segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Fittipaldi sobe ao pódio e é o melhor brasileiro em Daytona

O brasileiro Christian Fittipaldi subiu ao pódio na 49ª edição das 24 Horas de Daytona, encerrada neste domingo. Ao lado do italiano Max Papis, do português João Barbosa e dos norte-americanos Terry Borcheller e JC France, ele integrou a equipe Action Express e pilotou o Porsche/Riley de número 9, que cruzou a linha de chegada na terceira posição.

Após 720 voltas, a vitória ficou com o carro de número 1 da Chip Ganassi, um Ford/Riley pilotado por Scott Pruett, Memo Rojas, Joey Hand e Graham Rahal. O quarteto venceu com dois segundos de vantagem para o segundo carro da equipe, guiado por Scott Dixon, Juan Pablo Montoya, Dario Frachitti e Jamie McMurray. Foi a quarta vitória em seis anos para a equipe Chip Ganassi nas 24 Horas.

Campeã em 2010, a Action Express disputou as voltas finais com Barbosa no comando. O português foi para cima do segundo colocado na última volta da corrida, depois que uma bandeira amarela permitiu apenas uma volta verde para a decisão. O piloto cruzou a linha de chegada menos de três décimos de segundo atrás do carro vice-campeão.

Campeão da prova em 2004, Fittipaldi foi o melhor brasileiro na edição de 2011. Ricardo Zonta terminou a prova em sexto lugar, Oswaldo Negri Jr. foi o 10º colocado e Raphael Mattos, o 11º. Fora da Grand-Am desde 2008, Fittipaldi estava feliz com o seu retorno à Daytona. "É como andar de bicicleta. Depois que você aprende, nunca mais esquece", brincou, antes de analisar a participação na prova.

"Foi tudo ótimo, um pouco de acordo com o que já imaginávamos. Tivemos alguns probleminhas durante a corrida, mas que não teria mudado o resultado final. Faltou um pouco de velocidade para o nosso carro. Como eu já havia dito após os treinos, nós não éramos os mais rápidos na pista", lembrou o piloto, que pretende voltar à Daytona em 2012.

"Estou muito feliz por fazer parte da equipe. É como uma família, conheço muitas pessoas deste grupo há muito tempo, são pessoas extremamente competentes e espero estar de volta no ano que vem para brigarmos pela vitória", finalizou Fittipaldi, que pilotou por cerca de seis horas. O brasileiro foi três vezes para a pista e dirigiu aproximadamente duas horas em cada uma delas.

Nas 720 voltas disputadas, a corrida teve 125 voltas sob bandeira amarela. Um dos fatos marcantes foi a forte neblina que tomou conta da pista após dois terços da disputa e manteve a prova "neutralizada" por quase três horas.

Veja os 10 primeiros colocados na prova:

1: Hand/Pruett/Rahal/Rojas (Ganassi) R/B - 720 voltas
2: Dixon/Franchitti/McMurray/Montoya (Ganassi) R/B - a 2s070s
3: Barbosa/Borcheller/Fittipaldi/France/Papis (Action Express) R/P - a 2s326
4: Blundell/Brown/Brundle/Patterson (United) R/F - a 3s135
5: Angelelli/Briscoe/Taylor/Taylor (SunTrust) D/C - a 1 volta
6: Jonsson/Krohn/Minassian/Zonta (Krohn) L/F - a 1 volta
7: Allmendinger/McDowell/Wilson (MSR) D/F a - 2 volta
8: Bouchut/Diaz/Tucker/Wilkins (Level 5) R/B a - 3 voltas
9: Donohue/Frisselle/Law/Rice (Action Express) R/P - a 4 voltas
10: Goossens/Negri/Pew/Valiante (MSR) R/F - a 15 voltas

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