paris

Assim, Monfils se prepara para enfrentar Soderling, que mais cedo derrotou Llodra também em três sets. No confronto direto, o sueco leva a melhor, 2 a 0. Neste ano, eles se encontraram uma vez, na quadra dura de Valencia, e Soderling ganhou por fáceis 6-3 e 6-2.

O jogo

Federer e Monfils fizeram uma semifinal marcada pelo equilíbrio. O primeiro game deu o tom da partida, com longas trocas de bola. O suíço precisou salvar três break points para confirmar seu serviço. Sacando melhor, Monfils não foi ameaçado no primeiro set e abriu vantagem no placar ao vencer o tie-break.

O número dois do mundo se recuperou no segundo set. Mostrou melhor aproveitamento com o primeiro serviço e não cedeu break points ao rival. Contudo, precisou de mais um tie-break para empatar a partida.

Mais motivado, Federer manteve o ritmo, faturou a primeira quebra do jogo no início da terceira parcial e chegou a abrir 4/1 no placar. Diante de um adversário abatido, a vitória do suíço parecia encaminhada. Monfils, porém, conseguiu voltar ao jogo no sétimo game, quando devolveu a quebra. O novo empate empolgou a torcida, que empurrou o local nos pontos finais.

Depois de deixar o francês igualar em 4/4, Federer voltou a ameaçar o saque do rival quando vencia por 6/5. Mas Monfils se superou novamente, com seu invejável preparo físico, e salvou incríveis cinco match points. Frustrado com as chances desperdiçadas, o suíço caiu de rendimento no terceiro tie-break da partida e foi eliminado da competição ao perder por 7/4.

Nenhum comentário:

Postar um comentário