sábado, 27 de novembro de 2010



Ponte Preta 0 x 0 América-MG - Coelho retorna à elite depois de nove anosO time mineiro ficou apenas um ponto na frente da Portuguesa e se manteve no G4
Campinas, SP, 27 (AFI) – O torcedor do América-MG pode comemorar. Neste sábado, o time mineiro sofreu, mas arrancou um empate sem gols com a Ponte Preta, no Estádio Moisés Lucarelli, pela última rodada da Série B, e conquistou o acesso para a elite do Campeonato Brasileiro depois de nove anos de sua queda.


Confira!
» Sport 1 x 2 Portuguesa - Lusa faz o dever, mas amarga Série B em 2011!


Contando com um grande apoio de seus torcedores, o Coelho se preocupou apenas em se defender, pois o empate garantiria o acesso. Assim, os mineiros permaneceram na quarta colocação, com 63 pontos, um a mais que a Portuguesa. Agora, o América-MG visa o planejamento para a próxima temporada, retornando a elite depois de nove anos. Sua queda acabou acontecendo em 2001 e esse é o segundo acesso seguido, pois ano passado subiu da Série C para a Série B.

Sem maiores pretensões dentro da competição, a Macaca foi melhor em campo e quase acabou ajudando a Portuguesa, que iria enviar uma mala branca em caso de vitória. Com isso, o time campineiro chegou ao décimo jogo sem vitória, sendo seis sob o comando de Givanildo Oliveira, e chegou aos 48 pontos, na 14ª colocação.

Protesto
A Torcida Jovem, maior organizada da Ponte Preta, não entrou no Estádio Moisés Lucarelli, pois ficou protestando em frente ao local devido a péssima campanha realizada pelo time campineiro nesta Série B. Faixas foram levada pelos torcedores, onde os principais alvos eram os dirigentes. Enquanto isso, a Serponte virou as faixas de cabeça para baixo como forma de protesto.

Possível mala branca faz diferença
Em um Moisés Lucarelli vazio, sendo a maioria de torcedores do América-MG, a Ponte Preta entrou em campo sem nenhuma pretensão e animada sobre uma possível mala branca da Portuguesa. Especula-se que os dirigentes lusitanos ofereceram R$ 300 mil em caso de vitória da Macaca. A primeira oportunidade foi criada pelos donos da casa, logo aos dois minutos, em chute de fora da área do volante Josimar para fora.

Na sequência, Souza cobrou escanteio fechado e Diego Jussani subiu mais que todo mundo, cabeceando por cima do gol e assustando o goleiro Flávio. Preocupado em segurar o empate, que garantia o acesso, o Coelho pouco se arriscava ao ataque e via a Macaca chegar com muito perigo. Mais leve em campo, o time campineiro criou duas reais chances de gol.

Aos 20 minutos, Souza cobrou escanteio e o zagueiro Gabriel quase fez gol contra, mas a bola explodiu no travessão. Na sequência, a bola sobrou para Josimar, que bateu forte e Flávio fez grande defesa em dois tempos. O primeiro chute do América-MG ao gol aconteceu aos 28, quando Fábio Junior bateu forte nas mãos de Gilson.

A Macaca quase abriu o placar em grande jogada individual de Daniel Lovinho. O atacante deu um drible desconcertante em Gabriel e bateu para o gol, mas Flávio fez a defesa em dois tempos. Em mais uma boa jogada, Lovinho exigiu outra interceptação do goleiro mineiro. No último lance de perigo do primeiro tempo, Bruno Collaço cruzou na cabeça de Pablo Escobar, que desviou pela linha de fundo.

Intervalo
“Nós temos que fazer o nosso papel dentro de campo. Por isso não interessa em nada a vitória da Portuguesa. Precisamos conquistar o resultado positivo sem nos preocupar com os outros”, comentou o polivalente Guilherme na saída do gramado, despistando sobre uma possível mala branca da Portuguesa.

“A Ponte foi melhor realmente, criando duas oportunidades de gol. Nós fomos mal e pouco exigimos do goleiro deles. O apoio da torcida do América-MG tem sido fundamental para nós e vamos voltar do intervalo melhores em busca da vitória”, comentou o goleiro Flávio.


Começo eletrizante e na espera do apito final
Fazendo um grande barulho no Majestoso, a torcida do América-MG tentou empurrar o time no começo do segundo tempo, já que apenas 45 minutos separavam os mineiros da elite do Campeonato Brasileiro. Aproveitando falha da zaga adversária, Helton Luiz bateu com força e Gilson fez boa defesa, mas a resposta alvinegra não demorou.

Em contra-ataque, Daniel Lovinho tocou para Pablo Escobar que deixou Reis na cara do gol, mas o atacante acabou chutando em cima do goleiro Flávio e a bola foi pela linha de fundo. Na cobrança de escanteio, Souza colocou a bola na cabeça do artilheiro alvinegro, que mandou para fora. Muito movimentado, o Coelho quase abriu o placar.

Sheslon fez boa jogada individual e chutou para o gol, mas Gilson realizou uma linda defesa e salvou a Ponte Preta, levando os torcedores mineiros ao desespero. Depois de um começo bastante movimentado, o segundo tempo caiu de ritmo e passou a ficar mais concentrado no meio-campo. No entanto, o time campineiro partia para cima em busca da vitória.

A torcida do Coelho estava esperando apenas o apito final para comemorar o acesso à elite do Campeonato Brasileiro depois de nove anos. Após o apito final, os jogadores foram até os torcedores e comemoraram bastante no gramado do Moisés Lucarelli. Alguns torcedores mineiros chegaram a invadir o campo para comemorar.

Ficha Técnica

Ponte Preta 0 x 0 América-MG

Local: Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas-SP
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique-RJ (Fifa)
Público: 1.427 pagantes
Renda: R$ 17.945,00
Assistentes: Ricardo M. F. de Almeida-RJ e Rodrigo Pereira Joia-RJ
Cartões Amarelos: Mateus e Josimar (Ponte Preta); Otávio (América-MG)

Ponte Preta
Gilson; Guilherme; Diego Jussani, Naldo e Bruno Collaço; Jonata Escobar, Josimar, Souza (Galvão) e Pablo Escobar (Mateus); Reis (Richard Falcão) e Daniel Lovinho.
Técnico: Givanildo Oliveira.

América-MG
Flávio; Otávio, Preto e Gabriel; Sheslon, Dudu, Leandro Ferreira, Hélton Luiz (Thiago Silvy), Irênio (Nando) e Rodrigo; Fábio Júnior.
Técnico: Mauro Fernandes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário