segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Retrospectiva: relembre as 19 provas do Mundial com as corridas do ano

A temporada de 2010 da Fórmula 1 entrará para a história pela consagração de Sebastian Vettel. Mas o ano do sexagésimo aniversário da principal categoria do automobilismo teve muito mais.

Por isso, o ESPN.com.br separou 19 imagens - uma de cada etapa do Mundial - que resumem o que foi o campeonato.

14/03 – GP do Bahrein (Sakhir)

Fernando Alonso estreia pela Ferrari com vitória. No pódio, o espanhol celebra a realização de seu maior sonho: correr pela equipe italiana.

28/03 – GP da Austrália (Melbourne)

Jenson Button ousa na estratégia e conquista sua primeira vitória na McLaren; em terceiro, Massa assume a liderança do campeonato, mesmo sem liderar uma única volta.

04/04 – GP da Malásia (Sepang)

Depois de sofrer nas duas primeiras corridas da temporada, Sebastian Vettel enfim fez valer a superioridade de sua Red Bull e conquistou o terceiro GP de 2010.

18/04 – GP da China (Xangai)

A McLaren não tinha o melhor carro, mas Button mostrava grande fase na escolha de sua estratégias. Na China, ele repetiu o que já havia feito na Austrália, assumindo a ponta do Mundial.

09/05 – GP da Espanha (Barcelona)

O GP da Espanha, como manda a tradição, teve poucas emoções. Mark Webber largou na pole e se manteve à frente no fim da reta, chegando à primeira vitória no ano.

16/05 – GP de Mônaco (Monte Carlo)

Em Mônaco, Webber manteve a boa fase e alcançou mais uma vitória, assumido a liderança do campeonato ao lado do companheiro Sebastian Vettel. Após a prova, a dupla da Red Bull festejou na piscina.

30/05 – GP da Turquia (Istambul)

Os dois pilotos da Red Bull chegaram à sétima prova do campeonato dividindo a liderança do Mundial. E a rivalidade entre Webber e Vettel ficou clara quando os dois bateram enquanto disputavam a primeira posição na corrida. Lewis Hamilton herdou a vitória.

13/06 – GP do Canadá (Montreal)

Depois de herdar a vitória na Turquia, Hamilton voltou a vencer no Canadá, desta vez com todos os méritos. Com a segunda vitória no ano, o inglês assumiu a liderança do campeonato, seguido pelo companheiro Jenson Button.

27/06 – GP da Europa (Valência)

O maior susto de toda a temporada aconteceu na oitava volta do GP da Europa, em Valência. Na tentativa de ultrapassar a Lotus de Heikki Kovalainen, Mark Webber chocou-se com o carro do finlandês e decolou. Os dois pilotos nada sofreram, apesar do acidente espetacular.

11/07 – GP da Inglaterra (Silverstone)

A disputa na Red Bull entre Webber e Vettel já estava aberta desde a Turquia, mas foi na Inglaterra que o australiano se rebelou. Depois de vencer, disse no rádio "Nada mal para um segundo piloto". No pódio, vibrou como nunca.

25/07 – GP da Alemanha (Hockenheim)

Assistindo à polêmica na Red Bull, a Ferrari não quis deixar dúvidas sobre quem seriam seu primeiro e segundo pilotos. No GP da Alemanha, a equipe deu ordem para que Felipe Massa abrisse passagem para a vitória de Fernando Alonso. Foi a nota negativa na temporada.

01/08 – GP da Hungria (Hungaroring)

O GP da Hungria teve nova vitória de Mark Webber, acirrando ainda mais a rivalidade com Vettel. Mas o destaque da prova foi uma rixa antiga: a briga de Rubens Barrichello e Michael Schumacher pela décima colocação. Mesmo espremido contra o muro, o brasileiro levou a melhor.

29/08 – GP da Bélgica (Spa-Francorchamps)

Além de vencer a disputa com Schumacher na Hungria, Rubens Barrichello teve mais motivos para comemorar no GP da Belgica, quando a Fórmula 1 voltou de suas férias do verão europeu. Em Spa-Francorchamps, o brasileiro comemorou a marca de 300 corridas com festa no box da Williams.

12/09 – GP da Itália (Monza)

Quando chegou a Monza para sua primeira corrida em casa como piloto da Ferrari, Fernando Alonso já era idolo dos tiffosi. Depois da vitória, que o recolocava na briga pelo título, o espanhol entrou de vez no coração da fanática torcida.

26/09 – GP de Cingapura (Cingapura)

Embalado pela vitória na casa ferrarista, Fernando Alonso dominou o fim de semana em Cingapura e venceu, seguido por Vettel e Webber. Com as McLaren em queda, o trio começava a se mostrar mais forte na disputa pelo título.

10/10 – GP do Japão (Suzuka)

A Red Bull voltou a ser dominante no GP do Japão e fez nova dobradinha com Vettel e Webber. O alemão, com a vitória, chegou à segunda colocação no Mundial, empatado com Fernando Alonso; o australiano era o líder até então, com três provas para o fim.

24/10 – GP da Coréia do Sul (Yeongam)

O histórico primeiro GP da Coreia do Sul foi marcado por desorganização e correria nos preparativos para a prova. Mas a foto clássica do fim de semana foi tirada antes dos treinos livres: os cinco candidatos ao título, número inédito naquela altura do campeonato. Na pista, Alonso venceu e tornou-se líder e favorito.

07/11 – GP do Brasil (Interlagos)

A Fórmula 1 chegou a Interlagos com uma grande pergunta: a Red Bull iria usar jogo de equipe para ajudar Mark Webber na disputa contra Fernando Alonso? A resposta foi não. Sebastian Vettel venceu, com o companheiro em segundo. Uma decisão que se provaria correta uma semana depois.

14/11 – GP dos Emirados Árabes (Abu Dhabi)

Sebastian Vettel chegou à última corrida em terceiro no campeonato, atrás de Fernando Alonso e Mark Webber. Mas o alemão fez a sua parte, contou com rivais pouco inspirados e ficou com o título.

Nenhum comentário:

Postar um comentário