segunda-feira, 6 de dezembro de 2010












Fluminense 1 x 0 Guarani - Flu exorciza "mala branca" e é campeão!Este foi o segundo título brasileiro do Tricolor, que já havia levantado
Rio de Janeiro, RJ, 05 (AFI) – A torcida tricolor esperou 26 anos, mas, enfim, voltou a soltar o grito de campeão brasileiro da garganta. No melhor estilo “corintiano”, o Fluminense sofreu e suou muito para bater o rebaixado Guarani, pelo placar de 1 a 0, com gol do atacante Emerson, na tarde deste domingo, no Engenhão. Pode não ter sido a melhor atuação do time Campeonato Brasileiro, mas foi mais que o suficiente para garantir o bicampeonato nacional.


Confira!
» Goiás 1 x 1 Corinthians - Centenário pra ser esquecido, Timão!


Com esta conquista, o Flu, que já havia conquistado o troféu em 1984, deixa para trás o pelotão dos times que somam apenas um título. Entre eles, Atlético-MG, Cruzeiro, Guarani, Botafogo, Atlético-PR, Coritiba, Bahia e Sport. Os tricolores se juntam a Santos e Grêmio, que também têm duas conquistas.

O título também fecha com chave de ouro a década de recuperação do clube das Laranjeiras. Os anos 90 foram trágicos para o Flu, que conquistou apenas o Carioca de 95 e, amargou rebaixamentos para a Série B (1997) e para a Série C (1998). Só voltou na base do tapetão, com a criação da Copa João Havelange.

Situação na tabela
Com a vitória, o Tricolor terminou na liderança, com 71 pontos. Dois a menos que o segundo colocado Cruzeiro, que venceu o Palmeiras, por 2 a 1, de virada. O Corinthians, por sua vez, que sonhava com o título, ficou no 1 a 1 com o Goiás, e acabou na terceira posição, com 68 pontos.

Por outro lado, o Bugre, embora tenha mostrado uma vontade acima do normal para quem não lutava por nada, não conseguiu segurar o líder. Com isso, o técnico Vágner Mancini se despede do Brinco de Ouro com uma sequência vexatória de 13 jogos sem vencer, com um rebaixamento no bolso. O Alviverde somou apenas 37 pontos, na 18ª colocação.


Bugre segura 45 minutos...
Logo pelos primeiros minutos já ficou claro que a partida seria dramática para os tricolores. Embora não tenha admitido a “mala branca”, o técnico Vágner Mancini mandou a campo um “ferrolho”. O Guarani começou armado com três zagueiros, três volantes e apenas Reinaldo no ataque. A formação deixou claro que o empate era o objetivo.

Diante de um adversário fechado, o Fluminense encontrou grandes dificuldades para finalizar. Demonstrando muito nervosismo, sobretudo no último passe, os cariocas chegaram só uma vez nos primeiros 25 minutos. Aos nove, Conca cobrou falta na área, Fred ajeitou de cabeça e Gum chutou em cima da zaga.

O Tricolor só voltou a assustar aos 27 minutos. Conca cobrou falta na área, novamente, e Fred subiu sozinho para cabecear para fora. Conforme os minutos se passavam, o drama aumentava. Os exemplos foram os dois gols perdidos por Fred, aos 33 aos 36. No primeiro, ele cabeceou nas mãos do goleiro Emerson. No segundo, chutou por cima do gol.

Para desespero dos torcedores tricolores, o Bugre ainda teve uma grande chance de calar o Engenhão aos 40. Após cobrança de escanteio, Reinaldo quase mandou para o gol. O goleiro Ricardo Berna, porém, saiu bem e salvou o Fluzão de sofrer o gol.


Explode a torcida tricolor
Como já era de se esperar, o Flu voltou com tudo no segundo tempo. A torcida percebeu isso e passou a fazer do Engenhão um lindo caldeirão. A festa ficou ainda maior, após o placar eletrônico do estádio anunciar o primeiro gol do Cruzeiro, o que diminuiria momentaneamente as chances dos cariocas perderem o título.

Precisando da vitória, o técnico Muricy Ramalho colocou Washington na vaga do lateral Júlio César, que atuou improvisado no meio. E o dedo do treinador funcionou. Aos 16 minutos, o lateral Carlinhos escapou pela esquerda e cruzou. Washington desviou e Emerson completou na área.

O gol tirou um grande peso das costas dos jogadores e fez a arquibancada explodir de vez. A partir daí, o time das Laranjeiras conduziu o jogo no ritmo dos cantos de sua torcida. O time alviverde tentou se abrir, mas não teve qualidade. Melhor para os torcedores que fizeram a festa no fim.

Ficha Técnica


Fluminense 1 x 0 Guarani

Local: Estádio Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Carlos Eugênio Simon (Fifa-RS)
Auxiliares: Altermir Hausmann (Fifa-RS)e Roberto Braatz (Fifa-PR)
Público: 35.527 pagantes
Renda: R$ 2.859.450,00
Cartões Amarelos: Emerson, Mariano e Gum (Fluminense); Paulinho, Aílson, Maycon e Fabiano (Guarani)
Gols: Emerson aos 16’/2T (Fluminense)

Fluminense
Ricardo Berna; Mariano, Gum, Leandro Euzébio e Carlinhos; Valência, Diguinho, Júlio César (Washington) e Conca; Emerson (Rodriguinho) e Fred (Fernando Bob).
Técnico: Muricy Ramalho.

Guarani
Emerson; Aislan, Ailson e Guilherme (Pablo); Apodi, Maycon, Paulinho, Ronaldo, Márcio Careca (Geovani) e Fabiano; Reinaldo (Douglas).
Técnico: Vagner Mancini

Nenhum comentário:

Postar um comentário