sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Retrospectiva 2010: Barça domina a Espanha, hegemonia cai na Inglaterra e Bayern retoma a Alemanha

As quatro principais ligas do futebol europeu viram os seus mais tradicionais clubes não darem espaço para surpresas e brigarem entre si pela taça em 2010. Mesmo encantando o mundo, o Barcelona precisou suar muito para chegar ao bicampeonato na Espanha; na Inglaterra, o Chelsea acabou com a série consecutiva de títulos do Manchester United; o Bayern de Munique partiu em uma arrancada meteórica para retomar seu poder na Alemanha; e a Inter de Milão, com José Mourinho, seguiu reinando na Itália.

Apesar de não ter conquistado a Uefa Champions League novamente (caiu na semifinal para a Inter de Milão), o Barcelona chegou ao bi na Espanha. Sob o comando de Lionel Messi, o time catalão teve muito trabalho, mas conquistou um dos mais disputados Campeonato Espanhol dos últimos anos, com incríveis 99 pontos, apenas três a mais que o eterno rival Real Madrid.

Foi a quarta taça do clube nas últimas seis edições da Liga das Estrelas, evidenciando o domínio nacional recente. O troféu também serviu para que o Barcelona evitasse que o Real Madrid terminasse a temporada como o campeão da década no país – foram quatro comemorações para cada lado, com o Valencia aparecendo como ‘intruso’ em duas oportunidades. De quebra, Messi foi o artilheiro com 34 gols, igualando a melhor marca no quesito depois de 13 temporadas – Ronaldo, também pelo Barcelona, fez a mesma quantidade em 1996/97.

Chelsea conquista Premier League e acaba com hegemonia do Manchester United

O Chelsea usou o faro de gol apurado do marfinense Didier Drogba, aproveitou-se do vazio deixado por Cristiano Ronaldo e acabou com a hegemonia do Manchester United na Inglaterra. O time londrino não só conquistou a Premier League 2009-2010 como evitou que os Diabos Vermelhos chegassem ao seu quarto troféu consecutivo da disputa.

Coincidência ou não, o encerramento da série de títulos do United acontece na mesma temporada em que o clube perdeu Cristiano Ronaldo para o Real Madrid. A transferência do português para a Espanha também deixou o futebol da terra da rainha órfão de estrelas, principalmente pela queda de rendimento de Wayne Rooney, e deu espaço para o brilho do galês Christian Bale, do Tottenham, novo candidato à vaga de estrela do esporte no país.

Drogba anotou 29 gols e foi o principal destaque na campanha vitoriosa dos Blues, que se evitaram o tetra, não foram capazes de tirar o título simbólico de maior da década do United no Inglês. Foram cinco troféus para o time de Alex Ferguson desde 2000-01, três para o Chelsea e dois para o Arsenal. O Liverpool segue seu jejum nacional desde 1989-90.

Bayern de Munique repõe as coisas no lugar na Alemanha e mantém jejum do Schalke

O Bayern de Munique vice-campeão da Champions League só se acertou de vez na segunda metade da temporada. Não à toa, o maior campeão da terra da cerveja só tomo a ponta da Bundesliga de forma definitiva no dia 05 de abril, após a vitória por 2 a 1 sobre o Schalke 04 (então líder) em Gelsenkirchen. Não saiu mais de lá, conquistou seu 22 título nacional e, de quebra, manteve o adversário em seu jejum nacional, agora de 52 anos.

Franck Ribéry e Arjen Robben foram os principais condutores do time rumo à Salva de Prata. O francês superou seus problemas pessoais com o técnico Louis van Gaal e passou a gastar a bola, enquanto o holandês voltou a jogar o futebol que o levara ao Real Madrid mas que não apareceu na Espanha. Foi a sexta conquista nacional dos bávaros desde 2000-2001. Borussia Dortmund (2001-2002), Werder Bremen (2003-2004), Stuttgart (2006-2007) e Wolfsburg (2008-2009) completam a lista de campeões na década.

Veja abaixo uma lista com os principais campeões nacionais da temporada na Europa

Alemanha - Bayern de Munique
Áustria - Red Bull Salzburg
Bélgica - Anderlecht
Croácia - Dínamo Zagreb
Dinamarca - Copenhagen
Escócia - Rangers
Eslováquia - Zilina
Eslovênia - Koper
Espanha - Barcelona
França - Olympique de Marselha
Grécia - Panathinaikos
Holanda - Twente
Inglaterra - Chelsea
Itália - Inter de Milão
Polônia - Lech Poznan
Portugal - Benfica
República Tcheca - Sparta Praga
Romênia - Cluj
Rússia - Zenit
Sérvia - Partizan
Suéciia - Malmo
Suíça - Basel
Turquia - Bursaspor
Ucrânia - Shakhtar Donetsk

Nenhum comentário:

Postar um comentário