segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Maya Gabeira aproveita ondulação grande em Waimea

Leia Mais

Previsão de ondulação gigante causa alerta no Havaí
Cerimônia abre a temporada de 2011 do Eddie Aikau
Nomeados os participantes do Eddie Aikau
VÍDEO: O lado dolorido do Eddie Aikau

Como se previa, boas ondas entraram na costa norte da ilha de Oahu, no Havaí. Com uma ondulação de oeste/noroeste, Waimea quebrou grande, com grandes nomes e um crowd enorme.

A surfista brasileira Maya Gabeira foi uma das primeiras a chegar à praia. "Nós já estavamos lá fora logo que o sol apareceu, e as ondas tinham uma força as 7h30", lembra-se Maya, "Tinham umas ondas boas. Estava realmente perfeito, mas precisava de um pouco mais de tamanho. E estava muito crowd, com os caras tentando treinar em Waimea, para caso aconteça o Eddie Aikau na quarta-feira".

Essa é a idéia dos organizadores do evento. Desde a semana passada eles monitoram essa ondulação e esperam que no meio da semana ela atinja seu àpice.

O domingo parece ter sido apenas uma mostra do que está por vir. As ondas estavam grandes e realmente potentes. Hoje (no fuso horário havaiano, 7 horas atrás do Brasil), a comunidade do surf espera por um mar bom novamente, com picos de 20 a 25 pés (6 a 7 metros).

Maya Gabeira disse que esperava que as ondas estivessem um pouco maiores mesmo no domingo, mas que por causa da direção de oeste, a costa norte de Oahu fica à sombra da ilha do Kauai.

Resgate no último minuto

Enquanto muitos surfistas disputavam as ondas no outside em Waimea, um surfista foi encontrado embaixo d'água no inside. Reconhecido como Derrick Mirikitani, ele foi resgatado por Robin Bond, local do North Shore.

Quando Bond e os salva-vidas de Waimea o tiraram da água, Mirikitani parecia estar sem vida. Mas após aplicarem uma reanimação cardiopulmonar, ele voltou a respirar. Foi encaminhado ao hospital com vida. Ontem foi reportado que o surfista estava em um estado crítico. Hoje, o hospital não soltou novas informações, mas Bond disse que Mirikitani respira com a ajuda de máquinas. Os médicos planejam desligar os aparelhos para ver se o paciente consegue respirar sozinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário