domingo, 12 de dezembro de 2010

Barcelona dá mais um show e goleia Real Sociedad com 'obras-primas' de Messi

O Barcelona deu mais um show neste domingo. Pressionado pela vitória do Real Madrid sobre o Zaragoza, o clube catalão precisava dos três pontos contra a Real Sociedad para manter a vantagem de dois que o separa do maior rival no Campeonato Espanhol. E o que se viu no Camp Nou não foi apenas uma vitória.

Como tem feito durante toda a temporada – com exceções que só servem para confirmar a regra – o Barcelona arrasou o rival. Venceu a Real Sociedad por 5 a 0, com domínio da posse de bola, belos gols e mais uma grande atuação do trio que concorre ao prêmio de melhor do mundo. Messi, Xavi e Iniesta desequilibraram mais uma vez.

Leia Mais

VÍDEO: Real Madrid vence lanterna Zaragoza fora e pressiona Barcelona
Espanyol cai para o Athletic Bilbao e perde chance de assumir terceiro lugar
Agüero faz dois belos gols, e Atlético de Madri vence o La Coruña
Diego Alves pega pênalti, Almería vence Sevilla fora e respira

Mas os três melhores do mundo não estiveram sozinhos. Foi justamente de um dos coadjuvantes o primeiro gol. Se é que se pode chamar David Villa, um dos melhores atacantes do mundo, de coadjuvante. Talvez só no Barcelona.

Logo aos 9 minutos de partida, Xavi recebeu na intermediária e passou para Messi. Com dois toques, o argentino lançou Pedro, que tocou de primeira para Villa. Na frente do gol, o artilheiro da seleção espanhola só teve o trabalho de empurrar para a rede.

Como de hábito, o Barcelona dominava as ações. A marcação forte no meio-campo mal permitia à Real Sociedad levar perigo à meta de Valdés. E as trocas de passes envolviam o adversário.

Foi assim, em uma das trocas de passe que fazem o futebol parecer fácil, que o Barcelona chegou ao segundo gol. A jogada começou com o brasileiro Daniel Alves, pela direita. O lateral encontrou Andrés Iniesta na entrada da área. Então, o meia tocou para Pedro, que fez o pivô e devolveu para Iniesta, já à frente da defesa, chutar cruzado, sem chances para o goleiro Bravo.

Mas o Barcelona guardou sua obra-prima para o primeiro minuto da etapa final. Xavi recebeu no círculo central e passou para Messi na lateral-direita. O brasileiro Daniel Alves se aproximou e recebeu o passe do argentino. De primeira, devolveu a bola ao melhor do mundo em 2009.

Messi, em dois toques, devolveu ao lateral que, também em dois toques, passou novamente para o argentino. Então, Messi avançou por entre três defensores, entrou na área e tocou novamente para Daniel Alves. De primeira, na marca do pênalti, o brasileiro devolveu para o argentino. A tabela fantástica acabou no terceiro gol do Barcelona. A torcida no Camp Nou aplaudiu de pé.

Parecia que o Barcelona não poderia fazer mais nada de tão alto nível. Mas a atuação inspirada parecia não ter limites. Aos 26 minutos da etapa final, a Real Sociedad havia passado da metade do campo apenas duas vezes no segundo tempo. Aos 32, Messi recebeu passe na ponta esquerda e acertou a trave do gol defendido por Bravo.

No fim, quando o clube catalão parecia disposto a apenas tocar a bola e esperar o encerramento da partida, eis que surge mais uma obra de arte. Mais uma obra de Messi. O argentino recebeu passe de Bojan na ponta direita e passou por três defensores, correndo por toda a extensão da área até chutar cruzado, no contrapé do goleiro Bravo. Já seria o fim merecido para mais uma exibição de altíssimo nível dos comandados de Pep Guardiola. Mas o Barcelona não parava.

E, aos 46 minutos, Bojan avançou pela direita e chutou forte. O goleiro Bravo defendeu, mas a bola sobrou novamente para Bojan, que não perdoou. Aí sim, era a hora de o Barcelona encerrar mais uma grande exibição na temporada.

A vitória levou o Barcelona a 40 pontos ganhos, na liderança do Espanhol após 15 rodadas disputadas. O Real Madrid é o segundo colocado com 38 e o Villarreal ocupa a terceira colocação, com 30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário