sábado, 1 de janeiro de 2011

Bahia completa 80 anos em festa pelo retorno à elite e queda do rivalO Bahia foi fundado em 1º de janeiro de 1931 por atletas de dois clubes, a Associação Atlética da Bahia e Clube Bahiano de Tênis

Confira!
» Ronaldinho Gaúcho volta ao Brasil para acertar futuro


Salvador, BA, 01 (AFI) - Dono de uma das torcidas mais apaixonadas do Brasil, o Bahia completa 80 anos neste dia 1º de janeiro. E motivos não faltarão para o torcedor tricolor comemorar. Em 2011 o clube estará de volta à Série A do Campeonato Brasileiro após sete anos fora. De quebra, vê o rival Vitória fazer o caminho inverso e descer para a Série B.

O Bahia foi fundado em 1º de janeiro de 1931 por atletas de dois clubes, a Associação Atlética da Bahia e Clube Bahiano de Tênis. No mesmo ano o Tricolor mostrou que seria um clube vencedor e conquistou os títulos do Torneio Início e do Campeonato Baiano, dando início ao que seria uma das agremiações mais tradicionais do Nordeste do país. O escudo foi inspirado no Corinthians, mas ao invés da bandeira paulista entrou, obviamente, a bandeira da Bahia.

Na década de 50 o Bahia encarava de igual para igual os times do Sudeste, e em muitas vezes levava a a melhor. Em 1959 desbancou ninguém menos que o Santos de Pelé e conquistou o título da Taça Brasil. Com o caneco, garantiu vaga na Copa Libertadores do ano seguinte, sendo o primeiro time do Nordeste a disputar a competição sul-americana. Recentemente, a CBF reconheceu a Taça Brasil como Campeonato Brasileiro, aumentando ainda mais o valor da conquista.

A década de 80 também foi de ouro para o Bahia. Em 1988, comandado por Charles e Bobô e sob a batuta do técnico Evaristo de Macedo, o Tricolor de Aço conquistou o bicampeonato nacional. O clube bateu o Internacional na decisão e disputou mais uma vez a Copa Libertadores em 1990, chegando até a semifinal.

Ainda na década de 80, o Bahia foi semifinalista do Torneio dos Campeões de 1982, competição promovida pela CBF e que reunia os maiores clubes do Brasil na época. Em âmbito estadual, o Tricolor não deu chances ao rival Vitória e conquistou sete estaduais (1981, 1982, 1983, 1984, 1986, 1987 e 1988).

Contudo, no final da década de 90 e na seguinte o Bahia atravessou a pior crise de sua história. Foi rebaixado paraa Série B do Campeonato Brasileiro em 1997, e retornou em 2000 na famigerada Copa João Havelange sem ter conquistado o acesso, o que gerou gozações por parte dos rivais.

Mas em 2003 o clube foi novamente rebaixado para a Segudna Divisão, decepcionando seus milhares de torcedores. Mas o pior ainda estava por vir. Em 2005, foi rebaixado para a Série C ao lado do rival Vitória, conseguindo sair do "limbo" da Terceirona somente em 2007.

Em 2008 e 2009 fez campanhas modestas na Série B, muito aquém de suas tradições. Mas neste ano tudo voltou ao normal e após uma bela campanha, o Bahia enfim conquistou o acesso para a elite ao terminar a Segundona na terceira colocação, com 65 pontos. É o fim da agonia e o retorno aos grandes palcos do futebol brasileiro. E desta vez para ficar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário