segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Xavi e Iniesta tentam quebrar escrita espanhola de 50 anos em premiação de melhor do mundo

Companheiros de Barcelona, Lionel Messi, Xavi Hernandéz e Andrés Iniesta disputam nesta segunda-feira, em Zurique, na Suíça, o prêmio de melhor jogador do mundo da Fifa, que, em 2010, uniu-se à tradicional 'Bola de Ouro' da revista francesa France Football. A ESPN Brasil transmite a premiação ao vivo a partir das 16 horas (horário de Brasília).

Enquanto o atacante argentino conquistou o prêmio em 2009, os meias buscam colocar a Espanha no hall de melhores do mundo depois de 50 anos do único representante do país ter recebido a honraria: em 1960, Luis Suárez (Barcelona) venceu Ferenc Puskás (Real Madrid) e Uwe Seeler (Hamburgo) na briga pela Bola de Ouro, prêmio criado em 1956. Argentino naturalizado espanhol, Alfredo di Stéfano (Real Madrid) ganhou a disputa em 1957 e 1959.

Leia Mais

Favorita ao penta, Marta busca consagração no ano do Mundial
Mourinho será o melhor técnico de 2010 pela Fifa, antecipa imprensa europeia
Iniesta desconversa sobre favoritismo: 'Ficarei feliz aconteça o que acontecer'

Já a escolha da Fifa, iniciada em 1991, nunca coroou um espanhol. O mais próximo que um jogador do país ficou de conquistar o prêmio de melhor do mundo aconteceu em 2001, 2008 e 2009, mas Raúl (Real Madrid), Fernando Torres (Liverpool) e Xavi Hernández (Barcelona), respectivamente, ficaram na terceira colocação.

Além de Alfredo di Stéfano, a Argentina teve apenas Lionel Messi como ganhador ou da Bola de Ouro da France Football ou do prêmio de melhor do mundo da Fifa, ambos no último ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário