terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Atual campeão, Sainz destaca desafios do Rali Dakar

Campeão do Rali Dakar de 2009, Carlos Sainz prefere manter a cautela na semana que antecede o início da prova. O piloto, que venceu as quatro provas de rali que disputou com a Volkswagen, acredita que não é favorito na Argentina e ressaltou que as etapas no deserto são trapaceiras.

"Ao longo da minha carreira no Campeonato Mundial de Rali, se há uma lição importante que eu aprendi foi esta: você tem que encarar os desafios com o maior respeito e sempre ser modesto", afirmou Sainz, que chamou atenção para a dificuldade das etapas na areia.

"As etapas de dunas no deserto do Atacama serão novamente um desafio único", disse. "A areia nos ralis cross country representou a maior mudança para mim, porque antes eu pilotava centenas de quilômetros no asfalto. Você tem que sentir e ler a areia todos os dias e você deve confrontar as dunas com respeito", comentou.

Para Sainz, para se dar bem na areia, o piloto também tem que contar com a sorte, uma vez que um simples movimento para a direita ou para a esquerda pode ser decisivo, tanto positivamente quanto negativamente.

"Ninguém sabe o que está por trás da duna, e é por isso que eu tenho gravada no nosso cockpit a seguinte frase: 'você não pode ver através da areia'. Dois mais dois não necessariamente é quatro no deserto", concluiu.

O Rali Dakar tem início no dia 1º de janeiro, em Buenos Aires, na Argentina, e também passará pelo Chile. Nos anos anteriores, a prova passou pela África e pela Europa, tendo como palco em 2011 a América do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário