segunda-feira, 6 de dezembro de 2010






Santos 0 x 0 Flamengo – Valeu pela volta de craque e por vaga ao MengoPeixe festeja volta de Elano e Flamengo espera vaga na Copa Sul-Americana
Santos, SP, 5 (AFI) – O empate sem gols entre Santos e Flamengo, neste domingo à tarde, na Vila Belmiro, foi sem graça como esperado. Mas para o time carioca valeu uma vaga, provisória, na Copa Sul-Americana. Um consolo para o campeão do ano passado. Desde, é claro, que o rebaixado Goiás não seja o campeão da Copa Sul-Americana. A decisão acontece quarta-feira, em Buenos Aires, e o time goiano tem a vantagem de perder até por 1 a 0 depois de vencer em casa, por 2 a 0. O título do Goiás vai tirar a vaga do Grêmio na Pré-Libertadores e a vaga do Flamengo na Copa Sul-Americana.


Ao Santos restou pensar no futuro. E a apresentação de Elano foi a grata nota da tarde na Vila Belmiro. O time terminou a competição com 56 pontos, em oitavo lugar, mas com dos títulos na temporada: paulista e Copa do Brasil. O Flamengo ficou com a vergonhosa 14.ª posição, com 44 pontos.

A volta do craque
O momento mais esperado pela torcida santista foi a esperada apresentação de Elano, meia atacante que brilhou com a camisa do peixe e da seleção brasileira. Ele deu a “volta olímpica” muito mau alinhado, vestindo uma bermuda ao estilo “boleirão”.

Elano foi revelado nas divisões de base do Guarani no final da década de 90. E foi levado, de forma estranha, para o Santos, numa transação que teve a participação de Gersinho, ex-gerente do time campineiro e que nesta temporada atuou como auxiliar técnico de Vadão na Portuguesa de Desportos.

Minuto e reservas
Ainda antes do apito inicial, houve o “minuto de silêncio” em homenagem a Ramos Delgado, ex-jogador do Peixe, que morreu nesta semana. Os santistas atuaram com uma tarja negra no braço direito. A homenagem serviu também para o médico flamenguista José Pitari, que morreu sábado e será cremado segunda-feira no Cemitério do Caju, no Rio de Janeiro.

Dos dois lados, muitos reservas ou promessas que podem brilhar na próxima temporada. Um alívio para Vanderlei Luxemburgo, que passou apuros em 2010, quase condenando o Atlético Mineiro ao rebaixamento e escapando com o Flamengo, ex-campeão nacional, na bacia das almas.


Peixe mais ativo, mas...
Dono da casa, o Santos começou com um ritmo maior forte, explorando a velocidade de seus laterais e tentando ligar o seu maior craque, o meia Neymar, que pediu para ser escalado, embora houvesse um plano para antecipar as suas férias.

Apesar do domínio, o Santos pouco criou de efetivo que ameaçasse o goleiro Paulo Vitor. Aos poucos, o Flamengo foi se soltando e criou as jogadas mais agudas. Aos 27 minutos, Rafael espalmou por cima do travessão o chute de Guilhrme Negueba.

Aos 33 minutos, Diego Maurício desceu pelo lado esquerdo costurando adversários e bateu com efeito. A bola tirou tinta da trave. O Santos respondeu aos 40 minutos, num chute de Danilo defendido por Paulo Vitor, que fazia sua estreia como profissional.

Muita chuva, poucas emoções
Na volta para o segundo tempo, os dois times sentiram o gramado pesado. A forte chuva derrubou a fama da boa drenagem da Vila Belmiro, provocando muitas poças e zonas de alagamentos dentro de campo.

Os dois técnicos fizeram as suas torças, mais num ritmo de amistoso. E com o campo encharcado os dois times evitaram jogadas mais ríspidas.

O Flamengo só assustou pela primeira vez aos 22 minutos, após Negueba driblar o goleiro e finalizar no meio do gol. Atento, Bruno Rodrigo salvou em cima da linha. E logo no minuto seguinte, o Santos deu o troco: Zé Eduardo recebeu na entrada da área e quase acertou o ângulo. Neymar também tentou chute colocado aos 30 e assustou Paulo Victor.

Já nos minutos finais, Val Baiano recebeu passe dentro da área e abriu o placar para o Flamengo, mas a arbitragem assinalou impedimento e anulou o lance. Assim, a partida terminou mesmo no empate sem gols. O empate foi justo.

Ficha Técnica

Santos 0 x 0 Flamengo

Local: Estádio Vila Belmiro, em Santos
Público: 9.086 pagantes
Árbitro: Evandro Rogerio Roman-PR (FIFA)
Assistentes: Gilson Bento Coutinho-PR e Jose Amilton Pontarolo-PR
Cartões amarelos: Juan (Flamengo). Rodriguinho (Santos).

Santos
Rafael; Maranhão, Bruno Rodrigo (Bruno Aguiar), Vinícius e Alex Sandro; Rodrigo Possebon, Rodriguinho, Danilo (Breitner) e Felipe Anderson (Moisés); Neymar e Zé Eduardo.
Técnico: Marcelo Martelotte

Flamengo
Paulo Victor; Léo Moura, Wellinton, David e Juan; Maldonado (Willians), Fernando, Fierro e Renato; Diego Maurício (Petkovic) e Guilherme Negueba (Val Baiano).
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Nenhum comentário:

Postar um comentário