Sem etíope recordista mundial, compatriota conquista a Maratona de Tóquio
O etíope Hailu Mekonnen venceu neste domingo a maratona de Tóquio com o tempo de 2h07min35 em uma corrida marcada pela ausência de última hora de Haile Gebrselassie, recordista mundial.
Gebrselassie, de 37 anos e duas vezes campeão olímpico, ia reaparecer nesta prova após ter anunciado sua aposentadoria em novembro de 2010, uma decisão que depois retificou.
O etíope seria a grande estrela da maratona, mas na quinta-feira passada anunciou que uma queda durante um treino em seu país tinha lhe causado uma lesão em um joelho e precisaria de "mais tempo" para se recuperar.
Seu compatriota Mekonnen, de 30 anos, venceu ao terminar 12 segundos acima do recorde desta maratona, estabelecido em 2008 por Viktor Rothlin.
"Haile (Gebrselassie) é um atleta incrível que não pode ser batido", disse Mekonnen após a corrida, na qual ficou dois segundos acima de seu recorde pessoal, que conseguiu em outubro do ano passado em Amsterdã.
Após considerar "decepcionante" que Gebrselassie não tenha podido participar, Mekonnen, em declarações recolhidas pela agência local "Kyodo", indicou que tentou compensar sua ausência "correndo o melhor possível".
O segundo lugar ficou com o queniano Paul Biwott, com 2h08min17s, e em terceiro lugar chegou o japonês Yuri Kawauchi, com 2h08min37s.
Na maratona feminina a vencedora foi a russa Tatiana Aryasova, com 2h27min29s, seguida da japonesa Noriko Higuchi, com 2h28min49 em seu estreia nesta corrida. Na corrida, que aconteceu em um dia de sol e a uma temperatura de 15 graus, participaram mais de 36 mil corredores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário