sexta-feira, 20 de maio de 2011

SPORT: Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cimaApós perder o tão sonhado hexa, o Leão tenta se reestruturar para voltar à elite nacionalRecife, PE, 18 (AFI) – “Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima”. O samba “Volta por Cima”, que já foi interpretado por grandes nomes do samba como Jorge Aragão e Beth Carvalho, ilustra bem o momento vivido pelo Sport neste começo de Campeonato Brasileiro da Série B. Após perder a chance de conquistar o tão sonhado hexacampeonato pernambucano, o Leão tenta se reestruturar para voltar à elite nacional.

Para isso, o técnico Hélio dos Anjos (foto) já deu a dica sobre o que o clube rubro-negro precisa fazer se quiser subir: “Rejuvenescer”. O elenco caro - no Estadual a folha mensal foi de cerca de R$ 1,2 milhão - e envelhecido não deu resultados. Até por isso, a equipe sofrerá uma reformulação. Fato que pode interferir nas primeiras rodadas.

Apesar disso, assim como aconteceu em 2010, o Sport entra na Série B para brigar pelo acesso. Embora muitos jogadores ainda devam chegar, o time conta com atletas experientes, como o goleiro Magrão e o meia Marcelinho Paraíba, que devem liderar o elenco. Outros estão chegando. Destaque para o lateral-esquerdo Fernandinho, grande nome do Oeste no Paulistão e que era pretendido pelo Palmeiras.

Além da promessa de montar um bom elenco, o Leão conta com outros dois pré-requisitos essenciais em competições duras como a Série B: tradição e uma torcida apaixonada. Se souber explorar o “caldeirão” da Ilha do Retiro, o time rubro-negro pode obter uma grande vantagem sobre os adversários.

Outro fator positivo é que o Sport vem em evolução. Mesmo perdendo a decisão para o Santa Cruz, o clube se recuperou de uma situação crítica durante o Pernambucano e conseguiu chegar à final, apesar de todos os problemas. Se a diretoria não errar, o Sport será um dos favoritos

O CARA: Marcelinho Paraíba
É inegável que o veterano Marcelinho Paraíba (foto) de 35 anos ainda está devendo no Sport. Isso, contudo, não exclui o fato de que ele é um dos jogadores com melhor qualidade técnica do campeonato. Perante adversários que, em sua maioria, não aparentam ser grandes obstáculos, ele tem tudo para se destacar. Isso se manter a cabeça no lugar.

OLHO NELE: Fernandinho
Eleito lateral-esquerdo titular da Seleção do Paulistão do Futebol Interior, Fernandinho foi um dos grandes destaques do Paulistão pelo Oeste. O jogador, que foi sondado até pelo Palmeiras, chega ao Leão para ser titular e pode ser uma das grandes surpresas da competição.

COTAÇÃO FI: FAVORITO
Mesmo estando em meio a um processo de reformulação, é impossível não dizer que o Sport está entre os favoritos. A começar pela sua folha salarial, que deve ser uma das maiores da Série B. Aliado a isso, o time tem a Ilha do Retiro e o peso de sua camisa a seu favor. O técnico Hélio dos Anjos só não pode deixar que a perda do hexacampeonato atrapalhe o rendimento da equipe neste começo.

FICHA TÉCNICA:

Nome do clube: Sport Club do Recife

Fundação: 13/05/1905
Estádio: Ilha do Retiro (capacidade para 35.000 pessoas)
Presidente: Gustavo Dubeux
Principais títulos: 39 estaduais, 1 Brasileiro (1987) e 1 Copa do Brasil (2008)
Posição na Série B 2010: 6º colocado

Time-base: Magrão; Renato, Montoya (Gabriel), Alex Bruno e Fernandinho; Hamilton, Daniel Paulista, Wellington Saci e Marcelinho Paraíba; Carlinhos Bala e Bruno Mineiro.
Técnico: Hélio dos Anjos

Nenhum comentário:

Postar um comentário