quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Após maratona de 4h36min, Bellucci perde para tcheco e dá adeus ao Australian Open

O tenista brasileiro Thomaz Bellucci está eliminado do Australian Open. Na madrugada desta quinta-feira (horário de Brasília), o 30º colocado do ranking mundial foi derrotado em uma batalha de 4h36min pelo tcheco Jan Hernych, número 241 do planeta, por 3 sets a 2, com parciais de 6-2, 6-7 (11-13), 6-4, 6-7 (3-7) e 8-6.

Na próxima rodada da competição, o algoz do brasileiro terá pela frente o sueco Robin Soderling, favorito e número 4 do ranking mundial, que despachou Gilles Muller, de Luxemburgo, em outro duelo nesta quinta-feira.

Leia Mais

VÍDEO: Nadal dá novo show e chega à 3ª rodada com só quatro games perdidos
VÍDEO: Clijsters volta a vencer com facilidade e avança à terceira rodada
Veja todos os resultados do quarto dia do Grand Slam australiano
Após batalha e perdendo de muito, Nalbandian abandona o Australian Open
Chinesa surpreende e elimina Jankovic, que crê em volta ao topo mundial
VÍDEO: Stosur bate russa e segue na briga pelo título em Melbourne
VÍDEO: Cabeça de chave nº 13, Tsonga derrota italiano e avança em Melbourne
VÍDEO: Sem dificuldades, Murray derrota ucraniano e pega García-Lopez na 3ª rodada em Melbourne
VÍDEO: Del Potro não resiste a Baghdatis, que pega Melzer na 3ª rodada do Australian Open

Na partida contra Hernych, Bellucci cravou 25 aces e teve chances de fechar no quinto e decisivo set, mas desperdiçou break points em dois games. O tenista tcheco, por sua vez, converteu em duas das três oportunidades que teve. Ao todo, o brasileiro teve 17 break points, dos quais converteu apenas quatro, enquanto Hernych fez oito de 15.

Thomaz Bellucci não foi bem no primeiro set e demorou a entrar no jogo. Logo no segundo game, o número 1 do Brasil teve o seu serviço quebrado e voltou a errar no saque do quarto game, deixando que o adversário abrisse 5 games a 0 sem maiores dificuldades. Bellucci acabou evitando o "pneu" e devolveu uma das quebras, mas perdeu o serviço no oitavo e último game.

No segundo set, o brasileiro melhorou o saque e teve um aproveitamento de 72%, desta vez não cedendo nenhum break point. Entretanto, sem ameaçar o serviço do rival, a decisão foi para o tie-break, e Bellucci abriu 4-1, depois 5-4, mas desperdiçou várias chances. Hernych perdeu três oportunidades de fechar, até que o brasileiro venceu por 13-11 e empatou o jogo.

O saque voltou a ser um problema sério para Thomaz Bellucci no terceiro set, e o brasileiro cedeu break points nos três primeiros games, sendo quebrado no segundo por Hernych, que abriu 3 a 1. Mas o brasileiro empatou, devolvendo a quebra no sexto game. Entretanto, o tenista tcheco logo retomou as ações, cravou outra quebra no nono game e fechou em 6-4.

O quarto set também foi equilibrado e, após ver o adversário abrir 3 a 1, Bellucci se recuperou no sexto game, assim como no set anterior, e deixou tudo igual de novo. Em outro tie-break, o brasileiro abriu vantagem após conquistar o primeiro mini-break, fez 7-3 e forçou o quinto e decisivo set.

Na última parcial, Bellucci teve break points no primeiro e no terceiro games, mas errou novamente e perdeu as chances. Hernych respondeu rápido, quebrou o adversário e fez 3 a 1. Em seguida, Bellucci venceu no saque do rival e diminuiu a desvantagem, mas os breaks perdidos no início do set fizeram muita falta.

No 14º game, o brasileiro sacou em 15-40, com dois match points para o rival tcheco. Bellucci conseguiu salvar o primeiro, mas não evitou a derrota em seguida e se despediu de forma melancólica do primeiro Grand Slam da temporada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário