domingo, 9 de janeiro de 2011

NY Jets vence em Indianapolis com chute no último segundo e avança nos playoffs

Em uma partida muito equilibrada e que opôs dois estilos diferentes de jogar futebol americano, o New York Jets venceu o Indianapolis Colts por 17 a 16, na casa do adversário, e se classificou para as semifinais da Conferência Americana da NFL.

Com a derrota do New Orleans Saints para o Seattle Seahawks na partida que abriu o mata-mata do futebol americano, os dois últimos participantes do Super Bowl estão fora da disputa pelo título.

Leia Mais

VÍDEO: 'Pior dos playoffs', Seattle surpreende e elimina o atual campeão do Super Bowl

Os Jets vão enfrentar no fim de semana que vem o New England Patriots, fora de casa, buscando vaga na decisão da conferência. O duelo acontece no próximo domingo, 19h30 de Brasília. A outra partida semifinal da AFC envolverá o Pittsburgh Steelers e o vencedor de Kansas City Chiefs e Baltimore Ravens, que se enfrentam neste domingo. Este jogo acontece no próximo sábado, também às 19h30 de Brasília. Os dois jogos terão transmissão ao vivo dos canais ESPN.

O grande herói da noite foi o kicker Nick Folk. Ele chutou um field goal de 32 jardas com o cronômetro zerado, na jogada derradeira da partida. Os Colts haviam assumido a liderança no placar a 53 segundos do fim da partida, quando Adam Vinatieri acertou um field goal de 50 jardas que deixou o placar em 16 a 14 para o time da casa.

Mas um ótimo retorno de kickoff de Antonio Cromartie, que levou a bola até a linha de 46 jardas dos Jets e um par de jogadas inteligentes do quarterback Mark Sanchez permitiram aos visitantes uma boa posição de campo para o field goal. Sanchez é um QB pouco brilhante e, sabendo disso, os Jets abusaram do jogo terrestre, "gastando" o relógio e deixando fora do jogo o QB rival, Peyton Manning, uma das estrelas da liga.

O jogo

Os dois times foram a campo reeditando a decisão da Conferência Americana da última temporada, vencida pelos Colts por 30 a 17 depois de os nova-iorquinos abrirem 11 pontos de vantagem. O QB Peyton Manning, por quatro vezes eleito o melhor jogador da temporada regular da NFL, defendia um ótimo retrospecto diante do técnico Rex Ryan, dos Jets - em seis duelos entre os dois, Manning conquistou cinco vitórias, sendo duas nos playoffs, com 12TDs e apenas 2INT.

As duas defesas começaram a partida mostrando muita força. Nos primeiros quatro ataques dos Colts, o time avançou apenas 72 jardas e foi obrigado a fazer o punt em todos eles. A mesma coisa aconteceu nas primeiras quatro posses de bola de Nova York, quando os Jets produziram um total de 83 jardas e também viram suas campanhas terminarem em punts.

Os ataques apareceram pela primeira vez apenas na metade do segundo quarto, quando Peyton Manning fez um passe longo para o WR Pierre Garçon, que avançou por 57 jardas até a endzone para o touchdown. Garçon foi marcado durante toda a partida por Antonio Cromartie e levou vantagem no duelo, acumulando 112 jardas aéreas em apenas cinco recepções. Enquanto isso, do outro lado do campo, Darrelle Revis anulou Reggie Wayne. Peyton Manning praticamente não lançou a bola na direção do camisa 87, que fechou a partida com apenas uma recepção.

Antes do intervalo, os Jets vinham conseguindo sua primeira boa campanha ofensiva da partida. Mark Sanchez levou a equipe até a linha de 19 jardas do campo de ataque, na pior das hipóteses já deixando o ataque em boa posição de campo para um field goal. Mas, em uma 3a para 10, tentou um passe para o tight end Dustin Keller na endzone. A bola encobriu o camisa 81 e acabou interceptada por Justin Tryon, deixando Nova York sem pontos no primeiro tempo.

Os Jets voltaram dos vestiários apostando no ataque terrestre, medida mais segura do que apostar nos passes de Sanchez. E a estratégia se mostrou acertada, porque mesmo sabendo que Nova York ia correr com a bola, os Colts não conseguiam neutralizar os avanços. Foram 169 jardas terrestres para os Jets em 38 tentativas, ótima média de quase 4,5 jardas por carregada.

A primeira campanha do time verde e branco na segunda etapa teve dez jogadas, 63 jardas em 5min12s e terminou com uma corrida de uma jarda de LaDanian Tomlinson para o TD que empatou a partida.

Os Colts responderam com uma campanha de nove jogadas, 45 jardas, concluída com um chute de 47 jardas do kicker Adam Vinatieri para colocar Indianapolis em vantagem de 10 a 7. Nova York continuou apostando no ataque terrestre e manteve a posse de bola por quase dez minutos em sua próxima campanha, que durou 17 jogadas e terminou com mais um TD de "LT" já no último quarto.

Os donos da casa voltaram a campo e só conseguiram mais um field goal, desta vez de 32 jardas, insuficiente para retomar a liderança. Com a bola novamente nas mãos a menos de 5min do fim, os Jets não foram capazes de administrar o ataque e se viram obrigados a fazer mais um punt, que deu uma nova chance aos Colts.

Peyton Manning conduziu uma campanha de jogadas rápidas e passes curtos, levando seu time por 48 jardas no campo em pouco menos de dois minutos. Aí Vinatieri acertou um chute de 50 jardas que decretou a virada a 53 segundos do fim.

O placar apontava 16 a 14 para os Colts e Mark Sanchez voltaria a campo sob muita pressão, precisando levar seu time até uma posição de field goal para ter a chance da vitória. A tarefa foi muito facilitada depois do ótimo retorno de Cromartie, que colocou a bola na linha de 46 jardas. A sorte também esteve presente, porque na primeira jogada, o WR Braylon Edwards recebeu a bola e avançou nove jardas, antes de sofrer um fumble que ele mesmo recuperou. O lance foi mantido após a revisão da arbitragem e, quatro lances depois, foi a vez de Folk ir a campo para vencer o jogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário