domingo, 16 de janeiro de 2011

Brasileiro Guilherme Spinelli fica com o vice-campeonato em sua categoria

Em sua terceira participação no Dakar, Guilherme Spinelli e Youssef Haddad conquistaram a nona colocação na classificação geral dos carros e a vice-liderança da categoria Gasolina. O tempo de 53h39min53 ainda os credencia como melhores latino-americanos na categoria carros após o encerramento da última etapa, neste sábado.

"No briefing de ontem (sexta-feira), os organizadores falaram que este Dakar foi o mais difícil dos últimos anos. Por isso, o fato de ter chegado ao fim já é muito bom, e ainda mais entre os dez melhores. Consegui melhorar o meu resultado do ano passado (décimo) mesmo com um rali muito mais difícil", contou o piloto.

Depois de 13 dias de dunas, deserto, rio seco, serras, trechos sinuosos, cordilheira e 9.500 quilômetros percorridos, a 13ª especial foi curta e rápida. "A especial de hoje foi mais tranquila, com piso bom e bastante rápida. Fizemos num ritmo bom. Foi uma especial sem ganhar e nem perder posições, apenas para completar', disse Spinelli.

O desafio das dunas - A entrada no Deserto do Atacama, com dunas de sal e areia é o ponto mais temido do Dakar. Por ser um piso único que se assemelha as edições da competição na África, a experiência é fator decisivo no terreno. Como a organização ainda proíbe o treino nos locais de competição, a falta de intimidade acabou roubando minutos preciosos.

"Eu comecei a correr em dunas, quando comecei a participar do Dakar, ou seja, há três anos. Fora isso, fiz dois treinos no Marrocos. Certamente, é neste piso que precisamos nos aperfeiçoar. E foram justamente as dificuldades que tivemos em dois dias de dunas, que fizeram com que caíssemos de posição tanto na geral quanto na gasolina", ressaltou Spinelli.

"Apesar de saber que poderia ter sido melhor, nós estamos bastante satisfeitos com o resultado. Pois chegar ao final, já é uma vitória", completou Haddad.

Diferença no combustível
Enquanto o vencedor da categoria, Nasser Al-Attiyah, competiu com um carro movido à diesel, a dupla brasileira teve a desvantagem de competir à gasolina. A vantagem do combustível do vencedor é que, por ser mais econômico, necessita de tanques menores, portanto o carro fica mais leve.

Ainda assim a dupla da Mitsubishi Brasil conseguiu manter a regularidade e figurar no top-10 durante todo o rali, vencendo dez etapas na categoria gasolina e liderando durante oito dias.

No domingo, o compromisso da Equipe Mitsubishi é participar da cerimônia de premiação na capital argentina. Após o pódio, Guiga e Youssef retornam ao Brasil.

Rally Dakar - Carros
Resultados da 13ª especial
1. Carlos Sainz/ Lucas Cruz (ESP) - 1h16min08
2. Nasser Al-Attiyah (QAT)/ Timo Gottschalk (ALE) - 1h16min46
3. Krzysztof Holowczyc (POL)/ Jean-Marc Fortin (BEL) - 1h17min33
7. Guilherme Spinelli/ Youssef Haddad (BRA) 1h20min06

Classificação geral após 13 etapas
1. Nasser Al-Attiyah (QAT)/ Timo Gottschalk (ALE) - 45h16min16
2. Giniel de Villiers (AFS)/ Dirk Von Zitzewitz (ALE) - 46h05min57
3. Carlos Sainz/ Lucas Cruz (ESP) - 46h36min54
9. Guilherme Spinelli/ Youssef Haddad (BRA) - 53h39min53

Classificação da categoria T1-1 (Gasolina)
1. Christian Lavieille/ Jean-Michel Polato (FRA) - 53h13min45
2. Guilherme Spinelli/ Youssef Haddad (BRA) -53h39min53

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