sábado, 1 de janeiro de 2011

ESPECIAL COPA SP: As curiosidades das 23 sedes de 2011A Copinha começa no dia 4 de janeiro e você, internauta, não perde nada no FI. Acesse o nosso hot site (www.futebolinterior.com.br/copasp)Campinas, SP, 01 (AFI) – Começa no próximo dia 4 de janeiro umas das maiores competições que revelam craques para o futebol, a Copa São Paulo de Futebol Júnior. Com o objetivo de deixar você, internauta, ligado em tudo que acontece nesta competição, o FI traz um especial com as principais curiosidades das cidades sedes da Copinha, como é carinhosamente conhecida.


Confira!
» ESPECIAL TÉCNICOS: Confira os 20 treinadores da Série A3 de 2011


Nesta primeira fase, são 92 clubes, divididos em 23 grupos com quatro times em cada. Classificam-se para a segunda fase os vencedores de cada grupo, mais os nove melhores segundos colocados por índice técnico, totalizando 32 equipes.

Como todo o ano, o Portal Futebol Interior está ligado em tudo o que acontece na Copinha. Então, acesse o nosso hot site (www.futebolinterior.com.br/copasp) e fique por dentro de todos os resultados, classificação e preparação das equipes durante toda a competição.

Conheça um pouco mais sobre as sedes da Copa São Paulo de Futebol Jr:

Grupo A – Leme
Há 190 km de distância da Capital paulista, a economia da cidade de Leme é baseada na agricultura - onde o predomínio acontece na produção de cana-de-açúcar, algodão, laranja e café - e na indústria. A cidade também possui 91.804 habitantes, segundo o IBGE, e uma área de 403,077 km².

Entre os principais pontos turísticos da cidade, estão o Rio Mogi-Guaçu, cuja Romaria dos Canoeiros atrai 20.000 romeiros todo ano; o Memorial da Água, onde foi uma das primeiras fontes de água encanada à cidade, pois lá existia um manancial; e também o “Memorial da Água Prefeito Ricardo Landgraf, ponto de destino obrigatório de visitantes.

Grupo B - Sumaré
Segunda maior cidade de Região Metropolitana de Campinas, Sumaré tem uma população de 241.077 habitantes segundo o IBGE. O município também é conhecido pelos grandes terrenos, sendo atrativo para grandes empresas do Brasil.

Sumaré integra o Circuito Turístico de Ciência e Tecnologia, onde cresce a cada ano no chamado turismo rural, já que toda a região é rica em belezas naturais e diversidade agrícola. Um lugar onde é sugerido para as famílias que visitarem a cidade com crianças, é a Estação Ferroviária, inaugurada em 1875 e reconstruída em 1916.

Grupo C - Barueri
Barueri, localizada na Região Metropolitana de São Paulo, possui uma população de 240 656 habitantes e uma área de 64,167 km². O município é conhecido por abrigar parte do bairro do Alphaville, que se divide entre Barueri e Santana de Parnaíba, onde há um conjunto de condomínios de luxo e prédios comerciais que formam praticamente uma outra cidade.

Um dos pontos turísticos de Barueri que é atrativo tanto para seus moradores, quanto para os visitantes, é o Museu Municipal. O mesmo está instalado em um casarão construído em 1920 e que é tombado pela prefeitura da cidade.

Grupo D – Porto Feliz
Porto Feliz tem 48 914 habitantes e é conhecida por ter sido fundada às margens do rio Tietê. A cidade também se orgulha por ter em sua Biblioteca Municipal com cerca de 20 mil obras, sendo amplamente disponibilizada para o “consumo” de seus moradores.

O local é decorado com reproduções das obras do pintor José Ferraz de Almeida Júnior, mais conhecido como Almeida Júnior. Entre elas, O Violeiro, uma das mais famosas telas. O artista, natural de Itu, tinha estilo altamente realista e retratava imagens do mundo caipira do interior.

Grupo E - Osasco
Osasco, antes bairro da cidade de São Paulo, se tornou um município no dia 19 de fevereiro de 1962. Com o passar do tempo, Santo Antônio virou padroeiro da cidade, onde no dia 13 de junho é feriado em razão à sua comemoração.

Entre os pontos mais visitados da cidade, estão os Parque Ecológico Nelson Vilha Dias, Parque Municipal Dionísio Alvares Mateos, Parque de Lazer Antônio Temporim e o Parque Ecológico Jardim Piratininga.

