quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

França x Brasil - Será amistoso ou "vingança" verde-amarela?A Seleção Brasileira não vence a França desde agosto de 1992, quando fez 2 a 0, em Paris. Portanto, um jejum de quase 19 anos
Campinas, SP, 08 (AFI) – Em 1998, a França levantou sua taça mais importante. Os Blues, como são conhecidos, levantaram a Copa do Mundo diante do Brasil. Agora, quase 13 anos após, as seleções voltam a se enfrentar no mesmo local daquela final: o Stade de France. O duelo acontece nesta quarta-feira, às 18 horas (de Brasília), em Paris.

Mesmo tanto tempo depois, o sabor de “vingança” permanece vivo no grupo brasileiro. Apesar disso, nenhum jogador do atual elenco esteve presente naquele Mundial. Por outro lado, a França conta, ao menos, com um representante do time campeão mundial de 1998. O técnico Laurent Blanc era o zagueiro titular da França na Copa do Mundo.

A última vez que Brasil e França se encontraram, as recordações não são as melhores para os brasileiros. Em 2006, o Brasil foi derrotado, por 1 a 0, gol de Henry, e foi eliminado nas quartas-de-final da Copa do Mundo da Alemanha. Naquele jogo, Ronaldo, Roberto Carlos, Dida e Cia. foram massacrados pelos torcedores e, assim, jamais voltaram à Seleção.

Além disso, a Seleção Brasileira não vence a França desde agosto de 1992, quando fez 2 a 0, em Paris. Portanto, um jejum de quase 19 anos. Nesse período, foram cinco partidas, sendo três vitórias francesas e dois empates. No geral, o Brasil leva vantagem sobre a França. Em 13 jogos, são cinco vitórias, quatro derrotas e quatro empates.


Favorito é o Brasil?!
Se depender da análise do técnico francês Laurent Blanc, o Brasil é franco favorito para o confronto. Apesar da recente "freguesia" da Seleção verde-amarela, o treinador acredita na superioridade da escola brasileira. Descrevendo ambos os times como "equipes em formação e em reconstrução", Blanc mesmo assim coloca o Brasil pelo menos um patamar acima.

"Eles têm quase que os melhores jogadores do mundo em todas as posições. É certo que não estão Kaká e Ronaldinho, mas dos 23 jogadores convocados, 15 ou 16 são muito conhecidos e jogam nos grandes clubes europeus. São novos na seleção, mas podem se unir aos melhores jogadores do mundo individualmente. Na França não é igual", lamentou.

Apesar de três das últimas grandes gerações do futebol brasileiro terem tido frustrado o sonho de ganhar uma Copa do Mundo parando na seleção francesa, Blanc acredita que o Brasil segue sendo o maior produtor de craques do futebol mundial: "Cada geração, cada década, forma uma geração extraordinária, não falta quem honre a camisa do Brasil" - analisou - "Eu não estaria preocupado se fosse brasileiro, porque eles sempre estarão na elite do futebol".

Para vencer o Brasil, o treinador quer explorar a preferência brasileira pelo ataque: "Eles não gostam de defender. São artistas natos. Temos que roubar a bola e sermos tecnicamente bons com ela. Mas temos também que ser perigosos no terreno ofensivo, confiando em nossas qualidades". A França não poderá contar com dois titulares: Ribèry (do Bayern de Munique) e Nasri (do Arsenal), ambos machucados.

Tática de Mano!
Desde que Paulo Henrique Ganso se contundiu, Mano Menezes ainda não conseguiu encontrar nenhum meia armador que fizesse o papel do santista na Seleção Brasileira. Apesar disso, o treinador deu mostras de que tem um novo candidato: Renato Augusto. O meia revelado pelo Flamengo e atualmente no Bayer Leverkusen da Alemanha foi convocado pela primeira vez para a Seleção principal e já deve ganhar uma chance no time titular.

"Só de estar aqui já é um grande presente, talvez o melhor da minha vida", contou o meia. Em sua estreia como técnico da Seleção, no jogo contra os Estados Unidos em agosto, Mano escalou Ganso para fazer a bola rodar e craque santista deu um show de bola. O problema é que poucos dias depois ele sofreu uma lesão séria no joelho esquerdo e ainda não voltou a jogar.


O técnico, desde então, experimentou Carlos Eduardo, Philippe Coutinho e Ronaldinho Gaúcho na posição, mas nenhum deles chegou perto do rendimento de Paulo Henrique Ganso. No dia em que divulgou a lista de convocados para o amistoso desta quarta, Mano admitiu que está à procura de um jogador para dar conta da armação.

Renato Augusto está fazendo uma boa temporada no Bayer Leverkusen e terá a chance de mostrar que pode ser uma opção para quando o meia santista não estiver disponível. Ramires, que foi titular em todos os jogos da 'era Mano', ficou fora do treino por causa das dores na coxa direita que o impediram de jogar pelo Chelsea contra o Liverpool no clássico de domingo, em Londres. Elias ficou com a sua vaga e terá a primeira chance de jogar na seleção pelo lado direito - como fazia no Corinthians.

FICHA TÉCNICA

França x Brasil

Local: Stade de France, em Paris-FRA
Data: 09/02/2011
Horário: 18 horas (de Brasília)
Árbitro: a definir

França
Lloris; Sagna, Rami, Mexes e Abidal; Diarra, M´vila e Gourcuff; Menez, Benzema e Malouda.
Técnico: Laurent Blanc.

Brasil
Julio Cesar; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e André Santos; Lucas, Elias, Hernanes e Renato Augusto; Pato e Robinho.
Técnico: Mano Menezes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário