segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Veículos europeus que competirão no Rali Dacar são apresentados

Mais de 400 veículos que competirão no Rali Dacar Argentina-Chile 2011 foram apresentados nesta segunda-feira nos arredores de Buenos Aires, enquanto avança uma ampla operação nas principais avenidas portenhas devido ao início da competição no próximo sábado.

Ao todo, 436 veículos de competição procedentes da Europa, mais outros cem que farão a assistência e organização começaram a ser exibidos nesta segunda-feira na cidade na província de Buenos Aires de Lima, a 100 quilômetros ao norte da capital argentina, precisaram à Agência Efe porta-vozes oficiais.

A partir deste local, as motos, os quadriciclos e automóveis que participarão entre 1º e 16 de janeiro do rali serão transferidos para o centro portenho de exposições La Rural, onde será feita a verificação e exibição prévia à corrida, que pela terceira vez consecutiva será realizado entre Argentina e Chile.

"Calculamos que vamos ter o mesmo ou mais êxito que no ano passado. Estão chegando participantes de 41 nacionalidades. E esperamos uma grande repercussão midiática do país, que é o valor mais importante", previu nesta segunda-feira o secretário de Turismo argentino, Enrique Meyer.

O funcionário disse que o Governo argentino espera superar este ano "a despesa gerada pelo percurso", que em 2010 alcançou os US$ 175 milhões. Enquanto isso, as autoridades iniciaram uma operação em Buenos Aires que incluirá o fechamento de ruas e avenidas, entre estas a central 9 de Julio, a partir de onde partirão os veículos no próximo sábado, em meio a um amplo esquema de segurança.

O rali Dacar, que sairá e chegará a Buenos Aires, terá 13 etapas, uma menos que na passada edição, e transcorrerá pelo norte da Argentina e Chile. A corrida passará pelos territórios fronteiriços da Bolívia e Peru, países que em um futuro próximo podem sediar o rali - embora não esteja descartado um retorno à África -, segundo explicou o diretor da prova, Etienne Lavigne.

Os pilotos partirão de Buenos Aires em 1º de janeiro e a partir da capital argentina seguem em direção ao norte do país, onde deixarão para trás cidades como Victoria, Córdoba, San Miguel de Tucumán e San Salvador de Jujuy, em uma edição que passará por cinco novas províncias argentinas.

A fronteira com o Chile será cruzada por "El Paso de Jama", que levará os pilotos até o Deserto do Atacama, protagonista principal em anteriores edições, e que Lavigne definiu como "o coração do Dacar".

O tradicional dia de repouso da caravana será realizado nesta ocasião na cidade chilena de Arica, na fronteira com o Peru, e, depois, a travessia se deslocará por territórios como Iquique, Antofagasta e Copiapó. A passagem de San Francisco voltará a marcar o retorno em direção às terras argentinas, por um trajeto menos complicado para os pilotos, até a chegada a Buenos Aires.

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