Grupo F – São Bernardo do Campo
Sede do São Bernardo, a cidade foi fundada no dia de homenagem ao Santo, 20 de agosto. Tem pouco mais de 800 mil habitantes, e faz parte da Região Metropolitana de São Paulo. Fica próxima ao litoral do estado, tendo limites com cidades costeiras, como São Vicente e Praia Grande.

O turismona cidade é movido através de vários pontos, como o Jardim Rugde Ramos, de temática japonesa e o Parque Engenheiro Salvador Arena, construído com belíssimas denominações paisagistas.

Grupo G - Louveira
A cidade tem este nome pela abundância da árvore louveira na região; árvore esta que está em extinção. Louveira tem cerca de 34 mil habitantes, e se situa a 72 km da Capital Paulista. Louveira foi fundada por Gaspar de Oliveira; Páscoa Costa; João Leme do Prado; Elena do Prado; Manoel Perez Calhamarez.

Um dos pontos turísticos e que é muito visitado por seu habitantes e visitantes é a estação ferroviária, localizada bem na área central da cidade.

Grupo H – Águas de Lindóia
Águas de Lindóia está há 170 km da Capital paulista e é conhecida por oferecer grandes hotéis para os visitantes que lá visitam nas férias. Fato curioso na cidade é, que de acordo com o censo em 2000, sua população somava 16.190 habitantes, predominantemente na área urbana (apenas 727 pessoas na zona rural).

Um dos pontos conhecidos na cidade, é o seu Balneário e a estátua do Cristo Redentor. Uma cidade também conhecida como “A capital termal do Brasil”.

Grupo I – São José do Rio Preto
A cidade de São José do Rio Preto foi emancipada de Jaboticabal na década de 1850. A versão de sua etimologia é que o nome seja uma mistura entre o padroeiro, São José, e o Rio Preto, rio que banha o município.

Entre os eventos que são conhecidos na cidade, estão o Janeiro Brasileiro de Comédia; Carnal de rua e o Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto.

Grupo J – Monte Azul Paulista
Monte Azul Paulista tem uma população de 20.505 habitantes, em uma área de 263,492 km². Neste ano, a cidade irá receber as equipes do Vila Nova-GO, Fortaleza-CE, Coritiba-PR e do próprio time da cidade, o Monte Azul.

A cidade também oferece belas paisagens e locais de total tranqüilidade para quem mora ou visita a cidade.

Grupo K – São José dos Campos
Cidade famosa por suas indústrias automobilísticas e metalúrgicas, pertence ao Vale do Paraíba, próximo ao litoral norte de São Paulo. São José é a sexta maior cidade do estado de São Paulo, incluindo-se ai a Região Metropolitana, 26ª maior do Brasil e a segunda maior cidade do interior do Brasil, atrás apenas de Campinas e a frente de cidades como Uberlândia, Sorocaba, Santos e Ribeirão Preto.

Um dos lugares bastante procurados na cidade é o Memorial Aeroespacial, que fica localizado ao lado do aeroporto da cidade. O local conta com aviões e foguetes em sua área externa.

Grupo L – Campinas
Uma das principais cidades do Estado, Campinas é considerada o grande polo tecnológico e logístico de São Paulo, pela sua proximidade com a Capital, e por estar cercada pelas principais rodovias do país.

As universidades e empresas instaladas na cidade levaram ao crescimento econômico do município, que conta com pouco mais 1 milhão de habitantes.

Grupo M - Limeira
Limeira é conhecida por ser a Capital da Laranja e o Berço da Citricultura do Brasil, devido ao pioneirismo e a grande produção citrícola que o município desenvolveu. O município também apresenta muitas fazendas históricas, servindo até como visita turística durante todo o ano.

Na cidade, os clubes Inter de Limeira e Independente são as forças no futebol. No ano passado, a Inter conseguiu o acesso à Série A3 do Paulista e encheu seus torcedores de expectativa para 2011. Já o Independente, mais um ano terá que amargar a Segunda Divisão.

Grupo N – Ribeirão Preto
Outra cidade com grande importância na economia do estado, Ribeirão Preto é sede de diversas indústrias e universidades. Apesar de distante da capital (313 km), não deixa de ter influência no desenvolvimento da região.

Entre os principais eventos que acontecem durante o ano na cidade, está o Festival de Teatro de Ribeirão Preto – em parceria com o Sesc e que atrai um grande público – e a tradicional feira artesanal, que acontece no centro da cidade.

