sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

'Casa argentina', Inter terá primeiro técnico brasileiro com Leonardo

Leonardo chega à Internazionale para ser o primeiro técnico brasileiro da história de um clube acostumado a ter argentinos no comando do seu futebol. Dois ‘hermanos’ já haviam ocupado o cargo de treinador da equipe antes da chegada de Leonardo.

Um deles foi Helenio Herrera, recordista em número de partidas pela Inter como técnico e personagem marcante da história interista. Herrera, argentino naturalizado francês, treinou os ‘nerazzurri’ entre 1960 e 1968 em sua primeira passagem pela Itália.

Leia Mais

Internazionale se antecipa e anuncia Leonardo como seu novo técnico
No Milan, Leonardo teve maus resultados e briga com Berlusconi

Neste período, conquistou três Campeonatos Italianos e as duas primeiras Champions League da equipe – a outra só foi ser vencida em 2010. Depois de estar à frente da Roma entre 1968 e 1973, Herrera ainda teve uma rápida passagem pelo time de Milão em 1973. Ao todo, foram 366 jogos pela Inter, 133 a mais que o segundo colocado em número de partidas, Giovanni Trapattoni.

Hector Cúper. o outro argentino a ter treinado a Internazionale, esteve no clube recentemente. Cúper comandou a equipe em um período difícil e deixou o cargo sem nenhum título. Seu feito mais notório foi ter sido responsabilizado pela saída do hoje corintiano Ronaldo para o Real Madrid. O relacionamento entre eles, segundo o brasileiro, não era bom.

Se o histórico de brasileiros no banco de reservas da Inter é nulo, pelo menos Leonardo vai ter como facilitador o fato de encontrar diversos compatriotas entre seus futuros jogadores. Até pouco tempo predominantemente argentina, hoje a equipe milanesa tem mais atletas do Brasil: são seis – Júlio César, Lúcio, Thiago Motta, Maicon, Philippe Coutinho e Mancini – contra quatro ‘hermanos’ – Zanetti, Cambiasso, Milito e Samuel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário