segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Relação de finalistas tem domínio de um só clube apenas pela 3ª vez em 55 anos

Logo na primeira vez que a Fifa e a revista France Football definem em conjunto o melhor jogador do mundo um fato quase inédito aconteceu: os três finalistas do prêmio são do mesmo clube. Um dos times mais elogiado, o Barcelona colocou Xavi, Iniesta e Messi na disputa.

Esta será apenas a terceira vez que três atletas do mesmo clube fazem a final por um prêmio de melhor jogador. As duas vezes anteriores aconteceram no prêmio da France Football, que existe desde 1956, e com o Milan dominando a eleição.

Leia Mais

Xavi, Messi e Iniesta são os finalistas do prêmio de melhor do mundo
Del Bosque, Guardiola e Mourinho concorrem para técnico do ano; Marta tenta o penta
Favorito, Iniesta vê lista para melhor do mundo como prêmio para base do Barça

O time italiano teve grande destaque no fim da década de 80, levando o bicampeonato da Champions League nas temproadas 88/89 e 89/90. O sucesso dentro de campo refletiu nos prêmios individuais, e o Milan teve os três indicados para a Bola de Ouro em 1988 e 1989.

Em ambas as ocasiões, o holandês Marco van Basten acabou levando a melhor contra o seus companheiros. Em 88, outros dois atletas da Holanda completaram a lista: Ruud Gullit, em segundo e Frank Rikjaard, em terceiro. No ano seguinte, Rikjaard repetiu sua colocação e o italiano Franco Baresi acabou sendo o segundo melhor do ano.

O prêmio concedido pela Fifa foi criado apenas em 1991 e nunca havia colocado três jogadores de um mesmo clube na disputa. A Bola de Ouro da France Football elegia o melhor atleta do futebol europeu e, as vezes, recebia mais crédito que o prêmio da própria Fifa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário