sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Federação chilena de futebol convoca novas eleições para janeiro

A Associação Nacional de Futebol Profissional do Chile (ANFP) convocou nesta sexta-feira para o dia 7 de janeiro novas eleições para a Presidência do organismo, após a inabilitação do empresário espanhol Jorge Segóvia, vencedor do pleito realizado no mês passado.

A ANFP afirmou em comunicado que a convocação responde ao que foi exigido pelo Tribunal de Honra, que nesta terça-feira ratificou a inabilitação de Segóvia e anunciou a realização de novas eleições.

O Tribunal estimou que o presidente eleito, dono do Unión Española, transgrediu um artigo do estatuto da Associação que proíbe que seus dirigentes possuam empresas que mantenham contratos com a própria ANFP ou com algum de seus clubes afiliados.

Segóvia mantém contratos entre o Unión e a Universidade SEK, da qual também é proprietário.

Nesse sentido, a entidade que rege o futebol chileno indicou nesta sexta que a atual direção, liderada por Harold Mayne-Nicholls, adotará "todas as medidas que estime necessárias para zelar pela transparência e pelo respeito de todos que têm legítimo direito a ocupar cargos" na equipe que a sucederá.

Em resposta à sua inabilitação, Segóvia apresentou nesta quinta-feira uma lista de 25 dirigentes da ANFP e de clubes chilenos que, segundo ele denuncia, transgridem o mesmo artigo do estatuto.

Entre os dirigentes que o empresário espanhol sugere que estejam inabilitados, se encontram o próprio Mayne-Nicholls e o ex-jogador Marcelo Salas, presidente do Unión Temuco, da segunda divisão.

Em resposta, a ANFP prometeu que todas as denúncias apresentadas por Segóvia "serão devidamente analisadas com total zelo profissional" e que "serão adotadas a respeito delas as decisões que correspondam em estrita aplicação dos Estatutos e Regulamentos que nos regem".

No próximo dia 16, será realizado um Conselho de Presidentes no qual os dirigentes deverão estudar nomes de candidatos para presidir a ANFP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário