sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

ESPECIAL ARTILHEIROS: "Pior atacante do Mundo" manda no BrasileirãoMesmo com vários craques, Jonas do Grêmio mostrou como se faz golCampinas, SP, 31 (AFI) - Mesmo com Ronaldo, Fred, Washington, Ricardo Oliveira, Kleber e Neymar, quem acabou ficando com a artilharia do Campeonato Brasileiro da Série A 2010 foi Jonas (foto)do Grêmio, que já foi considerado o pior atacante do Mundo. O jogador balançou 23 vezes as redes adversárias.


Confira!
» ESPECIAL COPA DO MUNDO: Mundial contraria lógica, “cala” Dunga e revela uma deusa


O vice-artilheiro da competição acabou sendo Neymar, que apesar de um segundo semestre turbulento após o episódio com Dorival Júnior, terminou a competição com 17 gols, sendo o jogador mais próximo do goleador Jonas.

Mesmo tendo Ronaldo na equipe, o goleador do Corinthians foi o meia Bruno César, que apesar de jogar no meio-de-campo, terminou o Campeonato Brasileiro como terceiro artilheiro, marcando 14 gols.

Artilheiros das Séries B, C e D
A artilharia do Campeonato Brasileiro da Série B, apesar do time ter sido rebaixado, foi do atacante Alessandro (foto) do Ipatinga-MG balançou a rede adversárias 21 vezes. O segundo colocado foi Fábio Júnior que marcou 19 gols, jogando pelo América-MG que garantiu o acesso.

Em uma competição mais curta e com menos jogos, o Campeonato Brasileiro da Série C não teve muitos gols, tanto que o artilheiro terminou com apenas oito gols, que foi o atacante Bruno Rangel do Paysandu-PA, que acabou não conseguindo o acesso.

Assim como a Série C, a Série D não teve muitos jogos, mas o artilheiro terminou a competição com 11 gols. O grande goleador do campeonato foi Danilo Pitbull do Guarany-CE, que se sagrou campeão.

“Menino da Vila” artilheiro
A Copa do Brasil 2010 terminou de uma forma ótima para o Santos, que além do título e ter tido Paulo Henrique Ganso como melhor jogador, e de quebra uma vaga na Copa Libertadores 2011, teve os dois maiores goleadores da competição.

Uma das principais revelações do primeiro semestre, o jovem atacante Neymar (foto), de apenas 18 anos, foi o maior artilheiro da Copa do Brasil 2010, com 11 gols. Com três a menos veio o seu parceiro de ataque, o também “Menino da Vila” André.

O artilheiro vem do interior!
O Paulistão começou com a expectativa de muitos gols, já que os clubes investiram pesado no setor ofensivo: Corinthians manteve Ronaldo e Dentinho, São Paulo com Fernandinho e Dagoberto, Palmeiras contratou Kleber e Ewerton, e o Santos trouxe Robinho, já tendo Neymar e André. Porém, a artilharia ficou com Ricardo Bueno (foto), do Oeste, que marcou 16 gols.

Na cola do artilheiro do interior, veio Rodriguinho, do Santo André, com um gol a menos, enquanto Neymar, do Santos, balançou as redes adversárias 14 vezes. André também do Peixe, marcou 13 gols.

Brazuca comandou a Libertadores
A Copa Libertadores de 2010 foi dos brasileiros. Além do Internacional ter ficado com o título e Giuliano ter sido melhor jogador da competição, o atacante Thiago Ribeiro (foto) do Cruzeiro terminou como artilheiro, marcando oito gols.

Logo atrás, com um a menos, vieram Kleber, também do Cruzeiro, e José Carlos Fernández, Alianza Lima-PER. Giuliano, do Internacional e melhor jogador da competição, terminou com seis gols marcados.

Ex-Santos dominou o Mundial
No Mundial de Clubes da Fifa 2010 aconteceu a maior zebra da história, quando o Mazembe, do Togo, eliminou o Internacional e fez a final contra o Inter de Milão da Itália, ficando com o vice-campeonato. Apesar do título dos italianos, quem ficou com a artilharia foi um velho conhecido do time do Santos, o meia colombiano Molina (foto), do Seongnam Ilhwa, da Coreia do Sul, quer terminou na quarta colocação.

O colombiano balançou as redes adversárioas três vezes, terminando como artilheiro isolado da competição, que tinha grandes estrelas como, Samuel Eto’o, Diego Milito, Alecsandro e Rafael Sóbis. Na vice-artilharia ficaram mais dois brasileiros com um gol a menos, Alecsandro, do Internacional e Fernando Baiano, Al Wahda, dos Emirados Árabes e para completar Darío Cvitanich, do Pachuca, do México.

Jovem alemão quem deu “as cartas” na Copa
Com a responsabilidade de substituir o capitão Ballack na seleção da Alemanha, o jovem Thomas Muller (foto) chamou o jogo para si e acabou como artilheiro da Copa do Mundo da Fifa 2010 na África do Sul. Pelo segundo Mundial consecutivo um alemão é o maior goleador, em 2006, Klose terminou com cinco gols.

Mais três jogadores marcaram cinco gols, mais por critérios de desempates o alemão levou a melhor. Na vice-artilharia ficou David Villa, da campeã Espanha, Wesley Sneijder, da vice Holanda e Diego Forlán, do Uruguai e melhor atleta do Mundial

Nenhum comentário:

Postar um comentário