terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Fora da temporada, Kubica levará um ano para se recuperar; Bruno Senna é favorito à vaga

Submetido a uma cirurgia de mais de sete horas de duração neste domingo, no Hospital Corona de Pietra Lígure, nas proximidades de Gênova, na Itália, o piloto polonês Robert Kubica demorará um ano para se recuperar totalmente. Esta é a previsão feita pelos médicos que atenderam o piloto, vítima de um gravíssimo acidente durante uma prova de rali disputada no país.

Kubica ainda ficará internado no hospital, em observação, por cinco a sete dias, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e neste período o risco de complicações vasculares é considerável. O piloto sofreu múltiplos traumatismos após perder o controle de seu carro e bater contra o muro de uma igreja.

Leia Mais

Após grave acidente, médicos descartam amputar mão de Robert Kubica
Empresário confia na recuperação de Kubica: "ele é forte"
Kubica poder ter perdido uma das mãos no acidente, diz imprensa italiana
Robert Kubica sofre grave acidente em rali e tem traumatismos múltiplos
Médicos dão seis dias para saber se Kubica terá sequelas na mão direita
Exclusivo: Bruno Senna despista sobre vaga na Lotus Renault; contato terá de partir da equipe, diz assessor
VÍDEO: Kubica conversou com os médicos e passará por nova cirurgia

Nas primeiras horas logo depois do acidente, circularam informações de que Kubica poderia até ter uma das mãos amputada, mas rapidamente os médicos do hospital vieram a público e descartaram essa possibilidade. A posição se mantém até agora: pelo menos neste momento, a amputação não vem sendo cogitada.

“O risco maior é de, nos próximos cinco a sete dias, haver problemas vasculares. Nesse caso, teríamos que operar novamente", afirmou o professor Igor Rossello, especialista em casos desse tipo, acompanhado por Riccardo Ceccarelli, médico da equipe Renault-Lotus.

Na melhor das hipóteses, depois que deixar o hospital, Robert Kubica terá de realizar tratamento intensivo de reabilitação por cerca de um ano, estima Rossello.

Um dos cinco pilotos reservas da equipe, o brasileiro Bruno Senna é o principal favorito para assumir o posto de Kubica. Na última semana, o chefe da escuderia, Eric Boullier, mostrou confiança no sobrinho de Ayrton Senna caso fosse necessária uma substituição no time. O próprio Bruno Senna chegou a dizer que era o primeiro da fila.

Nenhum comentário:

Postar um comentário