segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Portugal viaja para a Islândia confiante em quebrar sequência curiosa

Portugal visitará a seleção da Islândia nesta terça-feira, na cidade de Reykjavik, pelas Eliminatórias para a Eurocopa de 2012, com a intenção de confirmar sua evolução desde a chegada do técnico Paulo Bento e de encerrar uma sequência de maus resultados em partidas disputadas nos países nórdicos, onde não alcançou um triunfo nas últimas quatro partidas.

Liderados pelo capitão Cristiano Ronaldo e pelo meia-atacante Nani, os portugueses acreditam na vitória perante a frágil Islândia para seguir na cola da líder no grupo H, a Noruega, que tem nove pontos, cinco a mais que os portugueses, que estão em segundo.

Os islandeses, dirigidos por Olafur Johannesson, ainda não pontuaram e fecham a classificação, após as derrotas para os próprios noruegueses (2 a 1) e para a Dinamarca (1 a 0).

As visitas aos países nórdicos não são boas para Portugal, que nos últimos quatro jogos disputados conseguiu apenas três empates, diante de Finlândia (2006), Suécia (2008) e Dinamarca (em 2009). Na segunda rodada das Eliminatórias atuais, foi derrotado pela Noruega.

No entanto, a vitória por 3 a 1 conseguida sobre os dinamarqueses na primeira partida com Paulo Bento no comando deu moral aos lusos, que esperam fazer valer sua teórica superioridade também frente aos islandeses.

O principal foco de atenção na equipe continua sendo Cristiano Ronaldo, sobre quem ainda pesam algumas críticas sobre seu rendimento com a seleção, que estaria abaixo do que o visto em seus clubes. Desfalque nas duas primeiras rodadas por conta de uma lesão, o astro foi bem na vitória de sexta-feira, quando fez um gol e deu passe para outro.

Seu companheiro no Real Madrid, o brasileiro naturalizado Pepe, advertiu ontem em entrevista coletiva sobre o potencial aéreo dos islandeses, e pediu a seus companheiros "máxima concentração" para não serem surpreendidos.

O islandês mais destacado é o meia-atacante Eidur Gudjohnsen, que tem passagens por Chelsea, Barcelona e Tottenham, entre outros, e que hoje atua pelo Stoke City, da Inglaterra. No outro da chave, a terceira colocada Dinamarca, que tem três pontos, receberá o Chipre, que está em quarto, com um.

Prováveis escalações:

Islândia: Gunnleifsson; Steinsson, K.Sigurdsson, I.Sigurdsson e Hreidarsson; Gunnarsson, Danielsson, Skulason e Bjarnason; Gudjohnsen e Hediar Helguson. Técnico: Olafur Johannesson.

Portugal: Eduardo; João Pereira, Ricardo Carvalho, Pepe e Fábio Coentrão; Raúl Meireles, Carlos Martins e João Moutinho; Cristiano Ronaldo, Nani e Hugo Almeida. Técnico: Paulo Bento.

Árbitro: Thomas Einwaller (Áustria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário