sábado, 18 de dezembro de 2010

Internazionale joga pelo trimundial contra o surpreendente Mazembe

Neste sábado, às 15 horas (horário de Brasília), o mundo do futebol terá um novo dono. Depois da Espanha vencer a Copa do Mundo em 2010 pela primeira vez, TP Mazembe, do Congo, perto de um feito histórico, e Internazionale de Milão, da Itália, em busca do tri, duelam em Abu Dhabi para definir o campeão do Mundial de Clubes da Fifa de 2010. Para isso, as duas equipes terão que quebrar tabus, assim como fez a Fúria, na Copa.

O Mazembe, representante da África no Mundial, já fez história só por estar na final da competição. Pela primeira vez um clube fora do eixo Europa-América do Sul chegou a esta fase do Mundial de Clubes. Agora, a equipe precisará quebrar o tabu de ser o primeiro clube de outro continente a conquistar o principal torneio do planeta.

A equipe congolesa já é a principal zebra da competição e pode ser considerado um vencedor só pelo fato de ter passado pelo Internacional-RS nas semifinais. A equipe derrotou na última terça-feira os brasileiros por 2 a 0, com gols de Kaluyituka e Kabungu, dois dos grandes destaques da equipe africana.

Para tentar surpreender o mundo e se tornar o primeiro africano campeão mundial, o Mazembe também conta com o irreverente goleiro Robert Kidiaba, que tem sido um dos destaques da equipe, não só pela dança que apresentou durante as partidas do torneio, mas, também, pelas defesas importantes que fez, principalmente na partida contra o Inter.

O Tout Puissant (todo poderoso, em francês) esbanja confiança para a partida diante dos italianos. "Eu joguei contra o Eto'o quando Camarões e Congo se encontraram na Copa Africana de Nações e ele não fez nada naquela partida. Conseguimos segurá-lo e ele não marcou. Faremos isso de novo na final. Nós acreditamos que nada é impossível no futebol, por isso nós estamos confiantes que podemos vencer", afirmou Kabungu.

Pelo lado da Internazionale, que conta com um amplo favoritismo sob suas costas, o tabu é do próprio clube. A equipe, uma das principais da Itália e atual pentacampeã de seu país, venceu o último campeonato intercontinental há 45 anos, quando bateu o Independiente, da Argentina, na decisão da Copa Intercontinental.

Nas semifinais, a Inter tomou a derrota do xará brasileiro como exemplo para não ser surpreendida pelo Seongnam, da Coreia do Sul, que já havia goleado a equipe dona da casa, o Al Wahda, na fase anterior. Com um gol no início de Stankovic, o time europeu teve tranquilidade para fazer 3 a 0 nos asiáticos.

Além do sérvio, os principais nomes da equipe italiana são os atacantes Samuel Eto'o e Diego Milito. O segundo, inclusive, foi um dos destaques na vitória diante do Seongnam, com um gol e uma assistência. Como o holandês Sneijder fica fora com uma lesão muscular, o brasileiro Thiago Motta deve ser titular. Além de Motta, Júlio César, Maicon e Lúcio são outros brasileiros que devem estar em campo pelos atuais campeões europeus.

Ao contrário dos adversários, a Internazionale, através do seu técnico Rafa Benítez, preferiu a cautela ao falar do jogo. "Sabemos que eles são um grande time, eles trabalharam duro e têm alguns jogadores que podem fazer a diferença. O Pachuca e o Internacional jogaram bem contra eles e perderam, por isso, temos que estar 100% focados", disse o treinador.

FICHA TÉCNICA
TP MAZEMBE X INTERNAZIONALE

Local: Zayed Sports City, em Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos)
Data: 18 de dezembro de 2010, sábado
Horário: 15 horas (horário de Brasília)
Árbitro: Yuichi Nishimura (Japão)
Assistentes: Toshiyuki Nagi e Toru Sagara (ambos do Japão)

TP MAZEMBE: Kidiaba; Nkulukuta, Kimwaki, Mihayo e Kasusula; Ekanga, Bedi, Sunzo (Kasongo); Kabangu, Singuluma e Kaluyituka.
Técnico: Lamine N'Diaye

INTERNAZIONALE: Júlio César; Maicon (Chivu), Lúcio, Córdoba e Zanetti; Thiago Motta (Sneijder), Cambiasso, Stankovic e Pandev; Diego Milito e Eto´o
Técnico: Rafa Benítez

Nenhum comentário:

Postar um comentário