domingo, 17 de abril de 2011

Santo André x Palmeiras - Após ser rebaixado, Ramalhão quer salvar o anoJá o Verdão quer começar com o pé direito às oitavas para continuar bem na temporadaSanto André, SP, 12 (AFI) - Para salvar o primeiro semestre e esquecer o rebaixamento no Paulistão, o Santo André do técnico Sandro Gaúcho (foto) terá pela frente nesta quarta-feira o melhor time Paulista do ano, Palmeiras, pela partida de ida das oitavas-de-final da Copa do Brasil. O jogo será realizado no Estádio Bruno José Daniel, às 21h50.

Para chegar às oitavas-de-final, o Santos André passou na primeira fase pelo Naviraínse-MS, vencendo os dois jogos, por 2 a 1 fora de casa e 1 a 0 em seus domínios. Já na fase anterior, o Ramalhão eleminou o Sampaio Corrêa, também em duas partidas. Na primeira no Maranhão, o time perdeu por 3 a 2, mas em Santo André o time venceu por 1 a 0 e como gols marcados fora de casa, o time conseguiu a classificação.

O Palmeiras para chegar até às oitavas-de-final passou na primeira fase pelo Comercial-PI jogando duas partidas. A primeira no Piauí, o time venceu por 2 a 1, já em São Paulo ganhou novamente, só que por 5 a 1. Já na fase anterior eliminou em apenas um jogo o Uberaba-MG, quando bateu por 4 a 0 fora de casa.

Confrontos
Na história dos confrontos, Palmeiras e Santo André já se enfrentaram 39 vezes, com 18 vitórias do Verdão, que marcou 55 gols, 14 empates e sete triunfos do Ramalhão, que marcou 34 gols. Esse ano, se enfrentaram pelo Paulistão e o placar foi o empate de 0 a 0.

Por falar na Copa do Brasil, Palmeiras e Santo André se encontraram no ano de 2004, nas semifinais, onde o Verdão acabou sendo eliminado, já que o primeiro jogo no Estádio Bruno José Daniel terminou 3 a 3 e no Palestra Itália por 4 a 4, e como o Ramalhão fez mais gols fora de casa, acabou se classificando para a final e respectivamente sendo campeão contra o Flamengo.

Como visitante, o Palmeiras tem vantagem sobre o Santo André no retrospecto geral: em 18 jogos, foram seis vitórias, oito empates e quatro derrotas. O time palmeirense marcou 20 gols e sofreu 15.

Em competições nacionais, Palmeiras e Santo André já se enfrentaram quatro vezes. Foram dois jogos pela Copa do Brasil de 2004 (3 a 3 no Bruno José Daniel e 4 a 4 no Palestra Itália) e dois jogos pelo Brasileiro de 2009 (1 a 0 Palmeiras no Palestra Itália e 2 a 0 Santo André no Bruno José Daniel).

Curiosisadades
o Palmeiras venceu o Santo André, por 1 a 0, no estádio Bruno José Daniel, e sagrou-se antecipadamente campeão paulista de 1994. O gol foi marcado por Evair, de cabeça. O time dirigido por Vanderlei Luxemburgo jogou com Gato Fernández; Cláudio, Tonhão (Alexandre Rosa), Ricardo (Amaral) e Roberto Carlos; César Sampaio, Mazinho, Rincón e Zinho; Edílson e Evair.

Os placares de 1 a 0 e 0 a 0 são o mais comuns entre os dois times: aconteceram oito vezes, seguido pelo placar de 2 a 1, que ocorreu em quatro oportunidades. As goleadas por três ou mais gols de diferença aconteceram três vezes e foram todas do Palmeiras: 4 a 0 em 1974 [Amistoso] e 1990 [Paulistão], e 3 a 0 em 1986 [Paulistão].

Primeiro jogo da história entre os dois clubes foi em 28/07/1974 [Amistoso], em Santo André: Santo André 0 a 4 Palmeiras, gols de Ademir da Guia (2), Leivinha e Edu. Primeiro jogo da história entre os dois clubes pelo Paulistão - 29/08/1982: Santo André 0 a 0 Palmeiras, no estádio Bruno José Daniel, em Santo André.

Desfalques
Para esse confronto, o técnico do Santo André Sandro Gaúcho não vai poder contar com dois jogadores. São eles, o lateral-esquerdo ex-Palmeiras Valmir que torceu o tornozelo e o zagueiro Altair que teve o mesmo problema no jogo de domingo estão vetados para a partida.

Com isso, o treinador deve colocar o zagueiro Vitor Hugo no lugar de Altair e Dênis na vaga de Valmir. Outro que assustou Sandro Gaúcho nesta semana foi o atacante Borebi, que saiu machucado do treino, mas o médico do clube, Eduardo Almeida disse que ele está confirmado para o duelo.

Estreia e respeito
Para esse duelo, o técnico do Palmeiras Luiz Felipe Scolari terá praticamente força máxima, já que apenas alguns jogadores estão no departamento médico, que são os casos do goleiro Marcos, dos meias Patrik e Lincoln, e o atacante Dinei.

A grande novidade desta partida, só que deve começar no banco de reservas é o atacante recém-contratado junto ao Cruzeiro Wellington Paulista (foto). O treinador deve escalar o que tem de melhor, com Valvídia desde o início, ocupando a vaga de Lincoln. O goleiro Deola falou sobre os riscos da competição.

"Se entrar em campo achando que já ganhou, pode ter certeza que o efeito será pior. Já ficou provado que a Copa do Brasil tem uma característica diferente e não adianta ter o melhor time para avançar de fase. Em dois jogos de mata-mata, muita coisa pode acontecer. De repente o adversário se fecha e decide nos detalhes. Por isso vamos entrar atentos e com a mesma determinação”, afirmou o goleiro.

Ficha Técnica

Santo André x Palmeiras

Local: Estádio Bruno José Daniel, em Santo André-SP
Data: 13/04/2011
Horário: 21h50
Árbitro: Guilherme Cereta de Lima-SP
Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho-SP (Fifa) e Márcio Luiz Augusto-SP

Santo André
Neneca; Marcelo Godri, Vitor Hugo, Anderson e Dênis; Wallax, Magno, Aloísio e Richely; Borebi e Célio Codó.
Técnico: Sandro Gaúcho.

Palmeiras
Deola; Cicinho, Thiago Heleno, Danilo e Rivaldo; Márcio Araújo, Marcos Assunção, Tinga e Valdívia; Luan e Kleber.
Técnico: Luiz Felipe Scolari.

Nenhum comentário:

Postar um comentário