quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Carta da Fifa ao DF dá esperança a Brasília de receber abertura, diz jornal

O jogo de abertura da Copa do Mundo de 2014, no Brasil, ainda não tem local definido, apesar de todas as indicações de que será no Itaquerão, futuro estádio do Corinthians. E o governo do Distrito Federal se animou ao receber uma carta assinada pela Fifa em que a entidade máxima do futebol mundial deixa claro que nenhuma decisão ainda foi tomada.

Segundo reportagem publicada na edição desta quinta-feira do jornal Folha de S.Paulo, o Itaquerão ainda não pode ser considerado oficialmente o palco do primeiro jogo do Mundial daqui a quatro anos.

“Fique seguro que nenhuma decisão final foi tomada. É importante esclarecer, entretanto, que a decisão da abertura vai ser tomada em definitivo pelo comitê local. Estamos confiantes que todos os pontos fundamentais vão ser levados em conta antes”, diz o texto assinado pelo secretário-geral da Fifa, Jérome Valcke.

A carta foi enviada diretamente ao governador do Distrito Federal, Rogério Rosso (PMDB), 14 dias depois de o governador eleito, Agnelo Queiroz (PT), ter anunciado a redução da capacidade do novo estádio que será construído em Brasília para 40 mil lugares. O novo projeto poderia reduzir o preço da arena em até R$ 300 milhões – a versão inicial custava R$ 700 milhões, com um estádio para 70 mil lugares.

O Comitê Organizador Local (COL), presidido por Ricardo Teixeira, um dos maiores entusiastas da abertura da Copa no Itaquerão, confirmou ao jornal que não existe decisão final da Fifa a respeito do jogo inicial do torneio, mas adotou um discurso claramente favorável à futura arena do Corinthians.

“Não existe uma decisão final, existe um indicativo de que a abertura será no Itaquerão, caso cumpra todos os requisitos. Será uma decisão conjunta da Fifa e do comitê local “, afirmou Rodrigo Paiva, membro do COL.

Além do Itaquerão e do estádio de Brasília, nos bastidores se fala muito na postulação do Mineirão, em Belo Horizonte, para receber a abertura do Mundial. Além do Maracanã, no Rio, que será o palco da final da Copa e poderia abrigar também o primeiro jogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário