segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Retrospectiva: Stock e MotoGP têm títulos inéditos, e Indy ensaia dinastia; veja campeões

Não foi apenas a Fórmula 1 que teve um campeão inédito, desafiando suas tradicionais forças, em 2010. Na Stock Car, maior categoria do automobilismo brasileiro, e na MotoGP, topo do motociclismo mundial, o título também foi para pilotos que – como Sebastian Vettel – não eram considerados favoritos no início da disputa.

Na Stock Car, Max Wilson chegou ao campeonato após disputa emocionante com Cacá Bueno, tricampeão da categoria. Depois de 12 etapas disputadas, a diferença entre o campeão e o vice foi apenas de um ponto. Mas, em que pese a disputa acirrada pelo título, a temporada foi marcada por polêmicas.

A primeira grande confusão aconteceu em setembro, na etapa de Campo Grande, quando cinco pilotos foram desclassificados após o fim da prova. Ainda em Campo Grande, Cacá Bueno foi acusado de favorecer o irmão Popó, de outra equipe, para que ele também conseguisse uma vaga nos playoffs que decidem o título.

Um mês depois, em Santa Cruz do Sul, nada menos que 12 pilotos, incluindo os três primeiros colocados na prova, foram desclassificados, devido a uma falha no sistema de comunicação para a entrada e saída nos boxes. Apesar de muitas reclamações, o resultado com as punições foi mantido.

Lorenzo conseguiu completar todas as provas do ano, sempre entre os quatro primeiros
Crédito da imagem: Divulgação/MotoGP

Jorge Lorenzo conseguiu algo que nenhum de seus dois principais concorrentes - Dani Pedrosa e Valentino Rossi - conseguiu em 2010: disputar todas a provas do Mundial de MotoGP. Enquanto os rivais tiveram problemas com acidentes, curiosamente uma marca da carreira de Lorenzo, o espanhol sobreviveu durante todo o ano.

E não bastasse a perícia para ficar longe de confusões, ele ainda teve competência para vencer nove provas e subir ao pódio em 16 das 18 corridas do Mundial. Aos 23 anos, Lorenzo mostrou que deve ser o grande adversário de Rossi nas próximas temporadas. Ainda mais porque, correndo na Ducati, o italiano deve encontrar uma nova motivação para a carreira.

Indy acelera na Marginal do Tietê e vê Franchitti levar mais uma

Com os pilotos brasileiros longe da disputa pelo título, a grande atração da Indy envolvendo o país em 2010 foi a corrida que abriu a temporada. Depois de muitas dúvidas e falhas técnicas - como o asfalto escorregadio - os carros da categoria aceleraram a 300 km/h na Marginal do Tietê e na pista do sambódromo do Anhembi.

A vitória na prova paulistana ficou com o australiano Will Power, maior vitorioso do ano com cinco primeiros lugares. Mas o campeão a acabou sendo o escocês Dario Franchitti, que venceu três provas na temporada, incluindo as 500 Milhas de Indianapolis. Com três títulos nos últimos quatro anos, Franchitti já impõe um domínio jamais visto na história recente da categoria. Detalhe: em 2008, ele não disputou o campeonato, pois trocou os monopostos pela Nascar.

Veja a lista dos principais campeões nos esportes a motor em 2010

Internacional

Fórmula 1 - Sebastian Vettel (ALE)
Indy – Dario Franchitti (ESC)
GP2 – Pastor Maldonado (VEN)
GP2 Asia – Davide Valsecchi (ITA)
Fórmula 2 – Dean Stoneman (GBR)
Indy Lights – Jean Karl Vernay (FRA)
F-3 Europeia – Edoardo Mortara (ITA)
F-3 Inglesa – Jean-Eric Vergne (FRA)
Mundial de Rali – Sebastien Loeb (FRA)
Nascar Sprint Cup – Jimmy Johnson (EUA)
FIA GT1 – Michael Bartels (ALE)/Andrea Bertolini (ITA)
MotoGP – Jorge Lorenzo (ESP)
Moto2 – Toni Elias (ESP)
125cc – Marc Márquez (ESP)
Superbike – Max Biaggi (ITA)

Nacional

Stock Car – Max Wilson
Fórmula Truck – Roberval Andrade
Fórmula 3 – Yann Cunha
Mini Challenge – Patrick Gonçalves
Copa Montana – Diogo Pachenki
Porsche GT3 Cup 997 – Ricardo Rosset
Fórmula Future – Nicolas Costa
Trofeo Linea – Cacá Bueno

Provas especiais e comemorativas

500 Milhas de Indianápolis – Dario Franchitti (ESC)
24 Horas de Le Mans – Mike Rockenfeller (ALE)/Timo Berhard (ALE)/Romain Dumas (FRA)
24 Horas de Nurburgring – Jorg Muller (ALE)/Augusto Farfus (BRA)/Uwe Alzen (ALE)/Pedro Lamy (POR)
Corrida dos Campeões – Filipe Aburquerque (POR)
GP de Macau de F-3 – Edoardo Mortara (ITA)
Masters de F-3 – Valtteri Bottas (FIN)
Desafio das Estrelas – Lucas di Grassi (BRA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário