domingo, 7 de novembro de 2010


Brasil supera Cuba e está a uma vitória da semi do Mundial

Em uma madrugada recheada de clássicos, o Brasil vs. Cuba foi uma das principais partidas deste domingo. Em situações bastante diferentes no Mundial de vôlei, a seleção brasileira superou as provocações cubanas em uma noite de Fabiana. A capitã chamou a responsabilidade no segundo set e foi indispensável na vitória por 3 sets a 1, parciais 23-25, 25-20, 25-13 e 25-18. Com o triunfo das meninas de Zé Roberto, a equipe caribenha tem poucas chances de avançar no torneio.

Líder do Grupo F, o Brasil contou com o brilho de sua central na hora da virada, com 15 pontos, e mais uma vez Sheilla foi a maior pontuadora da seleção, com 17 bolas no chão. Carcaces, do lado cubano, foi a principal jogadora, com 19 pontos no jogo.

Para garantir a classificação para a semfinal do torneio, a invicta equipe verde-amarela precisa de mais uma vitória na segunda fase do Mundial. O próximo desafio da seleção será a Alemanha na próxima terça-feira.

O jogo - Jogando de azul, o Brasil abriu três pontos de vantagem logo no início do set. Com um saque forte, a equipe brasileira anulou a recepção de Cuba, que não é das melhores no torneio. Apesar de um começo instável, as cubanas reagiram e abriram três pontos de vantagem sobre as brasileiras, após a falta de atenção da defesa verde-amarela em um ataque de Thaísa e um bloqueio em Natália.

Mais eficiente no bloqueio e também no ataque, as rivais dispararam no placar, parando a ponteira Natália, com quatro pontos de vantagem já no segundo tempo técnico. Fabíola tentou com Sheilla pela saída de rede, pelo fundo, mas a bola da oposta parava no forte bloqueio cubano. Apesar de ter aumentado o ritmo no final do set com Sheilla e Jaqueline, saindo de uma desvantagem de cinco pontos, o Brasil viu Cuba fechar o primeiro set, 25/23.

Diferente do primeiro set, o Brasil já começou com dois pontos de bloqueio, fundamento pouco eficiente no início da partida. A levantadora Fabíola apostou em jogadas mais rápidas com Fabiana e Jaqueline, que colocaram a bola no chão para por a seleção em vantagem na primeira parada técnica, com 8 a 5. Depois de um belo rali, o bloqueio da capitã mais uma vez deu moral à equipe brasileira, que foi para o segundo tempo técnico com 16 a 10. Virando praticamente todas as bolas, a central foi essencial no final do segundo set, vencido por 25/20.

No terceiro set, o ritmo brasileiro se manteve em alta. Aproveitando-se da bola de meio, Fabíola acionou Thaísa e Fabiana, que se tornou a jogadora de segurança da seleção. A resposta do Brasil às provocações de Cuba na rede se deram em quadra, com ataque na diagonal de Natália, para por o time brasileiro na frente no primeiro tempo técnico, 8 a 5. Com boa distribuição no levantamento, Thaísa, Jaqueline e Fabiana conduziram o Brasil na parcial, vencida com 12 pontos de vantagem.

Com uma recepção ruim no início do quarto set, o Brasil viu Cuba abrir 8 a 3. Com erros bobos de Cuba e uma ótima passagem de Sheilla no saque, a seleção virou a partida, 9 a 8. A partir daí, o jogo ficou mais equilibrado, com pontos para os dois lados. Ataques de Jaqueline e bloqueios de Sheilla deram força para o time de Zé Roberto, que foi em vantagem para a segunda parada técnica. Mesmo sem fazer uma grande apresentação, a ponteira foi essencial no final da partida, vencida com um 25/18.

Nenhum comentário:

Postar um comentário