quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Contra unificação, Platini revela que Uefa dará 'Bola de Ouro'

O presidente da Uefa, Michel Platini, adiantou ao jornal catalão El Mundo Deportivo que a entidade premiará o melhor jogador da Europa a partir deste ano. Vencedor de três edições da Bola de Ouro da France Football, o francês não gostou da unificação e pretende retomar os critérios da revista.

"A Uefa dará um prêmio especial ao melhor jogador da Europa, seguindo o mesmo espírito da Bola de Ouro da France Football, que agora se uniu ao Melhor Jogador do Mundo da FIFA", confirmou ao diário espanhol.

Leia Mais

Platini diz que 'não é escândalo', mas discorda da vitória de Messi na Bola de Ouro

Os detalhes da nova premiação ainda não estão definidos, mas o júri deve ter representantes de todas federações europeias, como era no início da Bola de Ouro, com jornalistas e técnicos da Uefa, podendo também abranger jurados de outras procedências.

O prêmio será entregue na cerimônia anual da Uefa em Montecarlo, quando há os sorteios dos grupos da Copa dos Campeões da Europa e da Liga Europa, além da realização da Supercopa da Europa. Nesta cerimônia, já há uma premiação aos melhores jogadores das competições da entidade.

Existindo desde 1956, a Bola de Ouro da France Football uniu-se à Fifa, que concede um prêmio desde 1991. Os critérios de escolha também foram unificados, agora ouvindo jornalistas, capitães e técnicos de todos os países filiados.

Na última segunda-feira, em uma cerimônia em Zurique (SUI), o argentino Lionel Messi, do Barcelona, ganhou a Bola de Ouro Fifa. A brasileira Marta sagrou-se pentacampeã do prêmio entre as mulheres e o técnico José Mourinho foi eleito o melhor treinador, na estreia da categoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário