terça-feira, 28 de dezembro de 2010

2010 marcou 10 anos de Guga no topo do ranking; relembre

O ano de 2010 foi marcante também para um dos maiores atletas da história do Brasil. Em dezembro, Gustavo Kuerten comemorou 10 anos de ter atingido o ápice do mundo do tênis ao vencer Andre Agassi na final da Masters Cup de Lisboa e se tornar número 1 do mundo.

Para celebrar, o ex-tenista catarinense organizou um amistoso contra o mesmo Andre Agassi, no ginásio do Maracanãzinho, no mês de dezembro. Em quadra, Agassi, visivelmente fora de forma, e Guga protagonizaram um duelo com bons lances vencido pelo brasileiro em dois sets, parcias de 7-5 e 7-6.

Depois da partida, Guga recebeu homenagens com a presença de Larri Passos, seu ex-técnico, e de seus familiares. Às lágrimas, o tenista agradeceu a todos. "Obrigado, galera. O mais bacana é poder hoje, como foi em Lisboa, ter as pessoas que mais amo do meu lado. Eu me sinto bastante agraciado não só pelo que conquistei há dez anos, mas por viver tudo novamente ao lado desta torcida, que sempre me deu tanta força", disse, depois de assistir a um vídeo com grandes momentos da carreira.

Após ser homenageado, Guga se divertiu e subiu no palco para arriscar cantar junto com o roqueiro Frejat a música “Pro dia nascer feliz”, sucesso do Barão Vermelho nos anos 80 e uma de suas músicas favoritas.

Há 10 anos atrás...

Gustavo Kuerten chegou à Masters Cup de Lisboa como número 2 do mundo e precisando vencer a competição, além de torcer para o número 1 Marat Safin chegar no máximo até a semifinal. Fato improvável para o brasileiro, que jamais havia ganhado um torneio seque na quadra rápida em que seria disputada a competição.

Logo de cara, Guga enfrentou Andre Agassi e foi derrotado. O brasileiro começou mal a competição e ainda por cima contraiu uma lesão no quadril que o fez jogar o restante da competição com uma proteção na região prejudicada.

Depois do revés inicial, o brasileiro precisaria ser perfeito dali para frente no torneio para manter vivo o sonho de ser número 1 do mundo. E com vitórias sobre Magnus Norman e Yevgeny Kafelinikov o brasileiro se classificou para as semifinais.

Com a derrota de Safin para Agassi na semifinal, a janela se reabriu para Guga se tornar número 1 do mundo. O brasileiro conseguiu uma incrível virada contra Pete Sampras para garantir a vaga na final.

Na grande decisão, Guga enfrentou Andre Agassi. E com uma performance soberana, venceu o norte-americano e entrava para a história do esporte brasileiro e mundial ao se tornar número 1 do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário