quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Especial Copa BR: Em crise, Comercial-PI "aparece" para o Brasil pela primeira vezDepois de perder apoio da prefeitura de Campo Maior, a equipe disputará uma competição nacional pela primeira vez em seus 65 anos de históriaCampo Maior, PI, 21 (AFI) - Mesmo tendo 65 anos de história, o Comercial fará sua estreia em campeonatos nacionais na próxima quarta-feira contra o Palmeiras pela primeira fase da Copa do Brasil. O Bode, como é carinhosamente apelidado, ganhou o direito de participar da competição depois de conquistar o título Piauiense, em 2010, o primeiro em sua história.

Fundado no dia 21 de abril de 1945, o Comercial sempre figurou entre os times de menor expressão no futebol piauiense sempre vivendo à sombras dos grandes Flamengo e River, maiores vencedores do Campeonato Piauiense. Mesmo estando em segundo plano no futebol estadual, o Comercial detém um recorde no Brasil.

A permanência de Antonio Neves por 45 anos como treinador do clube é um recorde no futebol brasileiro. Ele assumiu o time no começo da década de 1950 e encerrou seu ciclo na equipe em 1995. Seu melhor trabalho foi em 1968, quando foi vice-campeão estadual perdendo para o Piauí.

Depois da conquista inédita do estadual, o time perdeu o apoio que tinha com a prefeitura de Campo Maior e com o governo do estado piauiense, o Comercial desistiu de disputar a Série D do Campeonato Brasileiro. I Inclusive, o clube piauiense cobra a premiação de R$ 100 mil prometida pelo governo estadual.

Com dificuldades financeiras e salários atrasados, a equipe entrará em campo com uma faixa preta no braço em forma de protesto contra os governantes piauienses. Para a maior partida da história do clube, os dirigentes do Palmeiras ajudaram o Comercial a fechar alguns patrocínios, pois o jogo será televisionado.

Sem dinheiro para fazer contratações de peso, como o rival Barras que contratou Túlio Maravilha, o Comercial tem um elenco formado basicamente pelos jogadores que foram campeões estaduais na última temporada. Os poucos reforços que chegaram à equipe também são do Piauí. A comissão técnica também é a mesma da última temporada.

O principal objetivo do Comercial é evitar o vexame que seu maior rival Caiçara deu na competição. Em 1991, o outro time de Campo Maior foi goleado por 11 a 0 para o Atlético-MG, a maior da história da Copa do Brasil.

Ficha técnica:

Nome: Comercial Atlético Clube
Fundação: 21 de abril de 1945
Apelido: Bode
Presidente: Flávio Bona Andrade
Estádio: Estádio Deusdeth Melo, em Campo Maior
Títulos: Campeão Piauiense em 2010; Taça Estado do Piauí em 2010
Colocação no Estadual 2011: Não iniciado

Time base
Neto; Barata, Álisson, Rafael e Tiaguinho; Ivan, Henrique, Evandro e Izael; Zé Rodrigues e Toni.
Técnico: Aníbal Lemos

Nenhum comentário:

Postar um comentário