Grupo O – Araras
Segundo o censo de 2010, a cidade possui uma população de 118.898 habitantes, em uma área de 643,457 km². A produção de café no município elevou seu crescimento, a tornando conhecida em todo o Estado. Araras por vários anos também ganhou o título de cidade com maior desenvolvimento no Brasil.

Um dos principais locais da cidade é o a Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio, que existe desde o ano de sua fundação – em 1862.

Grupo J – Jaguariúna
A cidade tem o nome de origem tupy guarany, cuja tradução oficial é: JAGUAR = onça; Y = água, rio e UNA = preta. Jaguariúna significa, portanto: Rio da Onça Preta ou Rio das Onças Pretas. Foi distrito da cidade de Mogi Mirim, até sua emancipação em 30 de dezembro de 1953.

Com certeza o principal ponto turístico da cidade, a Maria Fumaça tem objetivo cultural e recreativo, atendendo a escolas, clubes, associações de terceira idade e o público em geral. Durante o passeio, monitores especializados contam a história do trem e do café.

Grupo Q – Piracicaba
Na linguagem tupi-guarani, o nome da cidade significa “Onde o peixe pára”. É uma referência às quedas do rio Piracicaba que bloqueiam a piracema dos peixes. Na tentativa de se recuperar no mercado após o baixo preço da cana-de-açúcar – onde a cidade tinha alta produção no século passado -, o município hoje aposta na abertura de plantas fabris ligadas ao setor metal-mecânico.

Na cidade, o tradicional XV de Piracicaba é a força no futebol paulista. O clube atualmente está na A2 do Paulista e promete brigar pelo acesso à elite em 2011.

Grupo R – Taboão da Serra
Distante a apenas 16 km de São Paulo, a cidade de Taboão da Serra conta com pouco mais de 200 mil habitantes (quase um décimo da capital estadual). A origem do nome vem da taboa, uma planta típica do córrego que atravessa a cidade.

Em 2011, a cidade recebe o Noroeste-SP, América-MG, Bahia-BA e o próprio clube da cidade, o Taboão da Serra. Aliás, este último, conquistou no último ano o acesso à Série A3 do Paulista e aparece como uma das possíveis forças do Estado nos próximos anos.

Grupo S – Taubaté
Assim como a vizinha São José dos Campos, Taubaté tem na indústria de automóveis a sua principal característica. Está a 123 km da capital, e tem este nome por causa da aldeia indígena que habitava o local antes da chegada dos portugueses: Taba-Yaté.

No futebol paulista, a cidade tem o Taubaté como a principal força. O clube está na Série A3 do Paulista e está tentando se reestruturar após passar por momentos delicados nos últimos anos.

Grupo T – São Carlos
Outro polo tecnológico e universitário, São Carlos ainda tem muito a crescer. Sua população é de aproximadamente 221 mil habitantes, e entre as empresas locais estão fábricas têxteis e de celulose, além de indústrias.

A cidade também possui o Centro Tecnológico da TAM, localizado na antiga fábrica da Companhia Brasileira da Tratores e também o Centro de Empresarial de alta tecnologia.

Grupo U – Paulínia
Paulínia é uma das cidades de maior destaque no Brasil, por ser a capital do Bicicross, por ter criado um Polo de Cinema, além de abrigar as maiores empresas do ramo petrolífero. No futebol, a ambição é a mesma.

A cidade neste ano recebe os times Rio Preto-SP, Nacional-PB e o Botafogo-RJ, além claro, do time da cidade, o Paulínia – que atualmente vem de um acesso à Série A3 do Campeonato Paulista.

Grupo V – Guarulhos
Guarulhos é a segunda cidade mais populosa do Estado – tem 1.222.357 habitantes. Um dos locais mais conhecidos do município é o Aeroporto de Cumbica (Aeroporto Internacional de São Paulo), inaugurado em 1985.

Neste ano, a cidade “abriga” o Flamengo – time da cidade -, Grêmio Prudente-SP, Vitória-BA e Jaguaré-ES.

Grupo X - Capital
São Paulo é a maior cidade do Brasil e do Hemisfério Sul. A cidade também é a mais rica de todo mundo. Nela, estão três grandes força do futebol, o São Paulo, Corinthians e Palmeiras. A cidade atualmente tem 11 244 369 habitantes, numa área de 1 522,986 km².

Data marcante é o dia 25 de janeiro, no qual se comemora o seu aniversário e é realizada a grande final da Copa São Paulo de Futebol Júnior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário