quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Bellucci vê ano positivo e projeta evolução no 2º semestre de 2011

Com apenas 22 anos, Thomaz Bellucci conquistou seu segundo título na carreira, chegou perto do top 20 do ranking mundial e jogou as oitavas de final de Roland Garros, entre outros feitos. Já em pré-temporada, o jovem vê 2010 de maneira positiva e projeta uma evolução nos torneios de quadra rápida do segundo semestre de 2011.

"Acho que foi bom, melhor que o ano passado. Comecei jogando muito bem nas quadras de saibro e tive um ano excelente até julho. No segundo semestre, cai um pouquinho, o que é normal e mostra que preciso melhor no piso rápido, mas foi uma boa temporada, a primeira em que joguei todos os torneios grandes", afirmou.

Bellucci conquistou seu único título em 2010 logo em fevereiro, no ATP 250 de Santiago, com direito a vitória na semifinal sobre o local Fernando Gonzalez, então 11º do mundo e tetracampeão no Chile. Embalado, o brasileiro figurou no 21º lugar do ranking mundial divulgado no dia 26 de julho.

"O título de Santiago foi muito importante. Ganhei do Gonzalez, que quase nunca perde lá e já ganhou o torneio várias vezes. Foi uma semana ótima. A conquista do ranking também foi boa, quase ter entrado entre os 20. Cheguei muito perto", afirmou Bellucci, superado entre os brasileiros apenas por Guga, ex-número 1 do mundo.

No segundo semestre, no entanto, o jovem caiu de rendimento, o que motivou o final da parceria com o técnico João Zwetsch. Nos oito torneios da ATP disputados pelo brasileiro desde agosto, todos em piso duro, ele não conseguiu passar da segunda rodada e perdeu metade na estreia, além de abandonar diante do indiano Somdev Devvarman na Copa Davis.

"É uma coisa que preciso melhorar em 2011. Joguei muitos torneios na quadra rápida e ainda não tive os mesmos resultados do saibro. Mas acho que tenho tudo para melhorar isso. Espero ser mais regular e fazer melhores resultados no segundo semestre do ano que vem", afirmou.

O brasileiro inicia a próxima temporada no ATP 250 de Auckland e em seguida parte para o Aberto da Austrália, primeiro Grand Slam da temporada. Depois de encontrar o norte-americano Andy Roddick, então número 7 do mundo, logo na segunda rodada no torneio de 2010, Bellucci espera chegar mais longe.

"Nesse ano saio como cabeça de chave, e é uma vantagem grande não pegar os melhores nas primeiras rodadas. Espero fazer um torneio ainda melhor. Tenho que realizar uma pré-temporada legal para disputar um bom campeonato na Austrália", disse o tenista, que não pretende jogar a chave de duplas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário