quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

A três anos e meio da Copa, só duas das 35 obras previstas já começaram, diz jornal

A apenas três anos e meio da Copa do Mundo de 2014 no Brasil, apenas duas das 35 obras de infraestrutura com início previsto para 2010 estão em andamento, revela a edição desta terça-feira do jornal Folha de S.Paulo. E mais: no último ano, quase um terço dos projetos que o governo brasileiro assumiu o compromisso de fazer com vistas ao Mundial deveria ter começado, o que hoje ainda está longe de acontecer.

No início de 2010, foram assinadas 93 obras na primeira Matriz de Responsabilidade envolvendo governo federal, governos estaduais e municípios. Das 12 cidades que assinaram o compromisso, só Fortaleza (CE) não tinha obras para serem iniciadas no ano passado. Das 11 restantes, todas haviam se comprometido a começar algum projeto em 2010.

Leia Mais

Novo secretário de Esportes de SP dá prazo ao Fielzão e fala em 'plano B' para 2014

Até aqui, apenas a prefeitura de Curitiba (PR) começou um projeto, o da requalificação do corredor de ônibus Marechal Floriano. As outras duas obras da capital paranaense, a requalificação do Terminal Santa Cândida (municipal) e a construção de Vias de Integração Radial (estadual), sofrem atrasos.

Outro gargalo importante envolve a modernização dos principais aeroportos brasileiros, muito criticados pela sobrecarga e a falta de qualidade no serviço ao usuário nos últimos anos. A Infraero, órgão do governo federal, tinha se comprometido a iniciar seis projetos. Entretanto, diz a Folha, até agora apenas um começou – a ampliação e revitalização das pistas do Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos (SP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário